Completando 50 anos, Regata Aratu-Maragojipe será realizada neste sábado
Foto: Divulgação

Completando 50 anos, a Regata Aratu-Maragojipe será disputada neste sábado (24), com largada às 10h. A maior Regata de Percurso da Vela de Oceano do Brasil irá receber 177 barcos de sete estados brasileiros (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná).

 

O percurso tem um trecho de mar com 16 milhas náuticas passando por locais como a Ilha da Maré, Ilha dos Frades, Itaparica e Reserva Ambiental da Ilha do Medo e mais 30km pelo Rio Paraguaçu. O ponto final será em Maragojipe, conhecida pelo “Carnaval de Máscaras", evento tombado pelo Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia. 

 

A 50ª Regata Aratu-Maragojipe que começou em 1969 com apenas 20 barcos teve um crescimento acima dos 70% em relação ao ano anterior passando de 100 para 177 barcos e terá a participação do medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos Jogos de Atlanta em 1996 e Seul em 1988. Ele correrá pela quinta vez no evento.

 

"É um ano especial para o evento e a vela baiana. É uma regata única, pois poucas regatas no mundo você começa navegando no mar e entra navegando no rio, ela larga na base naval de Aratu no fundo da Baía de Todos os Santos e entra no Rio Paraguaçu, um cenário lindo onde os barcos de balão vão serpenteando. Tem um número grande de participantes além de outros escoltando. É um evento grandioso", afirmou Lars Grael que competirá no barco baiano Sagma, um Jeaunneau 64 do comandante Luis Moriel.

 

Velejador e um dos organizadores, Marcelo Fróes destacou: "É importante salientar que a Regata Aratu-Maragojipe é muito mais que um evento desportivo. Além de ser uma competição náutica, tem forte sintonia e foco no Turismo Náutico, na Gastronomia, cultura baiana através de seu artesanato e música e também realizará importantes ações ambientais”.

 

As comemorações já começam nesta sexta-feira com um show de abertura e homenagens às 18h no Aratu Iate Clube com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, do Governo da Bahia, das cidades de Simões Filho, Salvador e Maragojipe, comodoros e presidentes de clubes náuticos e marinas e comunidade náutica. 

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 19:55

Absolvido no STJD, Léo Gomes está liberado para encarar o Operário

por Glauber Guerra

Absolvido no STJD, Léo Gomes está liberado para encarar o Operário
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O técnico Carlos Amadeu, do Vitória, ganhou mais uma opção para encara o Operário, neste sábado (24), às 16h30, no Barradão, válido pela Série B. Em julgamento nesta sexta-feira (23), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o volante Léo Gomes foi absolvido e está em condições de entrar em campo no fim de semana.

 

Léo Gomes respondeu pelo artigo 254 (praticar jogada violente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) em virtude de uma falta cometida em Diego Oliveira, contra o Brasil de Pelotas, no último dia de agosto, fora de casa, que resultou em sua expulsão. O jogo terminou com revés do Vitória por 1 a 0. O atleta poderia pegar de uma a seis partidas de gancho.

 

O técnico Carlos Amadeu optou pela tática do mistério não deu pistas da equipe que vai pegar o Operário. Porém, Léo Gomes é cotado para voltar ao time titular.

 

O Vitória tem 18 pontos e ocupa a 14ª posição na Série B.

Skate: Treinos oficiais ditam o ritmo da etapa baiana do brasileiro de Street nesta sexta
Foto: Tiago Caldas / Divulgação

Lauro de Freitas será a cidade do skate nacional neste fim de semana, quando recebe o Oi STU Qualifying Series – etapa Bahia na modalidade Street (veja aqui). Nesta sexta-feira (23), os skatistas testaram e aprovaram a nova pista do Skatepark, que foi renovada e ficará de legado para a população. Os atletas se revezaram para percorrer toda extensão e obstáculos em busca das melhoras manobras. Estreante em competições no estado, Vitória Mendonça, que fez parte da seleção brasileira 2018, valorizou a oportunidade que o STU está trazendo para os nordestinos.

 

“É a minha primeira vez aqui na Bahia. Estou animadona, eu tinha visto uns vídeos e umas fotos da pista, mas quando cheguei vi que está totalmente diferente. É uma outra pista, com novos obstáculos que com certeza vão elevar muito o nível da competição. Eu não pude competir em Belo Horizonte, tive uma lesão no pé mas agora estou com força total. É uma alegria enorme ver o STU aqui no Nordeste, que é uma região carente de eventos desse porte. O Nordeste merece esse movimento, espero que esse esforço continue não só aqui, mas em todas as regiões do país”, disse.

 

Já Lehi Leite, que vem numa ascensão, disputou a SLS em Los Angeles, e vai disputar a próxima etapa da competição internacional em São Paulo, desembarcou na capital baiana para fazer as melhores manobras.

 

“A pista está boa, os obstáculos ficaram maneiros e a galera está gostando muito. Os amigos estão todos andando bem, como sempre vai ser alto nível. O skate deu uma popularizada, a gente está podendo viajar para várias cidades e isso faz a gente evoluir muito como pessoa, porque estamos em contato com novas culturas, criando laços e isso é muito bom. Eu pude disputar eventos fora do Brasil, vim para o STU e espero correr a SLS mês que vem também. Então vai ser perfeito para manter o nível e buscar as primeiras posições”, resumiu Lehi Leite.

 

A competição terá neste sábado a disputa da semifinal para mulheres e eliminatórias para os homens. Já no domingo (25), o dia começa com a semifinal masculina e, na sequência, ambas as finais.

