Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

Em baixa nas rádios, cantores de axé apostam em meios digitais; números ainda são tímidos

Por Júnior Moreira

Em baixa nas rádios, cantores de axé apostam em meios digitais; números ainda são tímidos
Montagem: Bahia Notícias

Já não é novidade que a música baiana não possui o destaque, a nível nacional, de outrora. Volta e meia, pautas nesse sentido são amplamente divulgadas, a exemplo do balanço das 100 mais tocadas no ano de 2017 nas rádios brasileiras, em que o gênero Axé não figurou em nenhuma posição, segundo o relatório divulgado pelo Instituto Crowley (relembre aqui). Com isso, como é da natureza - comumente associada às características do povo brasileiro - em momento de dificuldade, explorar outras áreas se fez necessário. Ou seja, chegou a hora de priorizar as plataformas digitais como alternativa real para permanecer junto aos fãs, alimentando-os com conteúdo online. Diante da proximidade do Carnaval, o Bahia Notícias fez um levantamento com os dados do Spotify e YouTube das apostas à folia de alguns artistas da terra. Ivete Sangalo, por exemplo, tem 2.356.176 ouvintes mensais e 512.787 seguidores no aplicativo de música e, apesar da licença maternidade por conta da gravidez das gêmeas, disponibilizou, no último dia 12, a faixa “No Groove”, sua parceria com Márcio Victor. Em pouco mais de 4 dias, a faixa teve mais de 1.000 execuções. Além disso, seus dois últimos lançamentos, “Cheguei Pra te Amar”, com MC Livinho, e “À Vontade”, com Wesley Safadão, acumulam 10.713.188 e 7.8111.175 plays, respectivamente, e estão na casa das 15 milhões de visualizações no YouTube. Já Claudia Leitte é seguida por 367.220 perfis e tem 1.104.161 ouvintes mensais. Sua canção “Lacradora”, lançada no dia 7 de dezembro, tem mais de 1 milhão de execuções e o lyric vídeo acumula 3,5 milhões de visualizações. A ala do pagode também está tendo boas execuções na web. Léo Santana, por exemplo, tem o melhor desempenho com 3.405.435 ouvintes mensais e quase 300 mil inscritos no seu perfil. Sua aposta para o Carnaval, “Várias Novinhas”, lançada dia 4 de dezembro, já foi ouvida quase 3 milhões de vezes e no YouTube acumula mais de 5 milhões de visualizações. Destaque também para a faixa “Encaixa”, parceria com MC Kevinho, que soma mais de 47 milhões de plays e foi assistida mais de 200 milhões de vezes. Contudo, vale dizer que o artista tem hospedado seus vídeos no canal Kondzilla, maior portal de funk do país com mais de 25 milhões de perfis inscritos. A faixa “Elas Gostam (popa da bunda), do Psirico  e Attooxxa, uma das grandes apostas a levar o título de “Música do Carnaval em 2018”, soma quase 2,5 milhões de reproduções e já foi assista quase 1,3 milhão de vezes. Ao fazer o cruzamento com os números de Anitta, artista brasileira com maior quantidade de seguidores mensais no Spotify (17.712.201) e uma das mais assistidas no YouTube, a discrepância, com exceção de Léo Santana, é visível. O último lançamento da carioca, realizado no dia 19 de dezembro, “Vai Malandra” já acumula mais de 43 milhões de plays e 144 milhões de visualizações. No levantamento do BN, também foram incluídas as apostas de outras atrações essenciais do Carnaval baiano: "Banzeiro", de Daniela Mercury; "Aquele Fogo", de Alinne Rosa; "Tic Nervoso" e "Hipnotizou", de Harmonia do Samba; e "Navegando a Vida", de Jammil. Confira os números dos baianos até o fechamento da nota: