Documentário conta história dos últimos 50 anos do teatro baiano

A história das últimas cinco décadas do teatro baiano será contada no documentário "50 Anos em Cena". Em fase de gravações e com previsão de lançamento no segundo semestre de 2021, o documentário propõe narrar a trajetória do teatro na Bahia dos anos 70 até hoje, percorrendo os principais espetáculos de cada decênio, tendo como fio condutor o veterano Hamilton Lima, que começou a carreira em 1972.
O projeto é coproduzido pela Têm Dendê Produções e Bahia Visual, com autoria e roteiro de Alan Miranda e direção de Pola Ribeiro. Além disso, o documentário tem a consultoria do professor Raimundo Matos Leão, Mestre em Artes Cênicas, professor da Escola de Teatro da UFBA e autor de “Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia”.
A obra traz Hamilton Lima fazendo passeios pelos teatros baianos, enquanto encontra com artistas, roteiristas, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e outros profissionais que transitam pela cena do teatro da Bahia e que ajudaram a construir essa história.
Espaços como o Teatro Castro Alves, Fundação Gregório de Mattos, Teatro Vila Velha e Teatro Martins Gonçalves são registrados na fotografia de Claudio Antônio. O filme contará com entrevistas com nomes como Harildo Deda, Lelo Filho, Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles. A produção executiva é de Paula Hazin e Bruno Ramos.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Empresas investem em novidades para o Dia das Mães
20/04/2021 15:00
Entre os lançamentos, estão as cestas personalizadas de café da manhã do Bolo da Luz e duas opções de pernil pro almoço ou jantar do Pernil da Joe.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Bixas pretas periféricas: Identidade e resistência
27/01/2021 18:00
Falar sobre raça, saúde e sociedade, é possuir brechas para discutir diversas questões, principalmente as suas interseccionalidades, como gênero, classe, sexualidade, medidas corporais, e outras. Para falar sobre a realidade das bixas pretas no Brasil e como esse grupo ocupa um lugar, inicialmente, de vulnerabilidade, podemos pensar: a cada 16 horas morre uma pessoa vítima de homofobia; a cada 23 minutos morre um jovem negro. Logo, os riscos alinhados à sexualidade e raça, são redimensionados quando ligados a esse grupo.
Blog do Preto no BN

Blog do Preto dá o caminho para o baiano ter sua camisa social sob medida
16/04/2021 10:30
O chamado bespoke ainda é pouco conhecido em Salvador, mas nosso blogueiro explica o que é e como conseguir a sua camisa social exclusiva sem empobrecer!