 

O público que for acompanhar o evento também poderá aproveitar uma programação variada de cultura urbana, com shows, oficina de stencil, exposição de arte e apresentações culturais. O Oi STU Qualifying Series é idealizado pela Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) como o circuito brasileiro de skate profissional, que soma pontos para o ranking nacional das modalidades olímpicas Street e Park.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 18:55

Otávio deixa o sub-20 do Vitória e assina com o Fortaleza

por Glauber Guerra

Otávio deixa o sub-20 do Vitória e assina com o Fortaleza
Foto: THROI Menagement / Divulgação

Criado nas divisões de base do Vitória, Otávio Jorge não é mais atleta do rubro-negro. O jogador, que atua como zagueiro e volante, assinou em definitivo com o Fortaleza até maio de 2020.

 

O atleta tinha vínculo com o Vitória até dezembro de 2020, mas não vinha sendo aproveitado nos últimos jogos. Com isso, a THROI Menagement, empresa que agencia a carreira do jogador, antecipou a rescisão do contrato de forma amigável com a diretoria do rubro-negro.

 

Otávio Jorge tem 19 anos e estava no Vitória desde 2010. Ele acumula passagens pela Seleção Brasileira Sub-15 (relembre aqui).

 

No Fortaleza, Otávio ficará à disposição das equipes sub-20 e sub-23.


Otávio em ação pelo Vitória | Foto: Maurícia da Matta

 

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 18:30

Peru não convoca Guerrero, que pode jogar semifinal da Copa do Brasil

por Folhapress

Peru não convoca Guerrero, que pode jogar semifinal da Copa do Brasil
Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O atacante Paolo Guerrero não foi convocado pela seleção do Peru para os amistosos contra Equador e Brasil, em setembro. A lista dos atletas convocados foi divulgada nesta sexta-feira (23) pela federação peruana.

Com isso, o jogador estará disponível para disputar, pelo Internacional, a partida contra o Cruzeiro pelas semifinais da Copa do Brasil.

O técnico da seleção peruana, Ricardo Gareca, disse em entrevista coletiva que a federação peruana de futebol levou em consideração o pedido da direção do Internacional e do próprio jogador para não ser convocado.

O jogo de volta da Copa do Brasil será no dia 4 de setembro, no Beira-Rio. Já os amistosos da seleção peruana estão marcados para os dias 5 e 11, nos Estados Unidos.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 18:15

Bahia tenta primeiro triunfo como visitante contra mistão do Atlético-MG

por Ulisses Gama

Bahia tenta primeiro triunfo como visitante contra mistão do Atlético-MG
Foto: Divulgação

Ainda sem vencer como visitante neste Campeonato Brasileiro, o Bahia tenta o primeiro bom resultado fora de casa na manhã deste sábado (24), às 11h, contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada da competição nacional.

 

Vindo de um empate em 1 a 1 com o Goiás na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço está em uma sequência de cinco jogos sem derrota. Para superar o adversário, o técnico Roger Machado espera um time atento.

 

"A gente sabe que o Atlético-MG vai nos pressionar no início. Habitualmente, ele tenta abrir o placar no primeiro tempo. Rodrigo [Santana, técnico] é um amigo, um cara extremamente organizado, vem jogando com jogadores leves, que puxam velocidade, têm um controle de bola e uma bola aérea forte. Fator local é importante. Temos que estar preparados", declarou.

 

Para o jogo, o lateral-direito Nino Paraíba e o atacante Gilberto, que não jogaram a última partida por lesão, devem voltar. Quem tem retorno certo é o volante Gregore. Sem ilusões pela possibilidade de um adversário com time misto, ele espera que o Tricolor evolua o seu nível de atuação.

 

"Essa situação a gente deixa para eles resolverem. A gente tem que evoluir e nos preocupar com a gente. Se a gente evoluir nosso padrão de jogo, a gente sai com o triunfo", indicou.

 

ATLÉTICO-MG

 

Com a disputa da Sul-Americana em paralelo com o Brasileirão, o Galo pretende entrar em campo com os reservas. O técnico do alvinegro, Rodrigo Santana, confirmou a intenção..

 

"Devido à viagem no domingo, amanhã (sábado) vamos com uma equipe alternativa. A gente ainda vai treinar para armar. O Cleiton joga e possivelmente o Igor. Esses dois jogarão amanhã", indicou.

 

A dúvida na equipe fica por conta do meia-atacante Luan. Na última quinta-feira (22), ele sentiu um incômodo e deixou o treinamento mais cedo. Sua presença depende do aval dos médicos do clube.

 

 

FICHA TÉCNICA
Atlético-MG x Bahia
Campeonato Brasileiro - 16ª rodada

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Data: 24/08/2019 (sábado)
Horário: 11h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR: José Claudio Rocha Filho, de São Paulo, com auxílio de Douglas Marques das Flores e Luciano Roggenbaum, de São Paulo e Paraná.

 

 

Atlético-MG: Cleiton; Guga, Léo Silva, Igor Rabello e Lucas Hernández; Ramon Martínez; Nathan, Luan (Zé Welison), Otero e Geuvânio; Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.

 

 

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Ronaldo; Artur, Lucca e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
 

Técnico do Atlético-MG confirma time com apenas dois titulares contra o Bahia
Foto: Bruno Cantini / Atlético

O Atlético-MG terá apenas dois titulares contra o Bahia, neste sábado (24), às 11h, no Independência, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Rodrigo Santana confirmou que irá poupar os principais atletas do Galo para o confronto diante do La Equidad, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. Com isso, apenas o goleiro Cleiton e o zagueiro Igor Rabello estarão em campo para encarar o Tricolor de Aço. 

