Copa América: Segurança na Fonte Nova contará com 1.200 policiais
Foto: Divulgação

Com Salvador confirmada entre as cinco cidades sedes da Copa América de 2019, no Brasil, a Arena Fonte Nova terá segurança reforçada no período da competição. Responsável pela operação de segurança na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, o tenente-coronel Marcos Oliveira, afirmou que o esquema será similar ao das outras competições.

 

“O esquema de segurança poderá contar com até 1.200 policiais no entorno e dentro do estádio”, afirmou o coronel, incluindo, nesse grupo, o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), cuja sede foi entregue pelo Governo em julho deste ano. “O esquema de segurança a ser aplicado vai atender das exigências da Conmebol”, explicou, lembrando que cada entidade esportiva tem o seu plano de atuação.

 

Segundo ele, as vias próximas ao estádio serão fechadas. Também serão realizadas abordagens na entrada da arena, assim como varredura interna e vistoria dos veículos. As rotas de passagem dos jogadores e os centros de treinamento também contarão com esquemas especiais.

 

Para o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, a inclusão da capital baiana entre as escolhidas para a competição mostra o potencial da Bahia em abrigar grandes eventos esportivos.

 

Alves lembra que a maior quantidade de turistas estrangeiros em Salvador é formada por argentinos, chilenos e colombianos. As operações da companhia aérea Copa Airlines, iniciadas em julho passado, com a rota Salvador e a Cidade do Panamá, vão reforçar ainda mais esse fluxo de visitantes, especialmente durante a Copa América, avalia o secretário. Essa rota conecta Salvador com 79 destinos em 32 países da América do Norte, Central, América do Sul e Caribe. “A nova rota é fruto de uma série de ações planejadas e investimentos realizados em conjunto desde o ano passado”, destacou Alves.

 

Participarão da Copa América as dez seleções sul-americanas e duas seleções asiáticas convidadas para o evento – Japão e Catar. Além de Salvador, foram indicados os estádios de São Paulo (Morumbi e Allianz Parque), Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão) e Rio Grande do Sul (Arena do Grêmio).

Histórico de Conteúdo