RBN Digital atinge recorde de mais de 218 mil ouvintes no mês de novembro

A RBN Digital conquistou um recorde de ouvintes no mês de novembro de 2019, com mais de 218 mil reproduções. O número é o maior desde o lançamento da rádio do Bahia Notícias, em maio de 2017, e consolida a curva de crescimento da emissora registrada ao longo do ano – a quantidade de ouvintes aumentou três vezes no comparativo entre janeiro e novembro.

 

Com programação musical e conteúdos exclusivos, totalmente produzidos e apresentados pela equipe da RBN Digital e do Bahia Notícias, a rádio vive um momento importante com investimentos em novos produtos. “A RBN Digital reúne o que há de melhor no entretenimento e no jornalismo, deixando o nosso ouvinte bem informado ao mesmo tempo em que curte uma excelente programação musical”, ressalta o sócio-diretor Ricardo Luzbel.

 

A rádio possui programas como “Prorrogação Esportiva”, “Geração Z”, "Minuto do Esporte", “Time Machine”, “Pimenta Malagueta” e o podcast recém-lançado pelo Bahia Notícias, “Terceiro Turno”. Com boletins de notícias a cada uma hora, a RBN Digital ainda traz o comentário político do editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte, diariamente às 7h e às 12h30.

 

Para acompanhar a emissora digital basta acessar a loja de aplicativos para celular - no iOS (baixe aqui) ou no Android (baixe aqui) - ou também pelo próprio site da BRN Digital www.rbndigital.com.

Sexta, 06 de Dezembro de 2019 - 15:05

Testagem gratuita par hepatites B e C na Fundação Casa Jorge Amado

por Iga Bastianelli

Testagem gratuita par hepatites B e C na Fundação Casa Jorge Amado

 

Dando continuidade às ações do julho amarelo (mês de conscientização da Hepatite C), A Fundação Casa Jorge Amado, no Pelourinho, abrirá as portas para uma ação de testagem de HEPATITE C. O evento ocorrerá no dia 07 de dezembro das 9 às17 h e será uma oportunidade de alertar a população sobre os riscos das hepatites virais e cirrose. A ideia é oferecer testagem gratuita para hepatites B e C, principalmente para a população carente do pelourinho e cidade baixa, o povo da “Cidade da Bahia” que tanto inspirou o escritor Jorge Amado.

A HEPATITE C é uma doença silenciosa que acomete 700.000 brasileiros e é a principal causa de cirrose e câncer primário de fígado no Brasil.

A importância da testagem se justifica na medida em que a doença já tem cura, com medicamentos oferecidos pelo SUS.

No dia da testagem, na sede da Fundação, qualquer pessoa poderá fazer um teste rápido, simples e gratuito e, caso seja detectada a hepatite, receberá as orientações para tratamento via SUS.

O evento é coordenado pelo Dr. Paulo Bittencourt, Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Hospital Português, Laboratório LPC e Sociedade Baiana de Gastrenterologia.

 

 

 

Mãe vê 'fantasma' ao lado de filhos em babá eletrônica, mas descobre que era ela mesma
Foto: Reprodução / Facebook
Uma mulher que vive na Califórnia, nos EUA, tomou um susto ao ver um "fantasma" ao lado dos seus filhos pela babá eletrônica. Mas acabou descobrindo que o ser de outro mundo na verdade era ela mesma.
 
A história foi contada pela própria "vítima", Leila Livingston, em seu perfil no Facebook. Segundo ela, as crianças estavam "obcecadas" por "O Rei Leão" e decidiu colocá-los para assistir ao filme enquanto se preparava para sair com o marido. "Eu virei a câmera [da babá eletrônica] para eles e estava assistindo no andar de cima pelo meu iPad. De vez em quando eu dava uma espiada e eles estavam no mesmo lugar, assistindo o filme. Mas uma vez eu olhei e vi alguém (um adulto) sentado no sofá olhando para as crianças e elas continuavam assistindo o filme como se não fosse nada demais. Meu coração parou", detalhou no relato.
 
Leila saiu correndo escada abaixo, mas não encontrou ninguém no sofá. Como tinha certeza do que havia visto no vídeo, concluiu: era um fantasma. Mas o medo prosseguiu até ela descobrir um pequeno detalhe.
 
"Eu corri de volta para cima para ver se conseguia enxergar o fantasma de novo. Olhei o iPad e ainda estava lá sentado no meu sofá! Eu liguei pra minha mãe pra mostrar o fantasma. Quando eu me preparei pra mostrar pra ela, eu perdi a imagem. De alguma forma o iPad foi da câmera ao vivo para um vídeo que estava gravado de mais cedo. Era eu. Eu era o fantasma no sofá", concluiu, rindo.
 
No texto, a mãe ainda sugere o que pode ter contribuído para a confusão: "Eu estava me arrumando para sair com meu marido. Isso significa arrumar meu cabelo, fazer maquiagem e encontrar uma roupa. E isso é muito difícil quando você tem duas crianças e um bebê".
 
Passado o susto, a família acabou achando a situação engraçada. "Eu ri tão alto que quase estava chorando", disse a mãe ao portal Kidspot. A situação viralizou e a publicação já tem mais de 29 mil compartilhamentos.
Quinta, 05 de Dezembro de 2019 - 16:35

Como decorar a casa para o Natal gastando muito pouco

Como decorar a casa para o Natal gastando muito pouco

A contagem regressiva para o dia 24 de dezembro já começou e nada melhor do que aproveitar uma das épocas mais esperadas do ano para preparar uma decoração cheia de significado para reunir a família e curtir o Natal. A arquiteta Cris Gusmão, especializada em design e arquitetura de interiores, preparou algumas dicas simples e fáceis de executar para quem quer deixar a casa em clima natalino, mas não quer gastar muito tempo ou dinheiro. Confira: 

1 -- Aproveite itens da época 
Investir em itens baratos que são a cara da época, como velas e laços, são uma opção certeira. Em muitas cidades, esses itens são fáceis de encontrar e os preços são bem acessíveis. E mesmo quem não tem muita habilidade com decoração, consegue preparar uma linda decoração. 

2 -- Utilize o que já tem 
Apostar nas cores convencionais (como vermelho, verde, branco e dourado) em capas de almofadas ou em outros objetos de decoração, não tem erro. Afinal, muitas vezes essas cores remetem aos bons momentos vividos em natais passados e as memórias de infância, além de conseguir reaproveitar os objetos para decorar a casa ao longo do ano. 

3 -- Use a criatividade 
E para quem não abre mão da tradicional árvore de Natal, é possível fazer uma decoração charmosa e com itens que geralmente temos em casa. Que tal reunir a família para criarem juntos? Caixas de fósforo embaladas como se fossem pequenos presentes e pinhas pintadas a mão pelas crianças podem ser penduradas, e o algodão ainda pode ser espalhado em alguns galhos para dar a impressão de neve. 

”No final, o que vai importar não é o valor investido nos enfeites usados na decoração, mas sim o fato de unir toda a família para um momento divertido na hora de confeccionar os enfeites e construir lembranças em um fim de ano inesquecível”, finaliza Cris. 



 

Igualdade de gêneros e representatividade no Natal: Mamãe Noel assume o trono em shopping

 

Agora é a vez dela, a Mamãe Noel!  O Colinas Shopping apostou em um formato diferente na campanha de Natal deste ano: uma Mamãe Noel assumiu o trono do Papai Noel. Para ir além da tradição, que apresenta a Mamãe Noel sempre ao lado do trono ou como assistente do Papai Noel, o centro de compras de São José dos Campos (a 90 quilômetros da capital São Paulo), reservou um horário exclusivo só para a Mamãe Noel. A ação surtiu efeito e atraiu a atenção principalmente do público feminino. 

“Quando as mulheres me veem no trono, ficam surpresas e felizes. Pedem para tirar foto e sempre elogiam por eu estar trabalhando, assim como o Papai Noel”, afirma Sueli de Jesus, 54 anos, que é a Mamãe Noel do Colinas Shopping. “Já as meninas, sinto que entendem que podem ser o que quiserem. Elas podem crescer e quem sabe também ser uma Mamãe Noel e entregar presentes. Não é um sonho só para os meninos.”

Outro público que tem interagido com a Mamãe Noel e elogiado a iniciativa, conta Sueli, é o LGBT. “Eles comentam que tinham vergonha, muitas vezes, de tirar foto com o Papai Noel. Mas com a Mamãe Noel, ficam à vontade.”

Além do atendimento ao público na Praça de Eventos do Colinas Shopping, a Mamãe Noel também é uma das estrelas comerciais do Natal do centro de compras. O tema da campanha, a Doce Magia do Natal, apresenta um negócio de família, com Fábrica de Presentes e Fábrica de Doces. Enquanto o Papai Noel sai para entregar os presentes, a presidente Mamãe Noel cuida dos negócios, supervisionando todas as atividades. 

