Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

Mão não muy amiga: Troca de pix por like fere diretrizes do Instagram e pode derrubar perfil

Por Bianca Andrade

Mão não muy amiga: Troca de pix por like fere diretrizes do Instagram e pode derrubar perfil
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

Episódio V: O Instagram contra-ataca

 

É um período crítico para os influenciadores digitais baianos. Embora o Instagram tenha devolvido alguns dos perfis derrubados (leia aqui), novas contas continuam caindo aparentemente sem nenhuma explicação.

 

Para fugir das garras das diretrizes, os blogueiros passaram a criar novos perfis, mas o senhor do mal... Digo, o dono do Instagram, Mark Zuckerberg, obcecado pela ideia de combater as infrações na plataforma, passou a fazer vista grossa para qualquer regra quebrada (confira mais sobre o assunto).

 

Com introdução digna de um combate intergaláctico (Obrigada George Lucas), a luta dos influenciadores baianos x o Instagram ganhou um novo capítulo, que pode servir também como um alerta para quem usa a plataforma sem critérios.

 

É de conhecimento geral o ditado que diz "Uma mão lava a outra", no entanto, quando a ajuda é disfarçada de compra de engajamento, o resultado pode ser duas mãos sujas e fora da web. Uma prática recorrente na rede social pode estar sendo um dos motivos de novas quedas de contas no Instagram: a troca de dinheiro por engajamento em publicações.

 

Foto: Reprodução / Instagram

 

"O engajamento é uma das principais métricas da rede social. Então você tem ali os comentários, os likes, o compartilhe, o salvo. E esses números são muito importantes quando você tenta ofertar sua rede para uma empresa em caso de publicidade, ou para estar balizando sua rede social", explica o publicitário e especialista em mídias e negócios digitais, Icaro Sukerman.

 

O truque, que é benéfico para quem segue o influenciador, começa com o blogueiro anunciando a postagem que fará no feed, para logo em seguida pedir que o seguidor deixe comentários nela, e quem conseguir fazer o maior número ganha a renda extra. A oferta pode chegar até a R$ 500 por engajamento.

 

Mas quem está por dentro das regras da plataforma entende a problemática da situação. No terceiro ponto do artigo de Diretrizes da plataforma é pedido para que o usuário:

 

"Não ofereça dinheiro nem brindes em dinheiro em troca de curtidas, seguidores, comentários ou outro tipo de engajamento. Não publique conteúdo que envolva, promova, incentive, facilite ou admita a oferta, a solicitação ou a negociação de avaliações ou classificações de usuários falsas e enganosas".

 

Foto: Reprodução/ Instagram

 

Em um stories no início do mês, uma blogueira afirmou em seu perfil que o Instagram não estava deixando falar sobre PIX, o que não procede. Porém, é possível que a plataforma derrube conteúdos com a palavra, caso o viés dele seja a oferta de dinheiro em troca de engajamento. Para que uma conta promova apostas online, jogos valendo dinheiro ou loterias online, é necessário ter a permissão do Instagram por escrito.

 

"Isso está acontecendo cada vez mais, tem grupos do WhatsApp onde as pessoas já guardam links para fazer isso. Já vi influenciadores oferecendo de 5 até 500 reais para quem mais comentar, eles colocam um determinado prazo para a pessoa chegar lá e comentar, então você tem uma quantidade enorme de comentários em um determinado espaço de tempo que é irreal", afirma Icaro.

 

Segundo o publicitário, além da possibilidade de queda do perfil, a prática pode fazer com que o influenciador perca a credibilidade com a empresa.

 

"Quando se tem criadores de conteúdo tentando burlar as diretrizes de uma rede social, oferecendo dinheiro para que ele comente em uma determinada publicação, ele está diretamente enganando o seu usuário, os seus dados, porque nunca vai saber se o seu perfil está performando bem ou se precisa mudar de conteúdo, e enganando uma empresa que quer vir a fazer uma publicidade, porque não vai conseguir entregar o engajamento que ele está prometendo no relatório, por não ofertar dinheiro em todas as publicações".