Museus do Ipac têm programação especial pelo aniversário de Salvador
Foto: Divulgação

Para marcar os 470 anos de Salvador, completados nesta sexta-feira (29), três museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia (Ipac) na capital baiana terão uma programação especial. 


No Museu Tempostal, no Pelourinho, a celebração prevê visitas guiadas à exposição “Pelos Caminhos de Salvador”, entre os dias 26 e 29 de março, seguidas da exibição do vídeo “Percursos Patrimoniais - Ipac”, sempre das 10h às 11h e das 14h às 15h. A exposição retrata parte da urbanização, crescimento e modernização da cidade.


O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, inaugura nesta quarta-feira (27), às 17h, uma exposição iconográfica de Salvador, com mapas e gravuras da cidade, no período colonial. Parte do acervo do museu, as imagens foram produzidas nos anos de 1600, por artistas portugueses, holandeses e franceses. A abertura da mostra será marcada por uma edição do projeto "Leituras do Mundo", na Biblioteca do MAB. Na ocasião, a professora da Ufba, Lúcia Simões, realiza palestra com o tema “Salvador 470 Anos: Evolução Urbana da Colônia ao Império”. 


No Museu Udo Knoff, no Centro Histórico, no dia 29, às 10h, estudantes do curso de Especialização em História da Faculdade Unavida, de João Pessoa (PB), realizam um bate-papo sobre o processo de urbanização de Salvador, da Colônia à República, através da azulejaria.


Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Histórico de Conteúdo