'Não é Não': Financiamento de campanha contra assédio sexual termina nesta sexta
Foto: Divulgação / Ítala Martina

Pensando no assédio sexual, recorrente nas festas populares, mulheres estão se movimentando e fazendo com que campanhas contra esse tipo de violência tenham ainda mais força no Carnaval de Salvador. A ação Não é Não ganhou visibilidade em todo país e já garantiu a distribuição de 15 mil tatuagens temporárias com a mensagem pelas ruas da capital baiana. Mas a campanha pode ainda ter mais 10 mil adesivos e, por isso, continua arrecadando fundos em um financiamento coletivo no site benfeitoria.com/naoenaoba até esta sexta-feira (15), às 23h59 (horário de Brasília).

 

Para divulgar a ação, o coletivo local Não é Não preparou um ensaio fotográfico com mulheres reais no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Tem gorda, magra, negra, branca, loira, morena, cacheada, lisa, lésbica, hétero, bi, trans e cis. Os cliques foram feitos pela fotógrafa Ítala Martina e contam com a participação das psicólogas Ariane Senna e Natália Monteiro; da modelo e empresária Bell Rocha; da estudante e militante Gabriela Marx; e da jornalista Naiana Ribeiro.

 


 Foto: Divulgação / Ítala Martina

 

Além de lutar contra o assédio, promover a igualdade de gênero, empoderar e unir as mulheres, as fotos disseminam a campanha para que mais tatuagens possam ser distribuídas na capital nordestina com mais casos de violência contra mulher, segundo pesquisa recente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados chamam atenção para a importância de campanhas como essa não só em Salvador como em cidades de todos estados.

 

Na capital baiana, uma mulher é agredida a cada 56 minutos. Já no Brasil, uma em cada três mulheres relatam já ter sofrido algum tipo de violência ao longo da vida, segundo a ONU Mulheres. De acordo com dados da organização internacional de combate à pobreza ActionAid, 86% das brasileiras já sofreram assédio em público.

 

Os números só evidenciam situações cotidianas – que não têm hora e nem local para acontecer – e que atingem quase todas as mulheres. Com as fotografadas da campanha não foi diferente: em duas horas de ensaio fotográfico, foram mais de cinco casos de assédio.

 

Teve homem fazendo ‘piada’, fiu fiu, toque sem consentimento e até olhares obscenos. Vale lembrar que tudo depois do ‘não’ é assédio. Também é assédio se alguém fala ou faz atos obscenos para você; quando você fica sem reação ou não consegue dizer “não”; quando você não sabe o que está acontecendo; quando você não pode dizer “não” por questões financeiras ou por outras relações de poder; se você está inconsciente ou desacordada.

 

“Consequência de uma sociedade machista e patriarcal, as violências contra as mulheres afetam diretamente na qualidade de vida delas, quando não nos tira a vida”, ressalta a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira.

 

Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a médica titular da pasta considera que o assédio sexual é uma questão de saúde pública e lembra que assédio é qualquer comportamento indesejado praticado com reiteração e que afeta a dignidade da pessoa ou criar um ambiente hostil. “Campanhas como essa sensibilizam a população, mas sentimos que as mulheres passam a ter também uma transformação individual. Quando as mulheres são protagonistas dos seus próprios corpos, isso lhes traz mais bem-estar”.

 

Unir as mulheres – com suas diferenças e individualidades – inclusive, criando uma rede de proteção no espaço público, é um dos objetivos da Não é Não. “Além de nos reconhecermos e mostrar que decidimos sobre os nossos corpos, ainda há reflexos nas questões de autoestima e de segurança na rua”, pontua a coordenadora local da campanha, Gabriela Guimarães, 26.

 

A produtora cultural acrescenta que muitas pessoas ainda não sabem diferenciar paquera de assédio. Por isso, é preciso parar de normalizar esse tipo de aproximação, essa invasão de espaço, que os homens fazem no Carnaval. “É possível você paquerar, flertar com a pessoa no Carnaval, sem constranger, sem invadir o espaço do outro; sem tornar aquele momento feliz em um momento de angústia. Eu topei ser embaixadora da campanha por todas as situações que eu passo e já passei, que minhas amigas passaram. A gente não tem mais que enfrentar isso”, afirma.

Barbie lança bonecas com deficiências físicas e variedade de tons de pele
Foto: Divulgação

A boneca mais famosa do mundo anuncia a expansão de sua linha Barbie Fashionistas. A nova coleção ganha bonecas com deficiências físicas – Barbie na cadeira de rodas e com prótese na perna –, além da variedade de tons de pele, estilos de cabelo e muitos looks da moda. Com estas novidades, as meninas terão ainda mais possibilidades de se sentirem representadas.

 

“Há 60 anos, Barbie é um reflexo da cultura e da moda e isso é fundamental para a relevância contínua da marca. Nosso objetivo, ao desenvolver a Barbie para a próxima geração, é continuar sendo a linha de bonecas mais diversificada do mercado. Este ano, incluímos no portfólio de Barbie bonecas com deficiências físicas para representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor. Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design e estamos orgulhosos por saber que as crianças de hoje conhecerão uma imagem diferente da marca”, conta Kim Culmore, Vice-Presidente de Design da Barbie, na Mattel

 

As novas bonecas serão lançadas poderão ser encontradas em lojas varejistas de todo o Brasil. 

Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 - 09:05

Blogueira ensina amarração para quem tem cabelo curto!

por Asheley Malia

Blogueira ensina amarração para quem tem cabelo curto!

 

Nos últimos tempos temos visto muitas mulheres aderindo ao cabelo curtinho ou raspado. Um novo estilo que parece que chegou para ficar! E quem tinha o costume de fazer inúmeras amarrações de turbante que davam aquele ar de poder na época do black power acabou sentindo uma certa dificuldade em fazer uma amarração legal com o cabelo curto, pois não há muito com o que preencher o pano. Então acompanhe por aqui as dicas!

 

Vou passar para voc6es um truque bem fácil que faz volume na cabeça e dá para fazer uma bela amarração de turbante alto.

 

É só seguir os passos! Você vai precisar de dois tecidos!

 

  1. Será preciso usar um tecido por baixo para fazer volume, por isso envolva toda a cabeça com o primeiro pano, amarrando e prendendo as pontas nas dobras do tecido.

  2. Em seguida pegue o turbante que ficará por cima e envolva na cabeça, deixando as pontas viradas para a parte da frente da cabeça.

  3. Dê um nó e, em seguida, coloque a ponta que está na frente do rosto dentro da parte aberta do tecido e logo depois adicione a ponta da lateral.

