Quinta, 14 de Junho de 2018 - 14:00

Como esquentar o ambiente usando a decoração

Como esquentar o ambiente usando a decoração
Foto: Reprodução / Pinterest

Apesar do Brasil ser um país tropical, entre os meses de junho e agosto a umidade do ar aumenta e as temperaturas abaixam. É nesse momento que dá mais vontade de ficar em casa enrolado nas cobertas assistindo, por exemplo, uma maratona da série favorita. Para que o ambiente fique mais aconchegante e receptivo nessa época, a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, reuniu algumas sugestões para garantir que o frio fique apenas do lado de fora.

 

Cor da estação

Tons terrosos são perfeitos, pois trazem uma atmosfera sofisticada para os ambientes e ainda propicia a sensação boa de calor. “Os terrosos caminham na paleta dos alaranjados e marrons”, revela Cris. A arquiteta indica ainda parcimônia para não sobrecarregar o espaço com essas cores e, para tanto, sugere utilizar almofadas com estampa xadrez, detalhes nas paredes ou objetos decorativos. A época ainda é propícia para o rosa antigo fosco, bem como o terracota ou terra roxa, que são bons exemplos dos tons em alta para a estação invernal. “Quer ousar um pouco mais? Combine rosa com dourado ou insira pequenos detalhes com preto, remetendo assim aos países escandinavos”.

 

Sensação de conforto

Uma dica clássica que serve desde as casas gigantes até os apartamentos pequenos diz respeito a utilização do piso de madeira, que traz sensação de conforto térmico e charme sem igual. No mercado é possível encontrar modelos com cortes e tonalidades diferentes, mas para quem precisa gastar pouco com a troca de revestimentos, duas alternativas: a colocação de piso vinílico, que imita madeira, ou a utilização de tapetes.

 

Clássico dos clássicos

Tapetes são bem-vindos em todas as estações, mas no inverno são essenciais para manter a casa aquecida. “Mesmo sendo um clássico, é sempre possível inovar. Os modelos de shaggy, por exemplo, têm fios mais altos que dão o aspecto de tapete fofinho”, sugere a arquiteta. Outra indicação é fazer uma composição com estampas e cores diferentes para deixar sala ou quarto com atmosfera moderna.

 

Acessórios aconchegantes

Imagine a seguinte cena: em um dia frio, o que você faria em casa? Provavelmente assistiria um filme ou a leitura de um livro com um café ou um chocolate quente. Certo? Sentado em uma poltrona ou deitado em um sofá ou cama, mantas da maxi tricô ou crochê, assim como os inovadores cobertores com mangas deixam a oportunidade ainda mais especial.

Se for receber visitas, ainda é possível incrementar mais essa lista e deixar a casa ainda mais calorosa. Arranjos de mesa são perfeitos para decorar os ambientes e trazer vida. “Experimente utilizar arranjos com folhas escuras e com detalhes dourados como o trigo”, aconselha Cris. “Para alegrar o ambiente prefira flores na cor branca ou rosa”, complementa.


Iluminação

Apostar na iluminação também é um recurso bacana e fácil. Luzes indiretas e amareladas proporcionam uma sensação de acolhimento e bem estar. É possível trocar um lustre para modernizar o ambiente ou investir em uma luminária de chão ou um abajur.  Outra dica para iluminar a casa são as lâmpadas de carbono, que tem uma cor mais quente e formatos divertidos. “Esse modelo costuma gastar mais energia, então use apenas para dar um toque especial”, alerta a arquiteta.

Histórico de Conteúdo