Rui manifesta pesar pela morte de Cira do Acarajé: 'Um dos ícones da nossa culinária'
por Ailma Teixeira

O governador Rui Costa (PT) foi mais uma autoridade a lamentar a morte da baiana Cira do Acarajé, aos 70 anos. Ela faleceu nesta sexta-feira (4) no Hospital São Rafael, em Salvador, onde estava internada.
"Quero manifestar meu profundo pesar pela morte de Cira,uma das mais famosas baianas de acarajé de Salvador. Com seus deliciosos quitutes, encantou baianos e turistas de todo o mundo e será lembrada como um dos ícones da nossa culinária. Que Deus conforte seus familiares e amigos", disse o governador, em mensagem compartilhada no Twitter, no início desta tarde.
Antes dele, o prefeito ACM Neto (DEM) e o prefeito eleito Bruno Reis (DEM) já tinham se pronunciado, também lamentando o óbito (veja aqui).
Ao lado de Dinha e Regina, Cira foi uma das baianas de acarajé mais renomadas de Salvador. Com seus pontos de venda dos quitutes, no Rio Vermelho e em Itapuã, ela teve seu acarajé eleito como o melhor da capital baiana por 15 vezes pela premiação Veja Comer e Beber (saiba mais aqui).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Praticidade e sabor
01/03/2021 15:00
MFL Brownie lança linha de salgados e brownies congelados.
Utopia Pop - por Deivide Sacramento

Utopia Pop: Com 40 anos de carreira, Björk continua sendo esnobada pelo Grammy
17/09/2020 11:30
O no Grammy encerrou recentemente o prazo para as submissões da premiação que será realizada em 2021, e a coluna está dando oficialmente a largada para falar sobre as apostas desta que é considerada o Oscar da música.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Bixas pretas periféricas: Identidade e resistência
27/01/2021 18:00
Falar sobre raça, saúde e sociedade, é possuir brechas para discutir diversas questões, principalmente as suas interseccionalidades, como gênero, classe, sexualidade, medidas corporais, e outras. Para falar sobre a realidade das bixas pretas no Brasil e como esse grupo ocupa um lugar, inicialmente, de vulnerabilidade, podemos pensar: a cada 16 horas morre uma pessoa vítima de homofobia; a cada 23 minutos morre um jovem negro. Logo, os riscos alinhados à sexualidade e raça, são redimensionados quando ligados a esse grupo.
Dose de Conhecimento - por Raimundo Freire

Tem copo certo para beber cachaça?
21/01/2021 10:30
Servir a bebida em um copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Muita gente pode achar estranho, mas os copos e taças não tem formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.