Terça, 18 de Junho de 2019 - 09:05

Case de Sucesso: A descoberta do Empreendedorismo

por Ana Cláudia Araújo e Iga Bastianelli

Case de Sucesso: A descoberta do Empreendedorismo

A descoberta do empreendedorismo

Camila Conceição é cirurgiã dentista, e como muitas mulheres descobriu no universo do empreendedorismo sua verdadeira paixão. Participou de diversos cursos em São Paulo e Estados Unidos e atualmente está terminando a especialização em harmonização facial, ela contou um pouco da sua trajetória para o BN Mulher.

Quem nunca teve dúvida de qual caminho seguir na vida profissional? Ainda que saiba qual profissão escolher, geralmente, as pessoas têm dúvidas, e com Camila não foi diferente.

O início da carreira

Quando Camila concluiu a graduação percebeu que não poderia ser uma profissional generalista, ou seja, que entende de tudo "o ideal é que a gente foque em algo, até porque ninguém sabe tudo ou é bom em tudo", conta ela.

Pouco depois de se formar a cirurgiã resolveu participar de um curso em Salvador sobre a harmonização facial, “ queria apenas  conhecer sobre a área, porque é algo muito recente no meio da saúde/estética”, explicou Camila. Mas o que era apenas curiosidade, se tornou um divisor de águas para Camila Conceição. Ela pôde descobrir um novo caminho para trilhar e, o mais importante, se apaixonou por esta novidade.

Depois de mergulhar nesse mundo ela resolveu se especializar: "é importante ter um curso de especialização, porque além da pessoa ganhar o título de especialista, é um meio de adquirir embasamento científico e se aprofundar na área." A dentista contou também que optar pela especialização lhe permite um olhar mais criterioso com os pacientes, de pensar em cuidados individualizados.

A necessidade de empreender

Camila Conceição, explica que empreender foi o melhor caminho. Hoje a cirurgiã divide com a irmã fisioterapeuta um espaço onde atendem os pacientes que buscam tanto por saúde quanto por estética.

Todo mundo sabe que cada nicho tem seus desafios, para a cirurgiã dentista um dos maiores é como lidar com a imagem da sua clínica e a dela como profissional: “quando as pessoas buscam por algo dentro da área de saúde o critério é maior, todo mundo se preocupa com o ambiente, o nome do profissional, afinal estamos lidando com algo muito importante que é a saúde”. E aqui nos preocupamos muito com todos estes pontos com muita seriedade.

A harmonização facial

A harmonização facial é um processo que traz mudanças na face do paciente com uso da toxina botulínica (o Botox), preenchedores e fios de sustentação. "A gente entende que estar bem consigo é uma questão de saúde. A harmonização não é para uma pessoa mudar traços do rosto para parecer com alguma outra pessoa, mas sim,  harmonizar o que incomoda o paciente", explicou a cirurgiã.

Camila atende fixamente na clínica Clinica Vanessa Vasconcelos e como convidada em diversos outros espaços.

Conheça Mais

@camila.csilva

 

 

Segunda, 17 de Junho de 2019 - 09:05

Moda Baiana será destaque na França

por Iga Bastianelli

Moda Baiana será destaque na França
Fernando Torquato

 

A marca Thereza Priore vai romper fronteiras, cruzar o oceano e desembarcar em Nantes, na França, para participar do evento artsy “Brasil Plural”, que acontece entre 20 de junho e 13 de julho. A marca da empresária Adriana Régis, que tem se internacionalizado, estará ao lado de ateliês, galerias de arte a lojas eleitas para gerar novos negócios através da exportação e no intercâmbio entre o Brasil e a França, visando ampliar o networking dos participantes.

A Thereza Priore, que já se tornou referência na moda contemporânea pela singularidade das suas coleções e inventividade das suas peças será um dos destaques do espaço cultural Cosmopolis. Por lá, além de prospectar potenciais clientes, a marca vai reafirmar a presença da Bahia no mundo fashion.

Sexta, 14 de Junho de 2019 - 09:05

Que a empatia não esteja apenas nas 'Hashtags'

por Carol Machado Lopes

Que a empatia não esteja apenas nas 'Hashtags'

Uma amiga me contou que ontem, depois de explodir numa situação super difícil com as filhas de três e quatro anos. Ela vinha subindo exausta uma ladeira tentando chegar no carro, carregando uma filha no braço e arrastando a outra que se debatia, a barriga de quase 30 semanas pesando e todas as cargas de um dia difícil nas costas ... quando uma mãe da escola das meninas, com sua filha que se comportava lindamente, a ouviu dizer que estava cansada. Essa mãe que pô, não é possível que ela não sabe das tretaaa, achou que era um bom momento pra dizer à minha amiga que:  “ainda vem outro aí, hein?!”, num tom de reprovação e chacota.

A mágoa no olhar de minha amiga ao contar essa história me comoveu, ela que é uma mãe maravilhosamente possível e que, pra constar, tá felicíssima com seu terceirinho.

Eu lembrei dos relatos de violência obstétrica que as mulheres sofrem no parto, porque né, "na hora de fazer não tava doendo" - um anúncio tenebroso de como podemos ser cruéis com as mães.

Não bastasse a rotina exaustiva, a carga mental e o saco de culpa nas costas, temos os julgamentos equivocados, os olhares de reprovação e a absoluta falta de empatia.

Eu já ouvi em algumas palestras pessoas questionando sobre empatia, o que seria e como praticar. Faça pelo outro o que você gostaria que fizessem por você, e sua referência continua sendo você!

Eu aprendi com a Comunicação Não Violenta que empatia pressupõe ação, se interessar pelo outro para então fazer por ele o que ELE gostaria que fizessem por ele.

Minha amiga talvez precisasse apenas de um olhar acolhedor e alguém pra carregar sua bolsa enquanto ela lidava com as meninas.

Quando você vir uma mãe com dificuldade com seu filho na rua, na casa da tia, ou na porta da escola, então você terá uma ótima oportunidade de praticar a empatia pra além da hashtag na rede social, perguntando a essa pessoa o que ela precisa e como você pode ajudar. Se não se sentir confortável em oferecer ajuda diretamente, seja o olhar que abraça em oposição aos olhares que acusam.

O amor é, por si, um ato de resistência. E se as coisas precisam mudar, sejamos nós, intimamente, o próprio movimento transformador.

Feliz dia de nós UNIDAS.

Quarta, 12 de Junho de 2019 - 07:00

Você sabe o que é a Terapia Barra de Access?

por Iga Bastianelli

Você sabe o que é a Terapia Barra de Access?

 

Você já ouviu falar em terapia Quântica ? Provavelmente sim, mas e Barra de Access, você sabe o que é? Provavelmente não, pois apesar de ter sido craida há muitos anos nos Estados Unidos, tem apenas quatro anos que chegou no Brasil.

Barras de Access é uma técnica americana criado por Gary Douglas e que consiste em toques suaves em 32 pontos na cabeça  e que "deletam" crenças limitantes que temos desde crianças e que estão ligados às tristezas e alegrias, controle, consciência, sexo, corpo, medo, envelhecimento, bondade, paz, calma, sonhos e esperanças.

Como Pode melhorar ? Foi com esta pergunta intrigante que Ana Cláudia Queiroz Pereira me recebeu, em seu espaço, para conversarmos a respeito do que ela entende muito bem. Ana é Terapeuta Quântica, aplica a Barra de Access e trabalha com terapias holísticas há mais de 20 anos. 

Segundo Ana Cláudia, a Terapia QUÂNTICA é um método que permite cura física e emocional através da energia universal. “Tudo nessa vida é energia. Adoecemos por falta de energia positiva e nutritiva. Quando alimentamos pensamentos, sentimentos e emoções negativos estamos no inferno e assim criamos frustrações e doenças. Já quando alimentamos nossos pensamentos, sentimentos e emoções com a presença do ser, perceber, saber e receber estamos no céu. A terapia quântica limpa a energia densa que provocou a infelicidade e devolve em muitos casos a saúde física e emocional através da consciência e da felicidade resgatada, se assim o paciente escolher”.



