Quinta, 13 de Fevereiro de 2020 - 10:05

Motivação ajuda a perder até 5x mais peso, aponta estudo!

 Motivação ajuda a perder até 5x mais peso, aponta estudo!

Todo mundo sabe que para perder peso de forma saudável e duradoura é necessário adotar novos hábitos, mudar a dieta e praticar atividade física regularmente. Mas, sabemos que mesmo para as pessoas que já estabeleceram uma rotina, encontram dificuldades em se adaptar a novo esse processo. 

 

De acordo com estudo científico publicado pelo International Journal of Obesity, a falta de incentivo pode prejudicar diretamente o emagrecimento. A pesquisa aponta que a motivação é um fator importantíssimo na luta contra a balança, podendo potencializar em até cinco vezes a perda de peso. 

 

O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, ressalta que para se manter focado é importante encarar a realidade com leveza, vivendo um dia de cada vez e sabendo tirar lições das adversidades. "A jornada para emagrecer é um processo que exige disciplina e força de vontade". 

 

Brunno Chagas é um bom exemplo disso. Associado do Vigilantes do Peso, o arquiteto conseguiu perder 25 kg em aproximadamente um ano com a ajuda do programa e da prática de atividade física. "Desde a infância sempre tive problemas com o excesso de peso e tinha dificuldade de emagrecer. Imaginava todos os dias como gostaria de estar, mas não sabia por onde começar. Foi aí que decidi mudar meus hábitos para perder peso com saúde". 

 

Confira quatro passos que vão ajudar a ter mais motivação: 

 

Mantenha o Foco: Se essa semana você se deixou levar pelos excessos e não perdeu tanto peso quanto gostaria, pense na causa principal. Pode ter sido aquele reencontro com os amigos de escola na pizzaria, ou o happy hour para comemorar o aniversário de um colega de trabalho. Acabou exagerando? Comece a semana planejando suas refeições para não perder o controle da sua alimentação. 

 

Metas Realistas: Não adianta se matricular na academia mais moderna se você não tem tempo para frequentá-la ou isso vai pesar demais no orçamento. Passe a subir as escadas ao invés de usar o elevador quando chegar em casa e no trabalho. Use espaços públicos para caminhadas e corridas. Escolha atividades que você gosta e sua meta de exercícios será atingida de uma forma mais rápida e natural. 

 

Planejamento: Tem um compromisso importante e está se sentindo muito ansioso? Não compre doces e tenha sempre por perto opções mais saudáveis, como frutas ou barras de cereal. Considere fazer um exercício de respiração ou meditação para se acalmar. 

 

Pensamento Positivo: Apesar de acontecimentos ruins, você ainda pode conseguir se alimentar de forma saudável, fazer atividades físicas e sentir-se bem. E, se não atingiu a meta estabelecida para esse período, tudo bem. Faça os ajustes necessários para a próxima semana. Não desanime! 

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