  4. Depois é só ajeitar e VOILÁ! Sair e Arrasar!

Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 - 09:05

Bazar "Desapega Querida" acontece neste sábado no Parque da Cidade

por Iga Bastianelli

Bazar

 

No próximo sábado, 16 de fevereiro, no Parque da Cidade em Salvador, acontece o Bazar Desapega Querida, um evento colaborativo de novos e usados, com precinho de desapego. O Desapega Querida irá acontecer na Praça Pau Brasil, próximo à entrada principal do Parque da Cidade e a entrada é gratuita. Uma oportunidade para incentivar o consumo consciente, levar a família pra passear e aproveitar para garimpar. Os visitantes poderão encontrar desde artigos populares à roupas e sapatos de grife, os preços irão variar de cinco a cem reais revelou a organizadora do evento Nine Lima.

 

Responsabilidade social

Com o intuito de estimular a solidariedade e a responsabilidade social, o bazar Desapega Querida estará recolhendo doações de alimentos não perecíveis para Associação Pais de Anjos da Bahia - APAB, que cuida de crianças com microcefalia. A Associação funciona na Paróquia Santa Rosa de Lima, no Costa Azul.                                                                                                                                                                     

O Desapega Querida foi criado por três amigas baianas e mães que queriam desapegar e estimular o consumo consciente! "Sempre falamos das coisas que temos, compramos e não usamos, ou usamos pouco, pois as crianças crescem e ficamos com receio de desapegar… Então reuni Mirtes Velois e Yulli Curvello, nos juntamos para desapegar e outras pessoas "pegarem"!", contou Nine Lima que é colaboradora do Blogando, coluna do Bahia Notícias Mulher, servidora pública, mãe de gêmeos e autora do blog soteropolitano, Querida Mamãe.

 Mudança de hábitos alimentares é chave para prevenção de câncer
Foto: Shutterstock

 

Manter uma alimentação saudável praticar atividade física e, em alguns casos, fazer exames preventivos são orientações simples para prevenir o câncer, mas difíceis de seguir. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), metade das pessoas ouvidas não faz exercício físico e uma em cada quatro não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer.

 

“Os cuidados necessários já são conhecidos pela população, mas o medo ainda não é suficiente para a mudança de hábito. Por isso, é extremamente importante investir em prevenção e campanhas de conscientização”, afirma a Dra. Renata Gangussú, oncologista membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

 

A dificuldade de entender qual o impacto real de uma alimentação com muito açúcar ou alimentos processados também pode ser um dos motivos para postergar mudanças de hábitos. Mas qual é então a real relação entre uma alimentação com muito açúcar e câncer? “Ainda que não exista uma relação direta entre o consumo de açúcar e o desenvolvimento do câncer. O consumo em excesso pode acarretar em outras doenças crônicas, como o diabetes além de contribuir para quadro de sobrepeso e obesidade”, afirma a nutricionista membro da SBOC Georgia de Oliveira.

  

Mas uma dieta rica em açúcar pode favorecer o câncer de outras formas. As mais recentes pesquisas do Fundo Global de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF) e o Instituto Americano de Pesquisa para o Câncer (AICR) indicam que dietas baseadas em “fast food”, alimentos processados e com alto de teor de sódio e açúcar estão aumentando em todo mundo, levando ao aumento global de sobrepeso e obesidade e, consequentemente, a mais casos de cânceres relacionados à obesidade.

 

“Há mais de 13 tipos de câncer associados à obesidade. O diabetes tipo 2, que normalmente é desencadeada em dietas ricas em açúcar de rápida absorção, também eleva o risco de câncer. No caso da doença na mama, há um aumento de quase 20% na incidência em mulheres que têm diabetes”, destaca Cangussú.

 

Segundo a OMS, a quantidade de açúcar (sacarose), para um indivíduo saudável, deve ser o mínimo possível, limitando-se a 25g/dia, o que representa aproximadamente 5% das necessidades calóricas de um indivíduo. É um desafio que precisa ir além dos esforços individuais para ser superado. Por isso, o Ministério da Saúde vem tomando medidas que vão além da conscientização ao assinar acordos com a indústria para a redução de açúcar e sódio nos produtos industrializados.  

 

SOBRE A SBOC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 1,4 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. Desde novembro de 2017, é presidida pelo médico oncologista Sergio D. Simon, eleito para o biênio 2017/2019. 

Quarta, 13 de Fevereiro de 2019 - 00:00

Olívia Santana quer instituir 'Medalha Marielle Franco' na AL-BA

por Lucas Arraz / Ailma Teixeira

Olívia Santana quer instituir 'Medalha Marielle Franco' na AL-BA
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Em seu primeiro mandato como deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB) apresentou uma proposição para instituir a "Medalha Marielle Franco". A honraria, que usa o nome da vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada no ano passado, deverá ser concedida anualmente a uma instituição sem fins lucrativos e a uma personalidade que se destaquem na promoção e defesa dos Direitos Humanos.

 

"Marielle entra na Câmara de Vereadores por causa dessa luta e ela é morta por conta dessa luta. Ela foi assassinada por ter sido essa figura que abraçou e que defendeu os Direitos Humanos, que fez denúncias e mexeu com grupos de interesse extremamente perigosos, a exemplo de milícias", explica Olívia.

 

A edil carioca foi executada no dia 14 de março de 2018, quando saía de um evento na capital fluminense. Seu motorista, Anderson Gomes, também foi atingido pelos tiros e morreu. Até hoje, a autoria e a motivação do crime são desconhecidas, mas, no início deste ano, policiais e ex-policiais foram presos por suspeita de participar dos assassinatos (saiba mais aqui e aqui).

 

Como o caso gerou comoção nacional, Olívia ressalta que Marielle não é um nome "restrito ao Rio de Janeiro". Dessa forma, a deputada acredita que não haverá dificuldade em garantir apoio dos demais parlamentares para aprovar sua proposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

"Marielle é uma personalidade nacional, é um nome nacional. A morte dela consternou todo o Brasil, repercutiu no país e fora do país, então, ela é essa figura. No Brasil, todas nós, mulheres negras, nos identificamos com o exemplo dela, com a referência dela", defende.

 

EXCESSO DE HONRARIAS

Uma eventual barreira à aprovação dessa medalha é a quantidade de honrarias que está "na fila" para ser apreciada. No total, são 110 proposições, o que inclui medalhas, prêmios, moções e títulos. Com isso, há a possibilidade de uma mudança nas regras para aprovar essas comendas. Se vigorar, os deputados terão que, primeiro, apresentar a proposta para o Colégio de Líderes, e só depois levá-la ao plenário.

 

Ainda assim, Olívia é otimista quanto à instituição da medalha. Como exemplo, ela cita a "Medalha Zumbi dos Palmares", que propôs quando era vereadora na Câmara Municipal de Salvador (CMS). "No começo, muito não acreditavam que poderia ser aprovado", comenta. Mas a honraria foi aceita em plenário e entregue a personalidades que se destacam na luta antirracista, como a socióloga Vilma Reis, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, e a própria Olívia.

