Trombose: doença silenciosa que exige atenção para evitar complicações maiores

A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma ou mais veias do corpo. Em 90% dos casos, a condição atinge os membros inferiores e causa grande desconforto, mas há o risco de um fragmento do coágulo se desprender e entrar na corrente sanguínea, em direção aos pulmões, provocando um quadro de embolia pulmonar.
Segundo especialistas, fatores genéticos são responsáveis por cerca de 75% dos casos de trombose. Para pessoas que possuem casos na família, a prevenção é fundamental. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, por isso é necessário balancear a alimentação, se hidratar, praticar atividades físicas e evitar o cigarro. Além disso, é ideal atenção redobrada quando a pessoa fica por muitas horas na mesma posição, com as pernas paradas.
Dra. Juliana Puggina, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, alerta para que pacientes com trombose tomem cuidados ainda maiores para evitarem a contaminação pelo Covid-19, em razão dos riscos de graves complicações. "É importante, também, que o tratamento da trombose não pare. Os pacientes precisam seguir as recomendações médicas, inclusive no que diz respeito à terapia de compressão graduada, que estimula o fluxo sanguíneo e evita a formação desses coágulos", diz.
Síndrome do Viajante ou Síndrome da Classe Econômica também preocupa quem viaja por longos períodos, seja de carro, trem, avião ou ônibus
De acordo com o doutor Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, há também a síndrome da classe econômica, ocasionada quando a pessoa fica por muitas horas na mesma posição, com as pernas paradas. "Uma viagem de mais de três horas, de avião, trem, ônibus ou carro, é motivo para atenção redobrada. Nesses casos, não há idade para a ocorrência da TVP e é recomendado o uso de meias de compressão graduada para manter a circulação ativa", diz.
Como as meias de compressão podem auxiliar a prevenir o problema?
"As meias de compressão atuam como forte fator preventivo para a TVP, pelo fato de a doença se desenvolver principalmente nos membros inferiores. As meias estimulam o direcionamento correto do fluxo venoso e linfático. É como se a circulação fosse conduzida por um caminho planejado, o que permite uma nítida melhora na circulação", completa doutor Jamil.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.