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Sexta, 21 de Maio de 2021 - 09:05

Vamos começar a meditar?

Um levantamento realizado pelo Gympass, plataforma completa de bem-estar, mostrou que o uso médio de aplicativos de saúde mental e emocional no primeiro trimestre de 2021 cresceu 130% em relação à média de utilização do ano passado inteiro. Só nos quatro primeiros meses do ano, o uso médio foi 54% superior ao do último trimestre de 2020. Esse aumento demonstra que as pessoas têm olhado mais para o bem-estar integral e usado as soluções digitais como complemento às atividades presenciais.

 

Durante a pandemia, a saúde e o bem-estar tornaram-se pautas de extrema importância, principalmente pelos efeitos gerados pelo coronavírus. O isolamento social e os desafios do equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal contribuíram para o aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo. Isso provocou uma mudança no comportamento das pessoas, que passaram a priorizar outras formas de atividades para se sentirem bem.

 

Dentre as atividades mais buscadas como uma opção de manter o autocuidado neste período está a meditação. Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, nesta sexta-feira, 21 de maio, o Gympass traz cinco práticas que vão ajudar a ter uma melhor experiência na meditação, principalmente para as pessoas que ainda não adotaram a prática de meditar:

 

1. Data, hora e lugar marcado para meditar
Um ambiente fixo, limpo, organizado e aconchegante ajudará a treinar seu corpo e mente para que se sinta mais confortável e à vontade para iniciar a meditação com mais facilidade. Criar um ambiente que alimente um estado mais relaxado da mente por meio de aromas, cores e sons também deve ser considerado.

 

2. Autoconhecimento: escute a si e seus pensamentos
Entenda quais seus objetivos no momento de reflexão. Questionar-se sobre seus verdadeiros desejos e objetivos e saber reconhecer seus pensamentos e sentimentos é muito importante e te trará um autocontrole e autoconhecimento que podem até mesmo despertar uma série de ideias, crenças, soluções e inspiração.

 

3. Comece do simples
Comece com pequenos intervalos sozinho com seus pensamentos. Um bom começo é começar. Por isso, a meditação é um ato humilde, que leva tempo e esforço para construir uma rotina estável. Algumas posições, técnicas de respiração ou duração de cada sessão podem parecer muito desafiadoras no início, mas se lembre sempre de que a jornada é mais importante do que o destino.

 

4. Seja paciente consigo mesmo
Concentre-se nos pequenos passos que você está dando para estar um pouco atento todos os dias. Meditar é aprender a se tratar com gentileza, não importa o que você esteja experimentando em dado momento da vida. Muitos fatores podem influenciar a percepção dos resultados que você terá, como a qualidade do sono, sua dieta atual, a quantidade de estresse a que você está submetido.

 

5. Use a tecnologia a seu favor
Uma demanda constante por mais foco e desempenho levou a vivenciar a era da ansiedade, o que explica as razões pelas quais a meditação se tornou popular atualmente. E uma ótima solução para os tempos de hoje é realizar aulas online para obter orientação. Existem diversas opções para vários níveis diferentes. Sessões longas ou curtas, sons da natureza ou espirituais, meditação guiada.

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