
Manter uma boa higiene bucal é de extrema importância para a manutenção da saúde. Uma boa limpeza, além de proporcionar dentes limpos, também evita o surgimento de doenças bucais, bactérias e cáries nos dentes. Confira algumas dicas para deixar a boca mais limpa.
1. Use limpador de língua: o instrumento auxilia na remoção da saburra lingual, que é na verdade aquela placa amarelada que se deposita sobre a língua. O utensílio deve ser utilizado no início do dia e depois de todas as refeições. "Use de forma firme e sempre acompanhando a superfície", ensina Christine Costamilan Marcon Russi, odontologista da SucessOdonto Prime, no Rio Grande do Sul.
2. Alie o fio dental a outros ingredientes: é possível turbinar o fio dental combinando-o com óleo de coco para blindar os dentes. “Pesquisas indicam que esse tipo de produto evita a proliferação de uma série de bactérias, prevenindo as cáries”, revela Christine.
3. Faça gargarejo com água salgada: um copo de água morna e meia colher de chá de bicarbonato de sódio são necessários para preparar a mistura. “Como o sangue carrega uma pequena quantidade de sódio, a solução acaba se aproximando da composição do nosso próprio organismo e sendo menos agressiva que a água na hora de remover do muco da garganta”, diz a especialista. De acordo com o site da revista Boa Forma, a mistura também ajuda na alcalinização da boca, que minimiza a proliferação de bactérias e reduzindo possíveis inflamações.
4. Beba com canudo: para quem sofre com sensibilidade, essa medida é uma boa tática. Esse método também impede que os dentes entrem em contato com ácidos ou outros líquidos capazes de manchar o esmalte, como o café, por exemplo.
5. Enxague a boca com bicarbonato de sódio: utilizando a mesma proporção do gargarejo com sal (um copo de água morna e meia colher de chá de bicarbonato de sódio), é possível garantir um pH equilibrado e também se livrar de aftas.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Entrevistas

"De Olho na Band", olho no olho com Zuleica Andrade
Zuleica Andrade, diretora de Jornalismo da TV BandBahia e da Rádio Bandnews FM, é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia e museóloga também pela UFBA. Começou na função de produtora, foi redatora, editora de texto local, editora nacional, editora chefe e chefe de redação. Trabalhou na equipe do Jornal da Band com Paulo Henrique Amorim, Carlos Nascimento e Ricardo Boechat. Ganhou prêmios de jornalismo, junto com a equipe, editando séries como Infância Ferida, 450 anos de Salvador, reportagens especiais sobre a seca e a invasão da UFBA pela Polícia Militar. Zuca, como é chamada pelos mais próximos, é reconhecida no jornalismo de TV por revelar talentos da Bahia para a rede nacional, como Rosana Jatobá, Mariana Monteiro, Jéssica Senra, Ticiana Villas Boas, Natália Boere e outros. Com o apoio de Zuca conseguimos falar com algumas destas jornalistas.
Blogando

Doença Falciforme, da angústia à ação!
Vivi por muitos anos na sombra desta patologia sem que ninguém soubesse dos motivos das minhas limitações, a não ser meus médicos, minha família e os amigos mais íntimos. Tento sempre ver o melhor que a vida me oferece, por isso que digo que não tenho hemácias em forma de foice correndo nas minhas veias, e sim meia Lua. Será que é por isso que eu sou tão apaixonada pela Lua?!!
Comentários
Lei para evitar impunidade à violência doméstica entra em vigor na Bahia
Essa deputada Mirela veio pra ficar, em pouco tem na ALBA já trabalhou mais que muitos que já tem décadas e não fazem nada em prol do povo da Bahia. Parabéns deputada você esta representando muito bem seus eleitores, isso que é politica com responsabilidade.
19/04/2018 - 04:34
RONALDO WASHINGTON LOPES
Doença Falciforme, da angústia à ação!
Excelente texto. Verdadeira lição de vida
11/04/2018 - 22:33
Olívia