 

O Galo deve ir a campo com Cleiton; Guga, Léo Silva, Igor Rabello e Lucas Hernández; Ramon Martínez; Nathan, Luan (Zé Welison), Otero e Geuvânio; Alerrandro. 

 

"Devido à viagem no domingo, amanhã (sábado) vamos com uma equipe alternativa. A gente ainda vai treinar para armar. O Cleiton joga e possivelmente o Igor. Esses dois jogarão amanhã", disse o treinador, segundo o GloboEsporte.com. 

 

Apesar de ter treinado nesta sexta (23), Luan ainda não tem presença confirmada no jogo. O meia participou da atividade no curto período que a imprensa pôde acompanhar. 

 

"O Luan vinha como titular. Na quarta-feira ele treinou muito bem. Ontem, em um trabalho tático, ele sentiu e saiu antes. Vamos ver se o departamento médico vai liberá-lo para o jogo ou não. Depende ainda da avaliação médica para ver se ele sai jogando", explicou o técnico. 

 

Outro que pode aparecer como novidade é o argentino Di Santo. Mesmo sem estar 100%, o atleta será relacionado para "sentir a adrenalina de vestiário". 

 

"O Di Santo essa semana fecha a terceira semana de preparação e optamos por levar ele para o banco para sentir a adrenalina de vestiário. Se tiver oportunidade, vai entrar", comentou Santana. 

 

O Galo figura na 5ª colocação do certame nacional, com 27 pontos conquistados. 

Valdenice Conceição bate na trave no Mundial e adia vaga olímpica
A baiana lamentou o resultado | Foto: Reprodução

Uma das favoritas a garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a baiana Valdenice Conceição por pouco não conseguiu a classificação para a final do C1 200m, no Mundial de Szeged, na Hungria. Única mulher na delegação olímpica do Brasil na competição, ela precisava chegar entre as três primeiras, mas ficou com o quarto lugar com 47s17, fazendo o 10º melhor tempo geral. 

 

"A gente fez uma boa prova e está no caminho certo. Acho que foi um trabalho 88% pela falta de condições de alto rendimento que a gente não tem. Mas com a estrutura que a Prefeitura de Maraú nos proporcionou, isso nos deu força de vontade de treinar e chegar no Mundial e representar o Brasil bem. Não foi um resultado expressivo, seria bom chegar na final A. Não deu, mas a gente lutou", disse Valdenice, segundo o GloboEsporte.com. 

 

Com o resultado, Valdenice irá disputar a final B. A prova acontece neste sábado (24), às 4h20 (horário de Salvador). O sonho olímpico ficou para o próximo ano. A próxima chance será em março, no Pan-Americano de canoagem, em Val Paraíso, no Chile. 

Erlon e Isaquias vão à final do C2 1000m e se aproximam de vaga para Olimpíada de Tóquio
Foto: Helena Rebello / GloboEsporte.com

Erlon de Souza e Isaquias Queiroz estão perto de conquistar a vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020. Nesta sexta-feira (23), a dupla baiana venceu com folga a semifinal e garantiu presença na final do C2 1000m do Mundial de canoagem velocidade de Szeged, na Hungria. Os medalhistas olímpicos fizeram o quarto melhor tempo no geral, com 3m27s34. 

 

A grande decisão acontece neste sábado (24), às 7h03 (horário de Salvador). A dupla garante a vaga se chegar entre os oito primeiros. 

 

"Fizemos um ótimo tempo, mas final é final. Vai na raça, vai no coração. Dá para subir um pouco mais. A gente baixou um pouco mais o tempo da eliminatória, mas no final começou a aliviar porque sabia que eles não tinham mais como passar a gente", disse Isaquias, segundo o GloboEsporte.com. 

 

A classificação no C2 1000m é estratégica, já que garante também uma vaga para o país no C1 1000m, prova em que Isaquias é medalhista olímpico, e na qual ainda compete na Hungria. O baiano, inclusive, venceu a bateria que disputou, com o tempo de 3m52s95, o 12º no geral. 

Salvador recebe torneios de tênis para celebrar os 40 anos do Costa Verde Tênis Clube
Foto: Suely Barros / Divulgação

Comemorando seus 40 anos, o Copa Verde Tênis Clube vai ser palco de três torneios de tênis e de Beach Tennis. Os eventos acontecem entre os próximos dias 2 e 15 de setembro. A expectativa da organização é receber mais de 300 atletas no total.

 

O destaque dos eventos é o ITF Seniors de tênis, de nível internacional, que vai ser disputado entre 9 e 14 de setembro. Atletas de vários países, com idades entre 35 e 85 anos, vão brigar pelo título do torneio, que soma pontos para os rankings da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis. Mais de 70 jogadores estão inscritos. A meta da organização é reunir entre 130 e 150 tenistas.

 

A primeira competição que abrirá essa série comemorativa é o Torneio de Classes entre os dias 2 e 8 de setembro com premiação de R$ 4 mil convertidos em previdência privada. Já o Beach Tennis, que também vai pagar R$ 4 mil convertidos em previdência privada, será realizado entre 13 e 15 de setembro.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 13:55

Vitória relaciona 23 atletas para jogo contra o Operário-PR

por Glauber Guerra

Vitória relaciona 23 atletas para jogo contra o Operário-PR
Foto: Divulgação / Vitória

O técnico Carlos Amadeu, do Vitória, relacionou 23 atletas para o duelo diante do Operário-PR, sábado (24), às 16h30, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B.

