TCA é destaque em estreia de série sobre história de teatros brasileiros
Foto: David Glat/TCA

Estreia nesta quarta-feira (5), às 20h30, no canal Arte1, a série "Teatros no Brasil". O primeiro episódio da produção, que traça um roteiro pelos teatros de norte a sul do país, tem como primeiro ponto o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. 

 

A série vai mostrar imagens e depoimentos que resgatam a história dos espaços culturais e detalhes sobre a arquitetura e os grandes espetáculos já encenados nos palcos dos locais.

 

Nesta primeira temporada serão cinco episódios. Além do TCA, serão exibidos episódios sobre o Teatro Cláudio Santoro (em Brasília), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas (em Manaus) e o Teatro São Pedro (em Porto Alegre). 

 

Localizado no Largo do Campo Grande, o TCA foi projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho e inaugurado pelo governo do estado em março de 1967. O complexo, que é tombado pelo Iphan, carrega traços arquitetônicos do estilo modernista.

 

Pelos palcos do TCA já passaram artistas como Raul Seixas, Gal Costa, Gilberto Gil, Chico Buarque, João Gilberto, Montserrat Caballé, Mikhail Baryshnikov, os balés Bolshoi e Kirov, o maestro Zubin Metha e a Filarmônica de Israel.

Histórico de Conteúdo