Sexta, 12 de Abril de 2019 - 09:05

Não Apresse a Infância

por Nine Lima

Não Apresse a Infância

Muitas vezes, e de forma até inconsciente, nos pegamos tão preocupadas com futuro e aprendizado dos nossos pequenos, ainda na primeira infância. Nos esquecemos que da real importância para uma infância saudável é o brincar por brincar!


São muitas cobranças, internas, de nós pais e externas, de amigos, familiares e de professores para que crianças se desenvolvam cada vez mais cedo (rápido) e se tornem alunos brilhantes. Preenchemos suas rotinas com diversas atividades, numa espécie de corrida ao pleno desenvolvimento, usando a ludicidade como escudo, quando na verdade deveríamos estar focados nas primeiras experiências das crianças, ou seja, os vínculos que elas criam com seus pais.

 

É na formação dos vínculos que o bebê e a criança irão desenvolver base sólida para crescer segura, com confiança e com estabilidade emocional para passar à tão esperada fase de aprendizados. Apesar de não serem fatores únicos, vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais ainda na primeira infância – que vai até 6 anos – para desenvolver características cerebrais que irão afetar profundamente seu posterior desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

 

Precisamos entender que elas estão aprendendo com tudo, quando lemos historinhas, quando cantamos músicas de ninar e até mesmo quando elas estão apenas observando uma formiguinha andando pela casa. É a liberdade de criar, de inventar e imaginar que torna a simples brincadeira um real aprendizado, não de disciplinas acadêmicas, mas das matérias da vida!

 

Dê ao seu filho tempo para ser criança, não apresse a sua infância... ela precisa ser bem vivida! Permita que tenham experiências ricas, que errem e aprendam. Permita que experimentem, que criem, que sonhem... a infância não deve ser apressada, ela precisa ser plena!

 

 

Nine Lima - Mãe de gêmeos

Bacharel em Administração de empresas, Servidora Pública e autora do Blog Querida Mamãe

Site: www.queridamamae.com

Instagram: @blogqueridamamae

Histórico de Conteúdo