 

A principal novidade é o lateral-esquerdo Chiquinho, que se recuperou de uma lesão muscular. O atacante Wesley, que cumpriu suspensão na rodada anterior, também está de volta.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA:

 

Goleiros: Martín Rodriguez e Ronaldo;
Laterais: Chiquinho, Capa, Matheus Rocha e Van;
Zagueiros: Everton Sena, Bruno Bispo e Ramon;
Volantes: Léo Gomes, Rodrigo Andrade, Baraka, Lucas Cândido, Gabriel Bispo e  Marciel;
Meias: Felipe Gedoz, Nickson e Ruy;
Atacantes: Eron, Anselmo Ramon, Jordy Caicedo, Wesley e Thiaguinho.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 13:30

Técnico do Operário espera arrancar ponto do Vitória no Barradão

por Leandro Aragão

Técnico do Operário espera arrancar ponto do Vitória no Barradão
Foto: Reprodução

O Operário enfrenta o Vitória neste sábado (24), no Barradão, querendo voltar com pelo menos um ponto na bagagem. É o que declarou o técnico do time paranaense Gerson Gusmão. As duas equipes entram em campo às 16h30, pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro.

 

"A gente espera que nessa partida contra o Vitória a gente consiga fazer um jogo bom e voltar com uma vitória, mas se não voltar ao menos com um ponto para que a gente continue subindo na tabela de classificação", declarou na entrevista coletiva.

 

No entanto, o treinador sabe que a tarefa do Fantasma não será nada fácil. Assim como o visitante, o Vitória também vive momento de ascensão. Depois da parada da Série B, o Leão venceu três, empatou um e perdeu outro nos jogos que disputou na sua toca.

 

"Esperamos um jogo difícil contra um adversário que precisa pontuar em casa, precisa vencer. Vem de bons resultados, de uma sequência boa em casa. Jogou na última quarta-feira, não conseguiu vencer, então tem a necessidade de buscar a vitória no sábado. A gente sabe que vão vir para cima, vão tentar se impor com o apoio do torcedor", disse.

 

Para conseguir trazer algum ponto na bagagem, Gerson Gusmão quer ver seu time jogando com inteligência no Barradão para surpreender o Vitória.

 

"Temos que ter inteligência para jogar, saber o momento certo de nos defender e também ser perigosos. Levar perigo ao nosso adversário para que ele não se sinta confortável e ter o controle do jogo. Precisamos ter uma partida técnica boa, dentro da proposta que tivermos para a partida, mas vai passar pela retenção de bola, de passe bom, de envolver o adversário principalmente quando a gente tiver com a bola", afirmou.

 

Operário é o 10º colocado com 24 pontos na tabela de classificação. O Vitória é o 14º com 18.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 13:15

Gregore é absolvido por expulsão e fica disponível para jogar pelo Bahia

por Ulisses Gama

Gregore é absolvido por expulsão e fica disponível para jogar pelo Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O volante Gregore foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em julgamento realizado na manhã desta sexta-feira (23). Ele tinha sido denunciado pela Procuradoria por ter sido expulso no jogo contra o Palmeiras. 

 

No segundo tempo da partida em questão, Gregore recebeu dois cartões amarelos por seguidas faltas no atacante Dudu, do Palmeiras. Com isso, ele foi obrigado a cumprir suspensão diante do Goiás, no último domingo (18).

 

Ele deve voltar ao time titular do Esquadrão de Aço neste sábado (24), contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada da competição nacional.

Com bola parada e rachão, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Atlético-MG
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia fez na manhã desta sexta-feira (23), no CT do Cruzeiro o seu último treinamento antes de enfrentar o Atlético-MG, pelo Brasileirão. A partida será na manhã deste sábado (24), às 11h, na Arena Independência.

 

Antes do trabalho, o técnico Roger Machado se encontrou com Rogério Ceni, novo treinador do time celeste. O momento da resenha foi registrado pela assessoria de imprensa tricolor.

 

 

Em campo, o técnico Roger Machado treinou jogadas de bola parada. A escalação deve ser a seguinte: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Ronaldo; Artur, Lucca e Gilberto. 

 

Por fim, os atletas se misturaram nas posições para fazer o tradicional treino recreativo.

 

Foto: Divulgação / EC Bahia

 

Após a atividade, o elenco retornou para a concentração.

Felipe Melo pega gancho de quatro jogos por expulsão contra o Bahia
Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras / Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o volante Felipe Melo por quatro jogos do Campeonato Brasileiro pela expulsão na partida contra o Bahia. O julgamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro e a decisão foi unânime. Porém, ainda cabe recurso.

 

Felipe Melo foi expulso por acertar o braço no rosto do atacante Lucca numa disputa de bola pelo alto e receber o cartão vermelho direto. Ele foi denunciado no artigo 254-A, que fala em "praticar agressão física". A pena máxima era a suspensão de 12 jogos. No depoimento, o jogador palmeirense justificou o lance como de intensidade e negou que tenha sido maldoso ou com intenção de atingir o atleta do Bahia. A defesa do clube paulista também tentou desqualificar o artigo para conseguir uma punição mais branda.

 

Felipe Melo cumpriu a suspensão automática pelo cartão vermelho, portanto ele vai desfalcar o Palmeiras nos próximos três jogos contra o Flamengo, no dia 1º, diante do Goiás, no dia 7, e no embate com o Fluminense, no dia 10. Além do cartão vermelho no Brasileirão, ele também foi expulso na partida contra o Grêmio, na última terça (20), pela Libertadores. Com isso, ele também não joga a decisão da vaga na semifinal do torneio continental marcada para o próximo dia 27, às 21h30, no Allianz Parque.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 12:05

Vitória encerra a preparação para enfrentar o Operário

por Glauber Guerra

Vitória encerra a preparação para enfrentar o Operário
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O Vitória está pronto para o jogo contra o Operário, sábado (24), às 16h30, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B. Na manhã desta sexta (23), o técnico Carlos Amadeu comandou o último treino antes da partida. A atividade foi realizada no palco do jogo.