As Barras de Access deletam as crenças limitantes criando um espaço para o novo. Para uma nova vida. De Acordo com Ana Cláudia “Quando esses 32 pontos na cabeça são ativados as pessoas começam a fazer novas escolhas com facilidade, alegria e glória. Os processos corporais são fantásticos, porque através de técnica e com muita energia quântica solucionamos traumas e dores muitas vezes crônicas” explicou Ana. Ela ainda começou a falar sobre o "facilift" outra técnica fantástica que trata do envelhecimento de dentro pra fora, trazendo rejuvenescimento sem bisturi. ( Este será assunto da próxima matéria aqui no BN Mulher). 

A terapia quântica é indicado para crianças, adultos e idosos. Então, se a vida parou, ou se a doença se instalou e se “teoricamente” não há mais nada o que fazer, caso o paciente escolha se curar, a depender de cada caso assim será! Porque tudo nessa vida é energia. E como já mencionei, o paciente precisa escolher. As Barras de Access age como uma grande contribuição, porque vai direto aos pontos da vida em que se criou uma crença limitante, deletando esse padrão e devolvendo esperança, sonhos e novos caminhos.

A primeira sessão dura em média 2 horas. As outras pouco mais de uma hora. Na primeira sessão o paciente já sente que algo mudou, sai muito leve da sessão. Para uma mudança total de crenças limitantes recomendo 10 sessões, sendo que com 5 sessões a vida já começa a fluir de outra forma. Os processos corporais são indicados 20 a 30 sessões, sendo que se for uma escolha do paciente, com muito menos sessões já é possível perceber melhoras e até mesmo a cura”.



Aplicação da Terapia de Barra de Acess


Ana Cláudia lembra de muitos relatos de cura quântica, mas um impressionou ela. “Uma senhora chegou muito bem vestida, salto alto e óculos escuros. Ela estava com depressão profunda e praticamente dopada com medicação forte. Estava muito bem vestida para disfarçar o que sentia. Fiz a terapia nela e ao final ela se levanta e fala emocionada: aonde eu estou? Eu estava dormindo... ? Eu voltei! Meu Deus eu voltei! Esse caso me emociona muito!”

Cuidar de crianças e pré adolescentes também é muito gratificante segunda a terapeuta. “Eles chegam cheios de problemas de relacionamentos com os pais, colegas, amiguinhos e saem dizendo assim: minha tia que mágica você fez? É um trabalho muito lindo! Ver o brilho no olho, antes apagado é o que existe de mais bonito”, revelou Ana.

“Como pode melhorar?” E é com esta pergunta que não sai da cabeça, provoca reflexões e mais parece com um mantra ... que terminamos a animada conversa.

Curso Barra de Access

O curso ocorrerá das 8:30h as 18:30h do dia 21 de junho. Você receberá e oferecerá duas sessões ao final do curso. Ao final você será um praticante de BARRAS de ACCESS com certificado internacional. A partir daí além de utilizar a ferramenta para expansão da sua vida pessoal, tambem poderá utilizar a técnica em outras pessoas, inclusive usar profissionalme. Material fornecido: apostila e coffebreak. Watshapp para contato. 71- 98898- 3347.

@anaclaudiaqp

@access_salvador

 

Após atrasos em acordo, AL-BA aprova projetos que versam sobre direitos da mulher
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta terça-feira (11) uma série de projetos de lei que versam sobre os direitos da mulher do estado. A apreciação das propostas fazem parte de acordo prévio estabelecido entre a mesa diretora da Casa Legislativa com a Comissão dos Direitos da Mulher em março, mês da mulher, mas que não tinha sido cumprido até esta tarde. 

 

Entre as matérias aprovadas estão a obrigatoriedade do atendimento às vítimas de violência doméstica por uma policial mulher. Aprovados, os projetos agora serão encaminhados para a sanção ou o veto do governador Rui Costa (PT). Conheça os textos aprovados:


IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
De autoria do deputado estadual Jacó (PT), um dos projetos de lei aprovados nesta tarde torna obrigatório a trios, camarotes, restaurantes, bares, boates e casas de shows a afixação de placas que exponham a lei que tipifica crimes contra a dignidade sexual. 

 

Para o deputado, a ação deve agir como forma de combater a importunação sexual contra mulheres. Os estabelecimentos que desobedecerem o dispositivo, caso sancionado, terão que arcar com multa estabelecida pelo Executivo estadual. 

 

Já um projeto de lei do deputado Pedro Tavares (DEM) estabeleceu que transportes coletivos do estado devem implementar campanhas educativas sobre o abuso sexual e a violência contra a mulher sofridos no interior dos transportes coletivos. O texto também será encaminhado para análise do governador Rui Costa. 

 

ATENDIMENTO ÀS MULHERES 
Única deputada estadual a aprovar projeto que versa sobre os direitos da mulher nesta tarde, Ivana Bastos (PSD) viu aprovada a sua ideia de garantir a vítimas de violência atendimento e acompanhamento por uma policial mulher.

 

A policial deverá acompanhar a vítima ao hospital ou posto de saúde. O texto também prevê que a policial acompanhe a vítima na retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.


PARTURIENTES
Caso seja sancionado, o projeto do deputado Tom Araújo (DEM) aprovado nesta tarde garantirá a mulheres parturientes consultas psicológicas e com assistência social, antes ou depois do parto. A ideia do deputado é instaurar campanha permanente de orientação à mulher acerca dos direitos quanto ao exercício da maternidade e seus desdobramentos nas unidades públicas e privadas de saúde do Estado da Bahia. 


DENOMINAÇÃO E HONRARIA
Distante do tema de direitos da mulher, o deputado Antônio Henrique Jr (PP) viu aprovado projeto de sua autoria que dá o nome de Clarice Fernandes Borges à Unidade de Pronto Atendimento de Barreiras. Segundo o parlamentar, por mais de 30 anos, Clarice Borges fez parte do quadro diretor da Associação de Proteção às Crianças Pobres e estava sempre na linha de frente para a promoção de eventos beneficentes em Barreiras.

 

Os deputados também aprovaram a entrega da Comenda Dois de Julho, maior honraria da Casa, à secretária de Educação do município de Licínio de Almeida, Karla Michelly Teles de Miranda. Autor da proposta, o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) justificou a entrega da honraria pela atuação da gestora na cidade. Segundo o parlamentar, o município tem a melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Bahia.

São João de Salvador terá dia dedicado às mulheres com show de Elba Ramalho
Foto: Divulgação

O São João da Bahia 2019 terá um dia dedicado às mulheres com o tema "Respeita as Mina".  As artistas convidadas irão comandar os largos do Pelourinho, no dia 21 de junho (sexta-feira), a partir das 18h. Elba Ramalho será o grande destaque do dia. 

 

O palco principal do projeto, que estará no Largo do Pelourinho, será aberto pela Orquestra Popular da Bahia, formada por três mulheres, Elen Wilson, Dheya Lessa e Elaine Fernandes. A segunda atração da noite será Jeanne Lima, seguida por Elba Ramalho, Colher de Pau e Marcia Short.

 

No Largo Tereza Batista, a grade musical conta com Rebeca Tarique, Lara Amelia, Cole Comigo, Mariana Fagundes e Cris Mel. Já no Quincas Berro d´Água, as apresentações serão de Julie de Assis, Cida Martinez, Nadia Maia e Maira Cajé.

 

A grade do Pedro Arcanjo conta com Walquiria Santos, Menina Forrozeira, Geovana e banda, Gabriela Moraes e Odilani e Vitoria.No Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Sala de Reboco, será dedicado a dança e contará com Lore Improta, Gabriela Freire, Ellen Wilson, Bella Flor, Fernanda Portirio e Alessandra.

 

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, as festas juninas acontecerão nos dias 20 e 24 de junho e irão se concentrar nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Arcanjo. Já entre os dias 21 e 23 de junho, além destes espaços, tem atrações no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco. A programação de Paripe acontece nos dias 22 e 23 de junho.

