Live do BN: Presidente do TRE-BA acredita que eleições devem ser mantidas em outubro
Foto: Bahia Notícias

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Jr., disse estar “otimista” com relação às eleições de 2020, ainda que haja um debate sobre a possibilidade de adiamento do pleito. Em conversa com o Bahia Notícias pelo Instagram, Jatahy Jr. ressaltou que todos os prazos estabelecidos até aqui foram cumpridos e que as razões para um eventual adiamento devem ser avaliadas com cautela.

 

“Até agora todos os prazos estão sendo cumpridos. Sou otimista, eu penso que a Covid-19 vai chegar ao seu pico e não demore muito. As nações da Europa, onde chegou primeiro, já está em declínio, e eu tenho esperança que em outubro esteja bem melhor e as eleições possam acontecer”, explicou o presidente do TRE-BA.

 

Jatahy Jr., todavia, reiterou que um virtual adiamento da eleição não deve ultrapassar o mês de dezembro. “Mandatos, numa democracia, tem começo e fim. O mandato não poderia se estender nem por uma emenda constitucional. Se tivermos que seja somente adiada por um período muito pequeno, talvez em novembro ou dezembro”, defendeu o magistrado.

 

REGULARIDADE ELEITORAL

O presidente do TRE-BA também explicou que, durante o período da pandemia, a Justiça Eleitoral permitiu que haja uma regularização emergencial, para evitar que os cidadãos tenham problemas civis pela eventual dificuldade de acessar os meios legais para regularização eleitoral.

 

“Pode acessar o site da Justiça Eleitoral e terá a sua disposição uma certidão emergencial. Nesse período, a pessoa que não atendeu a nenhum chamamento, poderá utilizar a regularidade eleitoral”, disse. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Site Bahia Notícias (@bahianoticias) em

Histórico de Conteúdo