Quarta, 15 de Agosto de 2018 - 14:00

Giro: Espaço Conceito será inaugurado no próximo dia 16

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Espaço Conceito será inaugurado no próximo dia 16
Daisy Sá e Mariana Camara / Foto: Fábio Couto

Será no próximo dia 16 de agosto, às 19h, o lançamento do Espaço Conceito, um espaço idealizado para arquitetos e designers de interiores. O espaço, capitaneado por Mariana Camara e Daisy Sá, traz um showroom integrado que contempla marcas renomadas para reforma e construção (marcenaria personalizada, automação, cortinas, persianas, papel de parede, tapetes, mármores e granitos, cubas, torneiras, quadros, itens de decoração e muito mais). Além disso, o local oferece Coworking com estações de trabalho e salas de reunião com ambiente climatizado, wifi, serviços de copa com possibilidade de locação mensal ou hora.

 

Situado na Alameda de Espatódeas, 555 (ao lado do Itaigara Memorial), o Espaço Conceito disponibiliza uma grade mensal de cursos e workshops voltados para profissionais de arquitetura e design de interiores. O local conta ainda com o saboroso É! Doceria & Bristô, da chef Emely Kraychete, que irá assinar o buffet da inauguração, exclusiva para convidados. (Por Cris Montenegro)

Terça, 14 de Agosto de 2018 - 19:00

Giro: Studio Pitangueira por Nathalia Velame

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Studio Pitangueira por Nathalia Velame

Presente na mostra Casas Conceito, Nathalia Velame se destaca com o Studio Pitangueira, oferecendo ao tema ‘Raízes’ um projeto personalizado nos mínimos detalhes. O ambiente tanto é revestido por painéis de madeira sustentáveis e ecologicamente corretos, que dialogam com o conceito de sustentabilidade da mostra, quanto composto pelas memórias afetivas e interesses artísticos da profissional. O evento de arquitetura e decoração está acontecendo no bairro do Horto Florestal (Rua Estácio Gonzaga, 640) e fica aberto à visitação de terça à domingo, das 16h às 20h.

 

Nathalia Velame apresenta uma imersão onde a elegância dá o tom desde a concepção: “Para fazer um projeto é preciso saber quem viverá naquele lugar. Aqui, um casal apaixonado por arte, que aprecia o design nacional e internacional, associado a antiguidades. Que ama viajar e colecionar recortes da vida”, conta ela. A ideia aconteceu na primeira ida de Nathalia ao terreno, quando se deparou com uma pitangueira em meio as ruínas de uma construção: “Foi paixão à primeira vista”. A simultânea delicadeza e a força poética da imagem ensejaram o nome e o estilo do Studio Pitangueira. Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer aos visitantes uma experiência intimista, com a luz dando um toque dramático e a sofisticação atualizando a marca do trabalho de Nathalia Velame.

 

A personalização de projetos é outro diferencial de Nathalia, que, junto à loja Móveis Prime, procura sempre desenvolver uma marcenaria sob medida para cada cliente. "Costumo medir as clutches, planejar o espaço das bolsas e sapatos com a mesma preocupação que desenhei esta estante para a mostra Casas Conceito, para abrigar os livros e obras de arte do morador". O lavabo do Studio Pitangueira também impressiona, com uma volumetria criada através do revestimento de madeira. Nathalia Velame envelopou as paredes, utilizando espelho em bronze e madeira ecologicamente sustentável, em duas, e dando vida a uma terceira pela utilização de samambaias. "Tive o privilégio de desenvolver o meu projeto ao lado de Juliana Seddo, da Vallvé, uma das 5 maiores empresas do mundo, quando o assunto é design de banheiros. Um porta toalha fixado ao teto foi assinado pela profissional, um dos charmes do projeto”.

 

Filha de Andrea Velame, a designer traz a decoração e arte no seu DNA. Um arco de referências compõe sua formação e cotidiano. Para o Studio Pitangueira, Nathalia fez questão de tirar da sua casa uma obra do artista plástico Luiz Varanda, participante na história da família. A tia da designer, a consultora de arte Rita Camara, também integra a memória afetiva de Nathalia: "Cresci ouvindo-a, com minha mãe, falando de Picasso e Gaudí como se fossem membros da família!". O Studio Pitangueira condensa essa história. Para vestir as paredes, Nathalia utiliza obras do acervo da família e da Galeria Rita Camara. O grande destaque é um quadro da fotógrafa colombiana Adriana Duque, que se aproxima da pintura na evocação de um cenário austero. Além desse, fotografias de Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco e esculturas de Bruno Giorgio compõem e denotam o apurado gosto da designer, que também concebeu uma estante onde novos nomes da fotografia baiana, como Bruno Ribeiro e Ricardo Sena, marcam presença.