Terça, 11 de Junho de 2019 - 10:05

Case de Sucesso com Sued Queiroz

por Iga Bastianelli

Case de Sucesso com Sued Queiroz

Já se foi o tempo que as pessoas se formavam em cursos tradicionais e apenas se dedicavam a desempenhar a profissão que estudaram durante muitos anos na faculdade. Hoje é um necessidade conhecer sobre gestão e empreendedorismo. Foi o que constatou a cirurgiã dentista e especialista Sued Queiroz. Desde a faculdade tinha o sonho de ter uma clínica e não desistiu até que há seis anos abriu em sociedade com o marido também cirurgião dentista Dr. Frederico Peixoto, a Live Odontologia.
 

Mas não bastava ser dentista, Sued Queiroz percebeu que precisava arregaçar as mangas para cuidar de outras áreas na clínica como administração, pessoal e relação/pós venda com pacientes. “Arregalei os olhos e vi que não poderia ser apenas dentista, precisava colocar meu consultório para crescer, alavancar. Achava que ser dentista e saber as técnicas era essencial mas na verdade precisei me tornar empreendedora”, constatou Sued.

Para a jovem empresária e dentista a confiança no atendimento ao paciente faz toda a diferença. Por isso a Live Odontologia investe nesta área. “Realizamos o planejamento digital do sorriso que se trata do acompanhamento virtual diretamente do computador, a partir de fotografias digitais realizadas na consulta inicial. Antes de iniciar qualquer procedimento é possível prever o resultado estético final do tratamento. Outro diferencial nosso é a câmera intraoral que mostra ao paciente em tempo real o que precisa ser feito. Acabou aquilo do dentista dizer você tem isso e aquilo. Prefiro explicar e mostrar para que ele mesmo veja e entenda as prioridades e o que precisa ser tratado. É a tecnologia a nosso favor”, disse a dentista.

Antenada ao que há de mais moderno Sued também lançou na clínica o Dental Day, ou seja com o tempo cada vez mais curto o paciente pode reservar um dia inteiro e fazer todo o tratamento com praticidade e rapidez, sem perder tempo no trânsito indo várias vezes a clinica. “Recebemos o paciente aqui as 8h da manhã e fechamos a agenda com ele até o término do tratamento proposto . É possível fazer limpeza, restaurações, canal, clareamento, tanto a parte clínica quanto estética. Em apenas um dia, ele consegue cuidar de tudo. Claro, que cada caso é um caso ”. Entre os tratamentos mais procurados na área estética estão os serviços de harmonização facial como: botox, bichectomia, remoção da papada, pés de galinha, rinoplastia e a parte estética dos dentes como facetas e lentes de contato dental. Como a dentista Sued Queiroz é especialista na área cirúrgica atua bastante com remoção dos terceiros molares (siso), plástica gengival e implantes dentários.
 

Já para quem tem fobia aos tratamentos dentários a Live Odontologia tem um cuidado especial com a sedação para o paciente não ficar desconfortável. “Trabalhar com saúde requer uma atenção especial pois lidamos, também, com medos, anseios e a plena realização do nosso paciente, que no final do tratamento terá o sorriso como nosso verdadeiro cartão de visitas”, comemorou Sued. 

www.liveodontologia.com.br

@liveodontologia

@dra.suedqueiroz

 

Segunda, 10 de Junho de 2019 - 17:05

Use a estampa xadrez agora e sempre

Use a estampa xadrez agora e sempre

Você tem a impressão que a estampa xadrez só fica legal em tempos de festa junina? Então pode desfazer esse pensamento, essa estampa fica bem em qualquer época do ano, basta saber usar!

O site Dicas de Mulher orienta que o xadrez seja usado sempre em uma peça. Por exemplo: blusa preta básica, saia xadrez com algum tom de preto, casaco e sapato fechado. Esse pode ser um look para festa à noite.

Se a ideia é usar em um ambiente formal dá para apostar em um terninho mais moderno com um xadrez leve rabiscado.

Casacos mais sofisticados como um cardigã midi, por exemplo, com estampa xadrez, ficam bem com calça e blusa, ou com um vestido e compõem facilmente um look de trabalho.

Apesar do xadrez ser muito associado ao mundo sertanejo e country, a versatilidade desta estampa permite o uso em diversas ocasiões, basta se inspirar para montar um look para lá de moderno

Sábado, 08 de Junho de 2019 - 09:05

Depois de Mãe: Nem todo mundo vai entender você, e tá tudo bem!

por Nine Lima

Depois de Mãe: Nem todo mundo vai entender você, e tá tudo bem!

 

Tudo bem se o outro não entende o que você está vivendo... é real o fato de que as amizades mudam, as relações também, é impossível ser a mesma depois que se é mãe, concorda?

A maternidade trás consigo tantas mudanças e ninguém é mesmo obrigado a entender, principalmente quando ainda não viveu essa experiência avassaladora. Mas, mesmo quem experimentou a maternidade, não viveu a sua experiência, ela é só sua. ninguém é igual e a maternidade também não há de ser! Muitas vezes mesmo quem está ali do seu lado pode não viver o mesmo que você tem vivido, simplesmente porque ninguém evolui ninguém, e evolução não se impõe.

 

Ninguém é capaz de amadurecer ninguém que não quer ser amadurecido, porque maturidade vem de dentro pra fora e não de fora pra dentro. É normal achar que hoje muitas coisas tem valores diferentes, que suas prioridades hoje são totalmente diversas daquelas de alguns meses atrás. É normal perceber que o era necessário ontem, hoje é acessório, e que coisas aparentemente simples antes se tornaram verdadeiros milagres diários.


Todas essas coisas mostram o quanto você aprendeu com a vida, e o quanto a vida que cresceu dentro de ti, ou que você escolheu cuidar, te transformou. É normal olhar para as outras pessoas e achar que elas pararam no tempo, e que o nosso "time" é completamente outro.

 

Mudaram-se os gostos e até mesmo os medos. Mudaram-se também a força e até objetivos. O caminho do auto conhecimento é individual, é solitário porque é assim que deve ser. Você só precisa entender esse seu novo "eu", valorizar a pessoa que hoje se tornou depois de toda essa revolução que aconteceu aí dentro no seu interior e quase ninguém viu.

 

Lembre-se de como você pensava antes de ser mãe, lembre de como você imaginava que seria quando fosse mãe e veja o quão distante foi quando se tornou de fato mãe... Desse jeito é mais fácil entender porque muitas pessoas parecem não te entender. Mas é preciso estar segura do seu novo papel e reconhecer suas transformações para que você siga em seu novo caminhar e não ligue muito sobre o que os outros vão pensar!

 

Quem estiver disposto a caminhar ao seu lado vai entender essa nova mulher, mas você também precisará entender que nem todo mundo vai conseguir entender você. E tá tudo bem!

 

 

Nine Lima  - Servidora Pública, Mãe de Gêmeos e Autora do Blog Querida Mamãe

Instagram: @blogqueridamamae

www.queridamamae.com

 

 

Quinta, 06 de Junho de 2019 - 09:05

Vida sexual da mulher na terceira idade

Vida sexual da mulher na terceira idade


O mundo mudou e o comportamento das mulheres também, inclusive das mais idosas. Há algumas décadas as mulheres na faixa dos 60 anos já eram consideradas velhas. Hoje, elas têm uma vida ativa e não precisam mais ficar sem companhia. Mas ainda há um grande desafio a vencer: como manter a vida sexual interessante, apesar da menopausa?

 

Junto com as alterações hormonais que ocorrem nessa fase, vem o ressecamento vaginal e o desejo sexual varia, em um ‘efeito ioiô’; sintomas que afetam diretamente o dia a dia da mulher após a menopausa e, é claro, interferem nas relações. A diminuição da libido é comum. A vagina, a vulva e o trato urinário inferior tendem à atrofia. Por isso, buscar orientações de um médico ginecologista pode ajudar muito.

