Segunda, 23 de Março de 2020 - 11:20

Com seu cirurgião, André Marques tira dúvidas sobre riscos de bariátricos em surto do corona

por Júnior Moreira Bordalo

Com seu cirurgião, André Marques tira dúvidas sobre riscos de bariátricos em surto do corona
Foto: Reprodução / Purepeople

O apresentador André Marques decidiu gravar um vídeo com o seu cirurgião bariátrico, o médico Cid Pitombo, para tirar algumas dúvidas sobre os efeitos do novo coronavírus em pessoas que realizaram o procedimento.

 

O ator fez a cirurgia há nove anos e quis saber inicialmente sobre este quadro. "Na verdade, os pacientes com muito tempo de operado, como é o seu caso, que era alguém obeso com doenças associadas. Depois que você emagreceu, e passou a ter uma condição de saúde 'normal' - como você falou -, se alimenta bem, toma os complexos vitamínicos, seu risco para ter o coronavírus é igual ao da população da sua idade. Os cuidados são iguais ao da população geral", salientou.

 

Já em relação aos bariátricos recentes, ele recomendou ter mais cuidado. "Assim como qualquer cirurgia, você fica um pouco mais fraco, com pouca oferta alimentar, é importante que busque informação com sua equipe de bariátrica para que tenha a suplementação adequada e não fique fraco nesse período", informou.

 

Para quem não sabe, a cirurgia bariátrica é um procedimento conhecido como "redução de estômago", uma técnica que possibilita a perda de peso em pacientes considerados obesos.

 

Vale ressaltar que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram realizados 105.642 mil cirurgias no ano de 2017 no país, 5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado.

Histórico de Conteúdo