 

Um dos diferenciais da mostra Casas Conceito é a liberdade de expressão, sem limite de custos, possibilitada às profissionais. Isso fez com que Nathalia pudesse usar peças do designer italiano Antonio Citterio, representados na Bahia pela Casual Móveis; e as icônicas poltronas Jangadas do romeno Jean Gillon, inspiradas na Baia de Todos dos Santos. Mas o design nacional marca presença, por exemplo, com ícones da Casa Kaiada: o sofá em veludo curvo, a poltrona de leitura e a mesa de jantar e cadeiras equilibram a acessibilidade da exposição com a realidade dos clientes. (Por Cris Montenegro)

Terça, 14 de Agosto de 2018 - 14:00

Giro: NR Arquitetura assina o Estar Comigo-Ninguém-Pode

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: NR Arquitetura assina o Estar Comigo-Ninguém-Pode
Foto: Lucas Assis

Com um ambiente despojado e contemporâneo, a dupla de arquitetos Naissa Vieiralves e Roberto Leal Neto, da NR Arquitetura, recebe a partir de hoje, no Estar Comigo-Ninguém-Pode, os visitantes da 1ª Mostra Casas Conceito. A mostra fica no Horto Florestal até o dia 16 de Setembro.

 

Resgatando as raízes – tema da mostra para essa edição - os elementos naturais aparecem em todas as escolhas dos profissionais. Seja na manta de lã, ou no linho das cortinas, ainda no barro do artesanato, na madeira e até na pedra calcária que reveste a região do Gourmet de Estar, estão presentes elementos naturais. “O resgate maior é quando nos conectamos com a natureza; e as memórias afetivas são traduzidas posteriormente no cheiro, no tato e no visual” conta Roberto, que espera que os visitantes tenham excelentes memórias durante a visitação. (Por Cris Montenegro)

Terça, 14 de Agosto de 2018 - 09:00

Giro: Atitude Digital

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Atitude Digital
Itala Herta | Foto: Divulgação
A empreendedora social e produtora cultural Ítala Herta, do Instituto Vale do Dendê, será medidora e uma das palestrantes do projeto Painel Atitude Digital a mesa Redes Colaborativas e Representatividade, que acontecerá no dia 18 de agosto, a partir das 15 horas, na Caixa Cultural Salvador. O evento que discute internet no fomento a comunidades terá entrada gratuita e limitada à capacidade do espaço.
 
 
Entre os exemplos de empreendedores que participarão do encontro e que se valeram de recortes sociais para trazer novas propostas de mercados com inclusão, com o apoio das redes e bites, está Ítala. Ela trabalha há mais de 10 anos com projetos de inovação social e cultura para artistas independentes, instituições públicas e privadas do Brasil. É pesquisadora e comunicadora independente da cultura negra e periférica. Ítala é cofundadora e diretora de operações da holding social baiana Vale do Dendê (www.valedodende.org), que criou a primeira aceleradora de negócios focada em diversidade do Nordeste. Em 2017, criou a Ocupação Afro.Futurista (projeto com temas ligados ao futurismo em espaços públicos) e está construindo primeira escola de inovação popular do Brasil, com o slogan 'inovação para todos/as'.
Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 19:00

Giro: Jornalista Maíra Azevedo conta a história de Tia Má em bate-papo no Colégio Miró

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Jornalista Maíra Azevedo conta a história de Tia Má em bate-papo no Colégio Miró
Foto: Divulgação

Maíra Azevedo participa, no dia 15 de agosto, às 18h30, do Por Trás do Ofício, que faz parte do projeto Miró em Movimento.  A jornalista, conhecida em todo o país como Tia Má, vai contar um pouco da sua história, do seu processo criativo e de como foi a construção da personagem que ganhou fama nas redes sociais. Maíra vai falar também de como ela lida com a exposição e de que forma explora esse sucesso no mundo digital. O bate-papo com o público será em formato de entrevista, que será conduzida pela também jornalista baiana Sueide Kinté.

 

O projeto Miró em Movimento é realizado em ciclos de quatro eixos temáticos que contemplam diversas artes atreladas a discussões da atualidade: Olhar a Arte, Além do Filme, Conversa em Dia e Por Trás do Ofício. Todos os quatro eixos trazem sempre convidados para dialogar, trocar ideias e provocar os participantes a amadurecer o pensamento, saindo do senso comum. São encontros mensais no auditório do Colégio, com temas voltados para um público interessado em aprofundar informações e criar novas conexões.

 

Já passaram pelo Projeto o professor de Teoria da Comunicação da UFBA, Wilson Gomes, que falou no Conversa em Dia sobre “Fake News” e a política baseada em mentiras, falsificações e distorções; o filósofo Alex Leite, que fez uma leitura sobre o filme “Relatos Selvagens”, para debater a intolerância, no Além do Filme; e a especialista em História da Arte, Rosa Gabriella, que falou da obra e da trajetória de Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais do modernismo no Brasil.