 

A ginecologista Juliana Pierobon explica que, por causa da menopausa, a redução dos hormônios mexe com a lubrificação da mucosa vaginal, tornando o ato sexual, por vezes, desconfortável.

 

"A diminuição do estrogênio e da testosterona influenciam na cognição, na sensibilidade e textura da pele e mucosas, bem como na motivação sexual. A fisiologia se modifica, mas a resposta sexual ainda existe. Ela está apenas mais lenta", explica.

 

A médica ressalta, no entanto, que a vida sexual pós-menopausa também tem muito a ver com a parte emocional e não apenas com os hormônios. "As mulheres devem derrubar o tabu de que a partir da menopausa terá uma vida sexual ruim. O acompanhamento ginecológico adequado é fundamental para minimizar os sintomas e assegurar um sexo prazeroso", afirma a especialista.

 

Juliana Pierobon alerta que as mulheres devem se esforçar para manter uma atitude positiva diante da velhice, aproveitando as vantagens da prática do sexo na Terceira Idade, com mais tempo para curtir o parceiro e sem as ilusões da juventude. No entanto, não podem jamais esquecer do uso da camisinha.

 

"O preservativo proporciona segurança durante o sexo para pessoas de qualquer idade e não deve ser deixado de lado apenas pelo fato de essas mulheres não mais engravidarem. A falta de discussão sobre sexualidade e uso de preservativo levaram ao aumento no contágio e o número de doenças sexualmente transmissíveis em idosos dobrou na última década", orienta a médica.

 

As questões que envolvem os problemas sexuais na Terceira Idade podem ser contornadas com visitas regulares ao ginecologista, que precisa incluir a questão entre os assuntos clínicos.

 

Dicas para as mulheres terem uma boa vida sexual na Terceira Idade

- Uso de lubrificante na hora do sexo facilita a penetração e a torna mais prazerosa;

- Uso frequente de creme intravaginal a base de estriol – por indicação do ginecologista – combate o ressecamento interno da vagina e melhora a elasticidade da muscosa vaginal;

- Tratamentos com laser vaginal melhoram a atrofia genito-urinária a longo prazo e podem ser indicados pelo ginecologista

- Terapias e exercícios físicos melhoram o emocional e o físico e podem ajudar na hora do sexo;

- Beber bastante água pode ajudar na produção de fluidos necessários a uma boa relação sexual;

- A aceitação do próprio corpo é fundamental para se sentir segura junto ao parceiro; além de um entendimento mais amplo do sexo, além da penetração.

“Meditação do coração” estréia no Porto da Barra

 

Meditar é bom, mas meditar com o coração é melhor ainda. Por isso, os terapeutas corporais e renascedores May Irineu e Rajan Irineu, promovem pela primeira vez na Barra, a “Meditação do coração”, encontro aberto e gratuito que acontece no próximo domingo, dia 9, das 8h às 9h, no píer do Porto da Barra, com o objetivo de contribuir para a evolução do ser.

“A Heart Chakra é uma meditação que faz conectar com o coração. Renova a energia através de movimentos em direção aos quatro pontos cardeais, deixando a pessoa mais sensível e amorosa. No momento em que você se preenche com esta amorosidade, vai querer compartilhar com os outros, pois há um transbordamento desta energia”, explica Rajan, um dos facilitadores.

Para participar não é necessário fazer inscrição prévia. A atividade será iniciada pontualmente, por isso é recomendado chegar com antecedência e levar garrafa com água e canga ou colchonete de yoga (são opcionais).

Laboratório é eleito melhor empresa para trabalhar na Bahia

  
As melhores empresas para trabalhar na Bahia foram conhecidas na noite desta quinta-feira (30), durante cerimônia realizada para convidados, no Congrats Hall. O Laboratório Sabin foi destacado pelo Great Place To Work (GPTW) como a melhor organização para trabalhar na Bahia, na categoria Pequenas e Médias Empresas.

 

Este é o 6º ano consecutivo que o laboratório está no ranking das melhores empresas para trabalhar no estado. A gestora técnica do Sabin em Salvador, Tatiana Ferraz, recebeu o prêmio e destacou a importância da cultura organizacional da instituição para que fosse possível alcançar este patamar. “Estamos participando deste ranking há seis anos na Bahia e os resultados desta pesquisa nos ajudam a refinar as políticas e práticas que contribuem para um ótimo clima organizacional, com respeito, credibilidade, inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para os nossos colaboradores. Essa conquista mostra que estamos praticando o nosso propósito que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas”.

Dia dos Namorados: Procon-BA deflagra Operação Afrodite

 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia, iniciou a Operação Afrodite 2019, com o objetivo de fiscalizar os fornecedores de produtos e serviços para o Dia dos Namorados.

 

A operação acontecerá em três fases até meados de junho, tendo, como alvo, fornecedores de roupas íntimas, sex shops e motéis de Salvador.

 

No ano passado, dos 54 estabelecimentos que foram fiscalizados, 10 motéis foram autuados durante a operação. Dentre as irregularidades constatadas, os agentes do Procon encontraram produtos com prazo de validade vencido no estoque e nas áreas de manipulação (cozinhas) dos motéis.

 

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer penalidades, a exemplo de multas.

 

Quaisquer denúncias ao órgão podem ser feitas através do aplicativo Procon BA Mobile ou por e-mail:denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.

Terça, 04 de Junho de 2019 - 09:05

'Minha Amada Imorta' no Cineclube OSBA

'Minha Amada Imorta' no Cineclube OSBA

 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza a 3ª edição do seu mais novo projeto de extensão: o Cineclube OSBA, que acontece no dia 05 de junho, quarta-feira, às 19h, na Sala de Ensaio da OSBA, no Piso C do Teatro Castro Alves.  Ainda integrando o “CICLO BEETHOVEN” da OSBA, o cineclube exibe “Minha Amada Imortal", filme do diretor inglês Bernard Rose (1960) que conta a história da vida do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). O projeto é realizado em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Nesta edição, o convidado para debater ao final da exibição do filme é o pesquisador Euro Azevedo. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.

 

O Cineclube OSBA nasce com objetivo de exibir uma seleção de filmes que

SERVIÇO:

 

CINECLUBE OSBA 3ª Edição (CICLO BEETHOVEN)

Data: 05 de junho (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Sala de Ensaio da OSBA, Piso C do TCA

Debatedor convidado: Euro Azevedo

ENTRADA GRATUITA (Sujeita à lotação do espaço)

Segunda, 03 de Junho de 2019 - 11:05

Época das botas!

Época das botas!

 

As botas são mais usadas durante o inverno, ficam muito melhor em lugares mais frios, mas é um tipo de calçado que dá para ser usado, também, nesta época em Salvador. Para isso é necessário saber qual modelo se adequa melhor ao ambiente e ao estilo da roupa.

Hoje em dia, segundo o site Dicas de Mulher, existe mais de dez tipos de botas, que variam de acordo com o cano, que pode ser curto ou longo, e também aos diversos tipos de salto.

Levando essas características em consideração é bom saber que as botas sem salto são as ideais para o dia a dia, conta o Dicas de Mulher. As botas sem salto são igualmente charmosas, mas a ausência do salto oferece a agilidade e conforto que toda mulher precisa.  Das botas sem salto existem:

Coturno - estilo parecido com os que soldados usam em guerra.  Possui um cano médio, geralmente tem cadarço e é indicada para quebrar um look delicado, com toques de rendas e babados. O contraste demostra modernidade;

Montaria - elas saíram do mundo da cavalaria, do hipismo. Possuem cano alto, geralmente feita de couro em cores escuras. Esse é o verdadeiro modelo para dias frios. A combinação ideal é com calça justa ou até mesmo jeans.