“Sentimos que é importante falarmos de representatividade, não somente no mês da Mulher, mas envolver esse assunto em outras campanhas. No Natal, pensamos que a Mamãe Noel poderia levar essa mensagem, que as mulheres também representam a magia do Natal, seja entregando presentes ou cuidando para que tudo saia perfeito. Nas novas constituições familiares, temos muitas mamães que dão conta de tudo isso no dia a dia sozinhas”, explica Margarete Sato, gerente de marketing do Colinas Shopping.

Estreante no papel, Sueli se diz realizada pelo contato com o público e por colaborar com o debate sobre a igualdade de gêneros. Prestes a se aposentar e apaixonada por crianças, o papel de Mamãe Noel aconteceu por acaso. “O Colinas apresentou a demanda e uma agência chegou a mim, muito pelos traços físicos. Com o apoio da minha família, aceitei participar e descobri uma nova profissão, talvez”, conta ela, que já pensa em manter a carreira como modelo. “Já surgiram novos convites.”

Adote hábitos para ensinar Educação Financeira aos seus filhos

 

Uma boa educação financeira é a principal chave para ter um relacionamento saudável com o dinheiro, sendo às vezes até mais importante do que os valores envolvidos. Por esse motivo, a partir de 2020, o tema fará parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental, devendo ser trabalhado de forma transversal, ou seja, estará presente em diferentes disciplinas, como matemática, história, português ou geografia, por exemplo. 

O CEO e fundador do Mobills, aplicativo completo para gestão de finanças pessoais, Carlos Terceiro, explica que o desenvolvimento da responsabilidade financeira deve ocorrer desde cedo, facilitando que o controle de gastos e a criação dos objetivos já estejam amadurecidos na fase adulta, evitando que a pessoa se complique com dívidas e aja por impulsos. 

O especialista destaca abaixo para os leitores do BN Mulher algumas tarefas que podem auxiliar na educação financeira das crianças: 

Mesada 

A tradicional forma de inserir as crianças no mundo das finanças é com uma mesada mensal, essa é a melhor alternativa para ensiná-las a administrar o próprio dinheiro. O controle da mesada evita, principalmente, que os gastos sejam feitos por impulso e fora do planejamento. 

Ensine a anotar os gastos 

Ter uma planilha é ideal. No final do mês, ao visualizar o quanto gastou e o que economizou, a criança entenderá quais são seus objetivos e como evitar despesas desnecessárias, consequentemente estimulando a criação de poupanças. 

Estabeleça objetivos 

Incentivar que a criança crie objetivos e foque neles, faz com que ela aprenda a economizar e não gastar por impulso.

Delegue tarefas 

Tarefas simples como pedir para uma criança comprar algo, ajudam na criação do senso de responsabilidade. Analisar preços e produtos é um primeiro passo muito importante para uma boa educação financeira. 

Ensine brincando 

O ensino por meio de brincadeiras envolve a criança, que através do universo lúdico, cria uma percepção das regras a serem cumpridas também na vida real. Não deixá-la ganhar todas as vezes é essencial, para que entenda que não só no jogo, mas na vida, às vezes perdemos. Monopoly, Banco Imobiliário e Jogo da Vida, são ótimas opções de jogos de tabuleiro que incentivam este raciocínio. 

Deixe que a criança faça suas escolhas 

Mesmo quando a criança faz a escolha de gastar o dinheiro de uma maneira não tão eficiente, o ideal é não ter inferir, pois apenas com os erros que ela aprende a se policiar das próximas vezes, fazendo com que a probabilidade de que erre na vida adulta seja muito menor. 

Estimule que ela participe da organização das contas da casa 

Desde cedo, é fundamental compartilhar como as contas da casa são organizadas e planejadas. Dessa forma, a criança consegue visualizar a importância de manter as finanças ordenadas de acordo com o orçamento familiar disponível. 

Não se esqueça do diálogo 

É indispensável estabelecer uma relação de diálogo com as crianças, independente do assunto. Sobre a temática financeira, introduzir termos relacionados, respeitando as faixas etárias, gera uma melhor compreensão deste universo. 

Terça, 03 de Dezembro de 2019 - 10:30

Primeira Medalha Irmã Dulce foi concedida a Maria Rita Lopes Pontes

por Iga Bastianelli

Primeira Medalha Irmã Dulce foi concedida a Maria Rita Lopes Pontes

 

O Plenário Cosme de Farias ficou lotado de amigos, conselheiros e voluntários das Obras Socias de Irmã Dulce (Osid). As voluntárias, da Rede Amigas de Dulce com coordenação de Rosemma Maluf, também, estavam presentes na sessão solene para prestigiar Maria Rita Lopes Pontes. A Câmara Municipal de Salvador homenageou, ontem à noite, a superintendente da Osid, com a primeira Medalha Irmã Dulce.

A homenagem foi proposta pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) com aprovação unânime pelos vereadores de Salvador. A medalha é destinada a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destaquem na promoção de relevantes obras sociais na cidade de Salvador. Durante a Sessão Solene o Arcebispo Dom Murilo Krieger leu um e-mail (sem identificar a autoria) com um relato que retrata a pobreza que enfrenta o povo da periferia de Salvador e que muitas crianças e mães estão passando fome. O Vice prefeito Bruno Reis destacou a importância das palvras de Dom Murilo e que a Prefeitura tem muitos desafios e vem se comprometendo em apoiar cada vez mais as Obras Sociais de Irmã Dulce. Muito discreta Maria Rita fez um agradecimento e destacou a importância do legado deixado pela Santa Irmã Dulce dos Pobres.

Domingo, 01 de Dezembro de 2019 - 10:05

O mês é de alerta: Dezembro Laranja!

por por Iga Bastianelli / @bahianoticiasmulher

O mês é de alerta: Dezembro Laranja!

 

A dermatologista Angélica Pessanha é daquelas médicas reconhecidas por ter um olhar humanizado que não cuida do paciente por partes, e sim como um todo, entende que alguns quadros clínicos podem ser desencadeados por ansiedade, depressão e outros aspectos psicológicos e alguns desses problemas se refletem na pele. Há 14 anos exercendo a profissão, não lhe falta experiência e muito menos sensibilidade e um olhar humano.

 

Agora em dezembro, marcado como o “Mês Laranja”, quando o câncer de pele torna-se um dos principais assuntos em pauta na área de Bem Estar e Saúde, o BN Mulher convida Dra Angélica para orientar e alertar sobre esta doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele, o tipo da doença mais incidente no Brasil com 176 mil novos casos por ano.

 

Com uma rotina puxada, atendendo em dois consultórios, seu maior desafio sempre foi conciliar a família, a profissão e ser mulher. Dra Angélica revela que nunca gostou de delegar a função de mãe, acredita na presença de qualidade com os filhos e também na quantidade de contato com eles. Gosta mesmo de estar presente, de ouvir e conversar. Dra Angélica integra a equipe da Clínica Osmilton Brandão e também trabalha na Clínica Newton Guimarães.

BN Mulher: Por que no mês de dezembro foi instituído o “mês laranja” de alerta a prevenção do câncer de pele?

Em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado como "Dezembro Laranja".  O propósito é chamar a atenção da população na prevenção e no diagnóstico deste tipo de câncer. Como dermatologista estimulo a campanha e encorajo você leitor a compartilhar nas redes sociais uma foto sua vestindo uma roupa laranja, e não esqueça de publicar com a hashtag #dezembrolaranja!

 

BN Mulher: Como é feito o diagnóstico do câncer de pele e quais os principais sintomas?

O diagnóstico do câncer de pele é na maioria das vezes feito por um dermatologista através de exame clínico. Quando necessário usamos o exame conhecido como dermatoscopia, que consiste em examinar a pele com o uso de um aparelho que permite visualizar as suas camadas  que não conseguimos enxergar a olho nu.

Vale lembrar que as áreas do corpo com maior incidência do câncer são as mais expostas ao sol, tais como o rosto, orelhas e pescoço, e os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou côr;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

 

BN Mulher: Muitas pessoas ainda não se protegem adequadamente e até desconhecem que o efeito do sol é cumulativo, poderia explicar?

Hoje em dia as pessoas estão mais bem informadas, mas mesmo assim aqui no Brasil a exposição ao sol ainda é muito prolongada e em horários perigosos, principalmente na região Nordeste a mais quente do país.

 

Deve haver, também, uma preocupação maior com as crianças, pois o câncer de pele geralmente só aparecedepois de 20 anos da exposição excessiva.  A radiação ultravioleta, oriunda da exposição ao sol, tem sim efeito cumulativo. Os raios UV danificam o DNA das células e podem surgir lesões na pele. Vale alertar que uma lesão que sangra, cresce e que apresenta mais de uma coloração pode ser ou se tornar um câncer de pele.

 

BN Mulher: Quais são os tipos de câncer de pele?