 

Os encontros são gratuitos, no espaço cultural Mabel Velloso, no próprio Colégio Miró, em Salvador, sempre às quartas-feiras. (Por Cris Montenegro)

Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 15:00

GastrôBahia: Outback apresenta combinações inéditas de seus pratos favoritos

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Outback apresenta combinações inéditas de seus pratos favoritos
Foto: Divulgação

O Outback Steakhouse preparou o maior encontro de todos os tempos. Desde a última segunda (6), o restaurante de temática australiana apresenta aos seus clientes o Encontro dos Favoritos, menu especial que traz grandes novidades criadas a partir da união dos pratos mais amados da marca. São três produtos inéditos – um prato principal, um aperitivo e uma sobremesa – que prometem oferecer aos apaixonados pelos ícones da rede uma experiência única, repleta dos sabores característicos do restaurante.

 

Como prato principal, a marca apresenta uma deliciosa união da tradicional Ribs com a Bloomin’ Onion. Chamada Royal Bloomin’ Ribs (R$ 67), a novidade é crocante e surpreendente. Nesta nova versão, a costela de porco é desossada e empanada no mesmo mix de temperos do famoso aperitivo. O prato ganha ainda pétalas da cebola gigante dourada, bacon e os molhos Cheese Ranch e Barbecue. A delícia vem com um acompanhamento e a escolha certa são as crocantes batatas fritas.

 

Outro lançamento é o Big Five Boomerang (R$ 65), novidade que chega para sanar a dúvida sobre qual aperitivo favorito escolher. Pela primeira vez, os clientes podem aproveitar os 5 principais aperitivos da marca juntos: a Kookaburra Wings® (sobreasas de frango empanadas), Aussie Cheese Fries® (batatas fritas cobertas com mix de queijos e bacon), Billy Ribs (costelinhas de porco ao molho billabong), Firecracker Shrimp (camarões empanados envoltos em molho exclusivo) e pétalas de cebola gigante Bloomin’ Onion®. Servidos em um boomerang gigante, característico da Austrália, os aperitivos famosos são acompanhados de molhos Bloom e Blue Cheese, e são ideais para compartilhar entre amigos.

 

Para finalizar, um lançamento de encher os olhos. A famosa sobremesa com brownie de chocolate da casa ganha uma magnífica versão: Rock Thunder Shake (R$ 32,50), um delicioso milkshake de chocolate com creme de avelã, crumble de biscoito e o clássico brownie do Chocolate Thunder from Down Under® no topo com chantilly. Imperdível.

 

O Encontro dos Favoritos do Outback acontece por tempo limitado em todos os restaurantes da marca no Brasil.

Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 14:00

Giro: Oquei comemora 12 anos com programação intensa de shows

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Oquei comemora 12 anos com programação intensa de shows
Foto: GB Souza

Entre uma ponte aérea e outra, os empresários, irmãos e sócios Ricardo e Rafael Cal se destacam com a Oquei Entretenimento, uma das agência que mais produz eventos em todo o Brasil. Dinâmicos e empreendedores, os irmãos têm motivos de sobra para comemorar.  Ao todo, a empresa com 12 anos de mercado, produz dezenas eventos em diversas cidades brasileiras.

 

A agenda dos gêmeos na capital baiana conta com festas que prometem agitação para a turma mais badalada da cidade. Só em agosto serão três eventos. Esta semana, na sexta-feira, dia 18 tem o lançamento da banda Mudei de Nome, com o tradicional réveillon antecipado. No sábado, dia 19 eles trazem pela primeira vez à capital baiana a banda sul mato grossense Atitude 67.  No dia 31, tem a Cassino Royale.

 

Em 30 de setembro será a vez de Thiaguinho, com a tradicional festa Tardezinha. Mas não para por aí. Até o fim do ano tem Sambinha Premium, Marina Prime  e Te vejo no Farol, entre outras. (Por Cris Montenegro)

Sexta, 10 de Agosto de 2018 - 19:00

Giro: Lifestyle da blogueira Mamah Vivas inspira arquitetos da Rocha e Rodrigues

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Lifestyle da blogueira Mamah Vivas inspira arquitetos da Rocha e Rodrigues
Foto: Divulgação

Os arquitetos Marcelo Rocha e Rodrigo Rodrigues, do escritório Rocha e Rodrigues, se inspiraram no lifestyle da blogueira e personal stylist baiana Mamah Vivas, uma mulher extremamente urbana e contemporânea para criar o ambiente que apresentam com exclusividade na mostra de decoração Casas Conceito – que está aberta ao público até 16 de setembro num casarão localizado no Horto Florestal. No evento, idealizado pela empresária Andrea Velame, a dupla de profissionais do escritório Rocha e Rodrigues buscou inserir características da personalidade de Mamah para reproduzir um ambiente que fosse capaz de abraçar a todos os tipos de pessoas descoladas, que precisam aproveitar ao máximo as possibilidades permitidas neste lounge, batizado de Jequitibá Rosa, com a preocupação de transmitir extremo conforto e aconchego para “jovens de todas as idades” – inclusive famílias, sejam elas tradicionais ou não, singulares ou plurais– independente de quaisquer tipos de rótulos – inclusive os de gênero ou de faixa etária.

