Advogado lança livro sobre abuso de poder religioso nas eleições
O doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mateus Abreu, lança o livro “Eleições e Religião - Abuso de Poder Religioso nas Eleições”, pela Editora Juruá. O livro tem por objetivo a discussão, em uma análise multidisciplinar, de questões fundamentais para a probidade das eleições e a preservação dos pilares da própria democracia, tendo como ponto central a discussão sobre o abuso de poder religioso no Brasil, o que, coloca em risco a igualdade de oportunidades entre os candidatos e a liberdade de escolha dos eleitores.
Segundo o autor, o tema é de relevância pela instabilidade decisória dos Tribunais Eleitorais brasileiros, com decisões ainda bastante incipientes e com fundamentos que variam bastante, “ora em função da ausência de previsão normativa do abuso de poder religioso, ora em razão da dificuldade de reconhecer os elementos necessários para a sua configuração, somente para referir alguns exemplos de dificuldades que o tema enseja”.
“Partindo destas premissas, a obra apresenta reflexões sobre relações de poder (nos clássicos, na filosofia política e na sociologia), sobre isonomia e legitimidade das eleições, uso e abuso de poder, corrupção no processo eleitoral e o controle jurisdicional dos abusos de poder nas disputas eleitorais, tendo em conta a peculiar ascensão das Instituições e lideranças religiosas enquanto agentes de influência no contexto das eleições”, afirma o autor.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Apoio:
Artigos

Maria de Fátima Costa Oliveira
O fim do prazo de vigência do Decreto Legislativo de 6 de 20 de março de 2020
No dia 01 de janeiro de 2021 deu-se o fim do prazo de vigência do Decreto Legislativo de n.6 de 2020, que reconheceu o estado de calamidade pública em todo o território brasileiro relacionado ao coronavírus (Covid-19). Com a publicação deste Decreto, previsto na Lei 13.979 de fevereiro de 2020, situações excepcionais foram ditadas no âmbito do Governo Federal com edições de medidas provisórias, decretos e leis, com vistas a garantir a estabilidade da economia do País.
Apoio:
Apoio: