Quinta, 23 de Agosto de 2018 - 08:05

Terrazza Sapucaia: um espaço inspirado nas origens da arquiteta

por Rafaela Souza

Terrazza Sapucaia: um espaço inspirado nas origens da arquiteta
Fotos: Xico Diniz

Nascida na Bahia, mas descendente de família espanhola, a arquiteta Margarete Iglesias se inspirou em suas raízes e memórias afetivas para projetar o “Terrazza Sapucaia”,  um dos espaços mais elogiados da 1ª Mostra de Decoração Casas Conceito, criada pelo Grupo AV e que acontece no Horto Florestal. O espaço é um verdadeiro convite para quem vai sem pressa e pode ficar por um tempo conversando entre amigos.

 

A arquiteta conta que o projeto dela contempla também uma área coberta e foi construída para ser um espaço de convivência gourmet. “É um lugar para receber convidados, relaxar, apreciar um bom vinho e até fazer pequenas refeições. No entanto, apesar de ser definido como um espaço gourmet, nele não existe um local para preparo de alimentos”, a arquiteta reforça que esse é um dos principais diferenciais do Sapucaia.

 

“Como filha de espanhóis, sempre tive a oportunidade de desfrutar dos pátios cobertos ou semi descobertos nas casas de minha família ou amigos que são áreas muito comuns nas vivendas espanholas. Ali as pessoas costumam se reunir para compartilharem momentos agradáveis, degustar uma bebida, saborear uma boa comida ou apreciar a natureza ao redor”, explica.

A arquiteta destaca dois elementos presentes no espaço: a madeira e o verde. A madeira é muito explorado na mobília e em troncos usados na decoração. O verde pode ser visto nos painéis de reflorestamento que traz até uma curiosa casa de João de Barro, que dão cor e vida ao ambiente. “O pilar central se destaca com um  trabalho de paisagismo feito por Larissa da Praticar Paisagismo, utilizando troncos de madeira e espécies de bromélias e suculentas coletadas na natureza”, revela.

 

Modernidade nos detalhes

 

Além disso, Margarete trouxe a madeira de uma forma mais repaginada usando esquadrias de alumínio com padrão amadeirado que permitem uma total integração com o verde. O espaço conta com uma marcenaria planejada abrigando a TV,  adega, cervejeira e champanheira. “O apoio para cafés especiais está organizado sobre a bancada de Mármore Arabescato Light, que também contempla cuba e metais de cobre”, afirma.

 

A modernidade do espaço também se dá pelos móveis. A mesa escolhida pela arquiteta tem formato oval e está iluminada por pendentes de vidro. Já as duas poltronas são revestidas de tecidos naturais e apresentam um visual arrojado. Margarete conta que as poltronas tem a proposta de acolher os convidados para uma conversa mais próxima e destaca a imponente tela com inúmeros tons de azuis do artista Cosme Martins.

 

O QUÊ: Mostra Casas Conceito/Grupo AV

ONDE: Horto Florestal 

QUANDO: Até 16 de setembro

Histórico de Conteúdo