Dose de Conhecimento: Você sabe cozinhar com cachaça?
por Raimundo Freire

A cachaça é um ícone brasileiro e já conquistou o status de um bom destilado ao redor do mundo. Deixou de ser uma bebida popular e hoje circula em diversos ambientes – da mesa dos bares mais simples até ao setor de ingredientes das cozinhas mais requintadas. Confira algumas dicas importantes de como aproveitar o melhor desse verdadeiro patrimônio nacional.
1 – Cuidados básicos na hora de preparar receitas
O sabor da cachaça é marcante e, portanto, é preciso usar na dose certa para não estragar uma receita com seu sabor sobressaindo ao da carne e dos demais ingredientes.
2 – Pontos positivos
A cachaça pode agregar maciez em carnes, cortar o teor de gordura de alguns pratos e ainda criar um sabor inesquecível. Isso pode variar muito de acordo com a cachaça escolhida. A tradicional, branca, é mais fresca e mais pronunciada. Já a amarelinha o ouro é a envelhecida geralmente em tonéis e isso traz a ela nuances amadeiradas. É importante que você conheça as diferenças dos sabores das cachaças armazenadas, esse conhecimento será fundamental para você dar um toque pessoal a seus pratos.
3 – Momento certo de usar
Dependendo do resultado esperado, dá para colocar a bebida no início da receita ou em outros momentos e ir reduzindo junto ao cozimento, ajudando neste caso a amaciar uma carne, por exemplo. Quando a cachaça é levada ao fogo, ela pode ser adicionada no final, se quiser flambar. Esse processo trará características diferenciadas para a finalização, pois o álcool evapora (mas não todo ele) e o que fica é o sabor adocicado da cana. Dá para flambar um filé em uma cachaça envelhecida em tonéis de Bálsamo, que vai dar um toque amadeirado na carne. A técnica é usada também em pratos como estrogonofe, que, por tradição, leva conhaque, mas pode ser substituído por cachaça envelhecida no Carvalho.
4 – Carne bovina marinada na cachaça
A cachaça mais indicada para marinar carnes é a branca. O álcool, neste caso, é indispensável, assim como um ingrediente ácido, ervas, especiarias e até legumes.
5 – Aproveite a marinada
Leve o líquido da marinada para o forno ou panela juntamente com a carne, isso rende um molho que vai reduzir com o fogo.
6 – Carnes que mais combinam com cachaça como ingrediente culinário
Muitos cortes combinam com uma boa cachaça, o que felizmente nacionaliza cada vez mais a nossa culinária. Mas, os principais que vão bem com a cachaça na panela são a maminha, a picanha, a costela, o assado de tira e o filé mignon.
7 – A cachaça ideal
Escolha sempre uma cachaça de boa qualidade. Lembre-se, matéria prima de qualidade sempre! Uma dica é reparar no fundo da garrafa para verificar se não há depósitos decorrentes dos processos da cachaça, pois esses resíduos podem acabar indo para a comida.
8 – Cozinhas que harmonizam com cachaça
Culinárias típicas regionais casam muito bem com a bebida. Por exemplo, a cachaça tradicional servida junto com uma rabada dá um toque ainda mais brasileiro ao prato. Ela sempre vai ressaltar o sabor e aguçar ainda mais o paladar além de agregar novas nuance por conta dessa harmonização.
9 – Coquetéis com cachaça
Churrasco vai muito bem com caipirinhas de frutas cítricas. A tradicional, com limão vai bem também com costela bovina no bafo, servida com manteiga aromatizada com ervas, quebrando muito bem a gordura desta carne e fazendo uma combinação perfeita. Já um drinque como o rabo de galo, vai bem com o bom e velho contrafilé acebolado.
10 – Cachaça e a culinária sofisticada
Um prato leve pede uma cachaça com menor teor alcoólico, ao passo que uma preparação mais encorpada, pede uma de grau dosagem de álcool maior. Comidas condimentadas pedem uma aguardente mais aromática; pratos gordurosos pedem cachaças com toque amadeirado mais marcantes.
11 - Frutos do mar
A bebida também combina com carne de porco, frango ou frutos do mar. Dica de preparo das delícias marítimas: coloque a aguardente para ferver e, com uma vaporeira, cozinhe os itens no vapor por 3 minutos. Divino!
12 - Na xícara
Tem combinação mais brasileira do que cachaça e café? Com um garfo, bata um copo de chantilly com uma tampinha de cachaça. Coloque a espuma sobre o café e delicie-se!
13 - Recheio turbinado
Vai colocar frutas secas no recheio do bolo? Deixe as passas, damascos e Cia. de molho na cachaça durante uma hora antes de rechear. Incrível como dá um toque especial de sabor!
Agora seus problemas acabaram...
Depois de todas essas dicas, você pode, e deve usar a nossa boa cachaça também para produzir suas deliciosas receitas.
Se ainda restam dúvidas, entre em contato, será um prazer poder colaborar em suas experiências culinárias.
**Se por algum motivo seu convidado não puder consumir álcool, evite utilizar, pois sempre ficará resíduos dele no final da cocção.
Beba Menos – Beba Melhor – Beba Água – Aproveite Mais
SAIBA MAIS
Utilize o espaço dos comentários para mandar suas dúvidas e sugestões de novos artigos.
ONDE APRECIAR
* Bar quintal do Raso da Catarina
* Mini Bar Gem
* Origem
* Zambi Bar
* Barraca do Loro
* Boteco do Tomé
* Di Mainha
ONDE COMPRAR
* Kikaxassa
* Companhia da Cachaça
* Kachaça Porreta
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Saída da Ford e o desemprego na Bahia
Logo no início da semana uma notícia preocupante foi manchete no país inteiro: a Ford anunciou o encerramento de sua produção no Brasil. A medida atinge em cheio a economia baiana, já que há duas décadas o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, abriga uma das fábricas da empresa americana no país. Com isso, milhares de profissionais perderão seus postos de trabalho. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) avalia que a saída do setor automotivo do estado pode reduzir a riqueza gerada em torno de R$ 5 bilhões por ano. Mais avaliações e desdobramentos são abordados no episódio de nº 60 do podcast Terceiro Turno, apresentado pelos jornalistas Jade Coelho, Ailma Teixeira e Bruno Luiz.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Boicote ao Enem: Um sonho impossível
No próximo domingo (17) milhões de estudantes brasileiros enfrentam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aquele frio na barriga sobre o futuro, em 2021, terá outro sabor. O que estará em jogo não é apenas a entrada numa universidade, sonho para muitos. É o risco de ser contaminado pelo coronavírus, após muitos estarem sem aulas desde março do ano passado. A edição de 2020 da prova é, sombra de dúvidas, a mais assustadora de todas.
Buscar
Enquete
Artigos
Gestão Municipal: todos falaram em mudança, mas quantos têm coragem pra mudar?
Quando todos os gestores estão abrindo os trabalhos da terceira década do século XXI, a palavra da moda é mudança. Mas, infelizmente, este tem sido um termo cosmético e de enganação em nossa sociedade. Principalmente, na Gestão Pública.