Erro de laboratório faz jogador búlgaro com Covid-19 contaminar 20 pessoas em partida
Foto: Reprodução/Top Sport

Um único jogo na Bulgária resultou em 20 casos de Covid-19. Um erro de laboratório fez com o que o zagueiro Martin Kavdanski, que estava com o vírus, fosse escalado para a partida do Tsarsko Selo na semana passada e o jogador acabou contaminando colegas e adversários. 

 

O laboratório, responsável pelos testes de todos os integrantes das duas equipes, anunciou primeiramente que todos os exames tinham dado resultado negativo, autorizando a realização da partida. Entretanto, no dia seguinte ao jogo, o laboratório anunciou que o teste de Kavdanski estava errado e que o jogador estava contaminado com coronavírus. 

 

A partida aconteceu na última quinta-feira (2) entre o Tsarsko Selo e o Cherno More Varna, pela primeira divisão búlgara, e Kavdanski foi escalado como titular. Após o anúncio de que o zagueiro havia testado positivo, todos os envolvidos na partida realizaram novos testes. 

 

Três companheiros de equipe de Kavdanski no Tsarsko Selo e o presidente do clube foram diagnosticados com o vírus, além de mais 16 integrantes do Cherno More Varna que tiveram resultado positivo para a doença. 

 

"Sinto-me bem, como me senti nos dias antes de descobrir que estava infectado com esse vírus. Foi uma grande surpresa para mim. Não tive nenhum sintoma. Não senti nenhum desconforto”, declarou o jogador para a imprensa búlgara. 

 

A equipe com maior número de casos anunciou que todos os jogadores diagnosticados como positivos já estão em quarentena. "Notificamos a comissão médica da Federação Búlgara de Futebol, assim como o departamento técnico e esportivo, e estamos aguardando as instruções”, informou o Cherno More Varna.

 

As duas equipes possuem jogos marcados para esta semana e ainda não há maiores esclarecimentos sobre possíveis adiamentos. Na Bulgária o futebol retornou no dia 5 de junho e os estádios estão podendo ter a presença de torcedores ocupando 30% da capacidade das arquibancadas.

Segunda, 06 de Julho de 2020 - 20:54

CBF confirma datas para retorno do Brasileirão séries A e B; veja datas

por Mauricio Leiro

CBF confirma datas para retorno do Brasileirão séries A e B; veja datas
Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro, séries A e B, já tem data de início dos jogos. O Brasileirão vai começar no dia 9 de agosto e o Campeonato Brasileiro série B no dia 8 de agosto. A confirmação das datas veio através de nota emitida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (6).

 

A divulgação das datas veio logo após governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar, que os clubes de futebol de seu estado não poderão iniciar a participação no Campeonato Brasileiro antes do término do Campeonato Paulista.

 

"Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo", acrescenta a nota.

 

A CBF reforça ainda que os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF. "A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro", finaliza.

 

Ainda não há uma data oficial para reinício do Campeonato Paulista, suspenso após a 10ª rodada da primeira fase, apesar da confirmação de retorno da competição nacional. 

Juíza esclarece liminar e Globo não irá exibir Flamengo e Fluminense na final da Taça Rio
Foto: Divulgação/Fluminense

A final da Taça Rio, com o clássico Flamengo e Fluminense, que irá acontecer próxima quarta-feira (8) não será transmitido pela Globo. Nesta segunda (6) a juíza da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro esclareceu que a liminar favorável a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para transmissão de jogos do Campeonato Carioca pela emissora não é válida para as partidas do Rubro-negro.

 

Após a Globo rescindir o contrato de transmissão do Campeonato Carioca na última quinta-feira, a Ferj entrou na Justiça contra a decisão da emissora e garantiu a exibição dos jogos com os outros 11 clubes que possuem contrato com a Globo. A juíza Eunice Bitencourt Haddad, responsável pela liminar divulgada na sexta-feira passada (3) esclareceu nesta segunda que a final da Taça Rio não poderá ser transmitida pela rede televisiva envolvida.

 

“A controvérsia instaurada diz respeito tão somente à rescisão contratual, por iniciativa das ora rés, em relação ao contrato firmado com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - FERJ. Não está em discussão a aplicação da Medida Provisória 984/2020 ao Campeonato Estadual (...). De modo que a liminar não alcança as partidas com participação do Clube de Regatas do Flamengo, já que se limitou a tornar sem efeito a rescisão unilateral de contrato, em que tal clube não figurou como aderente”, explanou a juíza.

