TJ-BA realizará eventos para comemorar 170 anos de Ruy Barbosa e 70 anos de Fórum
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoverá no dia 5 de novembro um evento para comemorar os 70 anos do Fórum Ruy Barbosa e dos 170 anos do jurista baiano. Para isso, a Comissão Organizadora dos Eventos do TJ-BA tem feito visitas institucionais em diversos órgãos. Nos dias 2 e 3 de outubro, a comissão visitou as bibliotecas do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Senado, em Brasília. A comemoração ainda contará com um seminário com a presença de ministros do STF sobre Ruy Barbosa e a reedição de um livro sobre a história do Fórum. No local está a cripta com os restos mortais do patrono e da esposa, Maria Augusta Barbosa. Uma estátua de Ruy Barbosa será colocada no átrio do edifício-sede do TJ-BA.

 

No STF, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, especializada na área jurídica. O local possui um acervo de, aproximadamente, 87.600 livros, cerca de 300 mil processos e 5 mil metros lineares de documentos históricos e raros, além de materiais especiais em CD e DVD. Também exibe mais de 50 mil fascículos de periódicos, nacionais e estrangeiros. A comitiva foi recebida pela Comissão de Memória e Gestão Documental do STF. A equipe conferiu todos os volumes do primeiro Código Civil da época de Ruy Barbosa e teve acesso a livros que resgatam a história do jurista. A equipe também teve acesso a documentos do período da escravidão, a Constituição Original de 1988 e relíquias preservadas pelo Poder Judiciário Federal.

 

Na quinta-feira (3), foi a vez da Biblioteca do Senado Federal, localizada na Praça dos Três Poderes. No local, a equipe encontrou discursos do integrante ilustre da Casa Legislativa, Ruy Barbosa. Foram apresentadas algumas peças raras, na sua maioria, pertencentes à Coleção Luiz Viana Filho, patrono da Biblioteca do Senado e biógrafo de Ruy Barbosa e de outras personalidades históricas brasileiras. Também fizeram parte da mostra, fascículos de periódicos raros da Coleção Vicente Machado, contendo farta iconografia de Ruy Barbosa.

Histórico de Conteúdo