Domingo, 19 de Maio de 2019 - 19:31

Após revés para o São Bento, Vitória demite técnico Cláudio Tencati

por Glauber Guerra

Após revés para o São Bento, Vitória demite técnico Cláudio Tencati
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Quase 24 horas depois do revés do Vitória para o São Bento por 3 a 1, no Barradão, a diretoria do Leão acertou a demissão do técnico Cláudio Tencati. A informação foi confirmada pelo próprio treinador.

 

“Infelizmente fui demitido hoje pela tarde [domingo] Tentamos fazer o melhor pelo Vitória, mas os resultados de campo não aconteceram. Futebol requer resultado e isso não veio”, disse Tencati, em rápido contato com o Bahia Notícias.

 

Tencati assumiu o Vitória no dia 19 de março, ainda na gestão do ex-presidente Ricardo David. Ele esteve à frente da equipe em sete jogos e acumulou quatro derrotas, dois empates e um triunfo. O que representa um aproveitamento de 23,8%.

 

Com três pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição na Série B do Campeonato Brasileiro. O próximo duelo do time rubro-negro é contra o Atlético Goianiense, domingo (26), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, válido pela quinta rodada do certame nacional.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 16:30

Destaque da partida, Jair avalia empate fora de casa contra América-RN: 'Foi bom'

por Gabriel Rios

Destaque da partida, Jair avalia empate fora de casa contra América-RN: 'Foi bom'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Herói no empate do Bahia de Feira com o América-RN, na Arena das Dunas, no último sábado (18), pela 3ª rodada da Série D do Brasileiro, o goleiro Jair analisou o confronto contra o líder do Grupo A6. Para o arqueiro, que fez duas defesas à queima roupa na partida, o Tremendão soube suportar a pressão, mas poderia ter aproveitado os contra-ataques.

 

“Pelas circunstâncias do jogo, o empate foi bom. A equipe deles começou pressionando, nos trouxe dificuldades, mas fomos ajustando durante a partida. Criamos oportunidades no contra-ataque, em um desses lances o atleta deles poderia ter sido expulso por impedir uma chance clara de gol. Fizemos um grande jogo aqui, suportamos a pressão e criamos chances”, disse Jair em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Cajueiro. Precisando vencer para encostar no América-RN, Jair pediu mais tranqüilidade na tomada de decisão.

 

“Cometemos muitos erros, agora precisamos corrigi-los para próxima partida. Precisamos ser mais calculistas nos contra-ataques, ter mais tranquilidade na tomada de decisão. Esperamos fazer um grande jogo e conseguir a vitória”, afirmou o arqueiro.

 

o Tremendão segue na 2ª colocação do grupo com quatro pontos conquistados.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 10:30

Ex-Bahia, Zé Roberto provoca Vitória: 'É triunfo. Não consigo falar essa palavra'

por Ulisses Gama / Gabriel Rios

Ex-Bahia, Zé Roberto provoca Vitória: 'É triunfo. Não consigo falar essa palavra'
Foto: Romildo de Jesus / Ag Haack / Bahia Notícias

Com passagem pelo Bahia, o atacante Zé Roberto comemorou o triunfo do São Bento por 3 a 1 sobre o Vitória, neste sábado (18), pela 4ª rodada da Série B do Brasileiro. O atleta salientou o sentimento pelo Tricolor de Aço e provocou o Leão. 

 

"Todo mundo sabe do carinho que eu tenho pelo Bahia. É triunfo. Eu não consigo falar essa palavra [Vitória]", brincou em entrevista à rádio Metrópole. 

 

O atacante desembarcou no Fazendão em 2013 e atuou pelo Bahia em 70 oportunidades, marcando dez gols com a camisa do Esquadrão.

Domingo, 19 de Maio de 2019 - 09:20

Goleiro da Juazeirense relata insulto racista de torcedor em Goiás

por Gabriel Rios

Goleiro da Juazeirense relata insulto racista de torcedor em Goiás
Foto: Divulgação

O goleiro Deijair relatou ter sido vítima de racismo durante a partida entre Juazeirense e Aparecidense-GO, neste sábado (18), pela Série D do Campeonato Brasileiro. Durante o confronto, vencido pelos goianos por 2 a 1, o atleta afirmou ter sido chamado de macaco. O arqueiro ainda se dirigiu ao alambrado para confrontar o torcedor e acabou sendo expulso da partida.