 

No último domingo (5) a TV Globo transmitiu a partida entre Fluminense e Botafogo, válida pela semifinal da competição e que faz parte do segundo turno do campeonato estadual. Com o esclarecimento da juíza os clubes que vão disputar a final da Taça Rio estão livres para decidirem como será feita a transmissão da partida nesta quarta. 

 

O próprio Flamengo fez a exibição dos seus dois últimos jogos. O primeiro, contra o Boavista, na última quarta (1), através do seu canal oficial Fla TV, e no último domingo (5) contra o Volta Redonda, através da plataforma MyCujoo cobrando R$ 10 para que quem não fosse sócio torcedor do clube tivesse acesso a transmissão, o que gerou polêmica entre os torcedores e causou problemas na exibição da partida (leia mais).

Fifa estuda sistema de árbitros robôs para marcar impedimentos com precisão nos jogos
Foto: Reprodução/Julian Finney/Getty Images

A Fifa estuda uma nova tecnologia para a marcação de impedimentos nos jogos. Um sistema de árbitros robôs está sendo desenvolvido para criar detectar uma posição precisa dos atletas e agilizar o processo do VAR.

 

Segundo o portal Daily Mail, o sistema, que pode vir a ser um substituto dos bandeirinhas, seria mais rápido e preciso que o árbitro assistente de vídeo, criando linhas através de um processo automático que sinalizaria imediatamente uma situação de impedimento em campo. 

 

“O objetivo é que a técnica de impedimento seja mais precisa que a imagem da televisão e o momento exato em que a bola foi entregue. Qualquer sistema precisa traçar a linha no lugar certo para ver se as partes do corpo autorizadas a marcar estão impedidas”, explicou o diretor de tecnologia da Fifa, Johannes Holzmuller, para a emissora alemã ARD. 

 

Ele acrescentou que, apesar de agilizar e facilitar a marcação durante o jogo, a decisão final sempre será dos árbitros. O processo está sendo estudado para uma possível implementação na Copa do Catar, em 2022, e já foi testado no último Mundial de Clubes. 

 

A precisão do novo sistema identificaria qual parte do corpo do jogador ocasionou o impedimento e levaria em consideração o tamanho do pé de cada jogador. 

 

“Ele também deve levar em consideração diferentes comprimentos dos pés dos jogadores. Até agora, as técnicas testadas teriam conhecido apenas um tipo de esqueleto comum. O programa ainda precisa aprender as diferenças”, pontuou Holzmuller.

 

Mais testes com os árbitros robôs serão feitos no segundo semestre desse ano. 

Ramires comemora estreia como titular no Basel e espera conquistar títulos com time
Foto: Divulgação/Basel

Após estrear com os titulares do Basel no último fim de semana, o meia Ramires comemorou o fato de estar ganhando espaço no time. Emprestado pelo Bahia para a equipe suíça, o jogador chegou no início da temporada e está buscando conquistar todos os titulos possiveis com o clube. 

 

“Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de começar jogando essa partida”, declarou Ramires. “Eu venho buscando uma sequência desde que cheguei aqui, acabei tendo uma lesão que atrapalhou no início, mas agora me sinto bem, adaptado e pronto para mostrar o meu futebol”, completou o jogador. 

 

Sobre o jogo do último sábado (4) pelo campeonato nacional da Suíça, o meia falou sobre a vitória do Basel.

 

“Acho que foi um jogo bom, nos comportamos muito bem e dominamos durante a partida toda ponto foi realmente um jogo muito especial para mim, espero que as coisas sigam assim”, comentou. 

 

Atualmente nas oitavas de final da Liga Europa, Ramires comentou que a equipe acabou focando muito na disputa, mas que a disputa pelo nacional não será deixada de lado. 

 

“A gente acabou ficando um pouco para trás quando nos concentramos na disputa da Liga Europa, mas estamos trabalhando para buscar todos os títulos que disputamos e seguiremos assim”, ressaltou. 

 

O Basel venceu o Neuchâtel Xamax por 2 a 0 pela vigésima oitava rodada da Super League no último fim de semana e ocupa a terceira posição na tabela do campeonato. Um dos gols da partida foi marcado pelo brasileiro Arthur Cabral, ex-Palmeiras e Ceará.

 

Na Liga Europa, prevista para o retornar em agosto, o time vai jogar a partida de volta contra o Frankfurt, tendo a vantagem de ter vencido o primeiro duelo por 3 a 0. 

 

Aos 19 anos, Ramires iniciou no Bahia nas categorias de base e se destacou na equipe Tricolor em 2018. 

