Futebol feminino: CBF amplia calendário e cria competição sub-18
Vitória está na elite do futebol feminino | Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou o calendário do futebol feminino em 2019. A Série A1 do Brasileirão terá nova fórmula, assim como a Série A2 será ampliada. A outra novidade foi a criação da primeira competição de base: o Brasileirão Sub-18. 

 

A elite nacional do futebol feminino segue com 16 times. No entanto, as equipes jogarão entre si em um único turno, classificando os oito melhores para um mata-mata. O número de rebaixados também passou de dois para quatro. O Vitória e o São Francisco são os representantes baianos. 

 

A grande alteração ficou para a Série A2. A competição passou de 16 para 36 clubes disputando o acesso. O aumento dos times é reflexo do regulamento da Conmebol e da CBF que obriga os integrantes do Brasileirão masculino a investirem na formação de times femininos. 

 

Segundo o jornal "O Globo", até o momento, 14 dos 20 clubes masculinos que disputam a Série A estão no Brasileiro feminino. Os que ainda não têm times formados, como o Botafogo, precisarão assinar um termo de compromisso em caso de desejo de participação. 

 

"Estamos dando condições mínimas para que os clubes tenham uma competição nacional para atuar. Isso não quer dizer que jogar o torneio vai ser a exigência para ter a licença", afirmou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores. 

 

Já a criação da competição de base atende a uma cobrança antiga: "O futebol feminino está perdendo jogadoras muito rapidamente para o exterior. É necessário que se forme atletas que sejam usadas nas equipes adultas e ao mesmo tempo fomentem as duas categorias de seleções de base que temos, sub-17 e sub-20. Quando começarmos com o sub-18, vamos ter meninas de 15 a 18 anos. Vamos atender a duas categorias", comentou Romeu de Castro, gerente de futebol feminino da CBF. 

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 18:40

Novo presidente do Jacuipense comenta expectativa para estreia no Baianão 2019

por Glauber Guerra / Gabriel Rios

Novo presidente do Jacuipense comenta expectativa para estreia no Baianão 2019
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Novo presidente do Jacuipense, o empresário Gegê Magalhães, sócio da Salvador Produções, esteve presente na posse de Ricardo Lima como novo mandatário da Federação Bahiana de Futebol (FBF), nesta quarta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O dirigente do Leão do Sisal comentou a expectativa para a estreia do time no Baianão 2019, diante do Bahia de Feira.

 

“Vamos enfrentar um grande adversário, muito estruturado. São dois times que pensam em ser grandes no cenário nacional, então será um grande clássico. Boa sorte para todos os times, mas que o Jacuipense saia vitorioso”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Quem também esteve presente no evento foi Felipe Sales, que assumiu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do clube. Após a contratação do atacante Marcelo Nicácio (veja aqui), ele destacou o objetivo da diretoria em mesclar atletas experientes com jogadores da base do Leão do Sisal.

 

“Uelliton, Danilo Rios, Marcelo Nicácio, Jordan... São atletas mais experientes e vão mesclar com a molecada que tem se destacado nos amistosos. Esperamos que o resultado seja positivo e renda bons frutos”, salientou o ex-presidente do clube.

 

O confronto contra o Tremendão acontece no sábado (19), às 16h, na Arena Cajueiro, válido pela 1ª rodada do Campeonato Baiano.  

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 17:40

Emocionado, Ednaldo Rodrigues faz balanço de sua gestão à frente da FBF

por Glauber Guerra / Gabriel Rios

Emocionado, Ednaldo Rodrigues faz balanço de sua gestão à frente da FBF
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou nesta quarta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, a posse do novo presidente da entidade. Ricardo Lima assumiu o comando da entidade e ficará no cargo até 2022. O agora ex-presidente, Ednaldo Rodrigues, fez um balanço dos 16 anos à frente do órgão.

 

“Final de um ciclo que a gente se despede com muita alegria. Estou bastante emocionado porque nunca tinha acontecido uma manifestação tão gratificante de todo o estado da Bahia nessa transmissão de posse do cargo de presidente. Desejo a Ricardo todo sucesso. Temos a convicção que nesse período tivemos mais acertos que equívocos. O balanço da nossa gestão quem faz são os filiados e a imprensa. Procuramos que o diálogo estivesse acima de tudo. Quero agradecer a todos que contribuíram para o fortalecimento do futebol baiano, que terá continuidade com o Ricardo Lima e o Manfredo Lessa. O torcedor baiano merece todo respeito dos dirigentes”, destacou Ednaldo em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Ednaldo terá outra missão pela frente. Em abril, ele tomará posse como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

“Me encontro preparado. Tenho muito a aprender nessa nova missão. Será bastante desafiador. Farei um trabalho muito leal e com muita competência para poder ajudar a melhorar o futebol brasileiro”, afirmou.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 16:40

Novo vice-presidente da FBF destaca desafio 'ainda maior' ao lado de Ricardo Lima

por Glauber Guerra / Gabriel Rios

Novo vice-presidente da FBF destaca desafio 'ainda maior' ao lado de Ricardo Lima
Manfredo Lessa ocupou o cargo entre 2009 e 2015 | Foto: Glauber Guerra / BN

Antigo coordenador jurídico da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Manfredo Lessa tomou posse como novo vice-presidente da entidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Ele, que já ocupou o cargo entre 2009 a 2015, reconheceu o grande desafio de gerir o órgão ao lado de Ricardo Lima, novo presidente da FBF.