 

Esposa de Deijair, a advogada Luamar Sepúlveda comentou o caso. Ao Bahia Notícias ela explicou o ocorrido: “Fui surpreendida com a notícia que meu marido tinha sofrido um ato de racismo. Aguardei ele sair do jogo e confirmei com ele. Ele me passou que no meio do segundo tempo, inclusive a transmissão que estava passando no My Cujoo foi suspensa após a confusão. Alguns torcedores da Aparecidense começaram a ofender os jogadores da Juazeirense. Um torcedor específico atirou um copo de cerveja no Deijair e o chamou de negro, fedido, fuleiro... E algumas pessoas no local também escutaram o chamando de macaco. Ele se chateou, reportou ao quarto árbitro, que passou para o árbitro que incrivelmente o expulsou alegando estar tumultuando a partida”, relatou Luamar.

 

Ainda segundo a advogada, Deijair tentou prestar queixa em um posto policial, mas foi informado que não haveria a possibilidade de fazer o Boletim de Ocorrência no local. Com isso, ela afirmou que está aguardando o goleiro chegar em Juazeiro para fazer.  “Deijair não dormiu e está muito abalado. Vamos fazer o Boletim em Juazeiro e também faremos uma denúncia ao Ministério Público para se tratar do caso”.

 

“Estamos cansados, são coisas que acontecem no nosso cotidiano. Mas agora foi dentro do trabalho dele, e eu, como esposa e advogada, não deixarei meu marido ser lesionado. Queremos mostrar para as pessoas que isso ainda acontece e queremos acabar com isso”, lamentou a advogada.

 

Ela ainda criticou a Aparecidense, que como mandante do jogo, apenas publicou em suas redes sociais que “não compactua com esse tipo de atitude”.

 

“A Aparecidense foi tão leviana que publicou que não compactua com esse tipo de atitude. O que é esse tipo de atitude? O descaso é tamanho que não fizeram nenhuma nota oficial. Vamos pensar no que fazer um pouco mais a frente. Mas no momento nosso interesse não é comercial”.

 

Na súmula do jogo, o árbitro Silvio André Loureiro de Lima relatou o motivo da expulsão: "Aos 42 minutos do segundo tempo, expulsei com cartão vermelho direto o referido atleta, por sair do banco de reservas de sua equipe e dirigindo-se ao alambrado, o mesmo chutou o alambrado e tentou agredir um torcedor caracterizado com as cores da equipe A.A. Aparecidense. O atleta expulso alegou ter sido xingado pelo torcedor envolvido de macado. Cumpro informar que o quarteto de arbitragem não presenciou tal fato e, até o fim deste relatório não foi apresentado a identificação do torcedor envolvido e nem o boletim de ocorrência do atleta da equipe Juazeirense".

 

Logo após a partida, o Cancão de Fogo lamentou o ocorrido em suas redes sociais.

 

"Lamentável. O respeito precisa estar dentro e fora de campo. O goleiro Deijair tem todo nosso apoio e solidariedade. O jogador foi vítima de mais um ato de racismo no futebol durante partida contra Aparecidense na Série D do Brasileirão em Goiás. Se já não bastasse sofrer com um dos piores sentimentos existentes no ser humano, o goleiro chegou a ser expulso do confronto".

Série D: Bahia de Feira arranca empate fora de casa; Juazeirense perde em Goiás
Foto: Magnus Nascimento / América-RN

Dois baianos entraram em campo neste sábado (18) pela Série D do Campeonato Brasileiro. O Bahia de Feira encarou o América-RN, na Arena das Dunas, e arrancou um importante empate. Os donos da casa pressionaram, mas Jair foi destaque e conseguiu segurar o 0 a 0. 

 

Com o resultado, o Tremendão segue na 2ª colocação com quatro pontos conquistados. Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Cajueiro, pela 4ª rodada do certame nacional. 

 

Já a Juazeirense também atuou fora de casa, mas acabou sendo derrotada para a Aparecidense-GO por 2 a 1, no Anibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O Cancão de Fogo até saiu na frente com Toni Galego, mas Rodriguinho, duas vezes, virou para os mandantes. 

O Cancão de Fogo perdeu de virada para os goianos | Foto: Reprodução / Blog do Geraldo José

Com o revés, a Juazeirense perdeu a liderança para os goianos. No próximo sábado (25), será a vez do Cancão receber a Aparecidense no Adauto Moraes, às 16h, pela 4ª rodada da Série D.

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 15:30

Série D: Lira destaca necessidade de vitória e aponta evolução do Flu de Feira

por Ulisses Gama

Série D: Lira destaca necessidade de vitória e aponta evolução do Flu de Feira
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Ainda sem vencer na Série D do Campeonato Brasileiro, o Fluminense de Feira enfrenta o Coruripe neste domingo (19), às 16h, no Joia da Princesa, com a missão de sair com um bom resultado. Técnico da equipe, Arnaldo Lira apontou a necessidade do triunfo e destacou a evolução que o grupo vem tendo desde o empate em 2 a 2 com o Sergipe, na última rodada.

