Quinta, 21 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: Haja Fôlego!

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Haja Fôlego!
Bell Marques | Foto: Fabio Cunha
Um dos artistas mais experientes do Carnaval de Salvador, Bell Marques é também o que mais se apresenta na folia. O cantor é o único a tocar todos os dias, de quinta a terça, somando nesses 6 dias mais de 40 horas de muita música. A rotina impensável para muitos artistas só prova o vigor de Bell, que abre o Carnaval a convite do Governo da Bahia, na quinta (28), com um trio sem cordas na Barra. Na sexta-feira, ele comanda o bloco Vumbora e show no disputado Camarote Salvador. No sábado, o Vumbora volta a percorrer o circuito que liga a Barra a Ondina. No domingo, ele é o primeiro da fila com o bloco Camaleão, antes de show no Camarote Skol. Na segunda, ele combina mais um dia de Camaleão com o Camarote do Nana e finaliza o Carnaval de Salvador na terça, se despedindo do Camaleão. Ufa! (por Adriana Barreto)
Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: De olho neles!

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: De olho neles!
Murilo Souza e Eduardo Marback | Foto: Arquivo Pessoal
Os médicos oftalmologistas  Murilo Barreto Souza e Eduardo Ferrari Marback, membros do corpo clínico do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, acabam de lançar um atlas digital de doenças oculares. O atlas, que contém ilustrações , fotos interativas e vídeos,  reune um rico acervo de imagens oftalmológicas e estará disponivel na iBooks Store. (por Adriana Barreto)
Terça, 19 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: Honraria

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Honraria
Manno Góes | Foto: Divulgação
O cantor, músico, compositor e escritor Manno Góes vai receber a comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia entregue a baianos com contribuições relevantes ao Estado. A indicação foi feita pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) e aprovada por unanimidade pela Casa, O artista se tornou um expoente tanto pela musicalidade quanto pelo engajamento com as questões sociais, entre elas, o direito do autor. A cerimônia acontece no dia 21, às 10h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia.
'A comenda Dois de Julho é a mais nobre honraria que um baiano pode receber. Uma gentileza carinhosa, proposta por Marcelino Galo - personagem político combativo e necessário, que compreende a importância da cultura na economia e civilidade de um povo. Estou profundamente feliz pelo reconhecimento da luta justa pela dignidade dos autores. Divido essa alegria com todos os compositores que também se engajaram nessa causa, bem como ao Ecad e as sociedades de gestão coletiva, especialmente à Ubc e à organização Procure Saber. A Cidade da Música merece seu título; bem como cada autor dessa cidade movida a arte merece seus recebimentos autorais. Obrigado a todos que nos apoiaram e nos ajudam, a cada dia, a resistir e lutar contra a injustiça, indiferença e descaso. O autor existe!', celebra Manno Góes.  (por Adriana Barreto)
Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 19:00

Giro: Novidade fitness

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Novidade fitness
Mateus e Juliana Bulhões
Com apenas dois meses após sua chegada em Salvador, a academia Electric Body já é considerada uma das novidades mais desejadas deste verão baiano. Com a proposta de trabalhar cerca de 350 músculos numa sessão de apenas 20 minutos - o trabalho equivalente a 3h de um treino realizado numa academia tradicional - o método deeletroestimulação muscular é uma tecnologia húngara (Xbody) que ficou conhecida mundialmente por sua eficácia comprovada – inclusive por praticantes famosas, como Cláudia Raia, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e Grazi Massafera. A excelente notícia é que, para celebrar esses dois meses de sucesso, os sócios da Electric Body em Salvador, Mateus e Juliana Bulhões, abriram algumas vagas extras de aulas experimentais - exclusivamente para os próximos dias deste mês - e para quem ainda não teve a oportunidade de sentir no corpo os resultados de um treino que é único, individual e 100% personalizado. Para agendar, basta acessar o link abaixo e escolher o dia e horário de sua preferência. As vagas são limitadas, assim como os pacotes promocionais a partir de duas aulas, com a garantia de uma experiência fitness inesquecível. (Por Cris Montenegro)

 

 

 

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Degustação de cafés baianos

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Degustação de cafés baianos
Leonardo Kuwahata

O barista Leonardo Kuwahata volta à Coffeetown Salvador no dia 23 de fevereiro (sábado) para duas sessões de Cupping com grãos baianos produzidos em Piatã, município mais alto e frio do estado. Especialista em cafeicultura e torras de cafés finos brasileiros, Leo estará na cafeteria e bistrô para sessões às 9h e às 11h.

CUPPING
O termo em inglês Cupping nada mais é que a própria degustação do café, processo importante para determinar a qualidade dos grãos, que são avaliados quanto ao corpo, acidez, doçura, sabor e moagem. As inscrições, que custam R$ 60, com direito a um microlote, já estão abertas –www.sympla.com.br/coffeetownsalvador.
Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 15:00

Giro: Folia momesca em Praia do Forte

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Folia momesca em Praia do Forte
Daniel Kunz e Lila Moraes e Fernando Monteiro e André Zenkner

Marcado pela alegria contagiante do início ao fim, com doses de sofisticação e glamour, e em clima de agito, o 9º Cortejo do Forte vestiu de branco o Hotel Via dos Corais, nesse sábado, 16, abrindo oficialmente a folia pré-carnavalesca da Praia do Forte, executada pela dupla de anfitriões, os empresários e donos da festa, André Zenkner e Fernando Monteiro. O grande baile all inclusive e com buffet elogiado por todos, a cargo de David Melo, teve concentração no hotel, embalado por uma trilha sonora de um DJ e performances de dançarinos, já faz parte do calendário de festas e eventos do Litoral Norte, reunindo turistas e muitos baianos que buscam o conforto de uma festa exclusiva.