Terça, 12 de Fevereiro de 2019 - 09:05

Gilberto Gil será a terceira atração musical da 40ª Noite da Beleza Negra

por Iga Bastianelli

Gilberto Gil será a terceira atração musical da 40ª Noite da Beleza Negra

 

Depois de Caetano Veloso e Daniela Mercury serem anunciados como atrações da 40º Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, agora foi a vez de o mestre Gilberto Gil ser confirmado como artista convidado a subir ao palco da Senzala do Barro Preto próximo dia 16 de fevereiro, para celebrar a realização deste concurso tão representativo da luta pela valorização da mulher negra. Ao lado da anfitriã Band'Aiyê, Caetano, Daniela e Gil deixam sua marca nesta edição comemorativa do evento, que é o único com este cunho a acontecer ininterruptamente há 40 anos.

 

A participação de Gilberto Gil será intimista, no formato voz e violão, quando o público da festa deve se manter atento para ouvir este que é um dos grandes (se não o maior) ídolos da música brasileira, autor de clássicos, incluindo a canção "Ilê Aiyê", cujo refrão inspira o tema do Carnaval 2019 da entidade, Que Bloco é Esse?. A música, que virou um hino do Ilê, está presente no álbum Refavela, lançado por Gil em 1977, quando a entidade tinha apenas três anos de vida. 

 

Toda a beleza e musicalidade da festa giram em torno da eleição da Deusa do Ébano 2019. Entre as torcidas das 15 finalistas - que costumam lotar a sede do bloco - e os votos atentos do júri, uma delas chegará candidata e amanhecerá Rainha do Ilê Aiyê, título que foi disputado por mais de 60 mulheres esse ano. O "reinado" dura um ano e começa no Sábado de Carnaval (2/3), quando a eleita faz sua primeira aparição como Deusa do Èbano 2019, anunciando, pelo 45º consecutivo e de dentro do terreiro onde o Ilê nasceu, o Ilê Axé Jitolu (Ladeira do Curuzu), que começou mais um Carnaval do bloco afro mais antigo do Brasil.

 

SERVIÇO:

40ª Noite da Beleza Negra

Banda anfitriã: Band'Aiyê

Participações: Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gilberto Gil.

Data: 16 de fevereiro (sábado)

Horário: 21h

Local: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu

Ingressos: R$ 60 (pista – preço promocional) 

 

FINALISTAS DEUSA DO ÉBANO_2019

 

1 - Amanda Ribeiro

2 - Bianca Costa de Sousa                              

3 - Carla Dandara Pereira         

4 - Caroline Xavier de Oliveira 

5 - Daniele Nobre  

6 - Elza Silva                     

7- Gleiciele  Oliveira                          

8 - Ivana Paixão                                      

9 - Jucineide Ferreira 

10 - Juciara do Espírito Santo

11 - Larissa Valéria Sacramento

12 - Larissa Ferreira

13 - Lumena Aleluia                                           

14 - Nahasarah Oliveira

15 - Rafaela Rosa

No Grammy, Lady Gaga usa brincos de R$ 2 milhões e colar exclusivo que não tem preço
Foto: Reprodução / Instagram

Lady Gaga escolheu peças tão exclusivas para sua participação do 61º Grammy Awards, neste domingo (11), que uma delas sequer tem preço! De acordo com a Vogue, somente o par de brincos de diamantes utilizado pela estrela tem mais de 10 quilates e está avaliado em US$ 580 mil (R$ 2.167 milhões).

 

Já o colar, que faz parte da coleção Tiffany Blue Book e apresenta temática de gelo, levou mais de um ano para ser criado pelo artesão. A peça é um quebra-cabeça de 237 diamantes de corte único e é tão exclusivo que não tem valor estimado. A única coisa que se sabe é que faz parte da alta joalheria da marca. Ao todo, o colar de diamantes tem mais de 100 quilates.

 

O look ainda contou com um vestido prateado com babados da Celine, com assinatura de Hedi Slimane. 

Foto: Divulgação

Rastreamento do Câncer de Mama visita quatro municípios da região de Barreiras
Foto: Divulgação

Quatro municípios da região de Barreiras recebem, a partir desta segunda-feira (11), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A iniciativa oferecerá mamografias gratuitas para mulheres de 50 a 69 anos em Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Cotegipe e Tabocas do Brejo Velho.

 

De acordo com estimativa da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), serão atendidas 3.614 mulheres nos quatro municípios. Para o atendimento, é necessário apresentar carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Em Baianópolis, o atendimento começa nesta segunda e o próximo sábado (16). A unidade móvel estará estacionada na Praça Juarez de Souza, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde. Já em Formosa do Rio Preto, a unidade ficará na Praça Dr. Altino Lemos Santiago (praça do hospital), de 14 a 22 de fevereiro. Em Cotegipe, de 15 a 22 de fevereiro, o atendimento acontece na Praça Central, na Quadra Sinesistra. Por fim, em Tabocas do Brejo Velho, a ação será de 18 a 23 de fevereiro, e a unidade móvel estará estacionada na Praça Castro Alves.

 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 - 17:05

Look esportivo conquistou seu espaço nas ruas

Look esportivo conquistou seu espaço nas ruas

O flerte entre o street style e o universo esportivo está cada vez mais firme! A tendência das bermudas ciclistas, a calça jogging, e as listras laterais andam compondo até os looks de alfaiataria.

Confira como incluir as peças que possuem DNA esportivo e casual de maneira fashionista, em produções elaboradas que se adéquam a variadas ocasiões. As dicas são da stylist Rachel Toyama, fundadora do Paraíso Feminino, primeiro buscador de moda segmentado para mulheres.

  • Look de trabalho cheio de personalidade

Com composições corretas é possível quebrar a monotonia da rotina e  modernizar o look trabalho  com uma peça inusitada como a calça com listras laterais. A dica é mesclar a peça esportiva com itens clássicos que garantem o equilíbrio e a formalidade no resultado final da produção.

 

  • Look casual confortável e estiloso

Transforme o visual com a bermuda ciclista

Não há motivos para ter medo em aderir à bermuda ciclista em momentos descontraídos. Aposte em modelos de bermuda colorida, em nuances neon ou até mesmo com estampa animal print.

Experimente harmonizar a bermuda da vez com outros hits do momento, que criam produções autênticas.

 

Looks noturnos com muita autenticidade

Produções noturnas e festivas também permitem o uso de uma peça esportiva. Quem quiser colocar a barriguinha para jogo pode usá-la com top cropped e nos pés scarpin de bico fino e salto alto. Mas se não se sentir confortável com esta parte do corpo à mostra pode apostar em um body com decote nas costas.

Para trazer ainda mais glamour para o look invista em bolsa estruturada de corrente metálica e estará pronta para garantir o sucesso na pista de dança.