 

"Precisamos vencer. Apesar de ter jogado bem contra o Sergipe, tivemos a oportunidade de ganhar o jogo mas perdemos um pênalti, perdemos chances, mas o time jogou bem, me deixou satisfeito... Agora a gente acredita que podemos jogar melhor contra o Coruripe", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O comandante indicou que o atacante Luan deve começar jogando e relatou a busca por armar um time jovem e competitivo.

 

"O Luan vai ter a oportunidade de começar jogando. A gente achou por bem tirar o Peixoto. Com ele e o Levi o time ficou mais rápido. Estamos tentando colocar juventude nesse time. Um time alegre, jogando para frente", indicou o treinador, que esbanjou confiança no sucesso do Touro do Sertão.

 

"É um trabalho difícil porque você chega em 15 dias e tem que fazer uma reformulação. É mais difícil, mas gente está acostumaado com a pressão. Onde eu passo sou campeão. Tenho certeza que farei um grande trabalho aqui", acrescentou.

 

No momento, o Fluminense de Feira é o terceiro colocado do grupo A8, com dois pontos.

Com rodízio no São Paulo, Reinaldo e Everton podem não jogar contra o Bahia
Cuca indicou rodízio | Foto: Divulgação / São Paulo

O São Paulo deve iniciar neste domingo (19), contra o Bahia, um sistema de rodízio de atletas. Segundo o técnico Cuca, alguns atletas estão desgastados por causa do ritmo intenso de jogos na temporada.

 

"Não pode ter um time só de 11 e pronto. São ideias, manutenção. Não quer dizer que quem não está jogando não seja importante. Estamos preparando o time todo para ter condição de jogo, e rodando conforme tem necessidade. Temos jogadores com 15 ou 16 jogos jogados 90 minutos. Temos que ter cuidados com esses jogadores também", declarou o treinador.

 

Com isso, de acordo com o site GloboEsporte.com, é possível que Reinaldo, que tem 21 jogos no ano, e Everton, que jogou 17 partidas, podem ser poupados. Léo, ex-Bahia, e Hernanes são os prováveis substitutos. 

 

"Vamos crescer. Tem jogadores que fizeram três jogos, Toró, Pato, Hernanes entrando em melhor condição... Com entrosamento, eles vão evoluir. Certamente vai ter força de grupo. Em 15 dias vamos fazer cinco jogos", completou o treinador. 

 

A provável escalação do São Paulo é a seguinte: Tiago Volpi; Hudson (Igor Vinícius), Bruno Alves, Walce e Léo (Reinaldo); Tchê Tchê, Liziero e Hernanes (Everton); Antony, Pato e Toró.

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 11:30

Ex-Bahia e Vitória, Roger é anunciado pela Ponte Preta

Ex-Bahia e Vitória, Roger é anunciado pela Ponte Preta
Foto: Divulgação / Ceará

A Ponte Preta oficializou na última sexta-feira (17) a contratação do atacante Roger, de 34 anos de idade. Com passagens por Vitória e Bahia, o experiente atleta estava no Ceará e agora irá reforçar o clube de Campinas, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. 

 

"Todos sabem o quanto amo a Ponte e é este sentimento que me faz voltar. Quero dar alegria ao torcedor mais uma vez, ajudar meus colegas de equipe a levar o time para a elite do futebol nacional e, quem sabe, levantar a taça de campeão brasileiro da Série B", declarou Roger.

 

"Estamos muito felizes com a chegada dele e tenho que destacar esse amor que ele tem pela Ponte. O Roger tinha propostas de times da série A e quis vir para cá, aceitando inclusive uma redução substancial em relação aos vencimentos que estava recebendo. Todo pontepretano sabe do potencial dele, lembra grandes partidas que fez, e estou certo que nos ajudará em nossa maior meta do ano, de voltar à Série A", comemorou o presidente Armando Abdalla Júnior.

 

Na briga pelo retorno à Série A, a Ponte Preta venceu o Operário por 1 a 0 na última sexta e foi aos cinco pontos na tabela de classificação. O próximo desafio da equipe será no próximo sábado (25), no Moisés Lucarelli, contra o Paraná.

Com lesão confirmada, Adriana é cortada da Seleção feminina; Luana será a substituta
Foto: DIvulgação / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na última sexta-feira (17) uma mudança na lista de atletas convocadas para a Copa do Mundo feminina. Com uma ruptura no ligamento cruzado anterior sofrida um dia antes da convocação, a atacante Adriana foi cortada. Em seu lugar, Luana, do KSPO Woman Footabll Team da Coreia do Sul, foi chamada.

