Quinta, 25 de Abril de 2019 - 19:20

Giro: Inauguração

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Inauguração
Foto: Divulgação

Positividade baiana. Esse é o significado da marca de moda Mel com Dendê, que inaugurou a sua primeira loja física no Shopping Bela Vista, nesta quinta-feira (25), durante coquetel para clientes e convidados. Criada em 2013 pelo administrador e designer Victor Mota e aberta ao público em 2017, através do e-commerce e lojas colaborativas, a marca tem como objetivo agregar valor ao que as pessoas vestem, sempre levando bons sentimentos como propósito, acompanhada da baianidade. O carro-chefe da Mel com Dendê são as já conhecidas t-shirts e regatas de fabricação própria com mensagens sempre de positividade, além de moda casual feminina e masculina e acessórios. A loja irá comercializar ainda jóias em prata do Mago dos Metais e placas da Será que Ornô. (Por Cris Montenegro)

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 14:30

Utopia Pop: A 'rejeição' atual a Madonna evidencia o sexismo na indústria musical

por Deivide Souza

Utopia Pop: A 'rejeição' atual a Madonna evidencia o sexismo na indústria musical
Foto: MTV

Madonna (60) ainda é relevante para o mundo da música pop? Todas as vezes que a artista veterana lança novo material, essa pergunta retorna aos debates e colunas pop. O fato é que a indústria fonográfica é muito injusta com as mulheres criadoras, produtoras e engenheiras de som, e com Ciccone, não é diferente. Na última quarta-feira (17), a Rainha do Pop lançou “Medellín” em parceria com a sensação do pop latino, Maluma, primeiro single do seu 13° álbum de estúdio, “Madame X”. A canção já vem sofrendo com a objeção de algumas rádios britânicas, que se negam a tocar a música na programação, a exemplo das rádios 1 e 2 da BBC 2, alegando que o seguimento do veículo é um público, digamos, mais jovem, de 15 a 29 anos de idade. Seria esse um novo boicote à matriarca do pop?

 

É importante lembrar que em 2015, Madonna passou por uma situação parecida quando a mesma rádio decidiu boicotar a ótima “Living for Love”, primeiro single do seu álbum “Rebel Heart”, e o pior, parece que o motivo dessa rejeição foi mesmo a idade da compositora, o que torna o debate sobre a longevidade das nossas divas pop no cenário musical ainda mais sério e dramático. Nos últimos anos é perceptível que Madonna tem surfado no sucesso das novidades da música para sentir novamente o frescor juvenil dos holofotes, e isso vai de M.I.A a Chance The Rapper.

 

Em 2016, aos 58 anos, Madonna foi eleita pela Billboard a “Mulher do Ano, e aproveitou a oportunidade para denunciar o sexismo latente na indústria e na sociedade como um todo: “Não há regras”… Se você for um homem. Mas, se você for uma mulher, precisa entrar no jogo. E que jogo é esse? Bem, é permitido que sejamos bonitas, divertidas e sexy, mas não espertas demais. Não tenham uma opinião. Ou melhor, não tenham uma opinião que não esteja alinhada ao status quo. Vocês podem ser objetificadas e vestidas como vadias, mas não podem mostrar suas próprias fantasias sexuais ao mundo. Sejam o que os homens querem que vocês sejam. Sejam algo que deixe as outras mulheres confortáveis quando vocês estiverem perto de seus homens. E, por fim, não envelheçam, porque envelhecer é um pecado. Vocês vão ser criticadas e suas músicas não vão mais tocar nas rádios.”

 

Em um recente estudo feito na “University Of Southern California” (USC), e encabeçado pela professora Stacey L. Smith, que buscou desenhar o engajamento e a participação de homens e mulheres na indústria fonográfica, concluiu que apenas 17% das canções da lista da Billboard foram de compositoras, e apenas 1 a cada 16 músicas foram feitas por mulheres. O mesmo estudo revelou que das 899 pessoas que foram nomeadas ao Grammy nos últimos seis anos, apenas 9,3% eram mulheres. Recentemente o ex-presidente da academia de gravação, Neil Portnow, alegou que se as cantoras quisessem receber mais indicações, precisariam dar “um passo à frente”.