O câncer de pele pode ser não melanoma e melanoma. O não melanoma é o tumor mais frequente no Brasil e o menos agressivo, com alto índice de cura. Os carcinomas (câncer de pele não melanoma) se manifestam como nódulos ou feridas que não cicatrizam.

Já o melanoma é mais agressivo e tem possibilidade de metástase. Sinais ou pintas diferentes das demais, com bordas irregulares, que mudam de tamanho e aspecto em semanas podem indicar a presença da doença.

A regra ABCD auxilia na identificação de lesões. Se a lesão for Assimétrica, com Bordas irregulares, a Cor tiver dois tons ou mais e a Dimensão for de mais de 6 milímetros, pode ser sinal de câncer de pele. Sempre oriento meus pacientes a ficarem atentos a estes sinais.

 

BN Mulher: Quais as orientações para a prevenção do câncer de pele?

A exposição solar deve ser consciente evitando-se os horários de maior índice de radiação ultravioleta. Nunca é demais lembrar que deve-se evitar a exposição solar no período das 10h às 16h, a utilização correta do protetor solar, chapéus e camisetas que protejam dos raios ultravioleta. Depois destes primeiros cuidados, ainda reforço:

  • Reaplique o protetor a cada 2-3h,  até mesmo para aqueles que são “à prova d’água”;  
  • Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol;
  • Evite as câmaras de bronzeamento artificial;
  • Uso de óculos escuros com lentes de qualidade

 

BN Mulher: Então como beleza tem a ver com se cuidar e o sol, além de poder causar o câncer de pele pode também ser um vilão do envelhecimento precoce, quais são hoje os procedimentos mais procurados em seu consultório?

Sim o sol tem um papel devastador na pele quando o assunto é envelhecimento. Então, agora falando de estética, os procedimentos mais procurados são: toxina botulínica, preenchimentos, tratamentos para flacidez, diversos tipos de lasers, tratamento de papada e tratamento de melasma.

 

BN Mulher: Existe uma preocupação geral das pessoas envelhecerem, há exageros?

Não considero exagero a atenção em se cuidar, fazer alguns procedimentos. Falamos sempre em exagero, mas não é comportamento da maioria. Obviamente existem pacientes que extrapolam e até mesmo apresentam sinais de compulsão. Vale o médico não ceder, tentar explicar o que de fato é necessário se fazer. Se percebo compulsão, eu desaconselho. Não me utilizo da fragilidade dos outros.

 

BN Mulher: Como somos uma editoria voltada para a Mulher e abordamos muito aqui o crescimento profissional, não poderíamos deixar de perguntar: quais orientações a Drª poderia dar para jovens médicas que vão escolher a dermatologia como profissão?

Um ponto muito frágil da minha geração é que não tivemos quase nenhuma noção sobre empreendedorismo e gestão do tempo. Hoje eu busco estas especializações por meio de cursos, mas para quem está começando esta é uma boa dica: faça matérias opcionais em Administração e Marketing e por fim não seja apenas técnica, mas deixe o dom da medicina de cuidar do outro fluir, e num mundo cada vez mais robotizado e tecnológico se humanize!

 

Conheça um pouco mais sobre a Dra Angélica Pessanha:

Formada pela Universidade Federal da Bahia, com estágio em São Paulo, Dra Angélica é especialista em cirurgia dermatológica pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e também em tricologia.

 

Quinta, 28 de Novembro de 2019 - 14:05

Mitos e Verdades sobre a depilação durante a gravidez

Mitos e Verdades sobre a depilação durante a gravidez

 

Manter a pele lisinha, sem alergias, manchas ou pelos encravados, não é uma tarefa fácil, ainda mais durante a gestação quando a mulher está mais sensível com o barrigão que dificulta a flexibilidade. “Muitas mulheres nos perguntam se podem fazer a depilação durante a gravidez. Existem muitas dúvidas e é preciso esclarecê-las para evitar problemas e desconfortos”, afirma a fundadora da rede de depilação Pello Menos, Regina Jordão. “Caso a gestação seja de risco, o ideal é que a futura mamãe converse com o médico de confiança”, completa. Confira abaixo, alguns mitos e verdades sobre o tema:

A depilação pode ser feita até o 9º mês?
Verdade. Não existe restrição quanto a qualquer tipo de serviço de depilação a cera, a não ser que seja por alguma orientação médica. Do contrário, não há problema. No entanto, a pele pode ficar um pouco mais sensível devido ao inchaço em algumas regiões específicas, portanto, é preciso alguns cuidados para que não haja lesões

O barrigão dificulta posições e impede a depilação com cera?
Mito. O recomendado é buscar profissionais que estejam habituados a atender mulheres grávidas. Esses especialistas saberão orientar quanto às posições para garantir o conforto durante o procedimento.

O laser deve ser evitado?
Verdade. A depilação a laser não pode ser realizada nesse período, devido ao alto risco de causar manchas na pele da gestante.

Os cremes depilatórios são contra-indicados?
Mito. Não há contraindicação sobre o uso desses produtos. No entanto, muitos profissionais não recomendam seu uso nesta fase da vida, pois são frequentes os casos de irritações e, considerando que a pele da mulher grávida geralmente é mais sensível, o mais indicado é optar por outro método.

Cera fria é melhor do quente?
Mito. Não há restrições quanto à depilação com cera, seja ela quente ou fria. Porém, é recomendável uma atenção maior com a temperatura do produto, devido a sensibilidade aflorada das gestantes.

Bahia Notícias lança novo aplicativo para Android e IOS; baixe na loja do seu celular

O novo aplicativo do Bahia Notícias foi oficialmente lançado na última segunda-feira (25) após uma série de ajustes para melhorar a experiência dos usuários do site. Com layout mais dinâmico, o app é uma evolução das versões anteriores e traz o que há de mais moderno na usabilidade de aplicativos de notícias para celulares. “Queremos que os nossos leitores se sintam confortáveis em utilizar o nosso app e com uma experiência quase personalizada”, explica o sócio diretor do site, Ricardo Luzbel.

 

Essa “personalização” citada por Luzbel é a nova modalidade que permite aos usuários selecionarem de quais editorias eles gostariam de receber a notificação por push. “Era uma demanda antiga de nossos leitores e estamos implantando nessa nova versão do aplicativo”, explica o editor-chefe, Fernando Duarte. No app, todas as editoriais do site estão disponíveis, incluindo também um acesso facilitado à RBN Digital, a rádio do Bahia Notícias.

 

Os usuários que já possuem o aplicativo instalado no smartphone podem verificar se a Play Store ou a Apple Store notificaram a atualização – que estava disponível desde a última semana, com uma versão de teste. Já novos leitores podem baixar o aplicativo clicando aqui para Android e aqui para IOS.

 

Clique e baixe:

 

Por dentro da moda: CASACOR Bahia recebe lançamento de livro sobre a família Pascolato

 

Pensar na moda brasileira é associar logo de cara esse universo ao nome da família Pascolato e, para trazer ao público, histórias e curiosidades das mulheres do clã que ajudou a fortalecer o mercado fashion no país, a CASACOR Bahia, no Horto Florestal, recebe no dia 28 de novembro, às 19h, lançamento do livro “O fio da trama” (Ed. Tordesilhas, 512 págs), assinado por Alessandra e Consuelo Blocker.

O evento acontece na Arena do Conhecimento da mostra, com a presença das autoras, e leva a assinatura da Licia Fábio Produções.“Receber o lançamento desse livro atesta o quanto aCASACOR está alinhada com os atributos de estilo, elegância e visão de negócios que marcam essa família”, opina o diretor da mostra Carlos Amorim.

Alessandra e Consuelo são filhas de Costanza Pascolato, consultora de moda e uma das principais referências de estilo no Brasil. No livro, elas narram de forma envolvente e deixando aflorar suas emoções, a trajetória de força e conquistas mas também de desafios, fragilidades e dilemas vividos por sua mãe e sua avó Gabriela, que fundou uma das mais conhecidas tecelagens do país, a Santaconstância.

E se moda é o principal combustível dessas mulheres poderosas, as autoras da obra também não fogem à regra. Consuelo é hoje uma das mais conhecidas influenciadoras digitais fashion ou, como ela mesmo gosta de se apresentar, uma consumidora de tendências, que compartilha seus achados pelo Brasil e o mundo no seu site consueloblog e no instagram @consueloblocker

Já Alessandra é mestra em literatura russa e começou a trabalhar no mercado editorial em Nova York. Voltando ao Brasil, dirigiu o projeto de Áudio Livros, da Abril, o Departamento Internacional da Objetiva e posteriormente fundou sua própria editora, responsável pela publicação de alguns livros escritos por Costanza Pascolato.

O fio da trama – Na primeira parte do livro, “Uma linha por dia”, as autoras iniciam uma verdadeira viagem no tempo através dos diários de Gabriella Pascolato, onde relatos confessionais mostram a força de vontade da jovem, que se determinou a cursar a universidade numa época em que a formação acadêmica era incomum para as mulheres. Anos de história expostos, trazendo à tona as angústias da juventude na Itália, o casamento, as adversidades enfrentadas durante a guerra e a vinda da família para o Brasil. 

