Nutricionista alerta: cuidado com a ida ao supermercado e como higienizar os alimentos

Quarentena é a condição para pessoas que foram expostas ao vírus. Se alguém da sua família testou positivo para a covid-19, todos da casa devem passam por exames, mas mesmo quem testou negativo deve ficar afastado por 14 dias. Depois desse período são reavaliadas e, se testarem negativo e não apresentarem sintomas, estão liberadas para o distanciamento social ou isolamento social. 

Distanciamento social permite que as pessoas saiam de casa, desde que usem máscara, evitem aglomerações e mantenham a distância mínima de um metro e meio das outras pessoas. 

Isolamento é a condição utilizada quando o paciente já confirmou estar contaminado com a doença (COVID-19). Pacientes com sintomas leves ficam em isolamento domiciliar com todos os cuidados necessários. Nos casos mais graves com comprometimento respiratório, os indivíduos devem ser encaminhados para o hospital e permanecerão internados em isolamento hospitalar.


Isolamento social (deveríamos estar aqui) é uma medida preventiva fundamental nesse momento, adotada para conter o vírus. É uma forma de prevenção para quem não tem a doença não seja infectado, e para quem tem, mesmo sem saber (as assintomáticas), não seja um transmissor do vírus. As pessoas devem ficar em casa, e sair apenas para coisas emergenciais.


Segundo a nutricionista Adriana Stavro, Independente dos termos utilizados, é importante saber que o inimigo invisível continua entre nós e que os cuidados devem continuar, pois o número de contaminados e de óbitos é crescente no Brasil. Ficar em casa, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel e evitar aglomerações continuam sendo as recomendações básicas. Mas é preciso que outros cuidados sejam incluídos na rotina diária para que eu, você, sua família e as pessoas a nossa volta fiquem protegidas. 

A Nutricionista Adriana Stavro deu dicas de como comprar alimentos no supermercado e evitar o contágio:


No supermercado

 
•Escolha horários em que o local possa estar mais vazio (manhã cedo ou tarde da noite). 

•Algumas redes reservaram o horário entre 6 e 7 horas da manhã para atender apenas os idosos. 

•Passe álcool gel na barra de condução do carrinho de compras (alguns supermercados já fazem isso). 

•Use luvas e máscara. 

•Mantenha distância de pelo menos 1 metro e meio entre as pessoas (na maioria dos locais públicos essa sinalização já está marcada no chão). 

•Evite ao máximo o uso de banheiros públicos (o vaso sanitário, a pia e a maçaneta da porta podem estar contaminados) 

•Evitem o uso de dinheiro em espécie. Não há evidências de que notas ou moedas transmitem o vírus, mas é melhor evitar 

•Se estiver de carro, coloque as compras no porta-malas. 

 

Higienização de embalagens e alimentos

•Ao chegar em casa, deixe as compras perto da entrada. As sacolas e embalagens devem ser higienizadas com álcool a 70% antes de serem colocadas para dentro. 

•Limpe também as embalagens dos produtos não comestíveis (produtos de higiene e limpeza), pois elas também podem estar contaminadas. 

•Higienize os alimentos, especialmente aqueles que vão ser consumidos crus, com produtos específicos prontos ou com solução de água sanitária. Cuidado: Fique atendo e leia no rótulo da água sanitária se ela é adequada para higienizar alimentos e qual a diluição ideal. Se o produto não tiver essa informação, procure outra marca, pois alguns produtos são específicos para a limpeza da casa e não podem ser usados em alimentos. 

•Lave as verduras, frutas e hortaliças com água corrente em abundância, mergulhe-as por 30 minutos em um recipiente com uma mistura na proporção de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave-as novamente com água de torneira para retirar a solução.

Histórico de Conteúdo