Em carta aberta, clubes cearenses pedem a volta dos jogos a partir desta segunda-feira
Foto: Divulgação

Em carta aberta, Ceará, Fortaleza e Ferroviário se uniram pedindo a volta dos jogos de futebol no estado a partir desta segunda-feira (6). Eles querem que o Ceará seja o primeiro da Região Nordeste a retomar as competições e poder sediar a reta final da Copa do Nordeste, que dever será definido num único local.

 

"Será uma grande oportunidade para o Estado do Ceará sediar o restante da Copa do Nordeste, recebendo as delegações dos clubes que estão na disputa, movimentando o setor hoteleiro e gastronômico e, principalmente, aplicando uma injeção de ânimo nesses setores que foram bastante castigados com essa crise", diz um trecho do documento.

 

Além de abordar um dos pontos da questão econômica, a carta das agremiações cearenses destacou também o baixo risco de contaminação entre os profissionais envolvidos nos jogos em virtude dos protocolos de segurança adotados.

 

"A realização de uma partida de futebol sem a presença de público envolve cerca de 200 profissionais em um ambiente com capacidade para mais de 60 mil pessoas. São profissionais treinados para cumprir todos os protocolos de segurança e espaço físico para a manutenção e disseminação muito abaixo de outras atividades que já foram liberadas", informou.

 

Neste domingo (5), a Federação Cearense de Futebol se manifestou a favor da antecipação dos jogos após o Governador do Estado, Camilo Santana, descartar a volta deles nesta segunda. O planejamento de reabertura social e econômica do estado prevê o retorno das competições de futebol para o dia 20 de julho.

ABC ignora proibição de atividades esportivas no estado e treina no Frasqueirão
Foto: Reprodução

As atividades esportivas coletivas estão proibidas no Rio Grande do Norte. Porém, de acordo com o jornal Agora RN, o ABC ignorou o decreto do governo estadual e realizou um treinamento na manhã desta segunda-feira (6), no Frasqueirão. A liberação das atividades dos clubes ainda está sendo discutida entre a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

 

Informada sobre o treino do ABC, a FNF afirmou que não ficou estabelecida uma punição aos clubes que descumprirem o decreto. De acordo com a entidade, essa decisão fica a cargo das autoridades estaduais. A entidade de futebol só poderia tomar alguma providência após o protocolo de segurança entrar em vigor.

 

O ABC interrompeu suas atividades presenciais desde meados de março. No entanto, o elenco se reapresentou na última semana após a realização dos testes. Os jogadores estão concentrados no centro de treinamento para recondicionamento físico.

Flamengo: Exibição própria do segundo jogo gera discordâncias internas e críticas da torcida
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A transmissão própria do segundo jogo gerou discordâncias internas no Flamengo e críticas da torcida. O relato foi feito pelo site GloboEsporte.com. Após o sucesso da exibição gratuita do duelo com o Boavista (confira aqui), a diretoria rubro-negra resolveu cobrar ingresso, no valor de R$ 10, para quem quisesse acompanhar a partida diante do Volta Redonda, neste domingo (5), pela semifinal da Taça Rio, na plataforma MyCujoo. Porém, devido aos problemas técnicos o sinal acabou sendo disponibilizado gratuitamente.

 

A plataforma não foi capaz de suportar a quantidade de acessos simultâneos e nove minutos após o início da transmissão, no modelo de pay-per-view, o presidente Rodolfo Landim determinou que o sinal fosse aberto nas redes sociais.

 

Apesar dos bons números alcançados na transmissão do jogo contra o Boavista, Landim revelou que o valor arrecadado ficou aquém do esperado. O clube recebeu pouco mais de R$ 800 mil, entre patrocínios e doações dos torcedores. Descontados os custos da exibição da partida, o Rubro-Negro embolsou cerca de R$ 500 mil.

 

"A gente agradece muito a quem participou da última transmissão e fez os pagamentos, eles ajudaram. Mas, falando francamente, o valor arrecadado foi pequeno", disse Landim à Fox Sports em entrevista no último sábado (4).

 

Após a partida de quarta, a diretoria do Fla se reuniu para avaliar se seria viável fazer uma nova transmissão. Os dirigentes consideraram que era necessário buscar um número relevante para impactar negociações futuras. E se fosse possível cobrar um ingresso barato de 20% dos 2,2 milhões que acessaram a Fla TV. A projeção era arrecadar R$ 4 milhões brutos. O clube cogitou utilizar uma plataforma mais robusta, mas não houve tempo hábil para viabilizar a transmissão e a MyCujoo acabou sendo escolhida, já que foi usada para os torcedores no exterior.