Na segunda parte do livro, “Prêt-à-porter”, o leitor passa das histórias de Gabriella aos dilemas de Costanza Pascolato, entrelaçados sempre pelo depoimento das filhas Alessandra e Consuelo: solidão, divórcios, tentativas frustradas de gravidez, mudanças de casa, de país, perdas e danos. Ao longo das páginas, a fragilidade afetiva das narradoras em sua luta diária e incontornável para se tornarem protagonistas da própria história promove aproximação com o leitor.

 

 

 

 

RBN Digital lança podcasts sobre política, música, esportes e relacionamento

Agora você pode ouvir quantas vezes quiser os programas da RBN Digital em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Castbox e Tuneln. Seguindo uma tendência mundial, a rádio do Bahia Notícias entra de vez no mundo dos podcasts, como são chamados os streamings de áudio.

 

Nos últimos cinco anos, o número de ouvintes que começaram a consumir essa mídia foi de 60,3%, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Poscasters (Abpod) em parceria com a rádio CBN. Ainda de acordo com o estudo Podcast Ibop 2019, 32% dos internautas utilizam o Spotify para escutar esse tipo de conteúdo.

 

O objetivo do Podcast RBN é engajar ainda mais ouvintes e alcançar o maior número de pessoas com seus programas que oferecem conteúdos de qualidade sobre música, esporte, política e relacionamento, exibidos primeiro na programação da rádio, e em seguida disponibilizados nas principais plataformas de streaming.

 

Nas terças, às 19h, você confere em primeira mão na RBN Digital o “Prorrogação Esportiva”, que reúne curiosidades e competições, além de entrevistas especiais com personalidades do esporte. Nas quartas, no mesmo horário, mas quinzenalmente, vai ao ar o “Geração Z”, que apresenta os novos nomes da Música Popular Brasileira, com entrevista, biografia, música e produções contemporâneas. Ambos os programas são produzidos por Deivide Sacramento e contam com a edição de Paulo Victor Nadal.

 

Durante toda a semana, de segunda a sexta, às 12h, a RBN traz o “Minuto do Esporte”, apresentado pelos repórteres do Bahia Notícias, Glauber Guerra e Ulisses Gama, com as últimas informações sobre tudo que acontece dentro e fora das competições mais relevantes. Diariamente os usuários da rádio podem ouvir também o comentário do editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte, sobre os bastidores da política soteropolitana, baiana, brasileira e mundial, sempre com um olhar mais atento de quem acompanha o dia-a-dia de uma das redações mais produtivas da Bahia. O comentário vai ao ar às 7h, e tem sua reexibição às 12h30.

 

A informação de qualidade continua também na sexta-feira com o “Pimenta Malagueta”, que aborda dicas práticas sobre sexo e relacionamento de uma maneira leve e descontraída. O programete é feito em parceria com o Bahia Babados sob o comando das jornalistas Bárbara Gomes e Nereida Albernaz. E, mais recentemente, a RBN Digital estreou em sua programação de sexta-feira, às 8h, o “Terceiro Turno”, podcast que conta com a apresentação dos repórteres João Brandão, Lucas Arraz e Rodrigo Daniel, que debatem os destaques da política do estado.

 

Para ouvir a programação completa você pode baixar o aplicativo da RBN Digital no seu dispositivo Android (baixe aqui) e iOS (baixe aqui), ou acessar o site www.rbndigital.com. Nas plataformas digitais você busca por “RBN Digital” e selecionar o podcast que quer acompanhar, além de receber notificações quando um novo conteúdo for publicado.

 

Baixe o aplicativo da RBN Digital:

 

Cabelo sofre tanto quanto a pele por alta exposição ao sol; especialistas listam cuidados
Foto: Alp Cem/Pixabay

Já se sabe que durante o verão é preciso intensificar os cuidados com a pele. Mas dermatologistas também alertam que nesta época também se deve redobrar a atenção com os cabelos. Isso porquê os fios sofrem tanto quanto a pele quando expostos ao sol, e o resultado pode ser cabelos quebradiços, ressecados, desbotados e com alterações na coloração, de acordo com reportagem do portal Viva Bem. 

 

A orientação de especialistas é de que as pessoas preparem os fios para a chegada do verão, intensificando as hidratações com cremes a máscaras à base de queratina. Outra saída é a utilização de óleos, a exemplo dos de argan, coco e abacate.

 

Tão importante quanto o uso de protetor solar na pele, é o uso da proteção no cabelo, com produtos específicos, que protegem os os fios da radiação solar. Assessórios, como chapéus, também podem auxiliar nesse processo, conforme destaca a reportagem. 

Terça, 26 de Novembro de 2019 - 09:05

O impacto do estresse feminino nas doenças odontológicas

O impacto do estresse feminino nas doenças odontológicas

 

Não é novidade que as mulheres são multitarefas. “Na prática, temos que nos desdobrar para equilibrar todas as atividades pelas quais somos responsáveis. Óbvio que essa forma de viver tem um preço alto para as mulheres e exige uma carga energética física e mental alucinante” é o que constata a cirurgiã dentista Selma Nishimura. Como resultado, as mulheres enfrentam o famoso quadro de estresse com músculos e nervos retesados. Há ampla literatura sobre o impacto dessa tensão constante na qualidade de vida e na saúde feminina, mas pouco se fala sobre a relação com a saúde odontológica. “O estresse está associado, claramente, às condições básicas para o desenvolvimento de disfunção temporomandibular; para o bruxismo; ou para o “apertamento” dentário”, revelou a dentista.

 

E quais os sintomas? As dores de cabeça constante; dores de ouvido; dor e pressão atrás dos olhos; dor ao mastigar ou ao bocejar; estalos ao abrir e fechar a boca; travamento ou deslocamento da mandíbula; mudança na forma de mastigar ou flacidez dos músculos da mastigação – independente da sua idade –, podem indicar uma disfunção temporomandibular ou bruxismo.Para auxiliar no tratamento, a parte odontológica deve ser devidamente avaliada e tratada.

A dentista Sued Queiroz da Live Odontologia, também, vem observando mulheres com diversos problemas odontológicos resultantes de uma vida mais corrida e estressante, aqui em Salvador. Ela que utiliza recursos tecnológicos para diagnosticar os pacientes indica, também, a polissonografia para investigar o bruxismo ou até mesmo se o paciente tem apinéia do sono.

 

Segundo Sued, a odontologia pode ajudar diversas formas muitas vezes são usadas as placas oclusais no tratamento tempromandibular (DTM), uso de lasers terapia e até reabilitação com próteses.  mas cada caso é um caso diferente e cada paciente possui uma necessidade, portanto, o planejamento deve ser único" reforça ela.

 

Segundo os dentistas para alguns problemas o tratamento deve ser multidisciplinar, ou seja, com envolvimento de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos. Saber escutar o próprio corpo é sinal de autoestima e reflete na qualidade de vida. E, deve caber em qualquer agenda feminina... por mais atarefada que ela seja! “recomenda a dentista.

 Evento gratuito sobre gestão para empreendedores de Cajazeiras

 

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo local e o desenvolvimento sustentável da economia de Cajazeiras através da capacitação dos empresários do bairro, o Hospital Prohope realiza na próxima terça-feira (26) o evento “Gestão sem Fronteiras” no auditório da unidade, das 8h às 17h. Durante um dia inteiro empresários locais participarão de uma imersão com especialistas em diversos temas, dando um primeiro passo para um olhar mais estratégico e com foco nas melhores práticas do mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail inscricao.gsf@gmail.com. As vagas são limitadas.

 

A ação prevê a profissionalização das empresas utilizando ferramentas de gestão para definição de estratégias, investindo em tecnologia e redução de custos, melhorar a prestação de serviços e a qualidade, além de ser referência em modelo de economia sustentável para outros bairros. O evento contará com palestras como “A Importância do Planejamento Estratégico”, “Gestão da Inovação nas micro e pequenas empresas”, “Como Controlar seu Dinheiro e Elaborar o Fluxo de Caixa”, “A Importância das Redes Sociais” e “Qualidade como Diferencial na Prestação de Serviços”.

 

Segunda, 25 de Novembro de 2019 - 12:05

O design e as criações independentes brasileiras

O design e as criações independentes brasileiras



A curadoria desta edição terá um olhar dedicado à criativos de diversas regiões do país e também abrirá espaço para projetos que olham para biomas como Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pampas para desenvolver produtos e ações que se inspiram na natureza, nas matérias-primas e nas culturas destes territórios brasileiros. 