Galocha – É um modelo usado principalmente para dias chuvosos. Um tipo de bota feito de plástico, então é bom evitar usar em dias quentes. Evitar looks formais para essa bota;

Biker - é como se fosse uma versão menor do modelo de montaria, a bota biker tem o cano curto, logo dá para ser usada em dias mais quentes. Vai bem com jeans e looks casuais;

  • Chelsea - tem o cano curto e um elástico na lateral, por isso é confortável, prática e ao mesmo tempo estilosa. Por causa da sua simplicidade não há erro nas cominações: vestidos, saias e shorts;
  • Country - como o nome sugere esse modelo de bota é uma referência aos cowboys e cowgirls. Elas têm cano curto, bico fino, e detalhes de fivelas. Essa bota tanto fica bem com calça, quanto com shorts, dá para compor o look básico camiseta mais calça;
  • Cano baixo flat - é um modelo de cano baixo cheio de detalhes como franjas e tachas. Ela vai bem com a maioria dos looks modernos urbanos;
  • Cano alto flat - essa bota tem o cano acima do joelho, assim como o modelo de montaria o ideal é usar com calças jeans ou calças justas.Description: Autumn, Boots, Dry Leaves, Fall, Feet, Footwear, Leaves

 

Entre as botas com salto as dicas de uso seguem as mesmas, sabendo adequar o estilo da bota com a roupa e a ocasião. O modelos são: cano baixo, cano alto, over knee (parecida com a cano alto flat, mas tem salto), open boot (tem abertura na frente, deixa alguns dedos a mostra) e ankle boot (o cano mais curto, na linha do tornozelo).

E segundo o blog Coisa de Karol é importante saber:

  • se tem perna grossa não usar nada que aperte a panturrilha ou tornozelo;
  • se for baixinha usar sempre calça ou meia calça na mesma cor da bota porque isso alonga;
  • use botas no ambiente de trabalho de acordo o tipo de vestimenta, não exagere e cuidado para não dar um ar "sexy" ao look.
Damares Alves defende abstinência sexual como melhor método contraceptivo
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ministra Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alvez afirmou que gostaria de ver o assunto abstinência sexual tratado como pauta no que se refere a métodos contraceptivos e infecção de jovens pelo vírus HIV. A declaração foi dada em entrevista à BBC News Brasil. 

"Eu gostaria que a abstinência fosse também um método a ser discutido em sala de aula. Eu gostaria muito de conversar sobre isso com os jovens [...]Estamos vendo uma campanha muito grande do sexo pelo prazer, tão somente pelo prazer, mas voltar a falar do afeto, trazer o afeto para esse debate, acho que é o método mais eficiente para a não gravidez, não é a camisinha, não é o diu, não é o anticoncepcional, o método mais eficiente é a abstinência. Por que não falar sobre isso? Por que não falar de retardar o início da relação sexual ? Eu defendo essa tese", disse a ministra. 

Sexta, 31 de Maio de 2019 - 10:05

Os desafios para decorar um pequeno apartamento

Os desafios para decorar um pequeno apartamento

A decoração é um desafio para pequenos espaços. O arquiteto e decorador Maurício Arruda fez uma série de vídeos em seu canal no Youtube falando sobre o tema.

 

Para montar a sala uma estratégia é pensar primeiro nos móveis grandes. Uma dica de Arruda é optar por um sofá cama. Apartamentos menores não comportam quarto de hóspedes, mas ainda assim é possível acomodar uma visita justamente na sala.

 

Apartamentos pequenos não tem muita divisão entre sala de estar, sala de jantar e cozinha, no máximo há uma separação de balcão da cozinha para a sala principal. Pensando nisso prefira mesas mais estreitas que não atrapalham a circulação.

 

Maurício Arruda explica também que quem mora sozinho, por exemplo, não precisa comprar várias cadeiras para a mesa, então é legal investir em bancos que são multiuso e ao mesmo tempo um quebra galho quando a casa estiver cheia de visitas.

 

O ideal no quarto é que cama e guarda-roupa não atrapalhem a circulação, preze por ter espaço para andar e até mesmo limpar o ambiente. E no banheiro lembre-se de usar a área acima da pia. Um armário acima da cuba pode ser uma ótima opção de arrumação dos itens básicos como toalhas pequenas e escova de dente, por exemplo.

 

Quinta, 30 de Maio de 2019 - 13:30

Conheça o BN Mulher!

por Iga Bastianelli

Quinta, 30 de Maio de 2019 - 11:05

"Case de Sucesso": Iris Azi, Empresária Baiana de Trajetória Inquieta

por Iga Bastianelli

O Spa Urbano, idealizado há quase dez anos pela empresária baiana Iris Azi, acabou de receber o Prêmio “TOP OF MIND BRAZIL” - prêmio concedido anualmente às empresas que se destacam no mercado brasileiro, uma chancela de que o Spa Urbano é uma empresa certificada em termos de qualidade perante seus concorrentes. “É sensacional ter a minha empresa reconhecida pela excelência e bom atendimento, e ser certificada pelo conceituado Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública – INBRAP”, comemorou Iris durante entrevista ao BN Mulher.


Arrojada e com perfil empreendedor, por meio deste ”Case de Sucesso" você vai conhecer ainda mais sobre o perfil inquieto de Iris Azi, esta empresária que tem uma trajetória profissional com experiências em diferentes áreas e com muitas conquistas. Além da carreira, administra um casamento de 25 anos, 2 filhos já formados e a rotina de atleta de stand up e remo. 


Iris relata que passou produtivos anos trabalhando no comércio e na área de relações internacionais, na qual tem formação: é graduada em Relações Internacionais e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano. Mas o Spa foi criado quando ela descobriu que queria inovar em algo que gostava ainda mais: a área de qualidade de vida e saúde. “Fiz um estudo de mercado e coloquei a mão na massa com a elaboração do plano de negócios. Em 2009 inaugurei no bairro da Federação o primeiro Spa Urbano da Bahia com conceito de “wellness” (bem-estar) e no início de 2010 fui convidada a mudar de endereço e abri uma unidade na Pituba, onde o Spa funciona até hoje”.



Trajetória, desafios e aprendizados

Iris trabalha desde os 16 anos e agora aos 52 demonstra energia de sobra e muita disciplina. “Me sinto motivada para encarar novos desafios e ampliar meus negócios. Tenho certeza que o Spa Urbano vai romper a fronteira da Bahia rumo a outros estados”, disse ela sempre otimista.

Ela contou que como a maioria dos jovens precisou batalhar para chegar onde chegou e se orgulha de ter trabalhado como atendente aos 16 anos, se tornado representante de uma multinacional (Warner) aos 18 e lojista por mais de 10 anos, até que saiu da área de vendas e foi trabalhar na área que tem formação no Centro Internacional de Negócios da Bahia, uma organização do Estado. A inquietude sempre regeu a vida de Iris seja por necessidade ou por vontade de conquistar novos objetivos.

Quando abriu a primeira loja no shopping Sumaré, em 1992, ela lembra que o mercado estava superaquecido. Antes de completar um ano de funcionamento nesse shopping, abriu uma filial no shopping Iguatemi (atual shopping da Bahia). Foi a primeira franquia da marca Colcci do Norte e Nordeste e passou a ser uma espécie de loja referência da marca.

“As dificuldades vieram com a contabilidade, fui enganada pelo contador que me trouxe um prejuízo enorme. Também tive problemas para formar uma equipe de vendas, passando por falta de comprometimento até roubo. Por ser uma mulher nova, tinha 27 anos, muitas pessoas tentaram me enganar. Mas mantive o pulso firme. Errei e acertei! O aprendizado foi fundamental para ser quem eu sou hoje. Além disso, o conhecimento acumulado nesses anos ninguém irá tirar de mim”. 

