Sem perspectiva de retorno, Globo cria plano de segurança para gravação de novelas
Foto: João Cotta / TV Globo / Reprodução

Sem perspectiva de datas para retorno das gravações de novelas e séries, a Rede Globo divulgou, por meio de um comunicado, a criação de um plano de segurança a ser adotado assim que os trabalhos forem retomados nos estúdios da emissora. De acordo com o Extra, a nota esclarece que o protocolo foi criado após avaliação de medidas adotadas em outros países. 

 

Diante da futura readaptação, os criadores ligados ao canal foram aconselhados a pensarem uma nova “forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção”. As formatações a serem adotadas irão atingir não só a produção, como também “pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras”.

 

Após apresentação no Protocolo de Segurança, diretores e autores vão avaliar para cada uma das produções qual a melhor solução. Atores e atrizes também estão sendo informados sobre a futura implementação das novas medidas. Atualmente, estão com gravações suspensas as novelas “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder”. Já “Nos Tempos do Imperador” em estágio de gravação, teve estreia adiada. 

 

“Neste momento, a prioridade da Globo é viabilizar o ‘como gravar’ ainda sem uma definição sobre o ‘quando gravar’, alinhada à preocupação permanente com a segurança dos talentos e das equipes”, declarou o diretor de Produção dos Estúdios Globo, Ricardo Waddington. 

 

Confira o comunicado na íntegra:

 

Mesmo sem uma data definida ainda para o reinício das gravações, a Globo se adiantou e desenhou um Protocolo de Segurança para a retomada das atividades nos Estúdios Globo. Ele foi criado através da avaliação de protocolos globais, reunindo as nossas práticas às da indústria do audiovisual de vários países.

 

Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras.

 

Depois de conhecer as práticas adotadas no protocolo desenhado pela Globo, autores e diretores vão se reunir para avaliar a melhor solução para cada obra. As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco.

 

“Neste momento, a prioridade da Globo é viabilizar o ‘como gravar’ ainda sem uma definição sobre o ‘quando gravar’, alinhada à preocupação permanente com a segurança dos talentos e das equipes”, conclui Ricardo Waddington, diretor de Produção dos Estúdios Globo.

Histórico de Conteúdo