 

A cantora islandesa, Björk, também já se posicionou contra o sexismo na música em entrevista a revista ‘Pitchfork Review’, em 2015, durante a divulgação do seu álbum “Vulnicura”, que refletiu sobre a temática que é “permitido” que as mulheres abordem em suas composições: “As mulheres na música estão autorizadas a serem cantoras e compositoras que cantam sobre seus namorados. Se elas mudam de assunto para átomos, galáxias, ativismo, matemática nerd usada na edição de batidas ou qualquer outra coisa além de serem intérpretes cantando sobre seus amores, elas são criticadas: os jornalistas sentem que falta algo, como se nossos únicos assuntos fossem emocionais”  prévia é proibida. Mais tarde a cantora produziu um álbum em que 90% dos profissionais envolvidos eram mulheres, incluindo produtoras, mixers, engenheira de som e um coral islandês. 


O mercado musical sempre foi mais fácil para os homens. Paul McCartney, por exemplo, aos 76 anos, conseguiu colocar o seu primeiro álbum em 36 anos de carreira, “Egypt Station”, no topo da maior parada do mundo, a Billboard 200. Shania Twain que já não lançava disco há 15 anos, não foi recebida com o mesmo calor ao lançar “Now”, seu quinto CD de estúdio, que amargou o quarto lugar na Billboard 200, e seu single “Life´s About to Get Good, nem se quer apareceu no top 100. Podemos ir ainda mais além em nossa analise, ao observamos dois artistas que praticamente nasceram juntos no mundo musical: Justin Timberlake e Christina Aguilera. O primeiro, hoje, aos 38 anos, continua  a emplacar hits (“Can't Stop the Feeling!”), e que apesar do massacre da crítica especializada ao seu novo álbum, “Man of the Woods”, debutou em primeiro lugar no hot 200 da Billboard. Aguilera no entanto, mesmo com a aclamação, pouca importância recebeu das rádios do seu seguimento, e o “Liberation”, seu novo disco, foi rapidamente esquecido.

 

O problema da desigualdade de gênero acomete milhares de mulheres ao redor do mundo, e quando trazido ao setor musical, fica ainda mais evidente, já que a problemática está bastante acentuada. Em sua última edição, o Grammy Awards deu um passo à frente, como instituição de grande importância e relevância entre os músicos, instaurando uma comissão para avaliar a falta de representatividade nas categorias, e isso inclui negros e mulheres. Como resultado, tivemos mais artistas femininas premiadas e demonstrando sua arte e sexualidade em cima do palco, sem sofrer a manipulação dos diretores artísticos. Mas há ainda muito a ser feito para diminuir essa diferenciação de gênero na indústria fonográfica, principalmente no que tange ao prazo de validade de nossas divas do pop, e na aceitação de que elas podem continuar sendo tudo o que quiserem ser, independente de suas idades.

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 14:00

Giro: Adidas em Salvador

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Adidas em Salvador
Tatiana Motta e Dinho Guedes

O estilo de vida que identifica uma das marcas mais conhecidas do mercado da moda vai chegar nesta sexta-feira, dia 26, ao Salvador Shopping: a ADIDAS Originals. Trazida pelo casal de empresários Tatiana Motta e Dinho Guedes, a
nova operação de 130m² é a primeira da grife internacional na Bahia e já chega trazendo alguns dos itens de desejo mais cobiçados pelos fãs da marca global. Localizada no piso L1 do Salvador Shopping, a nova loja estreia trazendo peças que conquistaram os fashionistas com coleções criadas em parceria com personalidades consagradas - como o cantor Pharrel Willians e o estilista Alexander Wang, entre outros. Essas colabs resultaram numa série de peças exclusivas que incluem sneakers, camisetas, jaquetas, moletons e conjuntos esportivos que mesclam o legado da marca com um design autoral e ultramoderno - 100% inspirado na cultura urbana. Além disso, o público vai poder conferir alguns ícones da marca como o “Nite Jogger”, o “Superstar” e o “NMD” – considerados os modelos de tênis mais desejados do momento.

