Segunda, 06 de Julho de 2020 - 14:05

5 Estratégias para você conseguir melhorar sua produtividade

por Iara Nancy

5 Estratégias para você conseguir melhorar sua produtividade

 

A produtividade é a maneira como a gente age; funciona como um piloto automático para gerar o que a gente deseja na vida. Não é apenas sobre trabalho, mas é como a gente vive enquanto vive.  
Sugiro 5 estratégias:

1. PLANEJE SEMANALMENTE 

Planejar é construir direção para as suas ações. Agir no impulso e sem planejamento é  perder tempo, além de um gasto emocional muito grande! Quando você planeja a sua semana, você oferece sentido para cada ação. Semanalmente, faça uma reunião com você tanto para avaliar a semana que passou, como para direcionar cada ação a ser realizada.  Se o planejado não resultou no que foi esperado, faça ajustes adaptativos e mantenha os  passos na busca da concretização dos resultados planejados. Aprenda a planejar! Não existe produtividade sem planejamento!

2. ELIMINE O PERFECCIONISMO 

Pra quê viver buscando perfeição? A busca de ser/fazer perfeito é o que define o perfeccionismo. Será mesmo possível algo perfeito?
  Além disso, o que é perfeito pra uma pessoa pode não ser pra outra... E aí mora tanta frustração!
Convido você a refletir: qual é o sentido desta busca por algo perfeito?
Já pensou que essa busca por perfeição pode revelar baixa autoestima e carência de aprovação? Ou seja, eu me vejo tanto como incapaz, eu me coloco tanto em culpa e vivo tanto em desamor próprio que só a demonstração de perfeição em algo que eu fiz me consola, afinal "se não for perfeito não serve! E talvez seja a única maneira de receber reconhecimento...
Como você se olha quando pensa assim? Bora sair desse lugar! Afinal, só quem é perfeito produz a perfeição!
Reconheça o seu esforço e dedicação! Aceite que tudo pode ser melhorado, apesar da possibilidade de não ser perfeito! Elimine essa necessidade de ser aprovado pelo outro! 
Só quando a gente elimina essa busca desnecessária pela perfeição é que a gente se ama verdadeiramente!

3. ESTUDE DIARIAMENTE

Nem precisa de texto para argumentar os benefícios de estudar todos os dias! O corpo precisa de comida da mesma maneira que a mente precisa de estudo. Não basta ler, precisa estudar!
Ler é decodificar uma mensagem... estudar é elaborar um conhecimento próprio através da reflexão de uma mensagem decodificada! 
Todo dia a gente se alimenta, afinal o alimento de hoje não sustenta corpo amanhã!
A sugestão é que você reserve 1 hora por dia, em 3 blocos com 20 minutos, sendo:  
a) pela manhã (na primeira hora do dia) uma leitura técnica com temática de trabalho e/ou estudo acadêmico;
b) de tarde (enquanto descansa do almoço) uma leitura de conhecimentos gerais para ampliar o olhar sobre o mundo,  como História, Filosofia e Literatura;
c) de noite (na última hora do dia) leituras preferencialmente com temas de autoconhecimento e/ou espiritualidade)
Escolha assuntos diversos que interessam e estude! Todos os dias!

4. FAÇA O POSSÍVEL

Nem pense em "dar conta de tudo". A gente nunca consegue dar conta de tudo! E algumas situações existem para a gente não "dar conta" mesmo! Se a gente refletir com sinceridade, a gente se cobra e se pune pelo impossível! 
Então, a estratégia saudável e necessária é a seguinte: "Qual é o meu melhor possível neste momento?" Muitas vezes a gente sabe que pode fazer bem melhor, mas neste momento, fazer o possível já é suficiente!

5. DESCANSE SEM CULPA 

Você vive na correria todo o tempo e o tempo todo?
Viver cansa, gente! Não tem como não ser assim!
Um ponto de reflexão é que não estamos apenas cansados, estamos exaustos! Outro ponto de reflexão é que muita gente não se permite descansar! Aqui a coisa fica muito mais séria! Séria e adoecedora!
Cansaço é a reação normal do corpo e da mente sinalizando que a energia vital foi gasta, só isso! Descansar é minimizar o gasto de energia, contemplar a simplicidade da vida e produzir energia necessária para o corpo e a mente funcionarem de maneira saudável, minimizando os efeitos dos estressores diariamente.
Tem gente que vive tão pressionado/pressionada pelo sistema, pela cultura que só se sente útil se estiver "produzindo" todo o tempo. E é justamente ao contrário! Ninguém produz com qualidade quando está cansado! A criatividade é consequência do descanso!
Descanse! E descanse sem culpa!
Quando você aprender a descansar o corpo e a mente, você vai viver milagres acontecendo na sua vida! Seu sistema imunológico fortalece, você produz mais, o tempo estica, o humor melhora, você lida melhor com os desafios cotidianos... experimente aí e veja o que acontece não apenas com a sua produtividade, mas com a qualidade da sua vida!
 

Instagram: @debemcomotempo / @iaranancy
Iara Nancy Araújo Rios  – Caminhante no mundo, amante das palavras e apaixonada pela alma humana. Mãe de Luigi,  Educadora, Historiadora,  Psicóloga (CRP 03/7864) e Palestrante. Especialista em trabalhos técnicos com gestão de tempo, produtividade e qualidade de vida, com desenvolvimento de competências socioemocionais em empresas, instituições de ensino e família. Pós-graduada em Psicologia Conjugal e Familiar. Pós-graduada em Teoria e Metodologia da História. Perita e Pós-graduada em Psicologia do Trânsito. Mestre em História Social pela UFBa. Mentora do método “De bem com o tempo”. Instagram: @debemcomotempo / @iaranancy

Histórico de Conteúdo