Petiscar entre refeições pode ajudar a manter a saúde e a controlar do peso

As visitas à cozinha estão mais frequentes pelo fato de ficarmos mais em casa, mas também acontecem por outros motivos: comemos mais por uma maior liberdade, pela necessidade de uma distração ou ainda por conta de algo mais profundo, como ansiedade. De qualquer forma, as tentações são maiores para todos e, com elas,podem haver consequências se furgirmos demais de nossas dietas habituais. 
 

Uma das razões que torna os petiscos ou pequenos lanches entre as refeições ruins é o fato de muitos deles serem ricos em gordura, açúcar, sal e calorias. Antes mesmo desse momento difícil que estamos enfrentando, os consumidores focados em ter hábitos saudáveis já evitavam estes produtos, no entanto, agora muitos os consomem e os estocam por estarem disponíveis nos supermercado, mudando a maneira como comemos. Mesmo com essas limitações, é importante lembrar que escolher os alimentos certos nos permite manter a saúde durante esses períodos de mudança de rotina . "Mas nem todos petiscos são ruins e trazem apenas calorias vazias. Um lanche nutritivo e equilibrado pode ajudar a manter a energia entre as refeições e a controlaro apetite no momento do almoço e no jantar", fala Susan Bowerman nutricionista e Diretora da Herbalife Nutrition. 
 

Confira a seguir cinco dicas da nutricionista que vão ajudar você a fazer um lanche inteligente: 
 

Fique atento à sua hidratação 

Muitos vão até o armário sem pensar e pegam algo para mastigar acreditando que precisam suprir algum desejo alimentar. Mas, na verdade, este pode ser um sinal de que seu corpo está levemente desidratado, precisando apenas de líquidos. "Por isso, antes de pegar um petisco, beba um copo de água ou coma um pedaço de fruta rica em água e avalie se isso vai sustentar você por mais tempo", sugere Susan. 


Os lanches ??podem ajudar você a incluir alimentos mais nutritivos no seu dia 

Aproveite estas oportunidades para adquirir uma prática saudável com petiscos equilibrados que contenham um mix de proteínas com baixo teor de gordura, - como castanhas, produtos com proteína de soja e laticínios com baixo teor de gordura - e carboidratos saudáveis - frutas, vegetais e grãos integrais. Os carboidratos serão digeridos primeiro e irão satisfazer sua fome rapidamente, já a proteína vai oferecer um pouco mais de energia e saciedade ao seu lanche. 

Os petiscos ajudam a garantir energia física e mental. 

É normal sentir fome a cada três ou quatro horas. Quando se faz as refeições principais e os lanches, você mantém o açúcar no sangue mais estável durante o dia. Essa é uma boa maneira de evitar quedas nas taxas de açúcar entre as refeições que poderiam minar sua energia física e mental. 

 

Faça o segundo lanche 

Muitas pessoas controlam bem a alimentação durante o dia, mas acabam comendo muito à noite, perto da hora de relaxar. "Para essas pessoas, indico um lanche reforçado à tarde a fim de ajudar a reduzir os alimentos do jantar. Pode ser um shake de proteína, uma xícara de frutas com queijo cottage ou até uma refeição congelada de baixa caloria", sugere Susan. Então, vai ser mais fácil diminuir as porções do jantar e transformá-lo em um lanche. Se mesmo assim sentir vontade de comer, a nutricionista orienta escovar os dentes depois da refeição. "Funciona como um ótimo sinal para parar de comer." 

 

Reavalie seus hábitos na hora do lanche 

Se você está consumindo alimentos pouco saudáveis e cheios de calorias, como doces, salgadinhos e refrigerantes, tenha em mente que esses alimentos vão contribuir para o ganho de peso, além de oferecer poucos nutrientes. Também pare para pensar nos motivos que o levam a comer e identifique se seria por outro motivo e não por fome. Talvez você esteja entediado, estressado, irritado ou cansado. Se for esse o caso, será preciso buscar outras maneiras de lidar com emoções: faça exercícios, ligue para um amigo, escreva um diário ou medite por alguns minutos. Uma pausa por alguns minutos dará tempo para você avaliar se realmente está com fome ou não. 

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