Live BN: Delegado especialista em cybercrimes ensina como evitar golpes na internet
Foto: Bahia Notícias

Não é difícil encontrar uma pessoa que foi vítima de um golpe da internet, ou que ao menos conheça alguém que foi. Grupos criminosos aplicam golpes há anos, e com a tecnologia eles vêm se aperfeiçoando. O delegado da polícia Civil e especialista em cybercrimes e cybersegurança, Jorge Figueiredo, foi o convidado da Live do BN nesta quarta-feira (17), e fez alertas sobre o tema para os leitores do site.

 

Entre as recomendações do delegado está a de ativação da dupla verificação em todas as redes sociais. Ele chamou a atenção para o Whatsapp. Popular, a ferramenta de troca de mensagens tem sido o meio para aplicação de diversos golpes, mas a dupla verificação é um meio dos usuários se protegerem das tentativas de criminosos.

 

Jorge Figueiredo ainda falou sobre a novidade anunciada pelo Whatsapp nesta semana: o envio de dinheiro através da plataforma. O delegado vê de modo positivo a ferramenta, mas ressalta para o cuidado de sempre observar e se certificar de quem está do outro lado, enviando mensagens, e nesse caso recebendo o dinheiro.

 

Durante a conversa com a repórter Jade Coelho, o delegado da Polícia ainda respondeu questionamento dos leitores do BN e falou de como as empresas com informações utilizadas para golpes devem proceder. Ele orienta que um empresário, assim que tomar conhecimento de que o nome ou marca da sua empresa está sendo utilizada em perfis falsos, faça uma denúncia. Jorge ainda sinaliza a importância de juntar o máximo de provas possível.

 

Os cuidados com os aplicativos também estiveram em pauta. O delegado ressaltou a importância de se certificar nas lojas de aplicativos a procedência da ferramenta. Observar os comentários, o número de estrelas e a fabricante do software são medidas indicadas. Com o app já baixado o cuidado deve continuar ao aceitar as permissões para acesso as ferramentas do próprio celular. "Para que o banco quer acesso ao meu microfone, por exemplo?", questionou o especialista em cyber segurança ao destacar a atenção ao aceitar automaticamente todos os pedidos de acesso.

 

A Live do BN com o delegado Jorge Figueiredo ainda tratou de crimes do Auxílio Emergencial, leilões na internet, uso de dados por empresas, e outros temas.

 

Assista a entrevista completa:

 

Histórico de Conteúdo