Inspiração:

A inspiração para ser uma das pioneiras neste segmento de Bem Estar veio com a percepção que Salvador vem crescendo no ritmo do ferro, do asfalto e de uma rotina que, aos poucos, quase que imperceptivelmente, esgota física e mentalmente a sua população”. Segundo Iris, era uma necessidade criar um espaço que contemplasse a saúde e o relaxamento e que não estivesse longe do alcance dos soteropolitanos. Unindo a comodidade da localização ao isolamento sensorial provocado pela ambientação de alta tecnologia, o Spa Urbano consegue cumprir a sua promessa de ser um verdadeiro oásis no meio da acelerada capital. “Sempre repito que fomos o primeiro Spa a implementar o conceito de wellness na Bahia”, falou Iris sobre o pioneirismo


Características empreendedoras

Ariana legítima, Iris acredita que por ser o primeiro signo do zodíaco, a energia de liderança e inovação são características marcantes que ajudam na tomada de decisões. “Tenho um senso de justiça enorme. Sou leal, honesta, determinada e caprichosa. Dou o meu melhor em tudo que faço. Não sou de fazer apenas por fazer. Sou apaixonada pela vida e sempre estou entusiasmada pra viver novas experiências. Vivo o agora!”, revelou Iris sobre as características marcantes da sua personalidade que ajudam a superar desafios.

Mas, como empresária de sucesso, Iris também sabe da importância de uma equipe. “Selecionei excelentes profissionais, o sucesso do Spa está no amor ao negócio e respeito aos meus clientes e colaboradores”. Para quem está começando no mundo dos negócios, principalmente as mulheres, ela aconselha: “acredite em você e no seu potencial e corra atrás do seu sonho. Procure se capacitar e estudar bem o negócio no qual deseja investir”, aconselhou Iris. 


 

 

Curso gratuito para gestantes ajuda a preparar a família

 O anúncio de um bebê traz muitas alegrias para a família, mas também desperta muitas dúvidas sobre o processo da gestação e os primeiros cuidados com o recém-nascido.  É nesse contexto que os cursos para gestantes e pais têm ganhando mais espaço, entre ele o Nove Meses, uma iniciativa gratuita que prevê uma série de encontros com as mães e pais para ajudar a esclarecer sobre esse momento mágico da vida.

 

Os encontros são mensais e no próximo dia 1º de junho chegará ao seu terceiro momento.  Na oportunidade, os participantes poderão aprofundar conhecimentos, aprender e tirar suas dúvidas sobre amamentação, alimentação para nutriz, cuidados e indicações de coleta em recém-nascido e vacinas do 0 aos 6 meses.

 

Sobre o Curso Nove Meses

O curso é conduzido pela consultora em aleitamento materno da Mamar Mais e especialista em UTI Neonatal, Fernanda Nunes. É uma realização da consultoria Mamar Mais em parceria com o Labchecap. Cada encontro trata de diferentes assuntos relacionados à saúde da mamãe e do bebê.

 

O encontro acontecerá na unidade Labchecap Kids, localizada  na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 01, Pituba, das 16h às 18h. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site do Sympla (https://bit.ly/2M43UsW). No entanto, para participar do curso, os inscritos deverão levar 2kg de alimento não perecível por pessoa no dia do evento. O espaço conta com estrutura confortável, estacionamento e manobrista gratuito.

 

As vagas são limitadas. Para mais informações você pode entrar em contato através dos números 71 99171-4115 (whatsapp), 3500-4115 ou 3500-4116.

Quer parecer mais alta? Confira 5 truques de moda para alongar a silhueta

Nem todas as mulheres nasceram com a altura que gostariam. A boa notícia que a consultora de moda Deborah Zandonna traz é a possibilidade de valorizar os pontos fortes de cada um com pequenos truques (detalhe: dicas usadas pela própria Deborah já que, como ela mesma revela, tem 1,62!) Confira:

 

  1. Gola alta

A gola alta é uma excelente opção para quem deseja um efeito mais longilíneo na região do tronco. Ou seja, sem decote para parecer que o tronco é maior.

 

  1. Calça flare

A calça flare, por ter a parte de baixo mais larga e comprida, dá a impressão de alongar as pernas. Melhor ainda se usá-la com um salto bem alto e cobrindo todo o sapato.

 

  1. Sapato/sandália nude

Por ser de um tom próximo ao da pele, o sapato nude também tem o poder de fazer com que as pernas pareçam mais longas, principalmente quando usado com saias ou shorts.

 

  1. Look monocromático

Os looks monocromáticos, os preferidos de Deborah, mesmo quando compostos por duas peças, costumam dar a impressão de que é uma peça única. E é aí que está o truque: o corpo inteiro parece ganhar alguns centímetros.

  1. Saia curta

A saia mais curta alonga as pernas. Mas todo cuidado é pouco para não deixar o look vulgar.

Domingo, 26 de Maio de 2019 - 08:40

Vera Pontes no Comando da Moda na Bahia há 28 anos

por Iga Bastianelli

Vera Pontes no Comando da Moda na Bahia há 28 anos

Ela já foi estilista, dona de confecção criava coleções para mulheres e crianças e até os 53 anos praticou ballet, era “bailarina profissional”. Foi uma das primeiras mulheres e continua até hoje a comandar a Moda na Bahia. Aos 68 anos, cheia de energia, Vera Pontes (‘não minto a idade’  falou sorrindo) está há 28 anos à frente de dois eventos que acontecem todos os anos em Salvador: a Expo de Moda com foco no outono e inverno e Made in Bahia com produtos para o alto verão. Vera chegou para o nosso bate papo dizendo estar “sentida por ter deixado a equipe” (apenas por alguns minutos),  mas disposta a falar sobre o que ama fazer.

 

Vanguardista, ela tem orgulho de dizer que criou a primeira Feira de Pronta Entrega de Moda, e demonstra continuar antenada e flexível para se adaptar as mudanças: “reinvento sempre nosso evento, vamos ajustando, inventando novos conceitos e nos moldando às novidades, como o consumo consciente, por exemplo". Segundo ela é preciso entender que o mundo mudou, as necessidades são outras e por consequência o comportamento das pessoas em relação a moda também! Vera lembra que antigamente as pessoas consumiam tanto, compravam tanto que ela cansou de ouvir “vou comprar esta roupa para quando eu emagrecer usar”, lembrou ela. Comportamentos totalmente fora do contexto do mundo atual diante das preocupações climáticas, ambientais e econômicas.

 

Talvez o segredo para que os eventos perdurem por tanto tempo seja a originalidade e criatividade de Vera Pontes. A Expo de Moda vai começar esta semana e acontece pela primeira vez num espaço da loja do Wall Mart, no período de 28 maio a 2 de junho. Conheça agora um pouco mais sobre esta história que se confunde com a Moda na Bahia.

 

1- A Feira sempre acontecia no Centro de Convenções, mas mudou de endereço... como foi para você esta transição?

 

Durante 24 anos a Expo de Moda e a Made in Bahia ocuparam o pavilhão do antigo Centro de Convenções, que foi interditado em janeiro de 2015. De lá para cá tivemos que mudar e nos adaptar rapidamente e nossos eventos passaram a acontecer na Arena Fonte Nova e no Porto de Salvador. Este ano fomos convidados pelo Wall Mart a realizar a Feira numa área de 2.500 metros quadrados, toda climatizada , não será no estacionamento, foi disponibilizada uma parte enorme da loja para o nosso evento. Estou muito feliz e cheia de expectativa que será um sucesso.

 

2- Vera, como foi o início e como surgiu a ideia de criar a primeira Feira de Pronta Entrega de Moda?

 

Então... as feiras antes eram de pedidos, os expositores retiravam pedidos dos lojistas e despachavam depois as encomendas que só chegavam meses depois... A ideia surgiu pois eu era expositora da FENIT – Feira Internacional Textil, que acontecia em São Paulo. Vivia este mundo da moda e na época a Secretaria de Indústria e Comércio queria fomentar este setor aqui na Bahia. Participávamos de diversas reuniões e num destes encontros sugeri criar a Primeira Feira de Pronta Entrega. Na minha opinião era o que funcionaria em Salvador, por que o lojista do interior queria comprar um pouco de cada modelo e não a grade inteira. Eles gostaram desta sugestão e logo após a reunião, fui convidada pela Secretaria dirigida na época pelo secretário Paulo Souto a organizar a Feira. Visitei várias cidades do interior. Aqui na Bahia tínhamos apenas dois pólos de confecções, um em Jequié e outro em Feira de Santana. Então foi assim que tudo começou e eu me dediquei exclusivamente a este desafio e estou aqui até hoje.

