Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias Bahia Notícias
  • RSS
  • quem somos
  • fale conosco
  • PÁGINA INICIAL
  • ESPORTES
  • HOLOFOTE
  • CULTURA
  • SAÚDE
  • JUSTIÇA
  • MUNICÍPIOS
  • MULHER
  • Diga aí
  • Promoções
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Resenha BN
  • Colunistas

Colunistas

Coluna Giro - por Adriana Barreto e Cris Montenegro

20/04/2018 - 14:00

Giro: Vanda Machado é convidada do projeto Histórias Afro-Brasileiras

Realizado pelo Grupo de Teatro Griô, o projeto vai oferecer uma semana de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Livro, de 23 a 29 de abril, em três espaços de Salvador, com entrada gratuita.

Ver mais

Literatura

TECELÃO DE MANHÃS

TECELÃO DE MANHÃS

Florisvaldo Mattos, um dos nossos poetas maiores, está de volta com poemas ao estilo de ode, que ele considera muito adequado aos tempos cabeludos de hoje, aos quais não cabe muito lirismo. Apesar dessa opinião dele, o que não falta nesses versos de Flori é lirismo. A propósito, o poeta foi homenageado, recentemente, pelo Clube Inglês e um grupo de amigos, em tarde literária de discursos, muito ao estilo dos bons tempos da intelectualidade baiana. Você vai gostar dessa poesia. Carlos Navarro Filho

TONICÃO

TONICÃO

Este conto é uma homenagem, a algumas amigas e amigos antigos, velhos colegas de escola, de profissão e de vida universitária, velhas e queridas amizades em um tempo duríssimo de ditadura, mas também riquíssimo em resistência política e social, amor, solidariedade, boemia e muita cachaça porque sem ela não daria pra levar, como disse o poeta. Os sobreviventes certamente estão aí a lembrar dessas histórias nas próprias cicatrizes físicas e morais, e a ensinar às meninas e meninos de hoje que não podemos baixar a guarda. Carlos Navarro Filho

Ver mais

Entrevistas

Apoiada pelo Natura Musical, jovem baiana Josyara imprime seu sotaque em novo CD

Apoiada pelo Natura Musical, jovem baiana Josyara imprime seu sotaque em novo CD

Aos 26 anos de idade e com mais de uma década de estrada, a cantora e compositora baiana Josyara se prepara para gravar um disco de inéditas. O CD, que foi contemplado pelo edital Natura Musical, sairá no segundo semestre de 2018 e contará com shows de lançamento em Salvador e São Paulo. Nascida em Juazeiro, a jovem “malina” e “curiosa” teve o primeiro e intenso contato com a música aos dez anos, após encontrar o violão do avô em cima de um guarda-roupa. “Peguei o instrumento para ficar brincando, fingindo que estava tocando, e tal, aquela coisa. Mas, na verdade, eu destruí o violão, pintei todo de branco, foi um contato muito assim de impacto profundo”, lembra a artista, em entrevista ao Bahia Notícias. Do quarto para os barzinhos da cidade foi um pulo, sob tutela de uma amiga da mãe, que se propôs a ensiná-la a tocar, cantar e interpretar.  Aos 14, ela sentiu a necessidade de se expressar de forma autoral. “Eu falava: ‘não, eu quero cantar o que eu estou querendo dizer, com minhas palavras’. E aí veio essa leva de músicas e eu fui escrevendo, anotando…”, conta a cantora, que em 2012, quando ainda usava o nome artístico Josy Lélis, lançou o álbum “Uni Versos”, vencedor do Prêmio Sesc de Música. Agora, em processo de pré-produção do próximo disco, ela pretende firmar uma nova fase, mais madura, na qual assume não só o nome de batismo, Josyara, como também as rédeas de sua própria carreira. “[o novo trabalho] Tem essa mão mais na massa, né, de atuar com a direção mais firme de escolhas e tudo. E, sem dúvida, também a execução de violão. Eu me sinto mais segura tocando, porque, querendo ou não, esse disco já é bem antigo, já vai fazer seis anos”, diz ela, comparando os dois projetos. Ao que parece, a virada já começou. Em março deste ano ela, que começou nos barzinhos, subiu a um dos mais importantes palcos do país - o da sala principal do Teatro Castro Alves -, ao lado de nomes como Larissa Luz e BaianaSystem, para homenagear Ederaldo Gentil. Apesar dos encantos com a proximidade do sucesso, Josyara demonstra ter os pés no chão e plena consciência de suas origens: as margens do São Francisco, entre Juazeiro e Petrolina. Mesmo assim, ela prefere não ser enquadrada. “Eu sei muito de onde eu venho. E como minha mãe fala, como eu falo em casa, como eu cresci. Então, isso está em mim, não tem como negar”, diz ela. “Eu não sou música regional, mas está em mim a música pelo sotaque, pelo jeito de conduzir a melodia. Mas, ao mesmo tempo, eu gosto desse frescor, eu gosto da coisa eletrônica, desse digital”, avalia Josyara, que, em resumo, diz que faz MPB experimental com frescor e vontade de conhecer coisas novas.

Ver mais

Resenha BN

Assassinato no Expresso do Oriente deixa de lado o mistério e cria foco em drama ético

Assassinato no Expresso do Oriente deixa de lado o mistério e cria foco em drama ético

Uma das histórias mais famosas da escritora Agatha Christie, o Assassinado no Expresso do Oriente retorna aos cinemas em mais uma adaptação que conta com atores de renome em Hollywood para trazer uma versão menos detetivesca e mais focada para os seus protagonistas e uma mensagem ética sobre vingança e motivação. Dirigida por Kenneth Branagh, que também produz e atua como o protagonista da trama, o detetive Hercules Poirot, Assassinato no Expresso do Oriente se passa durante um incidente ocorrido no tradicional trem, no qual um passageiro é assassinado e o famoso detetive belga precisa desvendar qual dos outros integrantes da viagem é o culpado. Dentro desta sinopse básica, desenrolam-se revelações e mistérios que nos falam mais do passado obscuro da vítima e dos suspeitos.

Ver mais

Diga aí

‘A Elite do Atraso’ e ‘Vá, Coloque um Vigia’ são os livros lidos por Lula na prisão

Vixxxe!!!Vai vender mais do que pinga na feira.

16/04/2018 - 10:22

JOEL MOURA PINHEIRO

‘Ao Vivo Pra Caramba’: Humberto Gessinger apresenta novo show na Concha em abril

quanto custa o ingresso e onde compro

13/04/2018 - 12:40

suzane

Ver mais
  1. Você está em:
  2. Home
  3. Cultura
  4. Resenha BN