Juristas baianos lançam livro 'Introdução aos Fundamentos do Direito Processual Penal'
Fotos: Divulgação

O promotor de Justiça Elmir Duclerc, junto com os professores de Direito Penal Lucas Carapiá, Renato Schindler e Vinícius Assumpção, lançou a 2ª edição do livro “Introdução aos Fundamentos do Direito Processual Penal”. A obra é o resultado das reflexões feitas ao longo da sua história profissional como promotor de Justiça e professor de Direito Processual Penal e trata sobre os rumos do ensino do Direito na atualidade e seus efeitos na atuação concreta dos profissionais das carreiras jurídicas no Brasil. 

 

O livro destaca a existência de uma contradição entre as diretrizes estabelecidas pelo MEC para o perfil e habilidades que deve apresentar o egresso de um curso de Direito e a lógica que domina as relações no mercado de trabalho e que vem sendo reproduzida nos cursos oferecidos por muitas instituições de ensino. 

 

Elmir é um dos fundadores do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP), criado em 2010 como um espaço de reflexão crítica sobre o processo penal e as ciências criminais, de um modo geral. “Em quase dez anos de existência e muito esforço e dedicação, posso dizer que aquela foi, sem dúvida, uma das mais felizes ideias que fui capaz de produzir”, afirmou. O IBADPP é um instituto reconhecido internacionalmente no cenário da produção científica, do pensamento crítico e da resistência democrática em Ciências Criminais. O livro está disponível no site da editora Tirant. Veja como adquirir a obra clicando aqui

Histórico de Conteúdo