 

O treino foi fechado à imprensa. De acordo com a assessoria do clube, Amadeu focou em um trabalho de posicionamento durante 20 minutos e depois parte dos atletas realizaram uma atividade técnica em campo reduzido.

 

Para a partida, o técnico Carlos Amadeu ganhou reforços. Recuperado de lesão, o lateral-esquerdo se recuperou e virou opção, assim como o meia-atacante Nickson. Após cumprir suspensão na rodada anterior, Wesley voltou a ser relacionado.

 

Amadeu fez mistério e não quis revelar o time. A provável escalação conta com: Martín Rodriguez; Van, Ramon, Everton Sena e Chquinho (Capa); Baraka, Léo Gomes e Felipe Gedoz; Wesley, Jordy Caicedo e Anselmo Ramon.

 

Com 18 pontos, o Vitória ocupa a 14ª posição na Série B, enquanto o Operário tem 24 e aparece em 10º.

 

 

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 11:55

Recuperado, Chiquinho encara jogo contra Operário como uma decisão

por Glauber Guerra

Recuperado, Chiquinho encara jogo contra Operário como uma decisão
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Recuperado de uma lesão muscular, o lateral-esquerdo Chiquinho está à disposição do técnico Carlos Amadeu para o jogo entre Vitória e Operário, sábado (24), às 16h30, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B. O jogador comemorou o retorno e encara a partida como uma decisão.

 

“Agradeço a Deus pela minha recuperação, por esses dias de tratamento junto com a fisioterapia aqui do clube. Uma semana intensiva de trabalho para mim para estar pronto para esse jogo contra o Operário. Temos que encarar esse jogo como decisão, como estamos encarando outros jogos. Fizemos um excelente jogo contra o América-MG [empate em 0 a 0], mas a vitória não veio. Sabemos que temos que pontuar contra o Operário para continuar nessa sequência de bons jogos”, afirmou.

 

Polivalente, Chiquinho também atua como meia. Ele garantiu que está pronto para jogar em qualquer posição.

 

“Hoje não tenho preferência de posição para estar atuando. O que importa é estar ajudando a equipe. Fico à vontade na equipe, deixei claro na minha chegada, onde o professor optar. Importante é buscar a vitória sempre”, destacou.

Artilheiro isolado da Série B, Rodrigão revela segredo para boa fase
Foto: Divulgação / Coritiba

Na noite desta última quinta-feira (22), o atacante Rodrigão marcou o gol de empate do Coritiba com o líder Bragantino em 1 a 1, em Bragança Paulista, na abertura da 18ª rodada da Série B. Artilheiro isolado da competição com 11 tentos anotados, o camisa 9 do Coxa revelou o segredo para a boa fase.

 

"Agradecer a Deus e dedicar o gol ao grupo. O empate aqui está bom, fomos buscar o resultado. Eu molho a chuteira para lacear e a água quente faz isso. Tenho feito em todos os jogos e está dando certo", revelou em entrevista ao programa Troca de Passes do "SporTV".

 

Na artilharia da Série B, Rodrigão tem três gols a mais do que os segundos colocados Ytalo, do Bragantino, e Hernane, do Sport. O centroavante do Coritiba e o Brocador já passaram pelo Bahia. 

 

O empate com o Bragantino manteve a invencibilidade do Coritiba, que não perde há nove jogos. O Coxa é o segundo colocado na tabela de classificação com 33 pontos, dois a menos do que o time paulista que lidera o certame. Na próxima rodada, a equipe paranaense recebe a visita do Vitória, na terça (27), às 19h15, no Couto Pereira.

De volta, Gregore diz que Bahia precisa evoluir nível de atuação para superar o Galo
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O primeiro turno está acabando e o Bahia ainda não superou um velho problema no Campeonato Brasileiro: vencer fora de casa. Neste sábado (24), o Tricolor encara o Atlético-MG em Belo Horizonte e a possibilidade é de encontrar um Galo com reservas. De volta ao time após cumprir suspensão, o volante Gregore minimizou o fato e indicou a missão de melhorar o jogo para conseguir vencer.

 

"Essa situação a gente deixa para eles resolverem. A gente tem que evoluir e nos preocupar com a gente. Se a gente evoluir nosso padrão de jogo, a gente sai com o triunfo", indicou.

 

Para ele, não falta confiança para sair da Arena Independência com um grande resultado.

 

"A equipe vem bastante confiante nesse confronto. A gente sabe da qualidade do Atlético, mas a gente vem para buscar o triunfo e ir embora com os três pontos", indicou.

 

Gregore também indicou a missão de conseguir o máximo de pontos possíveis e evitar derrotas.

 

"O máximo possível. Quanto mais a gente pontuar, melhor. Se não der para vencer, não vamos perder. Isso é importante", pontuou.

 

Com cinco jogos sem perder, o Bahia está na décima posição, com 21 pontos conquistados.
 

Isaquias Queiroz tem estreia tranquila em Mundial na Hungria: 'Deu para relaxar'
Foto: Reprodução / Federação Internacional

O canoísta Isaquias Queiroz estreou com tranquilidade nesta sexta-feira (23), no Mundial de canoagem velocidade de Szeged, na Hungria. O baiano venceu sua bateria na eliminatória do C1 1000m ao cravar 3m52s95. Ele liderou de ponta a ponta, reduziu o ritmo na segunda metade e só voltou a acelerar no final quando percebeu a aproximação do romeno Leonid-Valentin Carp.