 

Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 - 17:00

Candidata de Feira de Santana vence concurso de Miss Bahia 2019

por Ian Meneses

Candidata de Feira de Santana vence concurso de Miss Bahia 2019
Foto: Reprodução / Instagram

Natural da cidade de Quixabeira, a Miss Feira de Santana, Liliane Natiele, venceu na noite desta quarta-feira (6), o concurso de Miss Bahia Be Emotion 2019.  A cerimônia, que foi realizada no Teatro Sesc Casa do Comércio, coroou a representante baiana para o Miss Brasil Be Emotion, que será realizado em São Paulo no dia 9 de março. O concurso Be Emotion é válido para a franquia Universo. 

 


Liliane tem 25 anos e 1,72m | Foto: Leo Trindade / Reprodução

 

Ao todo foram 16 candidatas de diversos municípios da Bahia. Em segundo lugar ficou a representante de Ilhéus, Klissia Natchara e em terceiro a candidata de Serrinha, Evelin Oliveira. Completaram as cinco finalistas a Miss Porto Seguro, Nayara Marques e a Miss Cruz das Almas, Tainara Almeida. 

 

O certame, que será exibido na Rede Bandeirantes no próximo sábado (9) a partir das 22h30, contou com a apresentação de Juliana Guimarães, profissional que comanda o programa esportivo “Os Donos da Bola”. A atração musical ficou por conta de Amanda Santiago, ex-vocalista da Timbalada. 

Após ataques por usar decote, deputada diz que continuará usando o que quiser
Foto: Arquivo Pessoal

A deputada estadual de Santa Catarina, Ana Paula da Silva (PDT), se manifestou após ser atacada nas redes sociais por usar uma roupa decotada durante a posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A parlamentar respondeu às críticas dizendo que "a participação da mulher na sociedade é tão minúscula que um decote pode ficar enorme".

 

Deputada Paulinha, como é conhecida, assumiu ser vaidosa e garantiu que não pretende mudar o estilo de roupa. "Vou continuar vestindo o que eu quero. Não pretendo me violentar para agradar ninguém", disse.

 

Aos 43 anos, Ana Paula foi prefeita da cidade de Bombinhas por duas vezes. A agora deputada foi a quinta com o maior número de votos e já foi eleita a terceira melhor gestora do Brasil, de acordo com o site Universa, do grupo Uol.

 

Entre os ataques à parlamentar na internet chamam a atenção um em que um internauta questiona se ela é "representante das prostitutas no Congresso" e outro em que uma pessoa a chama de "Daputada".

 

Rastreamento do Câncer de Mama realiza atendimentos em Feira da Mata
Foto: Divulgação

O município de Feira da Mata recebe, a partir desta quarta-feira (6) o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de mama. Até a próxima sexta, as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos poderão realizar exames de mamografia gratuitos.

 

A unidade móvel ficará estacionada na Praça Elias Pereira Filho, no Centro, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde. Para o atendimento, as interessadas devem portar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

 

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), no município há 382 mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como mais vulneráveis para o câncer de mama. Para pacientes com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Câncer de colo de útero pode provocar 460 mil mortes por ano até 2040, alerta OMS
Foto: Venilton Küchler

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou nesta segunda-feira (4) que a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) é "segura e indispensável para eliminar o câncer de colo de útero". Se a prevenção não aumentar, a OMS estima a ocorrência de 460 mil mortes por ano provocadas pela doença até 2040.

 

"Os rumores infundados sobre as vacinas contra o HPV seguem adiando ou impedindo de modo desnecessário o aumento da imunização, que urgentemente necessário para a prevenção do câncer cervical", disse Elisabete Weiderpass, diretora do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC), vinculado à OMS.

 

Segundo a agência France Presse, dados do CIIC apontam que, em 2018, foram diagnosticados quase 570 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. "Este é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres", acrescentou Elisabete.

 

No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre mulheres e a quarta causa de morte por câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Apenas em 2018, foram 16,3 mil novos casos e 5,7 mil mortes.

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019 - 18:05

Jorge Amado inspira nova coleção de moda de marca baiana

Jorge Amado inspira nova coleção de moda de marca baiana

 

O escritor baiano Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros ganha homenagem da marca Soul Dila em estampas masculinas e femininas. Frases como "A amizade é o sal da vida" e "É pelas ruas de Salvador que eu me sinto à vontade" também relembram seu universo cheio de encantos.

 

A coleção, que ganhou campanha fotografada na Casa do Rio Vermelho, onde o escritor morou ao lado da também escritora Zélia Gattai, traz peças variadas, unindo informação de moda e o conceito da Soul Dila de sempre levar a Bahia e sua magia com muito estilo ao público.

 

Mamografias periódicas reduzem em 60% taxa de mortalidade por câncer de mama
Foto: Divulgação / Sesab

Um estudo sueco mostrou que a realização periódica de mamografias reduz em 60% a taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – de mulheres com câncer de mama, em comparação àquelas que não fazem o exame regularmente. Segundo o levantamento, a redução da mortalidade foi de 47% em 20 anos após o diagnóstico, usando a mesma base de comparação.

 

Para lembrar o Dia da Mamografia, comemorado nesta terça-feira (5), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção das mulheres para a necessidade de fazer o exame com frequência, já que a pesquisa indicou que as pacientes que fizeram o rastreamento tiveram a vantagem adicional da detecção precoce e receberam benefícios muito maiores, como terapias menos agressivas e menos mutiladoras.

 

"A diferença é atribuída à detecção precoce e ao tratamento em uma fase inicial da história natural do câncer de mama entre as mulheres que realizavam mamografia regularmente. Embora tenha sido dada muita atenção aos potenciais danos da participação de rastreamento mamográfico regular, pouca atenção foi dada aos danos de não participar do rastreamento regular", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Antonio Frasson.

 

Segundo a Agência Brasil, Frasson afirmou que o maior dano por não fazer a mamografia regularmente é o aumento significativo do risco de morte, além de aumentar a possibilidade de a mulher ter um câncer de mama avançado, com necessidade de cirurgias mais extensas, com mais riscos e radioterapia e quimioterapia mais agressivas.

 

"Essas mulheres experimentam efeitos físicos e cognitivos adversos significativos e duradouros. Para cada morte por câncer de mama evitada pelo rastreamento mamográfico, uma mulher será poupada dos estágios terminais da doença e ganhará uma média de 16,5 anos de vida", explicou.

 

A SBM recomenda que a mamografia seja feita anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos.

Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 - 09:05

Você faz "Phubbing" com seu filho?

por Nine Lima

Você faz

Seu filho ou filha pede insistentemente para que você brinque com ele? Algum dia ele já disse, "Mãe, sai do celular e vem brincar comigo?" Aqui já... e então esse é um sinal que ele está realmente querendo chamar a sua atenção e por isso a importância desse artigo!


