Um levantamento realizado pelo Gympass, plataforma completa de bem-estar, mostrou que o uso médio de aplicativos de saúde mental e emocional no primeiro trimestre de 2021 cresceu 130% em relação à média de utilização do ano passado inteiro. Só nos quatro primeiros meses do ano, o uso médio foi 54% superior ao do último trimestre de 2020. Esse aumento demonstra que as pessoas têm olhado mais para o bem-estar integral e usado as soluções digitais como complemento às atividades presenciais.
Durante a pandemia, a saúde e o bem-estar tornaram-se pautas de extrema importância, principalmente pelos efeitos gerados pelo coronavírus. O isolamento social e os desafios do equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal contribuíram para o aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo. Isso provocou uma mudança no comportamento das pessoas, que passaram a priorizar outras formas de atividades para se sentirem bem.
Dentre as atividades mais buscadas como uma opção de manter o autocuidado neste período está a meditação. Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, nesta sexta-feira, 21 de maio, o Gympass traz cinco práticas que vão ajudar a ter uma melhor experiência na meditação, principalmente para as pessoas que ainda não adotaram a prática de meditar:
1. Data, hora e lugar marcado para meditar
Um ambiente fixo, limpo, organizado e aconchegante ajudará a treinar seu corpo e mente para que se sinta mais confortável e à vontade para iniciar a meditação com mais facilidade. Criar um ambiente que alimente um estado mais relaxado da mente por meio de aromas, cores e sons também deve ser considerado.
2. Autoconhecimento: escute a si e seus pensamentos
Entenda quais seus objetivos no momento de reflexão. Questionar-se sobre seus verdadeiros desejos e objetivos e saber reconhecer seus pensamentos e sentimentos é muito importante e te trará um autocontrole e autoconhecimento que podem até mesmo despertar uma série de ideias, crenças, soluções e inspiração.
3. Comece do simples
Comece com pequenos intervalos sozinho com seus pensamentos. Um bom começo é começar. Por isso, a meditação é um ato humilde, que leva tempo e esforço para construir uma rotina estável. Algumas posições, técnicas de respiração ou duração de cada sessão podem parecer muito desafiadoras no início, mas se lembre sempre de que a jornada é mais importante do que o destino.
4. Seja paciente consigo mesmo
Concentre-se nos pequenos passos que você está dando para estar um pouco atento todos os dias. Meditar é aprender a se tratar com gentileza, não importa o que você esteja experimentando em dado momento da vida. Muitos fatores podem influenciar a percepção dos resultados que você terá, como a qualidade do sono, sua dieta atual, a quantidade de estresse a que você está submetido.
5. Use a tecnologia a seu favor
Uma demanda constante por mais foco e desempenho levou a vivenciar a era da ansiedade, o que explica as razões pelas quais a meditação se tornou popular atualmente. E uma ótima solução para os tempos de hoje é realizar aulas online para obter orientação. Existem diversas opções para vários níveis diferentes. Sessões longas ou curtas, sons da natureza ou espirituais, meditação guiada.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.