“2019 foi um ano de intenso mergulho no que entendemos sobre alma brasileira. Percorremos diversos territórios e nos espalhamos por muitas cidades para imergir ainda mais nesse Brasil tão diverso. Fomos à Recife, Tracunhaém, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Alter do Chão, Brasília. Nas andanças por nosso país nos deparamos com a diversidade, a pluralidade e as riquezas de nossos ingredientes naturais e humanos - e eles são as grandes inspirações para a edição de Fim de Ano da Feira”, conta Cris Rosenbaum, curadora e fundadora da Feira na Rosenbaum. 

Os biomas brasileiros, com sua fauna, flora e paisagens, contam a história de um país imenso, rico e cheio de vida. Um patrimônio nacional repleto de potenciais e que é essencial para nosso desenvolvimento econômico e social, decisivo para o bem-estar dos brasileiros e das futuras gerações em todo o planeta. 

Do Oiapoque ao Chuí, os biomas brasileiros revelam a riqueza da nossa biodiversidade. Cada um com sua identidade forte e única, transmitindo, além de paisagens particulares, as tradições culturais do nosso país. 

Serviço 
Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP 
7 a 15 de dezembro - 11h às 20h 
Entrada Gratuita 
 

Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 18:50

Seminário em Salvador discute 'Mulher 4.0'

Seminário em Salvador discute 'Mulher 4.0'
Abertura terá Rosemma Maluf | Foto: Divulgação
Um seminário realizado na Casa do Comércio, em Salvador, vai discutir a “Mulher 4.0”. Organizado pela Câmara da Mulher Empresária, da Fecomércio, o evento reunirá palestrantes empreendedoras, executivas e mães para trocar experiências e empoderamento feminino.
 
O seminário que ocorrerá na próxima terça-feira (26), a partir das 15h30, terá abertura de Rosemma Maluf e mediação da editora do BN Mulher, Iga Bastianelli.
 
Ele será composto por três momentos: um talk show com o tema “Mulheres depois dos 40”; um pitch de negócios e networking; e um segundo talk show sobre “Casamento, Negócios & Amor”.
 
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link http://bit.ly/desafiosdamulher4ponto0. Os interessados podem contribuir com a campanha Natal Solidário levando 2 quilos de alimentos não perecíveis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Site Bahia Notícias Mulher (@bahianoticiasmulher) em

Aos 40 anos e com 38 filhos, ugandense passa por procedimento para deixar de engravidar
Foto: Revista Raça

Com um histórico de seis gestações de gêmeos, quatro casos de trigêmeos, três outros de quadrigêmeos, além de gestações "mais simples", com apenas um bebê no ventre, a ugandense Mariam Nabatanzi somou 38 filhos aos 40 anos de idade e recentemente realizou um antigo desejo, de passar pro um procedimento para que deixasse de engravidar.

 

De acordo com o Extra, Mariam se casou cedo, aos 12 anos, com um homem de 28 e teve o primeiro casal de gêmeos logo após a união.

 

A explicação médica sobre o caso da ugandense é de que ela possuía ovários muito grandes, o que fazia com que ovulasse múltiplas vezes a cada ciclo e a deixava mais fértil.

 

A reportagem destaca que aos 23 anos, e já com 25 filhos, Mariam solicitou aos médicos que interviessem para que ela deixasse de engravidar, mas eles teriam dito que tomar pílula anticoncepcional poderia acarretar sérios problemas de saúde, por causa do tamanho dos ovários.

 

Mariam cria sozinha os filhos. A família se divide em quatro casebres, onde as crianças  dividem camas e outros dormem no chão. A mulher faz bicos como cabeleireira e decoradora de eventos, recolhe sucatas, participa da colheita de café, produz o próprio gin e medicamentos à base de ervas.

Quarta, 20 de Novembro de 2019 - 13:05

Afroempreendedorismo: empresas que você precisa conhecer

Afroempreendedorismo: empresas que você precisa conhecer

 

O afroempreendedorismo tem crescido a cada ano no Brasil. Hoje, são mais de 14 milhões de empreendedores negros no país à frente dos mais variados tipos de empresas, de acordo com dados do Instituto Locomotiva. A população negra movimenta R$ 1,7 trilhão por ano e os empreendimentos focados nesse público têm potencial para dar muito certo. Conheça cinco negócios criadas por empreendedores negros que têm ganhado destaque no país. 

Diáspora.black
Startup criada pelos amigos Carlos da Silva e Antonio Pita, a Diáspora.Black é uma rede de anfitriões e viajantes interessados em vivenciar e valorizar a cultura negra. A plataforma conta com roteiros e experiências turísticas oferecidos por afroempreendedores, além de intermediar hospedagens certificadas para o atendimento sem discriminação. Com três mil clientes, entre viajantes e anfitriões, está presente em 70 cidades, de 36 países. 

Conta Black
Primeira conta digital criada por negros no país, a fintech fundada pelo publicitário e especialista em finanças Sérgio All nasceu com o propósito de promover o empoderamento financeiro. Com foco na educação financeira e na proximidade com os clientes.


Makeda Cosméticos
Criada pelas irmãs Sheila Makeda e Shirley Leela, a Makeda Cosméticos tem como missão incentivar os cuidados com os cabelos crespos e cacheados, de forma saudável, auxiliando na construção de uma identidade positiva. Para isso, as sócias desenvolveram um linha de produtos especializados para esse tipo de cabelo, com o auxílio de profissionais técnicos e especialistas. Feitos à base de ricos óleos vegetais e essências especiais, as máscaras, shampoos, finalizadores, umidificadores e ativadores de cachos não contém sal, parabenos, sulfato e óleo mineral e não são testados em animais. 

NoFront - Empoderamento Financeiro
Já imaginou aprender sobre educação financeira com letras de RAP? Assim, a economista Gabriela Mendes tem ajudado centenas de pessoas a administrarem melhor as finanças, de forma simples e inédita, e substituiu as complicadas fórmulas matemáticas pelas letras de RAP de artistas como os Racionais MC’s. Com o curso, é possível aprender sobre padrões de consumo, ostentação e consumo consciente, técnicas de negociação e quitação de dívidas, economia na prática, mecanismos de planejamento, metas financeiras, e investimentos. 

Feira Preta
Não tem como falar de empreendedorismo negro sem citar a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, que chega à maioridade esse ano. Em quase 20 anos de trabalho da empreendedora Adriana Barbosa, a iniciativa recebeu 120 mil pessoas, 600 artistas nacionais e internacionais, 700 expositores do Brasil e América Latina, e movimentou mais de R$ 5 milhões com a venda de produtos e serviços. A edição 2019 da Feira Preta acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no Memorial da América Latina. 

Terça, 19 de Novembro de 2019 - 13:05

Menos simpatia e mais empatia: a ascensão das mulheres em cargos de liderança

por Por Melina Alves

Menos simpatia e mais empatia: a ascensão das mulheres em cargos de liderança

 

As mulheres caminham a largos passos rumo ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho que favoreça a competência, a colaboração, a especialização e a transparência, valores que se tornam cada vez mais fundamentais para a sobrevivência da liderança no trabalho. Um recente estudo da OIT – Organização Internacional do Trabalho mostrou que a presença feminina em cargos executivos é um dos fatores que contribui para maior desempenho e lucratividade das empresas, já que de 75% das que optaram por mulheres no comando, cerca de 5% a 20% tiveram um aumento considerável nos lucros.

Mas, mesmo sensíveis à diversidade e tão ou mais capacitadas que os homens, a resistência à liderança feminina infelizmente ainda é um obstáculo na maior parte das empresas. Os números ratificam a afirmação de que a competência feminina é amplamente ignorada. Segundo dados do IBGE, os homens ainda ocupam 58,9% dos cargos executivos dentro das corporações e, quando tais posições são das mulheres, a remuneração recebida é aproximadamente 20% menor.

O curioso –e preocupante- é que essa discriminação também vem do público feminino. Não é raro encontrarmos mulheres que endossam tal discurso, atacando profissionais e executivas por serem mães, por exemplo. Cuidar da família e criar os filhos é considerado uma responsabilidade quase que exclusiva materna e incompatível com o mercado de trabalho. Ascender no organograma empresarial, ocupando cargos de liderança, é também visto por muitas mulheres como um abandono às responsabilidades domésticas e familiares.

É preciso derrubar esse arquétipo patriarcal de que a mulher é cuidadora e o viés inconsciente de que o homem nasceu para liderar. As empresas precisam promover a colaboração, a integração entre as pessoas e ter a liderança exercida pela competência e não mais pelo gênero. Há um imenso potencial criativo que está à margem do mercado ou é mal aproveitado nas empresas.

É passada a hora de sermos agentes ativos dessa transformação, abrindo espaço para quem realmente quer fazer a diferença. Só compreendendo as nuances da atualidade nos livraremos do preconceito e nos tornaremos capazes de desenvolver um mercado amplamente competitivo e uma nação que cresce por inteiro e de forma consistente. Pessoas com olhares distintos trazem soluções plurais. O tempo da simpatia passou. É hora de sermos empáticos.   

