Quarta, 18 de Novembro de 2020 - 14:00

Giro: Celeste Leão na CASACOR Bahia

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Celeste Leão na CASACOR Bahia
Espaço Instagramável | Foto: Danielle Barreto

Com a proposta de apresentar as principais tendências da arquitetura e decoração, a arquiteta Celeste Leão foi convidada para assinar dois ambientes do Projeto Janelas CASACOR Bahia: O “Espaço Instagramável” e o “Estúdio Conceitual Itinerante”, ambos localizados no Centro de Convenções Salvador. O evento acontece até 12 de dezembro em diversos pontos da capital.  

 

O Espaço Instagramável, localizado logo na entrada do Centro de Convenções, foi projetado por Celeste Leão com a proposta de criar uma área de boas-vindas para os visitantes do evento. “É um convite para que as pessoas marquem sua presença no espaço, interagindo e fazendo selfies, e depois sigam para o restante da mostra”, destaca. Na produção, a arquiteta utilizou uma estrutura geodésica de fácil montagem. “É o que chamamos de arquitetura efêmera, muito prática na contemporaneidade. Criei arranjos com floração desidratada colhida dos jardins e folhas de palmeiras, formando um arranjo bem tropical para dar o toque de humanização ao espaço formado pela estrutura metálica. Usei os gardens em madeira escurecida com vasos de louça azul e branca compondo com o tapete de estampa gráfica e algumas mesas do tipo bar para dar suporte às pessoas e reforçar o clima de tropicalidade”. O ambiente conta ainda um toque de modernidade com a iluminação em led, com linhas sinuosas e gradações de tonalidade, do branco ao amarelado. A estrutura geodésica foi fornecida pela Dom Art Brazil; os arranjos, elaborados pela Vivo Floreando; tapete e gardens de madeira, oferecidos pelo Empório Magma, e iluminação em led produzida pela Light Design Store. 

 

Homenagem aos jornalistas e radialistas 

Celeste Leão também assina um segundo espaço, o Estúdio Conceitual Itinerante, montado dentro de um contêiner marítimo autêntico, que foi aproveitado e adaptado, valorizando a sustentabilidade em toda a composição do ambiente. “A ideia foi justamente construir um estúdio de gravação, uma casa de áudio e vídeo, em homenagem aos jornalistas que foram e continuam sendo grandes herois nesta pandemia, trazendo notícias e orientações de saúde”, salienta a arquiteta.  

 

Além da parte técnica de ambientação acústica, com revestimento interno em gesso acartonado sobre manta acústica, o ambiente é composto por um belo cenário de varanda gourmet, que corresponde a 60% do espaço, decorado com uma imensa fotografia de Xico Diniz do Forte São Marcelo, que destaca a transparência da varanda. “Foram usadas diversas obras de arte da Paulo Darzé Galeria, com artistas brasileiríssimos e reconhecidos lá fora: Mestre Didi e Nadia Taquary, que trabalham em cima da ancestralidade dos Orixás. No mobiliário, aproveitei a versatilidade das poltronas giratórias”. Todo o ambiente será reaproveitado como estúdio itinerante de uma emissora de televisão, para fazer entrevistas e lançar programas ao vivo, em vários bairros de Salvador.  

 

Além dos espaços no Centro de Convenções, a CASACOR Bahia também pode ser visitada gratuitamente no Aeroporto de Salvador, Salvador Shopping, Corredor da Vitória e Farol da Barra, com vitrines, contêineres e espaços de contemplação. 

Histórico de Conteúdo