#Phubbing é um termo inglês criado pela Macquarie Dictionary a partir das palavras em inglês "Phone" + "Snubbing" para descrever o ato de ignorar (esnobar) alguém usando como desculpa, um telefonema, mensagem ou outros através de um smartphone. E vamos combinar isso não é difícil de acontecer, principalmente em casa e num mundo onde tudo gira em torno do celular... e aí acabamos ignorando muitos pedidos e deixando a nossa atenção não tão voltada para nossos pequenos...


Mas, o que mais preocupam os especialistas são as reações e consequências para as crianças, que na maioria das vezes se sentem ignoradas ou deixadas de lado quando os pais ficam muitas horas concentrados em seus smartphones e acabam deixando as crianças de lado. 


Um conjunto de estudos mostrou que apenas telefonar e se apresentar durante uma conversa (na mesa, por exemplo) interfere no seu senso de conexão com a outra pessoa, nos sentimentos de proximidade experimentados e na qualidade da conversa.

 

O uso constante de smartphones envia uma mensagem de evitação aos seus filhos. Você está ignorando o que está bem à sua frente para algo que é remoto e talvez nem tão relevante. Diminui o valor do tempo de qualidade que você gasta com sua família.

 

Em estudos recentes, imagens do cérebro mostraram que ser ignorado é registrado tal como uma dor física. As pessoas, incluindo nesta lista as crianças, desprezadas em favor da tecnologia, por sua vez, tornam-se mais propensas a se unir a seus telefones de maneira não saudável, aumentando assim seus próprios sentimentos de estresse e depressão.

 

As crianças refletem nosso comportamento

Não podemos esquecer que nossos filhos nos veem como modelos. Quanto mais nos sentamos debruçados sobre o nosso telefone ignorando as pessoas reais que nos rodeiam, menos conectados estaremos com eles. Depois não vai adiantar reclamar se seu filho estiver reproduzindo esse comportamente e mais tarde fizer o mesmo quando você procurá-lo para conversar e quiser se conectar.

 

Além disso, é preciso refletir se esse é o tipo de comunicação que queremos mostrar aos nossos filhos? A comunicação saudável precisa estar cara a cara, com contato visual adequado; Precisamos estudar também as expressões faciais e a linguagem corporal da pessoa. Você não recebe tudo isso de mensagens de texto. E se isso continuar, você estará criando crianças socialmente prejudicadas.


Não deixe a tecnologia governar sua vida. Os aparelhos são destinados a nos porporcionar uma vida com mais facilidades, e não a se tornarem o controladores de nossas vidas.

 

Então aqui vale aquela reflexão, e mesmo que nós estejamos trabalhando, é importante reservarmos um tempo de qualidade com nossos filhos, nos voltarmos para elas, e ter aquele momento de atenção e conexão com as crianças. Preste atenção ao que eles têm para compartilhar!

Vamos tentar?

 

Nine Lima - Mãe de gêmeos, Bacharel em Administração de empresas, servidora pública e autora do Blog Querida Mamãe

www.queridamamae.com

Instagram: @blogqueridamamae

Já experimentou o Crossfit? Conheça um pouco mais sobre esta atividade

O crossfit é um tipo de esporte funcional que começou a ser praticado nos Estados Unidos, e usa movimentos que o ser humano faz normalmente ou faria em situações extremas de sobrevivência, já que ele era feito inicialmente pelo exército Norte Americano.

 

O Site de Beleza e Moda conta que o crossfit  trabalha o condicionamento físico e resistência, além de ajudar no emagrecimento e desenhar do corpo, com exercícios de musculação, calistenia (uso do peso do próprio corpo), ginástica e treinos de resistência.

 

Em seu blog, Olívia Andriolo Fisioterapeuta e Especialista em Pilates, fala um pouco da importância do crossfit na vida de uma mulher: “Por ser um treinamento de alta intensidade, o Crossfit para mulheres proporciona perda de peso e ganho de massa muscular ao mesmo tempo. Como são feitos com poucas pausas, você aprende a controlar melhor a respiração, o cansaço, o estresse, a ansiedade e passa a ter maior resistência física e emocional”, conta.

 

Olívia ainda revela que é importante, como antes de qualquer outra prática de exercícios, fazer uma avaliação médica e saber se existe algum perigo. O começo pode ser mais difícil já que o ritmo é pesado, mas com foco e determinação esse é um obstáculo superável.

Quarta, 30 de Janeiro de 2019 - 18:05

Dicas para um escritório mais produtivo!

Dicas para um escritório mais produtivo!

Existem diversas formas de melhorar a produção no trabalho, e a decoração correta é uma delas. Boas cores, a disposição dos  móveis, luz muitos detalhes podem ser pensados e adequados para conferir mais conforto.

 

A mobília do escritório deve ser planejada e funcional. Móveis prontos podem ser mais baratos, mas os planejados podem ser mais vantajosos no quesito de conseguir otimizar o ambiente .

 

O site Cellus Corporativos, lembra da importância de escolher boas cores, dá para fugir do básico branco e usar um azul ou até mesmo um vermelho: de acordo com a própria psicologia das cores, existem tons que são capazes de estimular sensações positivas e importantes no meio corporativo — como o azul, por exemplo, utilizado principalmente em escritórios que necessitam estimular a harmonia. Já o vermelho é a opção ideal para lugares que trabalham com alimentação, assim como o amarelo, pois também melhoram o humor da equipe.

 

Tenha um lugar bem iluminado. Se for possível manter luz natural, abuse das janelas do escritório. Busque luz artificial, se for preciso, mas nada de escuro, dá sono, logo diminui a criatividade.

 

Independente do estilo do ambiente, se é retrô, rústico, moderno um quesito importante para a produtividade é manter o local sempre limpo e arejado.

 

Quarta, 30 de Janeiro de 2019 - 17:10

Instituto oferece exames de mamografia gratuitos no Cabula

Instituto oferece exames de mamografia gratuitos no Cabula
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) oferece, na próxima terça (5) e quarta-feira (6), exames de mamografia gratuitos no bairro do Cabula. A iniciativa acontece a partir das 7h, no estacionamento do supermercado GBarbosa Desconto.

 

Como parte do projeto Vida + Rosa, o INTS disponibiliza para a população 160 senhas, sendo 80 por dia. Os interessados em realizar o exame devem ter mais de 35 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Está procurando emprego? O primeiro passo é atualizar o currículo!

Muita gente acha que é fácil e muito simples fazer um currículo, mas na verdade existem estratégias péssimas que podem por a perder aquela bela oportunidade de trabalho. Mentiras, exageros, fontes grandes ou palavras difíceis para impressionar não ajudam em nada, muito ao contrário.

 

O ano começou, novas expectativas, e é nessa hora que as vagas de emprego podem surgir, principalmente para estágios. Segundo a Catho, portal de recrutamento de candidatos a empregos, um bom currículo não pode faltar: os dados pessoais, objetivos, formação acadêmica, experiência extra e profissional são informações qu enão devem faltar.

