Parafraseando o Zero Três, juntar cacos da República não é questão de se, mas de quando
Em mais um pronunciamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), falou em “juntar os cacos da convergência” para tentar manter o respeito entre os Poderes da República. A fala de Maia aconteceu após outro arroubo do presidente Jair Bolsonaro, que atacou a operação da Polícia Federal que teve como alvo apoiadores dele, ao mesmo tempo em que usava vias legais para recorrer de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). É, amigos, chegamos a uma fase da vida em que cabe ao Congresso buscar a sensatez de um presidente.

Leia mais

Secretários que pretendem ser candidatos fazem figa para que eleições sejam adiadas
O possível adiamento das eleições será uma aposta para adiar também a saída de figuras-chaves na administração soteropolitana e que pleiteiam disputar o pleito de 2020. Leia-se os secretários de Infraestrutura, Bruno Reis, e de Saúde, Léo Prates. Ambos são apresentados como pré-candidatos por DEM e PDT e teriam que deixar os cargos do primeiro escalão no dia 4 de junho, quatro meses antes da data originalmente prevista para a eleição.

Leia mais

Quarta, 27 de Maio de 2020 - 07:20

Entre mocinhos e bandidos: Witzel, o espelho fluminense de Bolsonaro

por Fernando Duarte

Entre mocinhos e bandidos: Witzel, o espelho fluminense de Bolsonaro
Não existem mocinhos na política. O que não quer dizer que todos os políticos sejam bandidos. A Operação Placebo, contra supostos desvios de recursos públicos dos hospitais de campanha para combate ao novo coronavírus no Rio de Janeiro, evidencia que discursos de salvadores da pátria são facilmente descontruídos, independente do governador Wilson Witzel ser inocente ou culpado. A lógica, inclusive, é válida também para os adversários que ora comemoram o alvo da Polícia Federal.

Leia mais

Terça, 26 de Maio de 2020 - 07:20

Adiar pico do coronavírus é melhor que antecipá-lo, falta compreendermos isso

por Fernando Duarte

Adiar pico do coronavírus é melhor que antecipá-lo, falta compreendermos isso
“Cada hora o governo diz que o pico do coronavírus é na próxima semana. Quero ver quando vai chegar”. Já perdi as contas de quantas vezes ouvi esse tipo de reclamação. Ela não vem da imprensa, frequentemente acusada de “torcer pelo vírus”. Vem da população que, na Bahia, segue em isolamento social desde a metade de março e sem uma perspectiva clara de um protocolo de reabertura das atividades. E, por mais absurdo que possa parecer, há muito que se comemorar a cada novo adiamento desse pico de contaminação.

Leia mais

Segunda, 25 de Maio de 2020 - 07:20

O capitão, o general e o jipe desgovernado da República

por Fernando Duarte

O capitão, o general e o jipe desgovernado da República
A repercussão do vídeo da reunião de ministros do dia 22 de abril acabou dividindo os holofotes com um ataque à democracia travestido de interesse da pátria divulgado pela âncora de Jair Bolsonaro no militarismo, o general Augusto Heleno. A carta em que frontalmente ameaça os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por Celso de Mello encaminhar uma notícia-crime para a Procuradoria-Geral da República, uma praxe em processos assim, é absurda e deveria ser alvo de críticas severas da sociedade. Não aconteceu. 

Leia mais

Sexta, 22 de Maio de 2020 - 17:45

O lamento resumido com a fala de 'como é fácil implantar uma ditadura no Brasil'

por Fernando Duarte

O lamento resumido com a fala de 'como é fácil implantar uma ditadura no Brasil'
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro com os integrantes do primeiro escalão no último dia 22 de abril. A expectativa era tamanha que o site da Corte saiu do ar nos instantes seguintes após a disponibilização das imagens. E o vídeo traz, integralmente, aquilo que cada personagem do Executivo federal se propôs a fazer ao longo dos últimos 17 meses. E é bem simbólica uma frase do presidente: “como é fácil implantar uma ditadura no Brasil”.

Leia mais

Sexta, 22 de Maio de 2020 - 07:20

Governadores levantam bandeira branca e Bolsonaro parece oferecer trégua

por Fernando Duarte

Governadores levantam bandeira branca e Bolsonaro parece oferecer trégua
Bandeira branca. Aparentemente houve um acordo de não agressão entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os governadores brasileiros, durante a reunião online desta quinta-feira (21). Esse pacto perdurou durante todo o encontro e apenas o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), usou um tom mais realista ao falar nela. O objetivo foi tentar construir um consenso em torno da ajuda da União para estados e municípios, uma demanda essencial para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Leia mais

Nada justifica o absurdo de Lula dizer que 'ainda bem que natureza' criou coronavírus
"Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus". Não há contexto que justifique a aplicação dessa frase em uma construção racional. Porém não faltam tentativas de explicar a desastrada fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para os lulistas, é muito difícil admitir que o ex-presidente sempre gostou de frases de efeito  e que muitas delas deixam o limite da razoabilidade para trás. Se fosse Jair Bolsonaro a proferir esse absurdo, sobrariam críticas nas redes sociais e a esquerda estaria pedindo o impeachment do ocupante do Palácio do Planalto. Como veio de Lula, não faltaram malabarismo retóricos para encontrar uma explicação.

Leia mais

Quinta, 21 de Maio de 2020 - 07:20

Favoritismo de Bruno Reis é confirmado por pesquisa, enquanto Denice patina

por Fernando Duarte

Favoritismo de Bruno Reis é confirmado por pesquisa, enquanto Denice patina
O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) decolou nas intenções de voto no levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e Bahia Notícias. Nos dois cenários estimulados, Bruno tem mais que o dobro do segundo colocado, o deputado federal Sargento Isidório (Avante), que apareceu à frente em pesquisas previamente realizadas. O resultado mostra que a estratégia adotada pelo grupo do prefeito ACM Neto (DEM), de criar um processo de exposição contínua do vice, apresenta um resultado expressivo nas projeções de votos.

Leia mais

Criar Tribunal Federal agora é escárnio diante de brasileiros mortos às centenas por Covid-19
Há muito se fala que o Judiciário vive em um mundo paralelo à realidade do brasileiro médio. Em algumas situações, há certa complacência do jornalismo, que em sua maioria evita tecer críticas aos inúmeros problemas causados pela falta de transparência de um dos três Poderes da República. No entanto, um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados ultrapassa qualquer barreira do mundo real ao propor a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com sede em Minas Gerais, em meio a uma pandemia.

Leia mais

Histórico de Conteúdo