Sábado, 24 de Agosto de 2019 - 00:00

'Barril Dobrado': Game do Bahia faz sucesso e vira resenha na torcida

por Ulisses Gama

'Barril Dobrado': Game do Bahia faz sucesso e vira resenha na torcida
Foto: Divulgação / EC Bahia

Além dos 90 minutos, o torcedor do Bahia agora tem outro motivo para "quebrar a cabeça", só que com garantia de diversão. O jogo "Barril Dobrado", lançado pelo clube na última semana, desafia o torcedor a responder diversas perguntas sobre o próximo jogo do Bahia e os resultados da rodada, premiando o torcedor com moedas especiais em caso de acerto. Com um formato que lembra o "Cartola FC", o jogo para tricolores tem feito sucesso e se tornou motivo de discussão nas arquibancadas e mesas de bar.

 

O joguinho partiu da ideia de um torcedor. Dono de uma empresa que desenvolve games, Léo Kraus entregou a ideia para a diretoria e o projeto foi aprovado. 

 

"A gente percebeu que no mercado tinha espaço para um jogo que estabelecesse essa relação para todas as partes envolvidas no processo. Partímos daí. No nosso entendimento, é bom para o clube quando a torcida está próxima. Aí pensamos em um fantasy game voltado para o futebol e para o clube. É um jogo que o torcedor vai se divertir com perguntas, ações, prêmios. O clube só tem a ganhar com o torcedor próximo", disse o empresário.

 

Foto: Reprodução / Barril Dobrado

 

"Por sermos torcedores, apresentamos a ideia ao Bahia e o clube adorou. Desenvolvemos o jogo, fomos parceiros do Bahia e eles foram lapidando, adaptando, fazendo melhorias. Aí chegamos em um modelo que foi para teste. A adesão está ótima. Temos 20 mil downloads e quase 15 mil cadastros", revelou.

 

Quem será o primeiro jogador a ser flagrado em impedimento? Qual uniforme o Bahia vai usar? Quantos escanteios vão ter no jogo? Qual a porcentagem da posse de bola do Bahia? Essas são algumas perguntas que o torcedor pode responder. Esses questionamentos passam pelas mãos de Bruno Queiroz, assessor de imprensa do clube e produtor de conteúdo do jogo.

 

"O que a gente acha importante é que o torcedor tenha se engajado, criado ligas. Tivemos um processo de nivelar essa perguntas, que são de níveis diferentes, em que eles acumulam 'moedaços' diferentes se acertarem as perguntas. Quem 'turbina' determinada pergunta ganha mais moedaços, que são trocados por recompensas a partir dos preços que a gente define. O objetivo é trazer cada vez mais perguntas ligadas ao clube. Geralmente tem a pergunta sobre onde o Bahia vai atacar primeiro, e quem acompanha sabe que tradicionalmente o Bahia começa o primeiro tempo atacando para o gol da Ladeira. Isso serve para mexer com a percepção do torcedor e que ele se aproxime", explicou Bruno.

 

Se você pensa que os dirigentes do clube apenas aprovaram o game, estão enganados. O presidente Guilherme Bellintani e o vice-presidente Vitor Ferraz jogam e se divertem com os demais funcionários. A primeira rodada foi a do jogo entre Bahia e Goiás e Bellintani somou 50 pontos. Ele errou ao dizer que o árbitro de vídeo não seria consultado durante o jogo, mas fez bem ao acertar o total de dois gols na partida.

 

"Não fico ligando para Douglas para saber com que camisa ele vai jogar, não quero saber escalação. Sou um jogador que procuro ser neutro e não uso minha condição de presidente para ter informações privilegiadas. Tem jornalista que busca informação privilegiada, mas não é o meu caso", disse o mandatário, aos risos.

 

"Sempre coloco o resultado que quero que aconteça", completou.

 

Bellintani revelou o seu desempenho ao BN. No total, 52 pontos. | Foto: Reprodução / Barril Dobrado

 

Na onda da brincadeira de Bellintani, Vitor Ferraz disse estar desconfiado sobre a busca pelas informações do Bahia nas partidas, mas também falou sério e celebrou o fato de ter mais uma ferramenta de interação.

 

"É mais um mecanismo que deixa o torcedor próximo do clube. O jogo tá pegando. Estava saindo do prédio e o porteiro do prédio falou comigo sobre o aplicativo BBMP. Aproveitei e perguntei sobre o Barril Dobrado. Ele disse: 'Eu tô jogando e em várias ligas'. Isso é bacana e é o que esperamos do nosso torcedor", declarou.

 

Neste sábado (24), às 11h, o Bahia enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte pelo Brasileirão. Qual será o seu chutão? O "Barril Dobrado" está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Histórico de Conteúdo