 

Em sua primeira Copa do Mundo, Luana tem 26 anos de idade e fez a sua estreia pela Seleção Brasileira em 2012. A atleta se apresentará diretamente em Portugal para iniciar a preparação com o restante da delegação.

 

O Brasil está no grupo C da competição, junto com Jamaica, Austrália e Itália. A primeira partida do time treinado por Vadão será no dia 9 de junho, às 10h30, contra as jamaicanas.

 

Com lesão, Adriana está fora da Copa | Foto: Divulgação
 

Sábado, 18 de Maio de 2019 - 00:00

Prova de triathlon será realizada na piscina Olímpica de Salvador

por Leandro Aragão

Prova de triathlon será realizada na piscina Olímpica de Salvador
Arena Aquática será palco de prova de triathlon | Foto: Divulgação

A Arena Aquática, localizada na Praça Wilson Lins, no bairro da Pituba, em Salvador, vai abrigar uma prova promocional de triathlon. De acordo com o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Cleber Castro, a disputa na piscina olímpica fará parte do Festival da Primavera promovida pela prefeitura da cidade.

 

"A gente vai envolver o equipamento da piscina olímpica para fazer uma prova de triathlon", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. "Vai ser na primavera. É um momento bom para se fazer em função dos festejos da cidade nessa época da primavera. É uma prova promocional, não vai contar para o ranking. E é muito difícil de você conseguir calendário, porque a gente não quer chocar com outras provas, não queremos concorrer com as outras provas de natação, de ciclismo e de corridas. Porque a gente respeita e sabemos como é importante aquelas provas para a cidade. A gente tem, na verdade, que incentivar. Quanto mais provas é bom para todo mundo. Achar uma data é complicado. A única data que estamos achando para essa prova é na primavera. Já conversamos com Edvaldo Valério e ele gostou", completou.

 

Criado em 2013, o Festival da Primavera do ano passado aconteceu entre os dias 15 e 30 de setembro. Além de eventos de música, gastronomia, lazer, teatro, dança, artesanato, feiras, no ramo do esporte, o programação contou com passeio ciclístico, prova de rally, torneio de crossfit e disputa de stand up paddle (SUP).

 

Mas como funcionaria uma prova de triathlon numa piscina olímpica? Cleber Castro explicou como deverá ser a disputa por medalhas.

 

"Tem formatos de baterias, tipo sai um grupo, marca o tempo e depois vai pedalar, depois corre, aí para. Aí sai outro grupo por faixa etária... Enfim, você tem algumas variações, equipes de revezamento. Existe uma prova hoje [de triathlon] chamada Team Relay, que é você fazer baterias em revezamento com um grupo e vai pegando o tempo de todo mundo. Depois, você faz a somatória, a pontuação. Naquela primeira bateria teve o primeiro, o segundo, o terceiro e faz os pontos. A segunda bateria... Aí soma os pontos das três baterias e tem o campeão no final. É uma forma diferente de fazer prova, que acaba gerando engajamento entre eles. Dá para fazer com distâncias curtas também. Aí sim, a gente consegue envolver a piscina olímpica", detalhou.

Cleber Castro é o presidente da Febatri | Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

 

O prefeito ACM Neto (DEM) costuma utilizar os espaços públicos para promover eventos para a população. Seguindo essa linha, a Febatri fechou uma parceria com a administração municipal com o intuito de realizar provas da modalidade nos equipamentos esportivos existentes em Salvador.

 

"A prefeitura está, realmente, querendo transformar Salvador na cidade do esporte. A Federação fechou uma parceria com eles, que nos ajudam com a parte estrutural. Isso já ajuda bastante a gente e quando a gente não tem patrocinador, estamos pleiteando, mas leva um tempo, então estamos tentando fazer tudo com muita criatividade", pontuou.

 

Por ser uma prova de triathlon numa piscina olímpica, Cleber falou da união com as federações de outras modalidades para promover provas esportivas. "Olha como é importante ter outras utilizações e não ficar preso a só nadar. Vamos fazer uma prova promocional de triathlon. Vamos incentivar, chamar atenção, mostrar que é bacana. Vamos fazer com a pista de atletismo. E a própria federação está buscando se aproximar de outras federações, como a de ciclismo, de corrida, de natação para fazer provas em conjunto. Já tem um custo só, divide a estrutura, compartilha... O nosso público vai torcer pelo seu, o seu vai torcer pelo nosso. Às vezes o nosso faz o seu também e vice-versa. Nossos triatletas participam da Federação Bahiana de Esportes Aquáticos, eles correm também, pedalam. Aí realmente a gente tem que unir todo mundo em torno de algo e nesse caso é o esporte", comentou.

Histórico de Conteúdo