Quinta, 25 de Junho de 2020 - 19:31

Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação

por Fernando Duarte / Matheus Caldas

Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação
Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias

Por conta da crise gerada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, alguns hotéis no estado pensam em fechar as portas, segundo o presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, em entrevista via live no Instagram do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (25).

 

“Alguns hotéis já demostram essa preocupação, porque ficar mais de três meses fechado e sem faturamento traz um agravamento no fundo de caixa do hotel”, indicou. “Já há alguns hotéis colocando essa possibilidade de nem conseguir voltar, porque não conseguiu pagar os custos fixos ou capital de giro para refinanciar algumas dívidas. É uma situação muito preocupante”, acrescentou.

 

De acordo com Lopes, a estimativa é que o setor hoteleiro leve até um ano e meio para recuperar o status que tinha em fevereiro deste ano, num período que, segundo ele, era de recuperação do setor, que passou por crises no período entre a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos realizados no Brasil.

 

Ainda de acordo com o presidente da associação, o índice de hotéis fechados no estado beira os 100%. “A real situação é que mais de 95% dos estabelecimentos hoteleiros na Bahia estão fechados. Não há cliente. A receita é zero. Alguns outros negócios conseguem ter um certo tipo de faturamento. Mas, na hotelaria, ele é um problema muito grave”, analisou.

 

Veja a entrevista completa abaixo:

Histórico de Conteúdo