 

3- Como era o cenário do mercado da moda em Salvador quando a Feira foi idealizada?

 

Em Salvador só existia o Shopping Iguatemi e o Shopping Barra, este ainda funcionava sem lojas âncoras. Era só isso o que tínhamos. Então existia uma carência e a Feira surgiu neste contexto como uma opção diferente trazendo novidades! Sempre realizei desfiles e inovei, meu contato sempre foi muito próximo dos estilistas baianos e me orgulho em dizer que demos oportunidades para vários nomes. Entre eles, Vitorino Campos, que participou e venceu um dos Concursos "Novos Criadores da Moda" que era direcionado só para alunos matriculados em cursos de moda, no total foram seis edições.

 

4- Após tanto tempo seus eventos de Moda continuam vencendo os diversos desafios, a que se deve o Sucesso deste seu empreendedorismo?

 

Lanço novidades, me reinvento, foco no que é moderno e tendência. Por exemplo, nesta Expo vamos ter a Gincana Fashion, teremos as "digitais influencers” montando looks, cada uma deve escolher quatro peças entre roupas e acessórios e ganha o look mais barato. Então vamos incentivando o público a garimpar a saber escolher, hoje as pessoas tem mais informações e sabem o que querem e precisam. Temos também moda Plus Size, tenho parceria com uma digital influencer só para este segmento. Serão 60 expositores, na década de 90 chegamos a ter 530 expositores. Mas a verdade é que neste caminho muitos quebraram, não suportaram a crise e as dificuldades... mas seguimos firmes valorizando quem acredita em nosso trabalho.

 

Vera estava com pressa, pois precisava coordenar a montagem da Feira, mas não deixou de me dar dicas de moda e nos despedimos do bate papo... Ao elogiar o look dela, Vera não perdeu a oportunidade de mostrar em detalhes a elegante "calça flare” que ela vestia e falou apaixonadamente deste fornecedor... e de tantos outros da Feira. Logicamente prometi visitar a feira e a calça que alonga o corpo, já está na minha "Wish List"!

Brasileira dará nome a asteroide após vencer feira mundial de ciências
Fotos: Arquivo Pessoal

A brasileira Juliana Davoglio Estradioto, de 18 anos, terá seu nome em um asteroide. A honra é fruto da sua vitória em uma das principais categorias da maior feira internacional de ciências e engenharia para jovens cientistas pré-universitários.

 

O prêmio da Intel Isef (International Science and Engineering Fair) 2019 foi realizado na última sexta-feira (17) em Phoenix (EUA) e contou com quatro dias de competição entre 1.800 jovens entre 15 e 19 anos, vindos de diversos países.

 

O projeto que garantiu o primeiro lugar da categoria Ciências materiais para Juliana, de acordo com o UOL, permite o aproveitamento de resíduos que sobram no processamento da macadâmia para produção de uma membrana biodegradável. Esse produto poderia ser utilizado para produzir desde embalagens até curativos, substituindo materiais sintéticos com um material natural e reaproveitando algo que seria descartado.

 

Ao portal, a brasileira disse que não acreditou ao ouvir seu nome como vencedora e que ainda está "sem palavras". "Quando falaram Osório, o nome da minha cidade, eu ainda pensei 'deve ter outra cidade no mundo chamada Osório. Não deve ser verdade'. Quando subi no palco, o cara que estava apresentando começou a rir da minha cara. Eu só chorava. Eu realmente achava que seria impossível ganhar", admitiu. Como prêmio pelo primeiro lugar da categoria, além de receber 3 mil dólares, Juliana poderá nomear um asteroide com um dos seus sobrenomes.

A pesquisa de Juliana foi desenvolvida durante o ensino médio técnico em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que cedeu um laboratório para que os testes fossem realizados. A ideia era usar as sobras de 75% do processamento da macadâmia para gerar algo sustentável, econômico e com relevância social.

 

Durante o Isef 2019, o Brasil conquistou ainda outros 7 prêmios - o país mais premiado da América Latina e o 10º no ranking mundial.

Sexta, 24 de Maio de 2019 - 09:05

Ja começou a cuidar de você?

por Ana Claudia Oliveira

Ja começou a cuidar de você?

A correria da vida, infelizmente, nos leva muitas vezes a esquecermos de nós mesmas. Negligenciamos nossas vidas quando na verdade é o que há de mais precioso em nossas mãos.

 

Cuidar de si não é necessariamente gastar rios de dinheiro em tratamentos estéticos e coisa e tal. Mas é curtir a própria companhia e se presentear da maneira mais simples e de um jeito que talvez ninguém saiba, porque só nós nos conhecemos de verdade.

 

Um passeio no shopping, uma corrida na praia, um dia vendo filmes clichês que aquecem o coração, talvez uma ida ao jogo do time do coração.

 

Cuidar de si é prestar atenção no que faz mal e passar a ignorar, é marcar uma hora no salão porque gosto de estar arrumada ou eu mesma fazer meu cabelo e unhas porque sei fazer e me sinto bem fazendo.

 

Outro jeito de se cuidar é procurar um psicólogo e começar a adiada terapia, porque todas nós temos nossos medos e traumas e não precisamos ter vergonha disso...

 

Ou pode ser mais simples esse cuidado, apenas uma ligação para aquela amiga que há anos não troco dez palavras.

 

Gritar quando estamos sufocadas, exigir uma pausa quando tudo está acelerado, correr quando tudo está lento, voar quando estamos presas ao chão. Cuidar de si é buscar o melhor, o que nos faz bem, de um modo não egoísta, mas necessário. Se não cuidarmos da gente, quem cuida? Este é o primeiro passo ... já pensou nisso?

Laudo do IML aponta que modelo da SPFW morreu em decorrência de edema pulmonar
Foto: Reprodução / Instagram

O laudo necroscópico emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica informou que o modelo Tales Cotta sofria, em vida e provavelmente sem o conhecimento, de uma cardiopatia não diagnosticada. O problema cardíaco não especificado culminou num quadro de edema pulmonar agudo, o que provocou o mal súbito durante o desfile na 47ª São Paulo Fashion Week em abril deste ano.

 

Segundo informações obtidas pelo G1, o exame será encaminhado para o 91º Distrito Policial (DP) e integrará o inquérito que apura a causa da morte considerada até então como suspeita a esclarecer. No documento, também foi provado que ele não tinha consumido drogas e álcool. 

 

No dia 27 de abril, Tales Cotta desfilava pela marca Också durante a São Paulo Fashion Week (SPFW) quando caiu na passarela desacordado. No momento, chegaram a pensar que o fato fazia parte de uma performance. Socorrido, Tales foi levado a um pronto-socorro no bairro da Lapa, mas não resistiu (relembre aqui).

Quinta, 23 de Maio de 2019 - 09:05

Zumba para aliviar a TPM

por Iga Bastianelli

Zumba para aliviar a TPM

 A TPM é comum entre muitas mulheres. Segundo estudos recentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os sintomas afetam 80% das brasileiras e são causados pela alteração hormonal que o corpo sofre durante o ciclo menstrual, que pode resultar em manifestações físicas e psicológicas, desde retenção de líquidos, fadiga e até irritabilidade.

 

Ao contrário do que muitas pensam, esses sintomas não são permanentes e podem ser amenizados com a prática de atividade física. Durante o treino, ocorre o aumento do metabolismo e da circulação sanguínea, o que melhora todas as funções do corpo, além de liberar a endorfina, hormônio relacionado a sensação de bem-estar, explica a Master Trainer de Strong By Zumba, Anna Kobe.

 

Já a ginecologista, obstetra e mastologista Mariana Rosario completa, “o exercício físico potencializa a produção do hormônio serotonina. É um componente presente em grande parte dos remédios que trata a depressão, mas podemos tê-lo, por meio do treino, como um antidepressivo natural.”

