Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões de literatura 2019
Foto: Divulgação

O escritor e compositor Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019, anunciado nesta terça-feira (21). Esta é a 31ª edição da mais importante premiação da língua portuguesa, promovida pelos ministérios da Cultura de Portugal e do Brasil. 

 

De acordo com informações do site O Globo, o anúncio foi realizado na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela presidente da instituição, Helena Severo, após o corpo de jurados passar cerca de duas horas reunido. Chico é o 13º escritor brasileiro selecionado pelo prêmio e irá receber 100 mil euros. 

 

O júri da premiação foi composto por Clara Rowland e Manuel Frias Martins (Portugal), e Ana Paula Tavares (Angola), Antonio Cicero Correia Lima, Antônio Carlos Hohlfeldt e Nataniel Ngomane (Moçambique).

 

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 pelos governos brasileiro e português, com o intuito de exaltar pelo cojunto da obra um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o fortalecimento do patrimônio literário e cultural lusófono.

Histórico de Conteúdo