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Defensoria Pública decide retomar atendimento remoto após alta em ocupação de leitos de UTI

Defensoria Pública decide retomar atendimento remoto após alta em ocupação de leitos de UTI
Foto: Divulgação/ DP-BA

A Defensoria Pública da Bahia decidiu retornar ao atendimento remoto devido ao novo agravamento da pandemia de Covid-19 no estado. Em portaria publicada nesta terça-feira, o órgão anunciou que vai voltar à fase vermelha do seu plano de retomado, acionado quando a ocupação de leitos de UTI exclusivos para paciente com coronavírus chega a 70%. Nesta segunda, a taxa de ocupação de UTIs Covid-19 ficou em 71%.

 

Segundo a DP-BA, haverá atendimento presencial apenas para urgências, prazos e recebimento de documentação que não puderem ser feitos por meios eletrônicos, e também para a população em situação de rua. Nos casos excepcionais, em que a atividade presencial seja essencial, deverão ser observados os protocolos de segurança.

 

A Instituição justificou que a decisão também considera a necessidade de conter a propagação de infecção e transmissão local, preservando a saúde dos assistidos em geral, dos defensores, servidores, estagiários e terceirizados.

 

Foi considerado, ainda, o aumento do número de casos de contaminação da Covid-19 e o crescimento dos indicadores de propagação da infecção devido aos eventos de final de ano, anunciados pela Secretaria de Saúde do Estado.

 

A volta para a fase amarela, com 30% dos servidores da DP-BA em atendimento presencial, poderá ocorrer quando a taxa de ocupação de leitos da Covid-19 UTI adulto estiver menor que 70% e maior que 30%.

 

O funcionamento da Instituição segue da seguinte forma: expediente remoto e do CRC (129 – 0800 071 3121), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; para coleta de documentos na forma presencial nas sedes das Defensorias Públicas, o horário será das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.