Eugênia e Ticiano Leony

Nessa edição, a rainha do Cortejo do Forte, a advogada Lila Moraes, surgiu animadíssima no salão, esbanjando simpatia e animação e ala feminina incorporou o tema do evento, Frida Kahlo desembarca no Forte, a partir do adereço exclusivo da festa, na cor vermelho, desta vez, assinado pelo estilista Jorge Nascimento, conferindo charme e muita produção nas cabeças, cada uma mais bonita que a outra. Um dos momentos mais aguardados pelo foliões, a saída do Cortejo do Forte, em tom de desfile animado e envolvente, pela vila da Praia do Forte, ao som da banda de metais Charanga de Canô, chacoalhou os foliões sem deixar ninguém parado com um repertório marcado por marchinhas carnavalescas antigas, em uma atmosfera de um autêntico bloco carnavalesco de rua. A boa notícia é que o melhor baile pré-carnavalesco da Praia do Forte, o Cortejo do Forte, está confirmado para 2020, quando a festa comemora a marca de dez anos de folia, com muitas novidades e ferveção. (Por Cris Montenegro)

Cortejo

 

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Flashes: Fotos e Exposição

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Flashes: Fotos e Exposição
Após três anos de trabalho e mais de 500 personagens fotografados, o artista visual baiano Christian Cravo vai apresentar, a partir do dia 19 de fevereiro, no Palacete das Artes, o resultado deste último trabalho com a exposição Filhos de Gandhy por Christian Cravo e o lançamento do livro homônimo que deu origem à mostra. A exposição vai reunir 57 imagens em grandes dimensões, enquanto a publicação apresenta 100 retratos de membros do afoxé, registrados na sede da entidade, no Pelourinho. De acordo com o artista, a ideia foi mostrar individualmente quem está atrás do famoso tapete branco. 'Queria dar nome ao personagem que sempre foi visto como uma massa. Mostrar essas pessoas que fazem esta entidade que é um símbolo do Carnaval da Bahia e um ícone da cultura baiana', diz. A mostra, que será aberta às 19h do dia 19 e fica em cartaz até 31 de março, tem patrocínio da Bahiagas e do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Caixa e do Governo Federal e conta com apoio da Avatim e Palacete das Artes. (por Adriana Barreto)
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: Galpão das Artes

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Galpão das Artes
Foto: Mariana de Paula

Moda, acessórios, decoração e utilitários. Um dos principais espaços do Mercado Iaô (@mercadoiao), o Galpão das Artes reúne produtos diferenciados e com qualidades, criados por quase 100 artesãos, selecionados pela Fábrica Cultural, ONG presidida por Margareth Menezes (@margarethmenezes). O sucesso da feira é resultado do trabalho da curadora Nadja Leoni, com seu olhar criterioso para solucionar produtos originais e com acabamentos primorosos, além de comprovar a capacidade de produção do artesão. Vale a pena conferir o Galpão das Artes, que encerra neste domingo (17/02), das 10 às 20 horas, no Mercado Iaô, na Ribeira.(por Adriana Barreto)

Sexta, 15 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: Espaço Folião

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Espaço Folião
Foto: Divulgação

Em parceria com a EBAM (Escola Baiana de Arte & Moda), o Salvador Shopping promove oficinas que ajudam a dar mais estilo ao look da folia. Os encontros trazem temas como desenho, fantasia infantil, produção de styling, customização de roupas e abadás, penteados, maquiagem e acessórios para o Carnaval, além de 'upcycling' – tendência que promove a reutilização criativa de materiais para criar novas peças, de forma sustentável. As oficinas acontecem no Espaço Folião (Piso L1), de terça a quinta, às 14h e 18h; e aos sábados, às 10h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local. A programação vai de 12 de fevereiro a 2 de março. (por Adriana Barreto)

Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 - 09:00

Giro: Mudei de Mortalha

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Mudei de Mortalha
MUDEIdeNOME | Foto: Antonio Chequer

No dia 26 de fevereiro, terça-feira, a partir das 21h, o Mirante da Arena, na Itaipava Arena Fonte Nova, será palco da 6ª edição da festa MUDEI DE MORTALHA  - um dos grandes eventos pré-carnavalescos de Salvador. Ao ritmo do Movimento Musical MUDEIdeNOME, o projeto nasceu com o objetivo de promover o lúdico, a brincadeira, através do uso da  fantasia, da mortalha. Conhecidos pelo som contagiante e por valorizarem a música e a cultura baiana, Ricardo Chaves, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Andrezão Simões, prometem um repertório especial para os foliões. Os músicos animarão o público com os hits que marcaram a história da Axé Músic, clássicos da música baiana, sucessos autorais e canções que fizeram parte da carreira de cada um.

 Com direito a decoração temática, a noite resgata o espírito da baianidade, apontada também na tradicional mortalha desenhada pelo designer Pedrinho da Rocha. Na estampa do tecido, as famosas 'frases de baiano' e uma carteira de baianidade, que poderá ser personalizada. Esse símbolo de identidade é uma inovação lúdica, onde cada um vai ter a oportunidade se desenhar (como uma caricatura) ou até brincar de mudar de nome. Uma brincadeira com turistas e baianos que reforça positivamente conceitos de identidade e pertencimento, os nossos valores culturais e o espírito carnavalesco.

 O Mudei de Mortalha é uma realização do Movimento Musical MUDEIdeNOME, Jamil Acruz e Lícia Fábio Produções, com o patrocínio do Shopping Barra, Itaipava, Net e Claro. Os ingressos estão à venda no site SafeTicket e no balcão localizado no espaço Barra Gourmet (andar L1), do Shopping Barra. O primeiro lote custa R$ 150,00. (por Adriana Barreto)

Histórico de Conteúdo