 

O anúncio da transmissão paga foi feito na noite da última sexta (3). A notícia não foi bem recebida pela torcida, que após comemorar o rompimento com a TV Globo, criticou a nova decisão do clube. A rejeição nas redes sociais surpreendeu a diretoria rubro-negra. Os muros da sede clube amanheceram pichados no sábado (veja aqui). Com a repercussão negativa, criou-se uma discordância na cúpula da agremiação, mas o presidente bateu o pé e manteve o plano de cobrança.

 

No domingo, alguns sócios reclamaram de não receber o e-mail de confirmação, enquanto outros não conseguiam acessar a transmissão. O aplicativo usava uma plataforma terceirizada de pagamentos que começou a travar. A indignação dos torcedores alcançou os grupos de dirigentes flamenguistas nas redes sociais e a pressão pela liberação da exibição cresceu. Às 15h51, quando o time já estava no gramado do Maracanã, Landim determinou a liberação do sinal da Fla TV. No entanto, ela só chegou ao departamento de comunicação do clube às 16h20, pouco antes do atacante Bruno Henrique abrir o placar do jogo que terminou com 2 a 0 para o Flamengo. Com a vitória, a equipe garantiu vaga na final da Taça Rio contra o Fluminense.

Segunda, 06 de Julho de 2020 - 12:37

Atlético de Alagoinhas realiza exames da Covid-19 no elenco e comissão técnica

por Leandro Aragão

Atlético de Alagoinhas realiza exames da Covid-19 no elenco e comissão técnica
Foto: Divulgação / Atlético de Alagoinhas

Hospedado num resort na cidade de Santo Estêvão, o Atlético de Alagoinhas realizou os exames da Covid-19 no seu elenco, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol. As coletas aconteceram durante a manhã desta segunda-feira (6) e os resultados são esperados até o final da tarde.

 

"Estamos aqui aguardando o resultado dos testes", resumiu o presidente Albino Leite à reportagem do Bahia Notícias.

 

De acordo com a diretoria do clube, assim que os resultados dos exames forem divulgados o elenco já dará início aos treinamentos presenciais visando a retomada da temporada 2020. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) pretende reiniciar o Campeonato Baiano a partir da segunda quinzena deste mês de julho. Porém, o Governo da Bahia prorrogou a proibição da realização de jogos de futebol até o 12 de julho, próximo domingo (leia aqui). Além do estadual, o Carcará também vai disputar a Série D do Brasileiro. O início da competição foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que ainda não definiu uma nova data.

 

Faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase do Baianão, o Atlético de Alagoinhas está vivo na briga pela classificação às semifinais. O time ocupa a quinta colocação com 11 pontos, mesma pontuação do Vitória, que é o quarto fechando o G-4 por levar vantagem no saldo de gols.

Apesar de jejum de gols, Odair Hellmann vê evolução do Fluminense: 'Melhor jogo dos três'
Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

O Fluminense avançou à final da Taça Rio ao empatar em 0 a 0 com o Botafogo neste domingo (5), no Engenhão. Foi o terceiro jogo sem vitória e sem gols do Tricolor desde a volta do Campeonato Carioca. Apesar do jejum, o técnico Odair Hellmann viu evolução na equipe.

 

"Evoluímos do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro. Hoje fizemos o melhor jogo dos três, jogo bastante consistente, estrutura bem sólida. Tomamos poucos contra-ataques. Fizemos uma mudança de estrutura que deu resposta positiva. Nossas avaliações foram boas. Quero parabenizar os jogadores por todo o esforço que tiveram durante todo esse período, se dedicaram ao máximo para que fôssemos responsáveis como fomos fora do campo e conseguíssemos os objetivos dentro dele", destacou.

 

Na final, o Flu vai encarar o rival Flamengo no clássico Fla-Flu, marcado para a próxima quarta-feira (5). O Tricolor precisa ser campeão da Taça Rio para forçar um novo confronto com o Rubro-Negro na definição do Carioca, já que o rival conquistou a Taça Guanabara e se vencer fica com o título estadual antecipadamente. Odair ressaltou o melhor preparo físico do adversário, que retomou os treinamentos bem antes do que sua equipe.

 

"Passamos para uma final, é um jogo decisivo. Vamos entregar tudo que temos, mesmo com dois dias de descanso para quem estava três meses parado. Os momentos são diferentes. O adversário chega muito mais preparado em todos os aspectos, fisicamente também. Mas tentaremos manter nossa organização, uma estrutura consistente e fazer nosso jogo, para conseguirmos esse título", projetou.

Histórico de Conteúdo