Quarentena deve aumentar casos de depressão e veja como conseguir uma postura otimista
por Iga Bastianelli

Mais açúcar na alimentação, menos exercícios físicos, sono desregulado, sobrecarga de serviços domésticos: estes são apenas alguns dos motivos que devem elevar o número de brasileiros com depressão após o período de quarentena - hoje, a doença acomete 12 milhões de pessoas no país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Tudo isso sem mencionar o luto enfrentado por muitos. "O ser humano precisa de rituais como o velório para conseguir elaborar internamente o falecimento de alguém próximo. Quando não há esta possibilidade, a morte acaba sendo mais difícil de digerir", afirma Beatriz Brandão, psicóloga clínica mestranda em psicologia clínica junguiana pela PUC-SP
Ela explica que a falta de rotina comum no confinamento, bem como mudanças súbitas no ritmo de vida, abrem espaço para a depressão. " Este cenário conturbado tornou-se uma queixa frequente no consultório, feitas por pacientes que já apresentam sinais de estafa", diz a especialista.
A alimentação carregada de açúcar é outro ponto destacado por Beatriz. Conforme ela explica, consumi-lo aumenta o nível de substâncias inflamatórias no organismo, elevando o risco de depressão. Já a falta de exercícios físicos também traz problemas àqueles que têm propensão a se tornar depressivos, já que os esportes liberam endorfinas em nosso cérebro capazes de propiciar sensação de paz e de tranqüilidade. Logo, ficar sem praticá-los pode ser mais uma bola fora para a saúde mental.
Para finalizar a lista dos vilões da quarentena, estão as dificuldades financeiras, que literalmente tiram o sono dos brasileiros.
Escola de Salvador Promove discussão on line para gerar Reflexão Positiva:
Com o objetivo de estar ainda mais perto das famílias e da comunidade em geral durante este momento, promovendo discussões que ajudem na reflexão positiva sobre a realidade atual, a Pan American School of Bahia promove mais uma live nesta quarta-feira, 27 de maio, o webinário “Inteligência emocional e otimismo aplicados à liderança no momento atual: como adotar uma postura otimista, realista e inteligente emocionalmente”, com o Professor Leo Fraiman. A live é em português e aberta ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do perfil do Instagram da escola @pasbofficial ou através do link
Sobre o Professor Leo Fraiman
O Prof. Leo Fraiman é psicoterapeuta, especialista em Psicologia Escolar, mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP e master em programação Neurolinguística. Escritor de mais de 20 livros, consultor em programas de rádio e televisivos nas principais emissoras do país, palestrante internacional, membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia em Paris (França) e conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça.
Serviço:
O que: Webinário com Leo Fraiman “Inteligência emocional e otimismo aplicados à liderança no momento atual: como adotar uma postura otimista, realista e inteligente emocionalmente”
Quando: quarta-feira, 27 de maio
Horário: 15h30 às 16h30
Inscrições gratuitas e abertas ao público através do perfil do Instagram da escola @pasbofficial
Notícias Mais Lidas da Semana
Colunistas

Com a Palavra Paula Frank
07/10/2020 - 11:05
Hello People! Vamos circular?
Aqui na coluna do Bahia Notícias Mulher queria te fazer refletir sobre a frase símbolo da nossa marca: Para ser novo basta trocar de dono! Estão prontas? Te esperamos, vem com a gente!
11/06/2020 - 08:05
O luxo da solidariedade: vamos juntas neste “Abraço” de amor!
Diante deste momento de incertezas, em função do COVID-19, que aflige todo o mundo, reflexões e um chamamento à solidariedade se tornaram essenciais. Se antes nós da marca Paula Frank já tínhamos um compromisso social, agora nosso comprometimento tem sido ainda maior. Resolvemos não ficar parados diante dos problemas e entendemos este isolamento como uma oportunidade de mostrar amor ao próximo.

Instituto Consenso - por Luciana Santiago
26/08/2019 - 11:05
Problemas jurídicos: centro de resoluções de conflitos pioneiro no Brasil
20/06/2019 - 11:05
Marco histórico na resolução de conflitos na Bahia envolvendo relações imobiliárias.
Através deste artigo gostaria de levar ao conhecimento de vocês leitores um exemplo de sucesso na mediação consensual de conflitos envolvendo relações imobiliárias. Vamos ao fato.