
O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) assinou um termo de compromisso com duas empresas para a instalação de energia fotovoltaica, também conhecida como energia solar, nos prédios da Corte.
Além de ser renovável, a energia é considerada limpa e sustentável, pois é obtida por meio da conversão direta da luz do sol em eletricidade, através do efeito fotovoltaico, que é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica em um material, após sua exposição à luz.
A assinatura do termo de compromisso aconteceu na última terça-feira (12) na sala da presidência do TJ-BA e foi assinado pelo presidente, desembargador Lourival Trindade. As empresas contempladas por meio de chamamento público da Coelba foram: Ledax Serviços de Engenharia LTDA e Heos Solar Eireli.
Para a desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, responsável pelo Núcleo Socioambiental, essa instalação simboliza um avanço. “A princípio são 10 comarcas escolhidas pela própria Coelba, sem custos para o Tribunal, porque já é um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, explica a magistrada. Uma campanha de coleta seletiva já está sendo realizada pelo Núcleo Socioambiental neste início de ano.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Apoio:
Artigos

Camila Vasquez
O frescor da nova Lei de licitações – Breve análise do Projeto de Lei nº 4.253/20
A aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei nº 4.253/2020 busca modernizar o regramento das licitações públicas, atualmente reguladas, boa parte, pela Lei nº 8.666/93, que oferece amarras em excesso, desnecessária burocratização e descompasso com as necessidades atuais das contratações públicas, como apontado por diversos operadores do Direito. Através do referido projeto de Lei, busca-se substituir a Lei nº 8.666/93, a Lei do Pregão, e a Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas, compilando, em uma só Lei, os acertos de todos os diplomas mencionados, adicionando, ainda, alguns novos aspectos e institutos ao longo dos seus 191 artigos.
Apoio:
Apoio: