Apesar do governo liberar jogos, Campeonato Mexicano é encerrado sem campeões
Foto: Reprodução / Instagram

A Liga MX, responsável pelo Campeonato Mexicano de futebol, anunciou nesta sexta-feira (22) o encerramento antecipado da competição nacional devido a pandemia do coronavírus. O Campeonato estava na fase do Torneio Clausura, segunda etapa dos jogos, e tinha apenas dez rodadas disputadas. Não foram declarados campeões para a temporada nas categorias masculina e feminina. 

 

Há dois meses, a competição no México estava paralisada, e, apesar de autoridades do governo terem permitido que o futebol retornasse, a Liga MX preferiu não arriscar a saúde dos envolvidos e finalizar o Campeonato.

 

“Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de trabalho permanentes e conversas com o Setor de Saúde do Governo Federal, que nos permitiria retomar o Torneio Clausura 2020 com total responsabilidade, sem colocar em risco nenhum membro da família de futebol do México (jogadores, organismos Técnicos, gerentes, árbitros, fãs e a mídia)” informou a entidade responsável pelo futebol nacional. 

 

“No entanto, o tempo da contingência em que vivemos causou crescentes restrições de programação, o que não nos permite manter a concorrência sem colocar em risco os membros dessa grande família”, explicou a Liga na mesma publicação. 

 

Segundo a entidade, o Torneio de Apertura para a temporada 2020/2021 ainda deve acontecer no período previsto e depende apenas da liberação do Setor Federal de Saúde de México para definir as datas. Para retomar os jogos, os clubes vão precisar seguir o protocolo de saúde. 

 

Na última quinta-feira (21), a equipe do Santos Laguna, que era terceiro colocado na tabela da competição, teve oito jogadores com resultado positivo para o teste de Covid-19. O país possui quase 60 mil casos da doença e registrou, até agora, cerca de 6.500 mortes causadas pelo coronavírus. 

 

Na França, Bélgica e Holanda os campeonatos nacionais também foram encerrados devido a pandemia.

Histórico de Conteúdo