Presidente do TJ-BA manifesta apoio ao STF em carta de presidentes de tribunais
Foto: Raul Spinassé / Ag. A Tarde

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, é um dos signatários de uma carta de presidentes de TJs do país em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF).  Na última sexta-feira (29), o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça (Codepre) destacou que o STF presta serviços “imensuráveis” à sociedade brasileira em seus 129 anos de história.  

 

“Não há outra palavra para definir o Poder Judiciário Brasileiro neste momento, que não a união. União entre todos os tribunais, que respeitam a harmonia e independência entre os Poderes – sistema de freios e contrapesos previstos em nossa Carta Magna – mas que também ressalta a necessidade de respeito à autonomia da magistratura, no desempenho de suas funções constitucionais”, diz o manifesto. 

 

Os presidentes dos tribunais afirmam que “não há espaço para retrocessos, ainda que ataques pontuais neste momento delicado para as instituições brasileiras, tentem desestabilizar a tão sonhada consolidação da nossa democracia”. Na carta, os presidentes dos tribunais se colocam à disposição dos ministros do STF nesse momento. 

Histórico de Conteúdo