 

Segundo os arquitetos, a escolha por Mamah se deu pela identidade que ambos possuem na maneira com que conduzem os seus trabalhos em Salvador. No caso dela, que acumula quase 62 mil seguidores em sua conta no Instagram (@mamahvivas) e o alimenta diariamente com dicas, experiências e um tipo de conteúdo que dialoga com a proposta criada pelos arquitetos para atrair os olhares de quem pretende montar um projeto criativo, funcional e extremamente moderno. E para linkar tudo isso ao tema “raízes” proposto pela mostra, os arquitetos vão inserir objetos pessoais que expressam um pouco da história de Mamah – como peças de roupa que ela gosta, objetos preferidos e algumas surpresas que serão reveladas no dia da inauguração. Na produção décor, um imenso sofá de 3 metros em veludo lavado no tom rosa seco vai complementar essa atmosfera funcional com a aplicação de nichos nas paredes, luminárias temáticas, uma confortável poltrona de tecido off-white, um banco de mármore desenhado pelos próprios arquitetos, mesinhas laterais e diversos aparadores que vão se integrar ao verde do jardim vertical, junto ao bar volante que possui um instigante design futurista – ideal para receber os amigos em qualquer tipo de ocasião. Mais detalhes são postados diariamente no instagram @rochaerodrigues (Por Cris Montenegro)

Sexta, 10 de Agosto de 2018 - 15:00

GastrôBahia: Edinho Engel, chef dos restaurantes Amado e Manacá, ministra palestra

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Edinho Engel, chef dos restaurantes Amado e Manacá, ministra palestra
Foto: Divulgação

No dia 15 de agosto, Edinho Engel, chef dos restaurantes Amado (BA) e Manacá (SP), irá ministrar a palestra “30 anos de empreendedorismo: a história dos restaurantes Manacá e Amado”, sobre a sua trajetória como empreendedor, no evento Mesa Ao Vivo, em Brasília. A apresentação será realizada no auditório do Centro Universitário IESB, às 17h45 e integra a programação do 30º Congresso da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

 

Com o tema, Edinho Engel irá compartilhar com o público como conseguiu transformar seus dois restaurantes em referências de gastronomia contemporânea, nas duas cidades, dando detalhes dos desafios e conquistas que encontrou ao longo do caminho.  O Manacá, com 30 anos de existência, e o Restaurante Amado, completando 12 anos, são exemplos de sucesso do chef. A palestra é um prato cheio para estudantes de gastronomia que sonham em abrir o próprio restaurante e empreendedores em geral, que buscam referências com histórias de sucesso.

Sexta, 10 de Agosto de 2018 - 14:00

Giro: Saccaro e Dell Anno marcam presença nos ambientes da Mostra Casas Conceito 2018

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Saccaro e Dell Anno marcam presença nos ambientes da Mostra Casas Conceito 2018
Roberto Leal e Naissa Vieiralves

Até o dia 16 de setembro, a capital baiana será o cenário da mostra Casas Conceito, que acontece no Horto Florestal e reúne cerca de 200 profissionais de arquitetura e design para trazer o que há de mais sofisticado, tecnológico e sustentável em decoração. A Saccaro está presente nos ambientes assinados pelos arquitetos Nágila Andrade, Adriana Varandas e Adriana Lorenzo, Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza, e, Roberto Leal e Naissa Vieiralves. Já a Dell Anno, está nos espaços de Nágila Andrade, e, Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza.

 

Para compor cada ambiente, os arquitetos imprimem seu estilo, utilizando os traços de design das marcas. Nágila Andrade, por exemplo, utiliza a Estante Aresta, a Poltrona Bloom, o Sofá Sintra em L e vários outros artigos da Saccaro para integrar uma sala de estar que busca transmitir a ideia de conforto. Além desses artigos, outros móveis disponíveis nas lojas Saccaro também estão em exposição, como a Mesa de Jantar Mérida, com design pensado no Museu Nacional de Arte Romana, na Espanha, e a Banqueta Anauê, com assento inspirado nas selas da cavalaria e estrutura em madeira. (Por Cris Montenegro)

Histórico de Conteúdo