 

“O desafio é ainda maior. Quando fui vice-presidente, eu tinha a frente um presidente consolidado, com o trabalho reconhecido. O Ricardo, não abstendo de sua competência demonstrada como vice da federação, é uma figura nova e isso aumenta nossa responsabilidade e a dele também. Por isso, vamos buscar trabalhar com muita humildade. A filosofia será sempre levando o profissionalismo como o futebol merece ser tratado”, explicou Lessa.

 

Ricardo Lima e Manfredo Lessa ficam no cargo até 2022. O ex-presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues tomará posse como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em abril, na sede da entidade nacional.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 15:40

Liedson é homenageado com nome permanente em troféu dos melhores do Intermunicipal 

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Liedson é homenageado com nome permanente em troféu dos melhores do Intermunicipal 
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Aposentado dos gramados, o ex-jogador Liedson foi homenageado no evento de premiação dos melhores do Campeonato Intermunicipal 2018, nesta quarta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Os nomes dos atletas premiados foram divulgados pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) no último mês de dezembro (confira aqui). Daqui para frente, os troféus destinados aos melhores da competição terão o nome do ex-atacante que fez sucesso no futebol brasileiro e português.

 

"Graças a Deus estou recebendo a homenagem em vida. Estou muito feliz representando a minha cidade de Valença e também todo o Intermunicipal", falou. "Quem está no Intermunicipal pode pensar também que lá na frente pode disputar uma Copa do Mundo ou, no mínimo, jogar numa seleção de qualquer país. Meu conselho para quem disputa o Intermunicipal é: Acreditem, porque tudo é possível!", disse.

 

A porta de entrada de Liedson no futebol profissional foi através do Intermunicipal. Ele disputou a competição pela primeira vez em 1995 pela seleção de Valença. As boas atuações renderam um convite para um teste no Poções, clube que o revelou. O sucesso no Sporting, de Portugal, fez a federação do país convidá-lo a se naturalizar e defender a seleção. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2010 pela seleção portuguesa.

 

"É um orgulho para mim ter disputado o Intermunicipal. Meu primeiro Intermunicipal foi em 1995 pela seleção de Valença e eu tinha 17 anos. O Intermunicipal, para nós do interior, é como se fosse nossa Copa do Mundo. Ela hoje mudou totalmente, muitos jogadores vivem disso. Desde já faço um apelo para os clubes e não só os times do interior como também os da capital, Bahia e Vitória, possam olhar com um pouco mais de carinho para as seleções do Intermunicipal, porque tem muita gente, muitas joias para serem lapidadas, eu sei disso. Eu vim de lá. Com 21 para 22 anos, fui fazer teste no Poções sem ter passado por uma base e já de cara ser aprovado. Minha vida foi como um foguete que subiu, fui profissional por 13 anos, mas em quatro anos já jogava na Europa . Quando você está preparado para as oportunidades você consegue. Por isso que eu falo que tem que apostar mais no Intermunicipal, tem que olhar melhor", discursou.

 

Não é a primeira vez que o nome de Liedson é dado a um troféu do Intermunicipal. Em 2016, a taça de campeão da competição também levou o seu nome.

Premiados do Intermunicipal | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 14:40

Marcelo Nicácio é o novo reforço do Jacuipense para o Baianão 2019

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Marcelo Nicácio é o novo reforço do Jacuipense para o Baianão 2019
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O presidente do Conselho Deliberativo do Jacuipense, Felipe Sales, havia adiantado à reportagem do Bahia Notícias a procura por um centroavante de peso (relembre aqui). Nesta quarta-feira (16), o dirigente revelou o nome do novo camisa 9 do Leão Sisal. O atacante Marcelo Nicácio, de 36 anos, rescindiu contrato com o Souza, da Paraíba, e vai assinar com o time de Riachão do Jacuípe para a disputa do Campeonato Baiano 2019.

 

"A gente acertou com Marcelo Nicácio, que estava no Souza, da Paraíba. Ele rescindiu com o time de lá e está vindo para cá. A expectativa é que ele chegue em Salvador até amanhã [quinta-feira, 17] para assinar contato e cumprir os protocolos normais", anunciou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Apesar de chegar dias, Nicácio não estará em campo na estreia do Jacuipense no Baianão. O Leão do Sisal faz o jogo de abertura do estadual na visita ao Bahia de Feira neste sábado (19), às 16h, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. 

 

"Provavelmente ele não estreia sábado, mas já deve estar disponível para a segunda rodada para atuar contra o Fluminense de Feira em Riachão", completou.

