Segunda, 23 de Junho de 2014 - 18:52

Brasil goleia Camarões e se classifica para às oitavas de final

por Glauber Guerra

Brasil goleia Camarões e se classifica para às oitavas de final
Neymar marcou dois gols| Foto: Jefferson Bernardes/ VIPCOMM
O Brasil venceu Camarões por 4 a 1 nesta segunda-feira (23), em Brasília. Os gols da Seleção foram marcados por Neymar (duas vezes), Fred e Fernadinho. Com o resultado, o time canarinho terminou em primeiro lugar no Grupo A e vai encarar o Chile nas oitavas de final. 
 
O JOGO
O Brasil começou bem e tomou iniciativa do jogo. Aos dois minutos, Neymar abriu para Daniel Alves na direita, o camisa 2 cruzou e Paulinho foi travado na hora do chute. Na sequência a bola sobrou para Fred que rolou para Luiz Gustavo. O volante bateu de primeira, mas a bola desviou e saiu.
 
O time canarinho inciou com ataque diferente dos primeiros dos primeiros dois jogos. Oscar iniciou no meio, com Hulk na direita e Neymar na esquerda. O camisa 10 vinha atuando mais centralizado.
 
Neymar marca o primeiro
Aos 16, Neymar abriu o placar. Luiz Gustavo roubou bola de Nyom na esquerda e cruzou rasteiro. O camisa 10 apareceu no meio da área e tocou de chapa no canto esquerdo de Itandje.
 
Três minutos do gol, o Brasil quase ampliou. Neymar pegou de primeira, de canhota, e Itandje fez ótima defesa. Aos 21, outra boa chance. Paulinho entrou pela esquerda e cruzou rasteiro. Fred dividiu com o zagueiro, tentou a finalização com a cabeça, mas o arqueiro de Camarões ficou com a bola.
 
Camarões chega ao empate
Após o gol, Camarões começou a gostar da partida e foi para cima do Brasil. Aos 24, Enoh recebeu na entrada da área e bateu firme. A bola desviou em Thiago Silva e quase entrou. Na sequência, Moukandjo cruzou na área, Matip cabeceou no travessão.
 
O empate veio aos 25. Nyom passou por Daniel Alves e cruza. Matip aparecu livre no meio da área e completou para as redes.
 
Brasil desempata
O jogo já ganhava contornos de dramaticidade. Camarões pressionava e o Brasil demonstrava certo nervosismo. Mas aos 34, Neymar recebeu de Marcelo, passou por  N'Koulou e bateu no canto direito do goleiro. 
 
O gol de desempate serviu para acalmar o time brasileiro e também à torcida, que dava gritos de “olé”, quando a Seleção tocava na bola.
 
Aos 46, um lindo lance do Brasil.  Neymar aplicou chapéu no marcador e tocou de costas para Oscar na esquerda. Após linda tabela, Hulk ficou na cara do gol e bateu de costas para Oscar na esquerda.

Segundo tempo
O Brasil voltou diferente. Felipão tirou o volante Paulinho e colocou Fernandinho, que recebeu a primeira chance na Copa. Assim como na primeira etapa, a Seleção Brasileira e tomou iniciativa e foi para cima do adversário. No primeiro minuto, Fred arriscou de fora da área e Itandje espalmou.

Aos três minutos, Neymar cobrou falta direto para o gol e Itandje fez boa defesa. 
 
Fred desencanta
Em seu primeiro lance na partida, Fernandinho mostrou serviço e aos quatro minutos, abriu para David Luiz na esquerda. O zagueiro cruzou para o meio e Fred cabeceou firme para as redes. O centroavante, que ainda não havia marcado na Copa, saiu para celebrar o gol.

Após o gol, os times diminuíram o ritmo de jogo. Aos 11, Hulk recebeu de Luiz Gustavo, tentou a jogada individual, mas perdeu o lance. Aos 15, Neymar tentou uma lambreta em cima de Nyom, errou, e a bola saiu pela linha de fundo.
 
O técnico Felipão promoveu mais duas mudanças no segundo tempo. Aos 17, Ramires entrou na vaga de Hulk. Já aos 25, o comandante da Seleção decidiu poupar Neymar. O camisa 10 está pendurado com o cartão amarelo e para não correr o risco de perder o craque nas oitavas de final, ele foi substituído por Willian.

Fernandinho fecha o caixão
Aos 38, após grande triângulação entre Oscar, Fred e Fernandinho, o volante bateu na saída de Itandje para ampliar e fechar o caixão de Camarões.

FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo
Brasil x Camarões
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 23/06/2014
Horário: 17h
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark
Cartões amarelo: Enoh (Camarões)
Gols: Neymar (duas vezes) Fred e Fernadinho (Brasil) ; Matip (Camarões)
 
Brasil: Júlio Cesar; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho), Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar (Willian); Fred. Técnico: Felipão.
 
Camarões: Itandje; Djeugoue, Nkoulou, Chedjou e Nounkeu; Makoun, M'Bia, Matip e Choupo-Moting; Moukandjo (Edgard Salli) e Webo. Técnico: Volker Finke.

Histórico de Conteúdo