Teste sorológico qualitativo e também o quantitativo para a detecção do novo Coronavírus

 

O Laboratório de Análises Clínicas da Apae Salvador – Labac, referência no estado, ampliou o seu portfólio de exames, passando a oferecer, não só o teste rápido Anti-COVID-19, que detecta anticorpos IgG e IgM qualitativamente, como também o exame quantitativo, que dosa a quantidade de anticorpos no sangue pelo método de ELISA.  Os exames só são realizados por meio de atendimento particular nas unidades exclusivas para Anti COVID-19, na Rua Pernambuco, 272, e na Alameda Verona (Centro Médico), ambas na Pituba. Se preferir, a pessoa não precisa nem sair de casa, o Labac ainda oferece o atendimento domiciliar, mediante taxa de deslocamento.

Qual a diferença dos testes?

O teste rápido QUALITATIVO é feito para pesquisar anticorpos IgG e IgM no soro pelo método imunocromatográfico (verifica a presença ou não dos anticorpos isoladamente). A coleta do sangue é rápida e segura. O resultado é liberado no mesmo dia, após às 17h. O ideal é que seja realizado a partir do décimo dia após contato com algum suspeito/confirmado ou aparecimento dos sinais e sintomas da COVID-19.

Já o teste QUANTITATIVO dosa anticorpos IgG e IgM no soro pelo método de ELISA e serve para quantificar anticorpos no sangue. O resultado é liberado em 5 dias úteis, via internet, por meio de login e senha entregues no ato do atendimento. Os exames não necessitam de requisição médica, porém é exigido documento de identificação com foto.

Ambas metodologias têm índice de assertividade variável, porém definir qual deve usar, depende do histórico clínico de cada indivíduo. A equipe da Apae Salvador está qualificada para melhor orientar, caso necessário.

Como fazer?

O atendimento para testes Anti COVID--19 é exclusivo nas unidades Labac da Pituba, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18h, e aos sábados das 6h30 às 12h. Na Rua Pernambuco, 272, deve ser feito com agendamento prévio. Na Alameda Verona (Centro Médico) não é necessário agendamento (demanda livre). O acesso é controlado, com distanciamento e medidas de segurança preconizadas pela OMS/MS. Existe ainda a possibilidade de se fazer o exame em domicílio, mediante taxa de deslocamento, que pode ser informada no ato do agendamento.

Os testes, até o momento, não têm cobertura por planos de saúde ou SUS. Para marcação e mais informações, basta ligar para os telefones (71) 3270-8344/8334/8396 ou enviar mensagem por WhatsApp (71) 99625-8135 ou ainda via e-mail analises@apaesalvador.org.br  .

 

Histórico de Conteúdo