Melina Alves é CEO e fundadora da DUXcoworkers, Melina Alves é especialista em usabilidade e arquitetura da informação e está entre as 40 mulheres líderes de UX mais lembradas do país. A executiva é pós-graduada em Tecnologia da Informação pela Faculdade Impacta de Tecnologia e em Administração Empreendedora pela FGV.  A empresa liderada pela executiva tem espaço inclusivo para mães 90% de sua mão de obra composta por mulheres.

Espaço moderno e antenado para a Digital Influencer na Casacor



Pensando na mulher moderna, pra?tica e objetiva, mas que tambe?m e? empoderada do seu lado feminino e na?o precisa abrir ma?o do romantismo, o escrito?rio MM8 Arquitetura e Interiores, da Design de Interiores Mila Caramelo e da Arquiteta Mila Saraiva, apresenta a Sui?te Gloss, “Espac?o do Quarto da Filha”, na mostra Casa Cor Bahia 2019, que fica aberta ao pu?blico até oito de dezembro.

“E? o quarto da mulher feminina, conectada e cheia de atitude”, comenta Mila Caramelo. Segundo ela, o florescer da It Girl de Moda e Beleza, Carol Lisbo?a, serviu de inspirac?a?o para o projeto, como na escolha de uma paleta de cores em tons rosados, tie dye, tende?ncia do Vera?o-2020. “Foi como demos o toque mais roma?ntico e feminino ao projeto, adotando tambe?m linhas suaves e um design arredondado, tanto no mobilia?rio como nas pec?as de decorac?a?o”, ressalta.

"Mas a mulher atual, tambe?m, e? forte, tem poder de decisa?o e muita atitude. Por isso o quarto da blogueira tambe?m e? super conectado e automatizado, com comandos de IoT para va?rias func?o?es e algumas inovac?o?es tecnolo?gicas”, completa Mila Saraiva.

Carol Lisbo?a confessa que esta? animada com tudo. "Fiquei encantada com o projeto, achei a minha cara, poderia ser o meu quarto de verdade. Adorei os tons que as meninas trabalharam, o closet esta? maravilhoso, tem tudo a ver comigo”, admite. Ela tambe?m aprovou todas as novidades tecnolo?gicas. Como o espelho do closet, que tem a possibilidade de mudar a temperatura da luz de acordo com as diferentes necessidades.

Ha? quatro anos trabalhando juntas, Mila Caramelo e Mila Saraiva assinam projetos de design de interiores e de arquitetura de pequeno porte, para espac?os residenciais e comerciais, ale?m de retrofit e te?m planos para a a?rea de hotelaria.

Segunda, 18 de Novembro de 2019 - 12:05

Falando sobre Estilo! Você tem o seu?

Falando sobre Estilo! Você tem o seu?

 

Moda é algo passageiro, definido por profissionais conceituados do ramo, que apontam as tendências que irão comandar as criações e vendas do vestuário de determinadas estações do ano. O estilo é algo que define, é o complemento da identidade.

“Estilo é uma descoberta, sofremos influências externas como o ambiente onde vivo, meu trabalho, mas também influências internas como nossas características, nosso comportamento e nossos gostos”, conta Christie Giovannetti, Gestora de Imagem e Marca Pessoal.

Existem alguns estilos pré-definidos, como Romântico, Moderno, Casual, Tradicional, Criativo, Elegante e Sexy. Mas isso não significa que você deva se encaixar exatamente em um deles. É possível ter uma tendência a um estilo, usar acessórios de outro e “pular” de estilo de acordo com a ocasião. E, misturando tudo, está o seu estilo, único, pessoal e intransferível.

E o seu Estilo qual é?

Aposto que você pensou em sua profissão, correto? Tudo bem, mas o que quero saber é quem é você de verdade, sem falar de sua profissão, se é casada ou não, quantos filhos tem… difícil? Pode ser, mas aqui vamos ver maneiras de te ajudar nesta prazerosa missão. Vá pensando nas questões abaixo e anote as respostas em um papel, para ler depois e se auto avaliar.

Uma das formas de conhecer a si mesmo é se olhar no espelho e ter um tempinho para você prestar atenção nas suas reações do dia-a-dia. Ao se deitar, por exemplo, pense nas coisas que fez e que aconteceram com você durante todo o dia e lembre-se das suas reações. Ficou irritada? Angustiada? Feliz? Animada? Por quê?

Responda a si mesma:

· O que eu gosto de fazer?
· O que não gosto?
· Qual a melhor hora do dia? O que você faz nesta hora?
· O que você faz que não gosta de fazer?
· O que você gosta de fazer, mas não tem feito?

Olhe em seu guarda-roupa e verifique quais tipos de peças mais se repetem. Qual é a sua peça coringa? Por quê?

EXERCÍCIOS PARA CONHECER SEU ESTILO

Ter estilo não é se vestir igual todos os dias, é ser fiel à sua essência, entendendo que um dia você pode acordar diferente do outro, sem deixar de ser você.

“Elegância vem antes do estilo: pessoas com estilo não se preocupam com o que está na moda”, comenta a gestora de imagem e marca pessoal.

1. Treine o olhar;
2. Procure evitar o óbvio;
3. Copie alguém que você admira – só no início.

A Consultoria de Imagem Pessoal, feminina e masculina, ajuda nesta descoberta, trazendo autoconfiança e economia de tempo ao escolher seus looks.

Postos de saúde de Salvador recebem 7,5 mil doses da vacina pentavalente após falta
Foto: Reprodução / G1

A partir desta segunda-feira (18), 26 postos de saúde de Salvador receberão mais de 7,5 mil doses de vacina pentavalente. A substância protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B.e precisa ser aplicada em bebês de até seis meses.

 

De acordo com o G1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vem sofrendo queda no fornecimento da pentavalente desde julho, e que o estoque está zerado em Salvador, e que não tem previsão de quando terá a vacina disponível. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h.

 

Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apontou que a região recebeu 70 mil doses, 10 mil a mais que o normal. Porém, com o acúmulo de crianças que ficaram sem se vacinar desde julho, a quantidade não foi suficiente pata imunizar todas as crianças. A previsão do órgão de regularização é até início de dezembro.

Dia Mundial do Diabetes: Impacto financeiro atribuído à doença é de US$ 845,00 por paciente
Foto: Agência Brasil
O Diabetes – doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose – acomete mais de 387 milhões de pessoas no mundo, 13 milhões só no Brasil , e é uma das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são a principal causa de mortalidade e incapacidade prematura no Brasil e no mundo. Existem diferentes tipos da doença, mas os mais conhecidos são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O primeiro é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas e segundo ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.
 
Os primeiros sinais da doença podem ser identificados mais de 20 anos antes do diagnóstico, de acordo com uma pesquisa apresentada no Encontro Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), ocorrido em 2018, na Alemanha. Esse dado destaca a importância do controle e monitoramento das taxas de glicose, que devem ser feitos por meio de exames laboratoriais simples, de glicemia de jejum e hemoglobina glicada.
 
“O controle dos sinais por exames de diagnóstico é reconhecido globalmente como importante instrumento capaz de promover não apenas o bem-estar do paciente, mas também reduzir a despesa total com o tratamento de saúde”, destaca a diretora executiva da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Priscilla Franklim Martins.
 
O impacto financeiro de hospitalizações atribuídas ao diabetes e suas complicações é de, em média, US$ 845,00 por paciente. O custo médio de internação foi significativamente maior para os homens em todas as faixas etárias, sendo de US$ 956,00 para eles, ante US$ 746,00 para as mulheres, segundo o estudo Disease and Economic Burden of Hospitalizations Attributable to Diabetes Mellitus and Its Complications.
 
Esses montantes são ainda maiores quando estimados os custos financeiros indiretos decorrentes da perda de capacidade produtiva. Em contrapartida, o valor médio do exame de hemoglobina glicada foi de R$ 16,00, segundo os dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
 
A edição de 2019 do Painel Abramed -- o DNA do Diagnóstico, lançada em agosto pela entidade, aponta que o número de exames de hemoglobina glicada no mercado de saúde suplementar passou de 12 milhões (em 2017) para 13,5 milhões (em 2018), o que corresponde ao aumento de 12,4%. No Sistema Único de Saúde (SUS), a variação foi de 4% para cima, com 39,8 milhões de exames realizados em 2018 ante 38,3 milhões em 2017.

