'Sol da Meia-Noite': Continuação de 'Crepúsculo' é a mesma história, mas com ‘cenas extras’

Quando expliquei para algumas pessoas que estava lendo “Sol da Meia-Noite” – a versão do sucesso mundial “Crepúsculo” contada por Edward Cullen –, fui questionada por que eu estava lendo de novo, se era a mesma história. Quando terminei o livro, tive a confirmação: de fato, é exatamente a mesma história, mas isso não significa que seja igual.
A nova versão já era aguardada pelos fãs há anos (mais especificamente há 12 anos), desde que o manuscrito de Stephenie Meyer vazou na internet. Decepcionada com a situação, a autora divulgou que o novo projeto seria suspenso por “tempo indeterminado”. A esperança veio quando a saga completou 10 anos, mas a realidade foi diferente. Ao invés da voz de Edward, Meyer decidiu criar uma versão da história com os gêneros trocados. A ideia era fazer os protagonistas se transformarem na vampira Edhythe Cullen e o adolescente humano Beau Swan para mostrar que não partia de um conceito machista de jovem mulher que precisa ser resgatada por um homem. Porém, se transformou numa paródia confusa e, por muitas vezes, forçada.
Não é o caso de “Sol da Meia-Noite”, principalmente por um grande detalhe: Edward lê mentes. Isso fez com que trechos do novo livro, lançado este mês, funcionassem como uma espécie de “cenas extras” do romance que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e se transformou em cinco filmes.
A versão se aprofunda, por exemplo, em como a família Cullen foi formada, trazendo detalhes das histórias de Carlisle, Esme, Alice, Jasper e Emmett, e como cada um deles lidou com a relação tão próxima com uma humana.
Outros personagens também ganham novos contornos, como os amigos Jéssica, Angela, Tyler e Mike. Graças à capacidade sobrenatural do protagonista, temos acesso às mentes daqueles que o cercam, compreendendo de fato que relação cada um oferecia à novata da escola.
Mas livro também revela mais sobre o próprio protagonista, tornando mais claro o impacto de sua sede em relação ao sangue de Bella e como ele lidou com a chegada do vilão James. E o fim traz uma revelação até então desconhecida – ao menos pra mim – que terá muito impacto na continuação da história.
É possível – e até provável, pelo contexto – que este livro não alcance o mesmo sucesso que o primeiro da saga teve há mais de uma década. Porém, para quem não tem medo de admitir que gostou de ler ‘Crepúsculo’, vale a pena conhecer mais sobre esse universo.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Check list de um evento de sucesso
11/11/2021 15:00
A retomada das atividades econômicas e, em especial, dos eventos, tem feito com que os profissionais do segmento inovem cada vez mais e surpreendam os convidados em momentos tão esperados. Com mais de uma década de atuação no setor, a chef Fernanda Possa - que lidera ao lado de Juliana Bacelar um buffet que leva o seu nome e assina grandes festas por todo o país – fala sobre de um dos mais importantes elementos das celebrações, dando dicas que tornam a comemoração inesquecível. “O buffet é uma das principais colunas da festa. A gastronomia encanta os convidados. Daí o porquê de nos preocuparmos com cada detalhe”, frisa Fernanda.
Blog do Preto no BN

Blog do Preto: Especialista fala sobre o trabalho e a eficácia do Personal Trainer a distância
23/04/2021 17:13
Imagino que, nesta pandemia, o medo de se expor na rua somado às restrições de funcionamento das academias esteja tornando a tarefa de cuidar do corpo uma missão quase impossível. As funções de quase todos nós, ao menos, se duplicaram - em especial as dos homens casados e com filhos -, andamos exaustos e, muitos de nós, engordamos bastante. Trata-se, portanto, mais de uma necessidade de cuidar da saúde, do bem-estar e do emocional do que de cultuar o corpo.