Rogério Menezes lança livro '2+1'; obra marca inauguração de editora baiana Bissau Livros 
Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores cronistas do país, o jornalista e escritor baiano Rogério Menezes lança seu novo romance “2+1”, na próxima segunda-feira (14), a partir das 19h, no Café Solar Rio Vermelho, em Salvador.


O lançamento marca também a inauguração da Bissau Livros, editora baiana fundada pelo jornalista Saymon Nascimento com a proposta de trazer a literatura de autores lusófonos para a Bahia e levar a literatura baiana para o mundo.


O título do “2+1” se refere à própria estrutura do romance, composto de dois diários, um para cada protagonista, mais um anexo. As duas personagens principais estão à beira da morte e registram os seus últimos momentos. Aos poucos, a narrativa desenha as ligações entre os protagonistas.


“Meu livro não tem pátria. Não quis escrever um romance brasileiro, mas sim um que reflita sobre o espírito de nosso tempo em qualquer lugar do mundo. Meus personagens não moram em nenhum lugar geograficamente definido. É escrito em português porque é a língua que domino e a língua que se fala no Brasil, país onde nasci. Mas não gosto muito dessa história de literatura brasileira, francesa ou americana. Acho que a grande literatura transcende geografias e deve ser escrita de maneira tal que envolva, e revolva, a alma do leitor”, diz Rogério Menezes. “Neste livro procurei tecer tramas e palavras que sejam pura prosa poética e cinematográfica, equacionada a partir da minha enorme paixão pelo cinema e pela literatura. Ele retrata, com som e fúria, a miserável condição humana desde os meados dos anos 1960 até estes sombrios anos 2010. No final da trama que, a propósito, não tem final visível, o leitor, saciado, vence por nocaute. Assim espero”, explica. 

Histórico de Conteúdo