 

Marcelo Nicácio foi revelado pelo Bahia e acumula passagem pelo Vitória. Com muita rodagem no futebol, ele já atuou pelo Atlético-MG, CRB, Fortaleza, Figueirense, Ceará, dentre outros. Ele também jogou no exterior como no Xanthi, da Grécia, Litex Lovech, da Bulgária, e  Al-Faisaly, da Arábia Saudita.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 13:20

Roberto Carlos anuncia parceria para construção de CT da Juazeirense

por Leandro Aragão

Roberto Carlos anuncia parceria para construção de CT da Juazeirense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O presidente da Juazeirense, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), anunciou a parceria com um empresário de Juazeiro para construção de centro de treinamento para o clube. O mandatário do Cancão de Fogo concedeu uma entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (16) para revelar o local do jogo contra o Vasco pela Copa do Brasil (veja aqui).

 

"A Juazeirense cresceu muito dentro de campo, mas fora de campo não conseguimos avançar. Qual é o maior adversário da Juazeriense hoje? É não ter um campo para treinar. Não temos campo para treinar. Estamos com um parceiro disposto a realizar nosso sonho de construir nosso CT. Juazeiro e todo o Vale do São Francisco vai agradecer essa iniciativa", anunciou.

 

Fundada em 2008, a Juazeirense já disputou a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D e Série C do Brasileiro. A conquista marcante foi o acesso à Série C do Brasileiro alcançada em 2017. No Campeonato Baiano, o Cancão de Fogo já chegou três vezes nas semifinais.

 

Em 2019, a Juazeirense tem agenda cheia com as disputas do Campeonato Baiano, Série D do Brasileiro, seletiva nda Copa do Nordeste de 2020, além da Copa do Brasil. A estreia na nova temporada será neste domingo (20), às 16h, contra o Atlético de Alagoinhas, pelo estadual, no Adauto Moraes.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 12:25

Ricardo Lima toma posse como novo presidente da FBF 

por Glauber Guerra

Ricardo Lima toma posse como novo presidente da FBF 
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou nesta quarta-feira (16), no  Wish Hotel da Bahia, em Salvador, a posse do novo presidente da entidade. Ricardo Lima assumiu o comando da entidade e ficará no cargo até 2022.  

 

Ricardo Lima tem 36 anos e é formado em Análise de Sistema. O dirigente ocupava a vice-presidência da FBF desde 2015. Ele encabeçou a chapa única do pleito realizado no ano passado (relembre aqui). 

 

Manfredo Lessa, que era coordenador jurídico da FBF, tomou posse como vice-presidente. Ele já ocupou esse cargo entre 2009 a 2015.

 

Agora ex-presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues tomará posse como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A solenidade está agendada para acontecer em abril, no Rio de Janeiro.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 11:30

Vitória da Conquista contrata mais um zagueiro para o Baianão 2019

por Leandro Aragão

Vitória da Conquista contrata mais um zagueiro para o Baianão 2019
Arte: Divulgação / Vitória da Conquista

A estreia no Campeonato Baiano será no dia 24 de janeiro, encerrando a primeira rodada, mas enquanto isso o Vitória da Conquista segue montando seu elenco. O Bode anunciou a contratação do zagueiro Paulo Martins. O jogador já treina com o grupo e está à disposição do técnico Everton Goiano.

 

Aos 27 anos, Paulo Martins acumula muitas experiências fora do país. Ele já jogou no Monte Carlo de Macau, na China, pelo Payam Mashhad, do Irã, atuou também o Al-Shamal do Catar, Al Ittihad Kalba dos Emirados Árabes e o Songkla United da Tailândia. Ele ainda defendeu a seleção de Timor Leste. No futebol baiano, o defensor já passou pelo Juazeiro e, no Rio de Janeiro, pelo Serrano.

 

O Vitória da Conquista estreia no Baianão diante do Vitória, no Barradão, a partir das 20h30.

Quarta, 16 de Janeiro de 2019 - 10:36

Martelo batido! Juazeirense encara o Vasco no Adauto Moraes pela Copa do Brasil

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Martelo batido! Juazeirense encara o Vasco no Adauto Moraes pela Copa do Brasil
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Fim da novela. Após muita discussão e rumores, o jogo entre Juazeirense e Vasco, pela Copa do Brasil, será no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. A decisão foi revelada na manhã desta quarta-feira (16) pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), presidente da agremiação.

 

A partida entre Juazeirense e Vasco, pela primeira fase do torneio nacional, está marcado para o dia 6 de fevereiro, uma quarta-feira, às 21h30. O clube baiano recebeu propostas para vender o mando de campo e, dentre as opções, o jogo seria realizado em Brasília ou Cuiabá. Segundo o presidente, o valor de uma das ofertas foi de R$ 400 mil.

 

A agenda de 2019 da Juazeirense tem, além da Copa do Brasil, a disputa do Campeonato Baiano, Série D do Brasileiro e a seletiva da Copa do Nordeste de 2020. A estreia na nova temporada será pela competição estadual, no próximo domingo (20), contra o Atlético de Alagoinhas, também no Adauto Moraes.

Histórico de Conteúdo