 

"Deu para relaxar um pouco a prova. Sai rápido, depois eu controlei na frente com uma frequência muito baixa, mas é estratégia mesmo para descansar para de tarde por causa do C2. Acho que no C1 1000m tenho muitas chances de medalhas, no C2 1000m também, mas o mais importante aqui são as vagas. E quanto mais vagas melhor", afirmou.

 

Os rivais de Isaquias, o alemão Sebastian Brendel e o tcheco Martin Fuksa também venceram suas baterias com os tempos, respectivamente, 3m52s33 e 3m47s08. O canoísta baiano volta à raia de Szeged ainda nesta sexta, logo mais às 12h39 no horário de Brasília, ao lado do conterrâneo Erlon de Souza para a disputa da semifinal do C 1000m. Vale destacar que os oito melhores barcos desse páreo garantirão vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Processado por mãe de filha, Ganso recebe intimação judicial após jogo do Fluminense
Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

O meio-campista Paulo Henrique Ganso recebeu uma intimação judicial após a partida entre Fluminense e Corinthians, na noite desta quarta-feira (22). As duas equipes ficaram no empate em 0 a 0, no Itaquerão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. De acordo com a Rádio Transamérica, o oficial de justiça chegou ao estádio antes da bola rolar, mas foi convencido pela diretoria do clube carioca a entregar a notificação ao jogador após o apito final. O processo é movido pela mãe da filha do camisa 17.

 

"Você está preocupado com isso? Fala do jogo. Mas não atrapalha nada não, se fosse antes ou depois do jogo", resumiu Ganso ao ser questionado depois do jogo.

 

Como revelou o site "Uol Esporte", Victoria Lopes de Almeida, mãe de Maria Victoria Lopes de Almeida de Lima, de 7 anos, filha mais velha de Ganso entrou com o processo pedindo a revisão do valor da pensão.

 

Flu e Timão decidem a vaga na semifinal da Copa Sul-Americana na próxima quinta (29), às 21h30, no Maracanã. Quem vencer a partida fica com a classificação.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 08:45

Van comemora sequência no Vitória e destaca evolução defensiva do time

por Glauber Guerra

Van comemora sequência no Vitória e destaca evolução defensiva do time
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O lateral-direito Van aos poucos está buscando seu espaço no Vitória. O atleta vem de uma sequência de dois jogos como titular e é cotado para permanecer entre os 11 no jogo contra o Operário-PR, sábado (24), às 16h30, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B.

 

“Aos poucos estou pegando ritmo de jogo e ganhando mais confiança.  Já tive dois jogos como titular e espero ter o terceiro amanhã. Mas somos um grupo e o importante é que o Vitória vença”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O Vitória é o dono da pior defesa da Série B. Em 17 jogos disputados, a equipe sofreu 26 gols. Mas o time rubro-negro vem apresentando uma evolução neste quesito e não sabe o que ter a defesa vazada há três jogos consecutivos. Van comemorou esse progresso.

 

“Estamos pegando liga e nossa defesa não está tomando gol e isso é importante. Agora é buscar melhorar mais”, pontuou.

 

Van ainda cobrou cautela diante do Operário.

 

“A defesa tem que continuar sólida e precisamos de mais agressividade na frente. Temos que ter cautela, que o gol vai sair naturalmente. Ter bastante calma e atenção nos contra-ataques deles. E ser agressivo o tempo todo dentro de nossa casa”, finalizou.

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 08:30

Gustagol fala de interesse de clube italiano e do futuro no Corinthians

por Leandro Aragão

Gustagol fala de interesse de clube italiano e do futuro no Corinthians
Foto: Rodrigo Coca / Divulgação / Corinthians

Após o empate sem gols com o Fluminense na noite desta quinta-feira (22), pela Copa Sul-Americana, o atacante Gustagol, do Corinthians, falou da sondagem do Bologna (relembre aqui). O Timão teria recusado uma proposta de R$ 35,5 milhões do clube italiano pelo centroavante.

 

"Não vou saber responder se chegou ou não. Quem vai poder responder é o presidente. Estou bem tranquilo e focado no Corinthians", afirmou. "Eu fico. Tenho contrato até 2022. Renovei agora", completou.

 

Gustagol teve um início de temporada empolgante. No entanto, ele se machucou e acabou perdendo espaço para Vagner Love e para o argentino Mauro Boselli.

 

"Quem ganha com isso é o Corinthians. Eu tive uma boa fase no começo, mas infelizmente tive uma lesão. O Love e o Boselli vem muito bem e quem o professor optar para jogar vai dar o seu melhor e tentar ajudar a equipe", disse.

 

Com o empate desta quinta entre Corinthians e Fluminense no Itaquerão, quem vencer o jogo de volta, marcado para a próxima quinta (29), às 21h30, no Maracanã, fica com a classificação para a semifinal da Sul-Americana.

Apesar de ressalva por marcação, Roger espera dar oportunidade para Marco Antônio
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

No primeiro semestre de 2018, Marco Antônio era um nome indiscutível no Bahia. Com boas atuações, inclusive na final do Campeonato Baiano daquele ano, o jovem paraense conquistou a torcida. A sequência dele, no entanto, foi de momentos difíceis. Seguidas lesões atrapalharam a sua sequência e, consequentemente, o seu espaço na equipe.

 

Não tem sido diferente em 2019. Totalmente recuperado das lesões, Marco treina, treina e treina. Mas ainda não jogou no Campeonato Brasileiro. No total, são apenas duas partidas, que foram disputadas no começo deste ano contra Fluminense de Feira e Bahia de Feira.

 

Questionado sobre a situação do atleta, o técnico Roger Machado disse gostar do jogador e revelou o seu desejo de dar uma chance ao jogador nas próximas semanas, mas fez uma ressalva sobre as obrigações defensivas.

