Google homenageia primeira advogada travesti do país em Doodle

O "doodle" do Google desta terça-feira (30) homenageia a advogada e ativista social Janaína Dutra, travesti cearense que liderou a luta por direitos da população LGBTQIA+ a nível nacional. Ela faria 61 anos nesta data.
A ativista nasceu em Canindé, no Ceará, no dia 30 de novembro de 1960. Formada em Direito em 1986, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ela fez história ao ser a primeira trans a ter carteira da OAB. Alvo de homofobia, Janaína passou a se dedicar à defesa da comunidade LGBTQIA+. Ela morreu no dia 8 de fevereiro de 2004, aos 43 anos, vítima de um câncer de pulmão.
Ao longo da década de 1980, Janaína Dutra desenvolveu a primeira campanha de prevenção do HIV no Brasil com foco na comunidade transgênero, em colaboração com o Ministério da Saúde. Ela também contribuiu para a fundação do Grupo de Resistência Asa Branca e foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (ATRAC, Associação de Travestis do Ceará ) - uma organização com foco no desenvolvimento de apoio social e jurídico para a comunidade LGBTQIA+.
A ativista esteve à frente da promulgação da lei municipal 8211/1998 (Fortaleza/CE), que proíbe estabelecimentos comerciais, industriais e empresas prestadoras de serviços de discriminarem pessoas em virtude de sua orientação sexual. Ainda foi inspiração para diversas outras ações em defesa da população travesti e transexual, além de ter participado em diversas ações de prevenção e luta por assistência e tratamento para as travestis que viviam com HIV/AIDS.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Apoio:
Artigos

Thiago Santos Bianchi
A (ir) responsabilidade do chefe do Poder Executivo Federal após a promulgação da PEC dos Auxílios
Em meados de julho, o Congresso Nacional promulgou a Proposta de Emenda à Constituição 001/2022, que contempla a majoração de diversos auxílios governamentais à população de baixa renda, como também cria auxílios para caminhoneiros autônomos e taxistas. Estima-se que o impacto desta PEC seja na ordem que supera a casa dos 41 bilhões de reais.
Apoio:
Apoio: