Terça, 26 de Novembro de 2019 - 11:20

Mudança na Globo: TV Bahia tira 'Fátima' do ar por conta das chuvas em Salvador

por Júnior Moreira Bordalo

Mudança na Globo: TV Bahia tira 'Fátima' do ar por conta das chuvas em Salvador
Foto: Júnior Moreira Bordalo / Bahia Notícias

A forte chuva que cai em Salvador desde o início desta terça-feira (26) fez a TV Bahia tomar uma atitude pouco comum: a afiliada da Globo derrubou a grade nacional para adiantar o "Bahia Meio Dia". Dessa forma, Jéssica Senra surgiu na TV mais cedo que o habitual e o público baiano não poderá ver ao vivo a edição do "Encontro com Fátima Bernardes".

 

Apesar de atípica, esta atitude não é inédita na empresa. Em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, a TV Bahia entrou com um especial comandado por Silvana Freire. Na época, o "Video Show",  "Vale a Pena Ver de Novo" e a "Sessão da Tarde" foram suspensos (relembre aqui).

 

Tal postura demonstra um interesse em regionalizar com mais intensidade sua programação. O ex-diretor da TV Bahia, João Gomes, tinha confessado em entrevista ao BN sobre a dificuldade em derrubar a programação em casos urgentes. Na época, ele se referiu a morte do jornalista Ricardo Boechat.

 

Naquele momento, a afiliada não interrompeu a programação – já que estavam exibindo o "Jornal Hoje" com atraso, por conta do Horário de Verão - e o público só foi noticiado depois do fato. "Esse é um dos maiores problemas que nós temos na televisão com a vigência do horário de verão. Enquanto estávamos no ar com o 'Bahia Meio Dia', a notícia da morte do Boechat, por exemplo, ainda não tinha vindo. Além disso, nesses tipos de situações, precisamos ter o mínimo de apuração e convicção. Se nós colocarmos algo no ar que não corresponda com a verdade, podemos gerar um pânico", pontuou.

 

"Muitas vezes, os fenômenos acontecem, mas precisamos de um tempo para ter o conteúdo mais assertivo. Bom, quando a TV Globo entra com aquele plantão, ela entra para o Brasil e inteiro, só que dessa vez não aconteceu. Foi angustiante para a gente também. Talvez, e isso ficou de aprendizado, nós devêssemos ter dito algo no break, em caráter semelhante ao plantão, para todo o Nordeste, por exemplo. Não tínhamos liberdade, pois era um conteúdo nacional. É um dos grandes problemas", lembrou (reveja a entrevista completa).

Histórico de Conteúdo