Sábado, 25 de Maio de 2019 - 15:20

'O preconceito no futebol é velado', diz Roger Machado

'O preconceito no futebol é velado', diz Roger Machado
Foto: Max Haack/Ag. Haack/ Bahia Notícias

Um dos poucos negros nos principais cargos de gestão dos clubes brasileiros da Série A, entre presidentes, diretores e técnicos, Roger Machado falou sobre o racismo no futebol. De acordo com o treinador do Bahia, o preconceito no país é velado. 

 

"O preconceito no futebol é como o preconceito no Brasil, ele existe, mas é velado. E é tanto relacionado à questão da raça como da classe social", afirmou o treinador à Folha de S. Paulo. 

 

Comandante do Bahia, Roger e clube caminham juntos na luta contra o racismo. Vale lembrar que o Bahia tem realizado campanhas, como o Novembro Negro em 2018. Ex-jogador, o treinador defende que um dos caminhos para combater o preconceito racial e social é investir na formação de ex-atletas. 

 

"O primeiro passo é a possibilidade de capacitação dos profissionais que passaram pelo campo e um direcionamento para as áreas de aptidão. O segundo é acreditar que o futebol precisa desse profissional devido a sua vivência no campo. E alinhar isso à boa vontade política dos clubes para proporcionar esse espaço”, salientou. 

 

“É uma situação que a gente precisa parar para refletir. Muitos atletas negros desfilaram seu talento dentro do campo, mas na parte administrativa acabam tendo pouco espaço”, completou Roger. 

Histórico de Conteúdo