 

"Tenho muito carinho pelo Marco, converso com ele. Marco, jogando pelo lado, é um meia com vitória pessoal pela habilidade do que pela velocidade, com uma boa batida de fora. Estou animado de poder dar uma chance para ele. O que Marco precisa evoluir, assim como a maioria dos jogadores brasileiros que jogam do meio para frente, é participar dos processos defensivos. Com bola, tenho certeza de que ele vai fazer, ir para cima, ter vitória pessoal, ser intenso. Mas o jogo tem duas fases, e a gente não pode abrir mão da segunda também. A gente acredita muito no que ele pode oferecer para o clube", declarou.

 

Com 21 anos de idade, Marco Antônio chegou ao Fazendão em 2016 após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior pela Desportiva Paraense. Ele está entre os relacionados para o jogo deste sábado (24) contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada da competição.
 

Jogadores do Figueirense encerram greve e vão jogar sábado: 'Respeito à torcida'
Foto: Maurício Veloso / NSC TV

Os jogadores do Figueirense encerraram a greve após seis dias. O elenco prometeu retornar aos treinos nesta sexta-feira (23) e também entrar em campo neste sábado (24) para enfrentar o CRB, às 19h, no Orlando Scarpelli, pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro. Mesmo sem a diretoria quitar os débitos com os atletas (leia mais aqui).

 

"Em respeito à instituição Figueirense FC e à nossa torcida, que tem nos apoiado tanto, decidimos, mesmo sem que a diretoria tenha cumprido com nenhuma das nossas exigências, não tenha efetuado os pagamentos salariais e direitos de Imagem, não dialogue conosco, retornar aos treinos amanhã, confirmando que estaremos em busca da vitória na partida de sábado", afirmaram os jogadores através de nota.

 

Apesar de encerrar a greve, os atletas não descartaram repetir a atitude da última terça (20), quando não entraram em campo da Arena Pantanal e perderam de W.O. para o Cuiabá, pela 17ª rodada da Série B. Além do elenco principal, jogadores da base e funcionários também estão com os pagamentos atrasados.

 

O Figueirense ocupa a 13ª colocação na tabela de classificação da Série B com 20 pontos, dois a mais da zona de rebaixamento.

Foto: Reprodução

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 00:00

Barradão: Inema diz que poço artesiano só pode ser usado na irrigação de gramado

por Mauricio Leiro / Gabriel Rios / Glauber Guerra

Barradão: Inema diz que poço artesiano só pode ser usado na irrigação de gramado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Logo após a divulgação do corte da água do Estádio Manoel Barradas por falta de pagamento, o Vitória se manifestou através de seu presidente, Paulo Carneiro, dizendo que o clube tem um poço artesiano com vazão suficiente para atender as demandas e que, por isso, não precisava da Embasa para o fornecimento de água neste momento (relembre aqui). Mas a questão não é tão simples.

 

A utilização de poço artesiano é regulada por uma legislação específica, que requer uma permissão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a exploração dos recursos hídricos do local, baseada na legislação federal (Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997) e estadual (Resolução Nº 96 de 25 de fevereiro de 2014).

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o Inema revelou que foi emitida para o Esporte Clube Vitória, em 9 de fevereiro de 2017, uma Declaração de Dispensa de Outorga com validade de 35 anos. Nesta declaração consta que a agremiação está dispensada de outorga de direito de uso dos recursos hídricos para captação subterrânea no poço de vazão 43 m³/dia, durante 4h/dia, apenas para fins de irrigação de 0,85 hectares de grama.

 

Em um áudio que circula nas redes sociais, o presidente do Vitória disse que o clube tem 400 mil litros de água para utilização. Porém, com a limitação imposta pelo Inema, essa quantidade poderia servir apenas para irrigar os gramados do complexo esportivo, e com uso de no máximo 43 mil litros de água por dia.

 

A legislação federal, em seu artigo 49, IV, revela que "constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos: utilizar-se dos recursos hídricos ou executar obras ou serviços relacionados com os mesmos em desacordo com as condições estabelecidas na outorga".

 

No mesmo artigo 49, inciso I, é apontado que não se pode "derivar ou utilizar recursos hídricos para qualquer finalidade, sem a respectiva outorga de direito de uso", além de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora das autoridades competentes no exercício de suas funções", como versa o inciso VII.

 

As penalidades variam de acordo com o a infração realizada. Entre elas, estão multas de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais), o embargo provisório do uso, ou até o embargo definitivo, com revogação da outorga.

 

O termo de compromisso e responsabilidade da dispensa de outorga, obtido pelo Bahia Notícias, assinado pelo então presidente Raimundo Viana, declara que o clube assume a responsabilidade por danos e prejuízos causados a terceiros, além de conhecer a legislação vigente sobre o tema.

 

O Bahia Notícias conseguiu apurar que uma denúncia de irregularidade já foi feita ao Inema já que, por ter a dispensa, o clube não poderia utilizar o poço artesiano do Barradão para outros fins. A informação não foi confirmada pelo órgão.

 

Procurado pelo Bahia Noticias, o departamento jurídico do Esporte Clube Vitória não se manifestou até a publicação da matéria.

Quinta, 22 de Agosto de 2019 - 21:30

Cazares repete caminho de Luan e sofre com vaias no Atlético-MG

por Thiago Fernandes | Folhapress

Cazares repete caminho de Luan e sofre com vaias no Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini / Atlético

A torcida do Atlético-MG não tem mais a mesma paciência com antigos xodós. Depois de Luan sofrer com vaias, foi a vez de Juan Cazares passar por algo semelhante. O camisa 10 foi alvo do público no triunfo por 2 a 1 sobre o Deportivo La Equidad, da Colômbia, na noite da última terça-feira (20).