Com um forte DNA sportswear que sempre acompanhou a tradicional marca das três listras, essa coleção mistura a informação do streetstyle da Originals com a qualidade da moda de alta costura, resultando em peças-desejo,
atemporais, minimalistas e elegantes. A nova Adidas Originals do Salvador Shopping abre suas portas ao público nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 9h. Nesta mesma data – das 18h às 22h será oferecido um coquetel de
boas-vindas à chegada da marca na Bahia, com um evento exclusivo para 40 convidados que vão experimentar uma série de drinks descolados ao som da DJ Chell Aguiar, que vai entregar uma trilha sonora de nuances urbanas com pegada cosmopolita. Uma atmosfera que tem tudo a ver com a proposta streetwear da Adidas Originals. (Por Cris Montenegro)
 

Quinta, 25 de Abril de 2019 - 09:00

Giro: Destaque no mundo das Artes

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Destaque no mundo das Artes
Maria Kruschewsky | Foto: Arquivo Pessoal
A artista plástica Maria Kruschewsky vem mais uma vez se destacando impressionantemente no mundo das artes. Esse ano será jurada de uma importante premiação de artistas que moram e vivem de arte nos EUA. Maria foi convidada para fazer parte da  ACADEMIA do FOCUS BRASIL VISUAL ARTS AWARDS, grupo formado por artistas, galeristas, marchands, profissionais de mídia, produtores e promotores de várias áreas de atuação das artes brasileiras . O evento acontece dia 8 de maio e será no Broward Center for the Performing Arts - Fort Lauderdale. Sucesso total! (por Adriana Barreto)
Quarta, 24 de Abril de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Ampliação

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Ampliação
Camarão na crosta de provolone

Uma harmonização perfeita de sabores, descontração e conforto. Assim é o Restaurante Mercato Del Mare, que oportuniza para os seus clientes uma experiência inesquecível ao chegar no local.

 

Localizado no bairro de Jaguaribe, em Salvador, o restaurante traz em seu cardápio uma gastronomia afetiva ligada às origens dos proprietários do empreendimento, o casal soteropolitano Virna Bentes e André Sturaro, valorizando a diversidade da culinária brasileira. O serviço e atendimento personalizados e impecáveis se destacam no restaurante, que se caracteriza por fidelizar o cliente e conquistar novos frequentadores, dia após dia.  

 

O restaurante Mercato Del Mare passou por reformas com o objetivo de ampliar o seu espaço de funcionamento, a fim de proporcionar melhor comodidade e conforto aos clientes. O novo projeto de ambientação foi idealizado pelos proprietários com o auxílio da arquiteta Flora Almeida. A proposta preserva o lado intimista do restaurante e conta com uma estrutura que acomoda confortavelmente 40 pessoas sentadas, podendo esse número ser ampliado em eventos programados.

 

A grande novidade fica por conta da criação do bar com carta de vinhos selecionada com mais de 200 rótulos a preço de varejo e mais baratos que os restaurantes convencionais, Chopp artesanal, cervejas e drinks exclusivos, e de um deck na área externa para os clientes que optarem por aproveitar do serviço do restaurante ao ar livre. Um pequeno palco contará com programações musicais, deixando o ambiente ainda mais descontraído.

 

O menu, assinado pelo chef Antônio Santiago, sempre com palpite dos proprietários, apresenta opções de pratos como o inédito Arroz de Tomates e os carros-chefes da casa: Paleta de Cordeiro assada por quatro horas, Risoto de Beterraba e Trufas Negras, Bacalhau da Casa e a Moqueca de Carne de Fumeiro.

 

A lojinha com vinhos e produtos gourmet, além das famosas torradas e sobremesas feitas pelo Mercato está mantida. O estabelecimento prepara uma linha de produtos próprios que deve ser anunciada em breve.

Terça, 23 de Abril de 2019 - 19:00

Giro: Decoração criativa

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Decoração criativa
Thaís Fonseca, arquiteta

A prática do “faça você mesmo" ou “do it yourself”, já é uma tendência entre jovens empresários e novos empreendedores.  

 

Explorando essa demanda de mercado, a Thaís Fonseca realizará nos dias 25 e 26 de abril, das 18h às 22h, o curso “Faça você mesmo uma decoração criativa e de baixo custo”, na EBAM – Escola Baiana de Arte e Moda, localizada na Rua Feira de Santana, 04, Rio Vermelho. 

 

Arquiteta, digital influencer e apresentadora do Arq&Decor – Aratu Online, Thaís Fonseca é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e pós-graduada em Master em Arquitetura pelo IPOG.  

