Quinta, 27 de Fevereiro de 2020 - 21:05

Exagerou na folia? Especialistas sugerem detox, dieta e noites de sono

por Iga Bastianelli

Exagerou na folia? Especialistas sugerem detox, dieta e noites de sono

 

 

O Carnaval é com certeza um dos feriados mais esperados pelos brasileiros e sabemos que fins de semana prolongados, como este, são um convite aos excessos, não é mesmo? É normal que as pessoas deixem de lado seus hábitos saudáveis, exagerem na ingestão de alimentos gordurosos, doces e álcool.

 

Agora que o feriado acabou, você não sabe como voltar à rotina? Esse é o momento de redefinir suas metas, adotar estratégias certeiras para retomar o foco, seguindo uma alimentação balanceada e retomando a prática de exercícios físicos. 

 

De acordo com estudo inédito realizado pelo Vigilantes do Peso com mais de 1.500 brasileiros, 79% das pessoas alegam ter emagrecido e voltado a engordar por não conseguir manter os métodos usados. "O efeito sanfona consiste na volta do organismo ao peso anterior e ocorre justamente porque as dietas são generalizadas e não levam em consideração as características individuais", explica o Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta. 

 

Para não se deixar impactar pelo Carnaval, confira cinco dicas inspiradas no estudo publicado pela Revista Obesity. 

Metas diárias de ingestão de alimentos: Que tal aproveitar o momento e escolher quais produtos irá consumir ao longo do dia. A forma de estabelecer objetivos pode influenciar a probabilidade de alcançá-los.

Anote tudo o que consumir: Esse processo acontece devagar e é uma das maneiras mais eficazes para emagrecer.

Coma mais frutas e legumes: Consumir um prato repleto de frutas, legumes e verduras coloridas faz bem para a saúde e acaba proporcionando a perda de peso.


De acordo com Jessica Santos, nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, é importante voltar o mais rápido possível à rotina:

hidratação
A água é a principal aliada para evitar desidratação, problemas de digestão e inchaço pós-folia. Além de beber os dois litros de água por dia, também é possível optar por  sucos integrais ou naturais e até água saborizada com frutas. 

Reduza o consumo de alimentos gordurosos
“Comidas ricas em gorduras trans e sódio podem interferir no bom funcionamento do intestino, causando a sensação de inchaço.

Inclua mais frutas no dia a dia  
Abacaxi, melancia e melão são algumas opções de frutas que facilitam a eliminação de toxinas do organismo, além de serem pouco calóricas e ajudarem na digestão.

Adotar outros hábitos saudáveis 
outra recomendação é descansar, respeitando as oito horas de sono necessárias para a recuperação do corpo.

A Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, explica como os foliões podem recuperar as forças após dias intensos de comemoração que causam um acumulo de cansaço. 

"Pequenas medidas já são suficientes para revigorar o corpo e a mente. A recuperação do sono deve ser feita de forma gradual e a longo prazo para restaurar o padrão natural. Por isso, é indispensável respeitar a rotina do sono e evitar exageros", explica a especialista. 

Sono de Qualidade

Os horários irregulares de sono devem ser reajustados para que as fundamentais 7/8 horas bem dormidas sejam asseguradas. Para isso, é necessário um ambiente calmo, escuro, bem arejado e confortável. "Colchão e travesseiros corretos são indispensáveis. O primeiro deve ser macio o suficiente para deitar sem afundar, já o travesseiro deve sustentar a cabeça e alinhar a coluna". A posição mais indicada para dormir é a lateral com os joelhos semiflexionados e, de preferência, com um travesseiro entre eles.

Histórico de Conteúdo