 

A especialista Flávia Mentone, coordenadora de recursos humanos do Centro de Apoio ao Trabalhado (CAT), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, em entrevista ao G1, disse que importante mesmo é ser objetiva e simples: "A pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista".

 

Em no máximo 2 páginas comece com seus dados pessoais: nome, endereço completo, idade, ou data de nascimento, estado civil e telefone para contato, além do e-mail. Em seguida, num novo tópico fale dos seus objetivos profissionais, o que você almeja crescer, aprender, fazer na profissão diretamente relacionado ao cargo que está se candidatando na empresa. No tópico seguinte faça um resumo das suas qualificações, o que há de positivo em você fora suas experiências.

 

Depois coloque sua formação acadêmica e após isso suas experiências profissionais, caso não seja a busca por seu primeiro emprego. Coloque o nome do lugar onde trabalhou e o que você fez nesse lugar.

 

Agora chegou a hora de incluir cursos extras na sua formação, ou complementares como palestras, workshops e mine-cursos. Para finalizar em tópicos diferentes inclua seus conhecimentos em idioma e informática. O que não deve constar no CV: nunca assine, coloque títulos como Currículo Vitae, números ou referências ao cônjuge ou aos pais, nem pretensão salarial ou o motivo de saída das antigas experiências profissionais. Agora é torcer para ser chamado para entrevista!

Segunda, 28 de Janeiro de 2019 - 16:55

Chá de lingerie, tradição que renova o "closet" da noiva!

Chá de lingerie, tradição que renova o

Todo mundo tá cansado de saber que quando tem casamento na área logo aparece o chá de casa nova, ou quando tem mulher grávida é tempo de chá de fraldas ou o próprio chá de bebê. Mas e chá de lingerie? Tão importante quanto os outros, é uma boa forma de relaxar e se divertir em meio as ansiedades comuns as vésperas do casamento.

O site Papel e Estilo da as dicas, o bom é que o pesado da organização fique divido entre madrinhas e parentes próximas a noiva, sabendo que é uma reunião somente para as amigas mais próximas, até por que o conteúdo é muito íntimo.

Primeira coisa é ter uma lista de convidadas e uma lista de possíveis presentes. Que podem ser conjuntos, peças únicas com cores diferentes ou variados estilos. Para não errar na escolha das lingeries uma ideia é conversar com a mãe da noiva, perceber o estilo dela e presentear com uma bela lingerie!

Sexta, 25 de Janeiro de 2019 - 22:00

Após engordar 10 quilos, Cleo diz que está 'amando' sua 'bunda grande'

por Ian Meneses

Após engordar 10 quilos, Cleo diz que está 'amando' sua 'bunda grande'
Foto: Divulgação / Instagram

A atriz e cantora Cleo, que está no elenco da novela “O Tempo Não Para”, compartilhou uma foto em seu Instagram, nesta sexta-feira (25), exibindo os seus "10 quilos a mais" vestida com uma maiô rosa choque. 

 

Com o bumbum ralado de tanto fazer poses no chão de uma bica, a filha da atriz Glória Pires disse que estava adorando o seu novo visual: “De costas porque eu tô amando minha bunda grande, também porque bunda dá like e porque minha bunda de fora é uma estética e não um atestado de caráter. E dane-se o sexy sem ser vulgar. Eu sou o que eu quiser quando eu bem entender”. 

 

Os seguidores elogiaram a atriz e enalteceram sua beleza e atitude em aceitar suas curvas. “Maravilhosa, linda, gostosa e todos elogios do mundo para esse mulherão da porra ", disse uma delas. 

 

Sexta, 25 de Janeiro de 2019 - 09:05

Anjos Cuidadores dos Falciformes

por Luciana Serafim

Anjos Cuidadores dos Falciformes

 

Anjo é a palavra exata que posso dar pra vocês que cuidam de nós, pessoas com Doença Falciforme.

Pessoas especiais que, com coragem, dedicação, abnegação e generosidade, se dedicam a cuidar dos outros, em momentos de fragilidade e de incerteza, verdadeiros anjos enviados por Deus para cuidar de nós, portadores de DF. Este artigo é uma singela homenagem as nossas mães, pais, as cuidadoras e os cuidadores.

O que posso dizer de vocês, se não que foram enviados por Deus para cuidar de todos nós, uma vez que Deus não nos daria para qualquer pessoa criar. Ele sabe o tamanho da força que vocês têm. Fico imaginando o susto e a aflição que se apossaram de vocês, diante da confirmação do diagnóstico de uma doença comum, mas ainda desconhecida de muita gente e também pouco discutida. Creio que alguns de vocês nunca tinham ouvido falar nesta doença, imagino a enxurrada de dúvidas e medo que passaram na cabeça ao receberem a notícia de que somos pessoas com anemia falciforme e de que quem tem esta doença não vive muito tempo.

Alguns profissionais de saúde, de forma precipitada ou até irresponsável, já que acabaram por disseminar o pânico, ao tentar, com uma clarividência que, felizmente, não se confirmou, adivinhar a idade com que nós, portadores de DF, morreríamos.

Infelizmente, alguns de nós não passaram da infância (como o meu primeiro irmão), outros resistiram até à adolescência e alguns (como eu) chegaram à idade adulta e constituíram família. Se tem uma coisa que eu aprendi na vida, é que só Deus, em sua infinita sabedoria, pode determinar o tempo de cada um.

Mas, voltando aos nossos cuidadores e cuidadoras, fico a imaginar a aflição que tiveram ao receber tantas informações pessimistas sobre a nossa saúde; a dor da impotência de ver um filho ou filha, uma sobrinha ou um sobrinho, um amigo ou uma amiga, gemendo das dores provocadas pela DF e não puderam fazer nada, além de rezar, torcer e confortar. Sei que muitos de vocês dariam tudo pra sentir a dor no nosso lugar, é o que minha mãe sempre dizia e ainda diz quando estou debilitada pela crise de dor.

Vigilantes como um anjo da guarda, vocês estão sempre em estado de alerta, tanto que um simples espirro ou uma tosse já faz acelerar o coração de vocês. As crises de dor, as infecções e outras complicações comuns à DF, despertam em todos vocês o medo constante de nos perder, mas vocês reúnem forças para agir, e passam noites em claro de olho em cada respiração nossa, buscando força onde aparentemente só há fraqueza. A sensação que eu tenho é de que Deus esta sempre recarregando a “bateria” de vocês.

Lembro que uma vez eu desmaiei na praia, eu deveria ter uns 13 anos. Minha mãe é baixinha e, a até hoje, eu não sei de onde ela arranjou força para me carregar nos braços por uma boa distância, em busca de ajuda. Ou melhor, sei: tenho certeza de que, naquele instante, Deus estava ao nosso lado, me segurando junto com minha mãe, pois pelas leis da física seria humanamente impossível que ela suportasse, sozinha, aquela carga.