“Esses dados demonstram maior acesso e monitoramento dos pacientes em relação a essa doença, que pode ser grave”, acredita Priscilla.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis, prática regular de atividade física e consultas periódicas ao médico.
Especialistas em comportamento falam do poder do perdão e do autoperdão

 

A felicidade é um estado de espírito, e para termos acessos a tão sonhada felicidade, precisamos acessar o autoperdão e perdoar a nossa história. Esta afirmação da Terapeuta Holística Ana Cláudia Queiroz provoca a reflexões sobre o poder do perdão. Para a Terapeuta Ana Cláudia que há mais de 20 anos trabalha em Salvador ajudando diversas pessoas, só conseguimos isso voltando pra dentro, revendo a própria história e trajetória e tendo um olhar amoroso para a criança interior. "Revendo as crenças limitantes e padrões negativos podemos enfim sonhar e conviver com a tão sonhada felicidade! Existem diversas técnicas que ajudam nessa caminhada, sendo que todas elas já existiam no universo e foram canalizadas por alguém. Mas o que realmente faz com que a felicidade faça moradia na sua casa, são as escolhas de cada um e o olhar amoroso de quem pegar o caso", explicou Ana Cláudia. 

 

E para falar mais sobre o mesmo tema o BN Mulher conversou com Heloísa Capelas, que é diretora do Centro Hoffman no Brasil. Heloísa é, também, autora do livro "Perdão, a Revolução que Falta". Confira abaixo o que ela fala sobre o tema Perdão.

Por que o perdão empodera?

O perdão tem a ver com aceitação. Primeiro, você aceita aquela situação e, então, a perdoa. Ao perdoar pessoas e situações da vida você, primeiro, tem uma vida de paz e um sossego mental. Você para de ficar “caraminholando” sentimentos na sua cabeça, então sobra espaço para fazer coisas mais agradáveis. O perdão também aumenta a criatividade, porque você está livre para fazer coisas novas. Você também está pronta para amar mais as pessoas, ter menos vergonha de ser quem é, você se expõe mais, se preocupa muito menos com a opinião dos outros. Você simplesmente é. Então, você se posiciona mais e contribui mais.

O que a mulher pode ou deve perdoar para se empoderar?

Além de situações do dia a dia, tem um perdão importante que a mulher pode fazer que é a toda a sua história particular de desvalia feminina. A desvalia feminina começa na infância, quando por exemplo os pais privilegiam os meninos ou cobram mais das meninas. Isso vai construindo crenças de desvalia na mulher.

Como essa desvalia impacta na mulher?

A mulher é mais autocrítica que o homem porque no passado ela foi muito mais criticada do que o homem, foi muito menos permitida. Quando os pais dizem que o que ela está fazendo é feio, que não pode porque ela é incapaz ou porque é menina, ela começa a se exigir muito, porque ela acredita nessa desvalia. Se eu me critico muito é porque eu não estou me legitimando. Eu não me autorizo a ser quem eu sou, eu preciso ser outra pessoa. Mas ser outra pessoa não existe, eu sou esta. Com todo o meu bem e o meu mau. Agora, se não me aceito, se me exijo muito, eu me critico muito. Eu mesma me coloco em diminuição, me sentindo menor. Então o autoperdão também é muito importante. E leva ao empoderamento porque nos apropriamos da expressão “eu posso”.

Como é o empoderamento feminino frente ao poder dos homens?

Ainda estamos descobrindo isso, porque a referência de poder que temos é a do poder masculino. E não estamos em competição com os homens, nem estamos competindo umas com as outras. Precisamos ir atrás da sororidade. Isso vai nos ajudar a reconhecer quem é a mulher atual. As mulheres precisam se reconhecer, se ajudar, se respeitar. Precisamos nos misturar com as mulheres para resgatarmos e descobrir o nosso poder.

Dicas para praticar o perdão no dia a dia:

Pratique a autoconsciência | Algumas das nossas mágoas mais profundas estão inconscientes e afetam nosso comportamento sem que a gente possa se dar conta. É preciso reconhecê-las e assumi-las para si, ainda que sejam muito doloridas ou, ao contrário, pareçam até bobas ou pequenas.

Evite a autocrítica | Ao identificar os próprios rancores, muita gente exagera na autocrítica e passa a se enxergar como uma pessoa inferior, pior ou até mais maldosa que as demais.

Faça-se perguntas pontuais | Não são apenas os grandes acontecimentos que se tornam imperdoáveis e que nos levam ao círculo vicioso da vingança e da autovingança. Muitas vezes, episódios cotidianos e aparentemente irrisórios também nos impactam muito negativamente. Quais situações costumam lhe tirar do sério, lhe deixar ofendido, lhe magoar ou entristecer? E quando isso acontece, como você reage?

Desmitique suas crenças sobre o perdão | Perdoar não é esquecer, não é um superpoder, não é uma habilidade para poucos e, muito menos, é algo que te torna fraco ou inferior em relação ao outro. Perdoar é uma escolha inteligente, que lhe trará saúde, longevidade e melhorará sua capacidade de se relacionar consigo mesmo e com o outro.  

 

Terça, 12 de Novembro de 2019 - 11:05

Diferentes estilos de óculos para cada formato de rosto 

 Diferentes estilos de óculos para cada formato de rosto 

Especialista dá dicas e explica os diferentes estilos para cada formato de rosto 
 

A moda é instável. O que hoje é considerado tendência, logo em seguida pode se tornar antiquado. Mas, em relação aos modelos de óculos, alguns se tornaram clássicos e atemporais, como por exemplo, os óculos de ponte dupla. 
Este modelo ficou conhecido pelos famosos aviadores, desde meados dos anos 30, sendo o exemplo clássico de permanência. 
Segundo Paula Gusmão, CEO da eÓtica, e-commerce de óculos do Brasil, os óculos com a ponte dupla, geralmente, podem deixar a expressão do rosto mais séria, contudo, é possível optar por tipos mais modernos e repaginados, como no caso dos coloridos ou com materiais mais inovadores, como o acetato. Apesar da vasta quantidade de estilos, a dificuldade de encontrar o modelo certo para cada formato de rosto é constante. “Geralmente o contraste entre o formato do rosto e o dos óculos é o que gera a melhor combinação”, relata Paula.

Rosto quadrado 
 

Caracterizado pela linha do maxilar bem marcada e maçãs do rosto largas, para este tipo de rosto é indicado os óculos redondos ou ovalados.


 

Rosto Redondo 
 

Para o rosto considerado com poucos ângulos e comprimentos semelhantes, a indicação são as armações geométricas, quadradas ou retangulares.
 


Rosto Longo 
 

 

Possuindo uma distância maior da testa até o queixo e maçãs do rosto estreitas, combinam perfeitamente com modelos arredondados e ovais.


 

Rosto diamante 
 

Para quem tem as maçãs maiores em relação à testa e maxilar, a dica é apostar em óculos de gatinho ou aviadores.


 

Rosto Oval 
 

O rosto oval é o mais harmônico em relação à escolha de estilos. Os oversize (ovais com lentes grandes) e retangulares são os mais indicados para este formato.




 

Martha Vasconcelos acompanha concurso Miss Brasil-Europa em Lisboa
Foto: Divulgação

Miss Universo de 1968, a baiana Martha Vasconcellos chegou a Lisboa nesta quinta-feira (7) para acompanhar o concurso Miss Brasil-Europa, que será disputado no próximo dia 12 no famoso Casino Estoril. Este ano, o tema é o combate à violência contra a mulher. Ao todo, 18 brasileiras e filhas de brasileiros que vivem na Europa disputam o título. A festa contará com shows da cantora baiana Carla Visi e do angolano Léo Príncipe, e será transmitida ao vivo pela Kuriakos TV.

 

Na véspera, Martha será recebida na Embaixada do Brasil pelo titular Luiz Alberto Figueiredo Machado e pelo adido cultural Igor Trabuco Bandeira. Na Embaixada, ela fará palestra sobre a sua experiência como psicóloga em Boston, EUA, onde trabalhou por quase uma década com mulheres vítimas de violência doméstica.

 

O Miss Brasil-Europa é organizado por Márcia Damasceno e Ana Paula Schwartz. As candidatas usarão trajes de noite do estilista baiano Elcimar Badu. Com Martha, viaja o jornalista Roberto Macedo, que também será jurado no concurso e fará palestra sobre “A importância dos concursos de beleza para o fortalecimento do papel da mulher na sociedade”.

Quinta, 07 de Novembro de 2019 - 09:05

Dicas para se dar bem no Enem 

Dicas para se dar bem no Enem 

 

 

 

O Enem já começou e neste domingo, dia 10 de novembro, a prova reunirá questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Para ajudar os estudantes a professora Hydnea Ponciano, responsável pela área de Currículo e Avaliação da Somos Educação, selecionou as dicas que considera mais importantes: 

 

Dicas gerais - antes da prova: 

 

• Fazer pelo menos uma prova anterior do Enem (os cadernos estão disponíveis no link: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos). Neste teste, é importante que o aluno tente identificar temas em que possua maior e menor facilidade. 

• Ler a Cartilha do Participante, focando nas informações mais importantes sobre a prova (disponível no link:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

• Outros conteúdos do MEC, que também podem ajudar: assistir aos vídeos do programa "Hora do Enem" para relembrar e revisar conteúdos e utilizar os "Percursos Educativos" para conhecer os assuntos que mais caem na prova. 