 

A especialista ainda explica que o ciclo menstrual é dividido em duas fases de 14 dias cada: a estrogênica, que é o período após a menstruação, no qual a mulher se sente mais disposta, sem inchaço, com pele e cabelo mais bonitos, pois o estrogênio promove a sensação de bem-estar. A segunda fase é a progestagênica, quando o corpo se prepara para a ovulação e podem ocorrer os sintomas da TPM.

 

 “A Strong Zumba é uma atividade que recomendo fazer também nos dias de menstruação, por ser rápida e completa. Trabalhamos o corpo todo, com o próprio peso. O programa também tem um formato de 30 minutos, o STRONG 30, para aqueles dias que você precisa de uma versão mais curta, com a mesma intensidade”, explica a Master Trainer Anna Kobe.

 

A Dra. Mariana garante que não há contraindicações e que durante a menstruação pode treinar normalmente. “É preciso, apenas, respeitar o que está sentindo, tendo um cuidado a mais para quem tem fluxo intenso ou cólicas fortes, nestes casos o treino deve ser mais leve”, finaliza.

Polícia Militar da Bahia ganha primeira mulher com a patente de tenente-coronel
Foto: Divulgação

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou a primeira mulher com a patente de tenente-coronel, a integrante da primeira turma de mulheres oficiais da corporação, Fernanda Dantas, de 54 anos.

 

A tenente é médica especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.

 

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, disse a maior autoridade feminina da corporação.

 

Ana Fernanda lembra da época que ingressou na PM-BA e da ausência de referências femininas. “Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM”, disse. A tenente-coronel ainda atribui o número reduzido de mulheres a auto cobrança. “Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição”, afirmou.

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 10:05

Acontece em Salvador a 'Vitrine das Noivas e Festas'

Acontece em Salvador a 'Vitrine das Noivas e Festas'

O Mini Wedding é um termo em inglês que define “pequenos” casamentos ou festas mais intimistas. Por questões de custo e vontade de fazer uma cerimônia menor sem perder o charme, muitos casais optam por esse estilo que funciona até mesmo em um ambiente pequeno como um apartamento.

 

A maior versão desse casamento é feita com cerca de 100 pessoas e vai até um formato menor que pode ser chamado, também, de casamento a dois, apenas o casal e o círculo familiar mais próximo.

 

Além do baixo custo, o Mini Wedding pode ser uma escolha para aqueles que querem celebrar o momento com as pessoas que têm grande importância na história do casal, como conta o site Lápis de Noiva.

 

O primeiro passo para pensar no mini wedding é estabelecer o local e quantas pessoas chamar, como orienta o site da revista iCasei. A verdade é que a festa adquire a personalidade dos noivos, porque casamentos menores normalmente têm mais o perfil do casal do que os grandiosos, afinal eles podem cuidar de tudo com mais proximidade. E casamentos pequenos podem, também, ser realizados em casas de festas que ofertam menos horas de aluguel, algumas oferecem um pacote fechado voltado ao mini wedding.

 

E esta semana começa em Salvador o ‘Vitrine das Noivas & Festas’  

De 22 a 26 de maio, o Salvador Shopping recebe a sexta Vitrine das Noivas & Festas, que reúne mais de 20 fornecedores para apresentar as principais tendências do segmento. O evento apresenta uma programação de desfiles, apresentações musicais e sorteio, na Praça Central (Piso L1). O espaço pode ser visitado de quarta a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 13h às 21h.

SERVIÇO – 6ª Vitrine das Noivas & Festas

Período: 22 a 26 de maio de 2019

Local: Salvador Shopping (Praça Central – Piso L1)

Horário: quarta a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 13h às 21h

 

CBF escala Edina Alves e Brasileirão volta a ter mulher na arbitragem após 14 anos
Foto: Kin Saito / CBF

Após quase 14 anos, uma mulher voltará a apitar um jogo da elite do futebol nacional. Edina Alves foi escalada para comandar o apito na partida entre CSA e Goiás, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

 

A última partida de Série A arbitrada por uma mulher foi em 2005, no confronto entre Fortaleza e Paysandu. A curiosidade é que Silvia Regina, responsável por apitar o confronto, será supervisora do VAR no Rei Pelé, em Maceió. 

 

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba definiu a escalação da árbitra como um marco para a arbitragem brasileira. 

 

“Eu só consigo ver meus árbitros como pessoas iguais. Acho que ela serve como exemplo não só para mulheres, mas para todos. A Edina era bandeira, abriu mão do escudo da Fifa, de árbitra internacional, porque tinha o sonho de ser árbitra central. Então, ela voltou às categorias de base, começou a apitar na base, largando o escudo internacional de auxiliar. Ela já conseguiu alcançar o quadro internacional como árbitra central e, hoje, está chegando na Série A. Para mim, ela é um exemplo para todo mundo”, destacou. 

 

Edina terá Neuza Back como assistente. Elas estarão juntas na Copa do Mundo de futebol feminino, que acontece na França em junho. Tatiane Camargo completa o trio do Mundial, mas não estará no jogo do Brasileirão, pois se recupera de lesão. Emerson Augusto de Carvalho será o substituto. 

 

O jogo entre CSA e Goiás está marcado para segunda-feira (27), às 20h, em Alagoas. 

Identificar disfunções na tireoide no pré-natal poderia prevenir problemas em bebês
Foto: Reprodução / Shutterstock

A ausência de exames que identifiquem disfunções na tireoide no protocolo de acompanhamento pré-natal é considerada um problema sério pela endocrinologista e metabologista especialista em doenças endocrinológicas na gestação Alina Feitosa. Isso porque o hormônio tireoidiano tem influência na formação de todo o sistema nervoso do bebê. “A criança não tem hormônio tireoidiano até 12 semanas, não tem produção porque ela não tem tireoide, todo hormônio que tem é da mãe”, explicou a médica. “Então se a mãe tem disfunções da glândula, a criança pode sofrer consequências muito importantes”, alertou a especialista.

 

As doenças da tireoide apontadas pela médica como com maior oferta de risco para o bebê são Hipotireoidismo e Hipertireoidismo, que são respectivamente a falta da produção adequada de hormônio da tireoide, e o excesso de produção de hormônio. “Essas duas doenças não são infrequentes e podem causar diversos sintomas que podem atrapalhar o curso da gestação”, disse Alina ao listar os problemas causados pelo fato da mãe ter alguma dessas doenças.

 

“Quando a mãe tem hipertireoidismo, o excesso de hormônios produzido por ela passa pela placenta e pode causar danos a criança, como redução do crescimento, peso mais baixo ao nascer, parto prematuro, contrações e sangramentos. No hipotireoidismo a criança pode ter formação inadequada da sua cabecinha”, esclareceu a endocrinologista.

 

Alina Feitosa demonstrou preocupação com existência de “bastante desconhecimento” sobre os problemas da tireoide e as sequelas que podem causar. “As pessoas conhecem que existe a tireoide e que ela pode dar problema, mas não faz parte do rastreamento habitual dentro dos exames de pré-natal, não faz parte do pré-natal de baixo risco avaliar a tireoide”, sinalizou.

 

A médica ainda alertou que a falta de conhecimento está dos dois lados, tanto no paciente quanto nos profissionais de saúde. “Existe desconhecimento da parte do paciente, que não sabe que alterações da tireoide podem ocorrer durante a gestação e prejudicar o bebê. E tanto eventualmente o [médico] pré-natalista, ou pré-natal que muitas vezes é feito por profissionais não médicos, na rede básica de saúde, pode passar despercebido se não for um quadro grave e muito claro de ser identificado”, afirmou.

 

Para evitar erros, a especialista em doenças endocrinológicas na gestação ressaltou a necessidade do médico responsável pelo pré-natal de questionar as pacientes sobre o histórico familiar de doenças tireoidianas do paciente, além de fazer exames físicos para verificar a existência de sintomas que sugiram alterações da tireoide.

 

Na sexta-feira (25), é celebrado o Dia Internacional da Tireoide, marcado por ações que chamam atenção para a importância da glândula e o cuidado com as doenças referentes a disfunção da tireoide.  

Histórico de Conteúdo