Sulivã Bispo reestreia solo sobre intolerância religiosa neste sábado: 'História de resistência'
Foto: Andréa Magnoni / Divulgação

Negro e candomblecista, o ator Sulivã Bispo partiu do desejo de se ver representado nos espetáculos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para criar "Kaiala". A peça nasceu como uma cena de apenas 15 minutos até que tomou corpo e atualmente é um espetáculo completo, de 60 minutos, que será encenado de 9 a 23 novembro, sempre aos sábados e domingo, às 20h, no Teatro Sesi Rio Vermelho.

 

Na palco, Sulivã conta a história de uma menina de 10 anos, iniciada no candomblé, que foi assassinada em um ato de intolerância religiosa. "É um grande ataque de racismo religioso que nós, enquanto povo de santo, vivemos sofrendo e não se fala muito disso no teatro. Então, eu juntei as duas coisas e montei esse espetáculo que acho que, paralelo a qualquer coisa, é muito necessário", defende Sulivã.

 

A montagem atual contém novas cenas, mas o ator pontua que a essência permanece a mesma. O enredo é contado por três personagens: o irmão da menina, a avó dela, que é também sua ialorixá, e a evangélica que lidera a invasão ao terreiro, que culminou no assassinato. Ao longo do texto, Sulivã monta essas três versões de forma a apresentar ao público um pouco da religião e da resistência do povo negro.

 

"O espetáculo conta também a minha história e eu, como um filho de santo de Oxum, acho que não faço nada além do meu papel de reverenciar os agrados e trazer pra perto da história de Salvador que me foi contada e me fez ser resistência. Porque se eu estou aqui atuando é porque meu corpo preto resiste", destaca o artista.

 

Em cartaz pelos próximos três fins de semana, Kaiala deve ficar um tempo fora de cena em seguida, já que Sulivã tem se dedicado a outros trabalhos na televisão.

 

Foto: Andréa Magnoni / Divulgação

 

O ator ganhou maior notoriedade com o sucesso da web série "Na Rédea Curta", onde interpretava a personagem Mainha. Mas agora ele integra o elenco da série "Férias em Família", do Multishow. Ao BN, ele conta que passou três meses viajando pela Europa para gravar o programa. Gravada na Espanha, a segunda temporada deve ser lançada no ano que vem.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Espetáculo KAIALA

QUEM: Sulivã Bispo

QUANDO:  9 A 23 de Novembro, sábados e domingos, às 20h 

ONDE: Teatro SESI - R. Borges dos Reis, 9 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-600

QUANTO: R$ 30 e R$ 15 | VENDAS: Bilheteria do teatro e www.sympla.com.br

Histórico de Conteúdo