 

Dicas para o dia que antecede a prova: 

 

• Alimente-se bem. 

• Tire o dia para passear com os amigos ou seus familiares. 

• Durma bem à noite e relaxe. 

• Verifique o endereço da prova no cartão de participação. Caso não conheça o local, pesquise sobre as alternativas de trajeto e o tempo necessário para chegar com antecedência. 

• Deixe pronto os itens que precisam ser levados de casa: caneta esferográfica preta transparente, snacks(lanchinho rápido) e documento de identidade. 

 

Dicas para o dia da prova: 

• Alimente e se hidrate bem. Escolha uma roupa leve e confortável. 

• Saia mais cedo de sua casa, lembre-se que o trânsito fica complicado próximo às escolas na data de aplicação do Exame. 

• Chegue cedo e confira o local e sala, onde fará o exame. Quando autorizado vá para a sala e faça um breve relaxamento. 

• Depois das questões fáceis, é hora de tentar responder as questões médias, usando os conceitos que relembrou durante esta primeira leitura. 

• Antes da rodada final, é indicado que o aluno relaxe, tome água e, então, comece a preencher o gabarito com as questões já respondidas (as consideradas fáceis e médias). 

• Por fim, basta responder as questões que faltam (as mais difíceis) e finalizar o gabarito. 

 

Quarta, 06 de Novembro de 2019 - 10:40

Rainha Elizabeth vai substituir todas roupas de pele natural por material sintético

por Folhapress

Rainha Elizabeth vai substituir todas roupas de pele natural por material sintético
Foto: Getty Images

Casacos, chapéus e roupas cerimoniais que a rainha Elizabeth, 93, a partir de agora, serão feitas de material sintético, segundo informa o jornal inglês The Telegraph.

"Se Sua Majestade participar de um noivado em clima particularmente frio, por exemplo, a partir de 2019 em diante, peles falsas serão usadas para garantir que ela fique aquecida", revelou Angela Kelly, costureira e confidente de longa data da rainha.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham confirmou a informação ao jornal: "À medida que novas roupas sejam desenhadas para a rainha, qualquer pelo usado será falso".

Segundo Kelly, até mesmo as roupas mais antigas foram modificadas. Ela deu como exemplo um casaco usado pela rainha na Eslováquia, em 2008, que teve as peles verdadeiras substituídas por falsas. No entanto, fontes da realeza afirmam que a mudança só ocorrerá com roupas novas.

Apesar da substituição por material sintético não seja totalmente sustentável, alguns ativistas comemoram a atitude da monarca. Segundo o jornal inglês, a rainha tem sido repetidamente criticada por instituições que lutam pelos direitos dos animais por demorar a abandonar o uso de um produto "cruel".

"Estamos emocionados que Sua Majestade tenha oficialmente decidido não usar mais peles naturais", disse Claire Bass, diretora executiva da Humane Society International.

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a proibir a criação de peles por motivos éticos, embora ainda permita a importação de peles de animais de outros países, incluindo Finlândia, Polônia e China. "Estamos pedindo ao governo britânico que siga o exemplo de Sua Majestade e faça do Reino Unido o primeiro país do mundo a proibir a venda de peles de animais", defendeu Bass.

Kate Middleton também usa peles, mas ela já afirmou que suas roupas vêm de fontes éticas. Uma das peças que ela usa bastante é um chapéu marrom feito de peles de alpacas que morreram de causas naturais. 

Quarta, 06 de Novembro de 2019 - 09:05

Qual destes estilos de decoração é o seu?

Qual destes estilos de decoração é o seu?

 

Moderno, Sofisticado, Rústico, Romântico. Essas são algumas opções de estilos para você decorar o seu cantinho para que fique do jeito que imaginou! E neste momento de decorar seu ambiente, um bom primeiro passo é saber qual o tipo de decoração é a sua cara. Se você está mudando ou só quer saber qual é o perfil que mais se adequa ao seu gosto, selecionamos um quiz da EasyDeco , plataforma que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores de todo o país, para descobrir o que mais combina com você! 

 

“Conhecer e entender o seu estilo é fundamental para quem quer decorar o apartamento ou casa. Você pode achar incríveis todas aquelas ideias de decoração da internet, tão diferentes e modernas. Mas tenha certeza: somente o seu estilo de decoração vai deixar sua sala de estar, sua sala de jantar ou seu quarto com a sua cara”, explica Miriam Yokoyama, CEO da EasyDeco. 

 

Moderno Sofisticado 

Para ter um ambiente deste estilo, aposte na simplicidade e nas características do estilo minimalista. Dessa forma, além de trazer muita beleza para a composição, cada item da decoração será bastante funcional para o dia a dia. Invista em mobílias de madeira, itens decorativos coloridos e com diferentes texturas, no uso correto do espelho para ampliar as dimensões com sutileza e elegância, entre outros.

Moderno Prático 

Esse estilo é para quem entende a necessidade de uma casa descomplicada. Com a correria do dia a dia, tudo que vier para facilitar é bem vindo. 

É o mais versátil, já que é capaz de criar um ar sofisticado sem perder a funcionalidade. Ele também permite agregar elementos de muita personalidade, exprimindo a essência do morador, além de toques de outros estilos, como o cool, romântico, clássico chic etc. 

Rústico 

Use e abuse da madeira e de cores terrosas, que remetem à natureza. Rústico não é sinônimo de precário: a decoração rústica pode ser tanto elegante quanto despojada. Não importa qual é a sua intenção: se você gosta de um ambiente quente e acolhedor, com um visual que tenha presença e personalidade, vai se apaixonar por esse estilo!

Romântico 

Para quem tem o estilo delicado, adora cortinas, almofadas, rendas, tapetes e estofados. Gosta de misturar algumas peças mais retrô com outras de desenho simples, e nas cores prefere os tons pasteis. Coloque peças com desenho clássico na composição: cadeiras ou peças menores, como abajours e espelhos. Use rendas e transparências: nas cortinas, almofadas ou mesmo em peças de vidro. Espalhe pequenos arranjos de flores em vasos de porcelana, cristal ou vidro pelo seu ambiente. 

Clássico 

O clássico é um dos estilos mais utilizados. A sua característica de atemporalidade é um dos grandes motivos por não cair em desuso. O uso de cores neutras, como branco, marrom e outras cores em tons claros, também atrai bastante os adeptos desse estilo. Nesse cenário, a decoração é ideal para quem busca um ambiente luxuoso, sóbrio, elegante e aconchegante. 

Divertido 

O bom desse estilo de decoração é que ele pode ser criado de forma simples e prática por meio de cores vibrantes, estampas no estofado, quadros com detalhes inusitados, entre outros. 

Além disso, ele pode ser implementado em diversos ambientes da casa, como a sala de estar, o quarto do casal ou das crianças, a cozinha, o escritório etc.

Aconchegante 

Utiliza-se muito a luz natural, com elementos que oferecem uma composição simples, mas ao mesmo tempo, proporciona sensações de aconchego, como a madeira, velas, plantas e texturas macias. 

Quadros com gravuras minimalistas e porta retratos com fotos da família e de momentos marcantes adicionam ainda mais a marca do morador dentro deste estilo. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica a decoração. 

Industrial 

A ideia é usar alguns recursos como tubulações e canos aparentes, paredes de tijolos, pisos de cimento queimado, móveis práticos e baratos , itens enferrujados, sofás e poltronas com aparência de estofado desgastado, entre outros. 

O mobiliário em madeira também pode ser aderido, como baús e caixotes, bem como prateleiras de ferro e outros itens de metal. A paleta de cores ideal é aquela que harmoniza tons sóbrios, como o marrom, o cinza e o preto, com cores quentes, como o vermelho e o laranja. 

Cool 

A dica fundamental para quem escolher esse estilo é saber combinar as cores para não criar um ambiente com poluição visual. O objetivo é um ambiente retrô alegre e cheio de personalidade — e não uma decoração brega.

Minimalista 

Esse estilo busca criar um ambiente apenas com itens que são essenciais para a rotina do cotidiano. Ou seja, menos será sempre mais! O intuito aqui é compor um ambiente organizado e limpo, que transmita paz e tranquilidade. 

A paleta de cores utilizada para compor esse estilo segue a linha de tons claros, como branco, off-white, bege e cinza.

Colonial 

O toque histórico e tradicionalista do estilo colonial deixa a decoração muito mais familiar e intimista. 

Apostar em janelas e portas bem grandes é uma boa escolha para garantir o estilo colonial na arquitetura da sua casa. Além disso, molduras, lustres e objetos clássicos ficarão ótimos na decoração. 

Sobre a EasyDeco 

Fundada em 2017, a EasyDeco é uma plataforma 100% online que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores com a possibilidade de contratar projetos e comprar todos os produtos com a praticidade da internet, com base no valor estipulado pelo próprio cliente.

 

Histórico de Conteúdo