 

Com intuito de auxiliar quem deseja decorar ou reformar com baixo custo e ideias criativas, o curso propõe o estudo de layouts, análise de tendências para decoração, etapas de obra e muito mais.  

 

Com aulas expositivas e práticas, o curso tem vagas limitadas e contará com a estrutura única da renomada e conceituada EBAM - Escola Baiana de Arte e Moda, contando com salas equipadas e apropriadas ao curso, conforto e credibilidade.  

 

Para inscrições e mais informações acesse http://www.ebamcursos.com/ ou através do e-mail contato@ebamcursos.com e telefone (71) 3016-3262. (Por Cris Montenegro)

Terça, 23 de Abril de 2019 - 14:00

Giro: Internacional

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Internacional
Foto: Divulgação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) -  Ministério de Relações Exteriores (MRE), selecionou recentemente 5 empresas para representar o Brasil nas três maiores conferências tecnológicas do mundo que serão realizadas em 2019. A Safeticket, que oferece soluções na área de eventos, foi a única startup baiana escolhida para o tour que começa no dia 01 de maio, na TechDay, que acontece em Nova York (EUA). Em seguida, entre os dias 16 e 19, é a vez do Viva Technology, em Paris (França) e a última parada é em Toronto (Canadá), de 20 a 24 de maio, na Colission Conference.

 

“Ficamos à frente de milhares de startups de todo o país pois enxergaram que estamos prontos para internacionalização. Desde 2012, já atendemos milhões de clientes e temos muita demanda de clientes estrangeiros”, explica Uasden Ferreira, CEO da startup, instalada no HUB Salvador. "Fechamos nossa primeira rodada de investimentos e estamos negociando com investidores internacionais para acelerar nossa expansão que envolverá a contratação de pelo menos 50 pessoas ainda este ano", complementou Fred Santoro, CMO da empresa. (Por Cris Montenegro)

Segunda, 22 de Abril de 2019 - 19:00

Giro: Semana da Dança

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Semana da Dança
Foto: Divulgação

No dia 23 de abril, terça-feira, a Cia de Jazz Viviane Lopes estará mais uma vez marcando presença na “Semana da Dança”, promovida pelo Shopping Barra, em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. A Cia se apresentará das 16h às 19h30 com aulas abertas e reapresentações de coreografias do espetáculo “O Grande Show”. (Por Cris Montenegro)

Segunda, 22 de Abril de 2019 - 15:00

GastrôBahia: Aula show

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Aula show
Sandro Borges, chef

Em clima de boteco, a 14ª edição do News by Nanda Lebram – que reúne moda, música, artesanato e muito mais, no Salvador Express Praia Hotel, na Orla de Amaralina, durante os dias 2, 3 e 4 de maio, das 12h às 22h – exalará os sabores da gastronomia, tendo como convidado o chef Sandro Borges. Criativo e autodidata, o chef e proprietário do Restaurante Varanda Gourmet, localizado no Rio Vermelho, preparará, na noite do dia 2 de maio, quinta-feira, às 19h, o prato italiano Porchetta Pururuca, durante uma aula show, com duração de uma hora e meia, gratuita, para o público presente. O prato será harmonizado com uma cachaça envelhecida em tonel de bálsamo, que integra um dos rótulos da Quitanda do Baianinho, que estará presente durante os três dias do evento, comercializando e promovendo degustações de sua linha de cachaças. O News by Nanda Lebram é organizado pela empresária Fernanda Lebram. 

Segunda, 22 de Abril de 2019 - 14:00

Giro: Premiação

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Premiação
Mariko Terruel, hairstylist e empresária

Mariko Terruel, hairstylist e empresária, acaba de conquistar mais uma premiação. A proprietária do badalado Horto Fashion, localizado no Horto Florestal, ganhou o prêmio colorista no "Destaque Brasil 2019", promovido pela EP Produções e Eventos, em Taubaté-SP. Participaram da premiação grandes nomes do segmento de todo o país. A apresentação da cerimônia foi feita por Tatiane Berlitz e Marcos Manzano e a abertura da solenidade contou com a participação da Master Coach Gleyce Persil. (Por Cris Montenegro)

Histórico de Conteúdo