Uma vez vi minha mãe chorando e se culpando por eu ter nascido com Anemia Falciforme. Ora, que culpa tem alguém de dar uma vida que, se não foi a ideal (do ponto de vista da saúde), ainda assim é uma vida e que deve ser bem vivida. E vocês fazem de tudo para que a nossa vida seja vivida da melhor forma possível.

A culpa nunca foi e nunca será de vocês, Talvez um dia entenderemos todos os porquês da vida. Mas o que eu posso dizer, sem sombra de duvida, é que vocês são presentes de Deus em nossas vidas, são nossos super anjos , super heróis e super heroínas. 


Obrigada por vocês existirem em nossas vidas, obrigada por nunca desistirem de nós.

Em foto com pelos na axila, Bruna Linzmeyer lembra que seu corpo e seu amor são livres
Foto: Reprodução / Instagram

A atriz Bruna Linzmeyer, da novela o 'Sétimo Guardião' publicou nesta quinta-feira (24) foto dos pelos da sua axila acompanhada de um texto sobre liberdade. "Para mim, meu prazer, meu corpo e meu amor são livres", escreveu em seu perfil no Instagram.

De acordo com a publicação, ela ouvia desde adolescente as pessoas a descrevendo como alguém livre. "Achava legal, mas não entendia exatamente o que isso significava", destacou ao afirmar que só começou a entender a dimensão "desse rolê quando minhas escolhas, para alguns, começaram a ser aberração, quando meu amor ficou duvidável e objetificado. Quando houve uma tentativa de tirar de mim o meu próprio poder de escolha, sobre mim mesma".

E continuou: "eu me apaixono por quem eu quiser, não importa se é mulher ou homem cis, não-binárie ou trans; se eu quiser também, só transo, sem me apaixonar. Raspo meus pelos e meu cabelo ou pinto eles cor de arco-íris. Uso as roupas que me der vontade, largas, velhas, vestido de marca vermelho justinho, salto alto, maquiagem, cara lavada. Me enfio em qualquer caixinha para ter certeza de que não pertenço a nenhuma delas."

"O que penso é que as palavras e as caixinhas são importantes e servem para nossa luta, para que possamos dar nome às coisas e assim poder conversar sobre elas, escrever nos livros, avançar na história, nas leis, no mundo acadêmico, para salvar vidas que se machucam e morrem só por causa do preconceito em relação a essas caixinhas." 

A atriz sugeriu ainda que cada um deve ser o que quiser. "Se se eu bato esse papo aqui com vocês é para dizer com meu coração: sejam o que vocês quiserem, amem quem vocês quiserem, usem seus corpos como bem entenderem. Teu corpo é teu e serve a ti e ao teu prazer. Desde que tuas escolhas não agridam ninguém, faz o que tu quiseres. Muda, inclusive, de ideia, se quiseres", finalizou a atriz.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ouvia desde adolescente as pessoas me descrevendo como alguém “livre”. achava legal mas não entendia exatamente o que isso significava. pra mim, só tava feliz fazendo o que eu tinha vontade de fazer. comecei a entender a dimensão desse rolê quando minhas escolhas, para alguns, começaram a ser aberração, quando meu amor ficou duvidável e objetificado. quando houve uma tentativa de tirar de mim o meu próprio poder de escolha, sobre mim mesma. eu me apaixono por quem eu quiser, não importa se é mulher ou homem cis, não-binárie ou trans; se eu quiser também, só transo, sem me apaixonar. raspo meus pelos e meu cabelo ou pinto eles cor de arco-íris. uso as roupas que me der vontade, largas, velhas, vestido de marca vermelho justinho. salto alto, maquiagem, cara lavada. me enfio em qualquer caixinha pra ter certeza de que não pertenço a nenhuma delas. para mim, meu prazer, meu corpo e meu amor são livres desses limites. o que penso é que as palavras e as caixinhas são importantes e servem para nossa luta, para que possamos dar nome às coisas e assim poder conversar sobre elas, escrever nos livros, avançar na história, nas leis, no mundo acadêmico, para salvar vidas que se machucam e morrem só por causa do preconceito em relação a essas caixinhas. do que eu falo é de liberdade, de amor. é do meu corpo voando soltinho e contente pegando uma brisa nesse verão. e se eu bato esse papo aqui com vocês é pra dizer com meu coração: sejam o que vocês quiserem, amem quem vocês quiserem, usem seus corpos como bem entenderem. teu corpo é teu e serve a ti e ao teu prazer. desde que tuas escolhas não agridam ninguém, faz o que tu quiseres. muda, inclusive, de ideia, se quiseres. escuta a ti mesmx com carinho e voa... aproveita esse mundão <3 #livresim

Uma publicação compartilhada por bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) em

‘Vamos Ativar’: Alinne Rosa tem música mais baixada do gênero Axé em site especializado
Foto: Divulgação

A cantora Alinne Rosa lançou o single “Vamos Ativar” nas plataformas digitais na sexta-feira (18) e, nesta semana, a música da comandante do bloco O Vale ocupa o topo do ranking das Mais Baixadas e também das Mais Ouvidas no site “SuaMúsica” no gênero Axé.

 

Na plataforma de streaming e downloads, “Vamos Ativar” acumula mais de 10 mil players e mil downloads. No ranking geral, com todos os gêneros musicais, Alinne aparece no TOP 10 do SuaMúsica.com, em 9ª das mais baixadas e 8ª das mais ouvidas (confira clicando aqui). 

 

Vamos Ativar é uma composição da própria baiana, que conta um pouco da alegria do Carnaval de Salvador, dos encontros pelas ruas soteropolitanas e dos encantos da folia baiana. A cantora segue se preparando para o Carnaval, quando comandará o bloco O Vale, sábado de Carnaval, no circuito Barra-Ondina. Os abadás estão sendo vendidos no Sanfolia.com.

Quinta, 24 de Janeiro de 2019 - 09:05

Dicas para curtir o 'restinho' das férias

Dicas para curtir o 'restinho' das férias

Segundo a Revista Crescer o período de férias são tão importantes quanto ir para a escola é um momento que também ajuda no desenvolvimento emocional e psicológico de maneira saudável. Férias chegando ao fim e se você ainda tiver tempo para atividades com a criançada, aproveite:

 

Da praia do Flamengo ao Porto da Barra, sem contar com o belo pedaço do mar que fica no subúrbio não da pra reclamar por falta de orla. Não se pode esquecer do protetor solar, guarda sol, boné e se possível roupas com proteção UV. Crianças gostam de correr e proteção nunca é demais!

Parques

Parque da Cidade e Zoológico são bem estruturados todos com entrada gratuita e com espaço suficiente para um bom piquenique, contação de história, descanso e tudo mais em total contato com a natureza. O Parque da cidade fica entre Itaigara e o Nordeste de Amaraila e o Zoológio no bairro de Ondina.