O equatoriano perdeu um pênalti aos 21 minutos do segundo tempo e, logo no toque seguinte na bola, recebeu vaias vindas das arquibancadas do Independência. No mesmo momento, outra parte da torcida passou a aplaudir o meia-atacante com o intuito de animá-lo.

A situação é bem semelhante à de Luan, que passou a conviver com vaias após perder um pênalti durante o empate por 2 a 2 com o Fortaleza na Arena Independência. Na ocasião, o meia-atacante foi vaiado pelo torcedor por desperdiçar a penalidade.

Desde então, ele se tornou presença cada vez menos frequente no time de Rodrigo Santana. A princípio, Cazares não dá sinais de que deixará o time. Pelo contrário, o equatoriano mantém prestígio com a comissão técnica.

Titular absoluto do Atlético de Rodrigo Santana, Juan Cazares trata com normalidade as críticas durante o jogo válido pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

"Isso faz parte, a torcida sempre fica chateada quando a gente erra um pênalti, perde um gol. Mas a gente já está acostumado, a gente é profissional. Temos que estar tranquilos para que, no próximo jogo, estejamos ainda melhores", disse.

O equatoriano ainda não havia recebido críticas dessa forma após a mudança de treinador. No decorrer da passagem de Rodrigo Santana, ele sempre gozou de prestígio com os torcedores.

Juan Cazares briga pela artilharia do time com Vinícius após a disputa da Copa América 2019. Ele fez três gols neste período, um a menos que o colega de meio-campo. O dono da camisa 10 não dá assistências desde o triunfo por 2 a 1 sobre o Santos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. 

Visando a Copa Sul-Americana, o equatoriano não tem presença garantida no jogo contra o Bahia, no sábado (24), às 11h, no Independência, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

PSG é multado por bandeiras ofensivas exibidas pela torcida contra Neymar
Foto: Reprodução / Twitter

As faixas e bandeiras ofensivas contra a Neymar, exibidas pela torcida do PSG na abertura do Campeonato Francês, custaram caro para o clube parisiense. A agremiação foi multada em 2 mil euros (R$ 8,9 mil) pela Federação Francesa de Futebol (FFF). 

 

De acordo com o comunicado da entidade, houve a "instalação de uma faixa ofensiva" e "uso de dispositivos pirotécnicos", utilizados por um grupo organizado. As faixas de ofensas aos brasileiros diziam "Neymar, vaza daqui", além de cânticos como "filho da p***". 

 

A torcida do PSG está insatisfeita com o seu camisa 10, já que o brasileiro pediu para deixar o clube. Ele segue sendo disputado por Barcelona e Real Madrid. 

F1: Chefes de equipe querem carros com maior equilíbrio na pista
Foto: Getty Images

A Fórmula 1 ainda não divulgou o novo regulamento que entrará em vigor a partir da temporada de 2021, mas os chefes de equipe já começaram a discutir sobre a categoria. Para o diretor esportivo da RBR, Christian Horner, a atual temporada tem servido para que os envolvidos entendam o que pode melhorar as corridas. 

 

"Vimos grandes corridas na Áustria e até em Silverstone. Os pneus têm um papel crucial em tudo isso, então acertar os pneus e ter a aerodinâmica correta será importante para que os pilotos possam seguir e competir um contra o outro. A F1 foi atingida por fortes críticas após o GP da França, mas se beneficiou de quatro excelentes corridas antes das férias de verão. Entendemos o que criou as boas corridas. Algumas são o circuito, algumas são os pneus. Os carros são muito complicados e acho que podemos definitivamente torná-los menos complexos", disse Horner, segundo o GloboEsporte.com. 

 

Já para Frederic Vasseur, da Alfa Romeo, a categoria precisa fazer valer o teto orçamentário para as equipes, visando reduzir entre as equipes. "Se mecanicamente reduzirem a diferença entre o meio e as equipes de ponta, você terá alguns eventos, talvez não 50%, mas alguns eventos em que algo como o GP da Alemanha aconteça. Seria uma sensação enorme para equipes, fãs, pilotos, terem em mente essa possibilidade de brigar pelas seis melhores posições. Até agora não é o caso. Os seis primeiros caem na primeira volta, voltam às boxes, trocam o bico, a asa traseira, voltam e ainda conseguem nos dar uma volta. Você não tem expectativas além de ser apenas sétimo. Mas sinto que está sendo menos". 

Quinta, 22 de Agosto de 2019 - 19:25

Bahia treina a parte tática antes de seguir viagem para BH

por Ulisses Gama

Bahia treina a parte tática antes de seguir viagem para BH
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia fez na tarde desta quinta-feira (22), no Fazendão, o seu penúltimo treino antes de enfrentar o Atlético-MG pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

A primeira atividade foi no auditório do clube. Reunidos, os atletas assistiram um vídeo sobre o jogo contra o Goiás, empatado em 1 a 1 no último domingo (18).

 

Na sequência, em uma atividade que foi fechada para a imprensa, o técnico Roger Machado treinou a parte técnica e a parte tática com a provável equipe que começa jogando.

 

A provável escalação é a seguinte: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Ronaldo; Artur, Lucca e Gilberto. 

 

Fora da atividade, os atacantes Iago e Rogério fizeram um treino físico, enquanto o zagueiro Ernando ficou no departamento médico. 

 

O último treino antes do jogo será nesta sexta (23), pela manhã, no CT do Cruzeiro.

Histórico de Conteúdo