Shoppings

A capital baiana conta hoje com 8 shoppings grandes, em cada canto da cidade tem pelo menos um, seja próximo do litoral norte ou no centro. Com cinemas e praça de alimentação, sempre tem atrações como exposições, pista de patinação, parque, piscina de bolinhas e por aí vai.

Existem outras possibilidades como os museus e praças. Os roteiros tradicionais turísticos como Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo também podem ser novidades para as crianças.

Meninas são autoras de 42 das 55 melhores redações do Enem
Foto: Arquivo / Agência Brasil

Mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Exame Nacional do Ensino Médio *(Enem). De acordo com a Agência Brasil, das 55 redações que tiraram a nota máxima na prova, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

 

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da redação foi Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet.

 

A maior parte dos estudantes com a nota máxima é da Região Sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos – 14 eram do Rio de Janeiro e 14 de Minas Gerais. A Região Nordeste aparece em segundo lugar, com 14 textos nota mil. Em relação aos municípios, o Rio de Janeiro lidera com cinco redações, seguido por Fortaleza, com quatro.

 

ESTUDANTE NOTA MIL
A estudante Aimée Utuni foi a única nota mil de Franca, São Paulo. Aimée conta que, para treinar escrevia quatro redações por semana. Com a proxmidade do exame, a estudante chegou a fazer 30. “Na hora que eu vi a minha nota, não acreditei. Sabia que seria alta, mas não mil”.  

 

Aimée, que pretende usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga em curso de medicina, diz que sempre gostou muito de ler e escrever, mas o diferencial, segundo ela, foram os estudos de filosofia. “Com a filosofia, aprende-se a enxergar o mundo ao redor de uma maneira que não seja superficial. Entende-se além e não se fica no senso comum.”

 

Para a estudante, o tema deste ano é algo que faz parte do cotidiano. “Hoje você faz uma pesquisa do Google sobre sapato, vai ao Facebook e, de repente, aparece oferta de sapato. É o que está acontecendo, e tem muita gente sendo enganada com isso.”

 

Como proposta de intervenção social, uma das exigências da redação do Enem, Aimée menciona a população e diz que é preciso desconfiar mais da internet: “[É preciso] buscar fontes seguras de conhecimento e formular a própria opinião. Não ler algo na internet já achando que é verdade.”

 

A mentora de Aimée é também mulher, a professora de redação e filosofia Regiane Pedigone Segatini, que recebeu uma homenagem pelo Facebook da estudante: “Como diria Isaac Newton, se eu vi mais longe, foi por estar apoiada nos ombros de gigantes. Re, vc é a minha gigante, minha protetora!”

 

FILOSOFIA, FILMES E IOGA
A professora Regiane ressalta que os dados divulgados pelo Inep reforçam algo que ela observa no dia a dia. "As meninas são mais estudiosas, mas comprometidas com o estudo de forma geral", diz a professora. Elas são também maioria entre os que ingressaram na faculdade, 54%, de acordo com o último Censo da Educação Superior, e as que mais concluíram os estudos, cerca de 60% do total.

 

À Agência Brasil, Regiane, que é dona do 100% Redação, curso de língua portuguesa em Franca e Ribeirão Preto, em São Paulo, deu também algumas dicas para um bom texto. O preparo para fazer uma boa redação no Enem vai além de simples técnica, diz a professora. O cursinho que Aimée frequentou nos últimos três anos oferece também aulas de humanidades, sessões de filmes, aulas de ioga e técnicas de respiração. “O aluno tem que saber interpretar texto e, para isso, precisa saber o contexto histórico e o contexto filosófico.”

 

A professora destaca também a necessidade de despertar o interesse dos estudantes para que eles mesmos tenham a iniciativa de se informar e estudar. Filmes e documentários são usados como porta de entrada para obras clássicas da literatura e para a leitura de pensadores. Um dos programas recomendados por Regiane é o Café Filosófico, do Instituto CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz.

 

“Não obrigamos os estudantes a nada, colocamos tudo nas mãos deles, até a escrita. O jogo é muito aberto. Explicamos que, se o aluno faz, vai ter resultado. Se não fez, vai colher também [as consequências]”, acrescenta.

Quarta, 23 de Janeiro de 2019 - 09:05

Criatividade: uso de varões de cortina na organização

Criatividade: uso de varões de cortina na organização

As barras extensíveis - cujo uso mais comum é o de varão de cortina - são ótimas para serem usadas na organização da casa. Confira diversas formas criativas apresentadas na Revista Casa e Jardim.

 

Escritório chique e com tudo em ordem


Procure em lojas de ferragens as opções feitas de metal. Entre os inúmeros acabamentos, o ouro velho tem uma aparência chique e descolada. As barras podem ser dispostas na vertical, separando documentos, e também na horizontal, pronta para segurar fotos e recados com os clipes presos ali.

 

Fitas sempre à mão


Quem usa fitas com frequência sabe como é fácil encontrá-las emboladas dentro de gavetas. Uma barra mantém os rolos em ordem e permite acesso simples a todas as cores.

Temperos à vista


Soltos na gaveta, os potes nem sempre são fáceis de encontrar. Mas bastam dois varões extensíveis para impedir que eles saiam do alcance dos olhos.

 

Sapatos fáceis de encontrar
 

Se houver altura suficiente, vale criar “prateleiras invisíveis” com o auxílio de um par de tubos extensíveis. Alinhados, eles apoiam modelos baixos; uma inclinação dá graça ao jeito de exibir saltos altos

Tudo bem ordem sob a pia


Mesmo locais pouco acessados da casa merecem atenção. Aqui, os produtos de limpeza com bicos aspersores foram pendurados na barra, poupando um espaço precioso dentro do armário.

 

‘Oscar’: Lady Gaga é a 1ª pessoa a disputar como melhor atriz e música no mesmo ano
Foto: Divulgação

Lady Gaga conquista algo inédito na história do Oscar a partir das suas indicações. A cantora se tronou a primeira pessoa a ser indicada ao Oscar de melhor atriz e de melhor canção original no mesmo ano. 

 

Gaga concorre nas categorias da premiação por sua atuação em "Nasce uma Estrela" e pela composição da música-tema do filme, "Shallow". 

 

Mary J. Blidge conquistou um marco semelhante no ano passado, com indicação a melhor canção por "Mighty River" e por sua atuação em "Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi", mas a atriz foi incluída na categoria de melhor atriz coadjuvante.

 

Bradley Cooper, que é um dos performers de "Shallow" acaba também se tornando o primeiro homem nas duas categorias, mas o ator não é um dos compositores da  música. 

 

"Nasce uma Estrela" conta a história de amor entre uma jovem artista (Lady Gaga) e um astro alcoólatra em decadência. Além de dirigir o filme, Cooper faz o papel do músico. 

 

A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro nos Estados Unidos.  

Histórico de Conteúdo